O Amor nos Tempos de Cólera

O Amor nos Tempos de Cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

stcarvalho0102 31/01/2024

Olha...
Esse livro é sensacional. Não fiquei com vontade de parar a leitura. O "gabo" escreve majestosamente. Indicadíssimo!

J^! 30/01/2024

O amor
Era como se tivessem saltado o árduo calvário da vida conjugai, e tivessem ido sem rodeios ao grão do amor.

Lahdutra 28/01/2024

Tinha amor de todo tipo nos tempos do cólera
Florentino amava Fermina que, parecia amá-lo também. Porém, em um certo momento, surgiu a dúvida e ela acabou casando com outro. Anos se passam, a devoção de Florentino segue firme por ela, sempre respeitando o casamento de Fermina, a amando de longe e a desejando em segredo.

A forma como ele procura preencher o vazio desse amor é bem pertubardora e me incomodou durante a leitura diversas vezes, mas segui a leitura encantada com toda a narrativa.

A forma como Gabo conta suas histórias é muito envolvente. O livro começa com personagens principais próximos da velhice. E então avança com o passado, antecipando o futuro, enquanto percorre todo presente e volta novamente ao ponto inicial, tudo bem sutil.

É inegável que esse é um livro MUITO bem escrito, repleto de poesia e passagens marcantes. A experiência da leitura foi muito boa.

“[...] Foi encontrar-se com uma frase que julgava sua e que o pai escrevera num caderno muito antes dele nascer. Só me dói morrer se não for de amor” .

Tatið 27/01/2024

Quem tem o interesse de ler esse livro e está com expectativas de que vai encontrar uma história linda de amor, não vai,e sim  relações humanas reais, nos seus erros e acertos, miséria, soberba, entre tantas outras coisas um livro muito bem escrito, que vale cada minuto seu dedicado.

nohardfeelings 26/01/2024

Ted mosby, temos visita!
achei engraçado quando lembrei do ted citando esse livro em how i met your mother e em como ele é o florentino ariza (clean) do século xxi.
enfim, fiquei ansiosa para ler esse livro pois sempre tive curiosidade, mas ainda assim, não fui com grandes expectativas.
demorei muito para concluir a leitura, pois tem muitos detalhes, a linha temporal se mistura e a linguagem, pelo visto característica do autor, é nova para mim. porém, foi justamente o que mais gostei nessa leitura: a escrita.
sobre a história, não é nada revolucionário como eu vejo muitas pessoas relatando e também mal toca no assunto do cólera em si, como eu pensei que fosse.
os personagens têm personalidades bem construídas, mas não me fizeram sentir empatia nem em seus piores momentos. acho que o livro tinha um pouco o objetivo de deixar que sentíssemos ?pena? de alguns personagens, principalmente de florentino. porém, para mim, não foi possível ter o mínimo de empatia por ele com sua personalidade era extremamente duvidosa, para não dizer pior.
o livro tem diversas problemáticas, mas entendo que sejam tratadas forma tão explícita e branda, já que o livro se passa do século xix ao início do xx. mesmo assim, ainda é difícil ignorar e não se enojar com o abuso, a pedofilia e o racismo presentes no livro.
o livro também é muito real, sem muitas fantasias, mesmo se tratando de amor, como no casamento de fermina e juvenal, onde relatavam sobre o cotidiano, as pequenas brigas, os costumes, a rotina de um casamento e a sua não perfeição, com toques de ironia.
talvez possa transparecer para alguns que florentino não amava fermina, e sim a ideia que tinha dela, ou até mesmo amava o ato de amá-la, mas não acho que em momento algum o autor quis passar isso, porque a intenção foi realmente relatar uma história de amor.
tenho a intenção de ler outros livros do autor, pois gostei de sua escrita e valeu a leitura. é um bom livro, portanto, 3.5 estrelas.

Roberta.Beira 25/01/2024

A beleza do amor atemporal
Foi exatamente isso que me encantou no livro: a beleza e a força de um amor que atravessa uma vida inteira! Vidas que seguem seu curso, vidas que não deixam de ser vividas, mas que carregam sempre o tempero da perseverança de um amor verdadeiro.

Demorei muito pra ler. Já costumo demorar para ler mesmo, leio com calmante relaxando. Mas esse demorei mais, devido ao estilo da escrita, bem detalhada. Gabriel Garcia Márquez escreve de uma forma tão encantadora, que me senti na companhia de alguém que ama contar casos de forma bem detalhada, daquela que nos faz imaginar tudo em detalhes. Incrível isso! Não é à toa que chegou onde chegou!

Adorei a leitura!

Rafael 24/01/2024

"Amor" nos tempos de doenças e ira
Esse livro me deixou um gosto amargo na boca, não sei bem explicar. Apesar de ser sobre o amor valente que resite por mais de meio século, vida e morte se misturam na velhice em um cabo de guerra para ver qual o vencedor, e os personagens deste livro parecem estar no meio desse jogo sádico. Em um ciclo entre amor e razão, o trio amoroso, Florentino Ariza, O doutor Juvenal Urbino e Fermina Daza se encontram e desencontram em um embaralhar de desventuras ironicamente felizes apesar de solitárias. O amor cede à razão, com exceção nos últimos momentos de Florentino Ariza e Fermina Daza, no qual apesar de vitorioso há uma atmosfera mórbida por toda viagem.

“Amor nos tempos do cólera”, há dois conceitos para a palavra cólera: a de uma doença e a de um sentimento. Esses dois conceitos são coerentes com toda a trama do livro; o primeiro por ser a doença que assola as cidades e a segunda por ser um sentimento que perpassa por toda trama, uma ira silenciosa, que age nas atitudes dos amores interrompidos. A palavra amor também conta com dupla interpretação, pois à primeira vista esse amor pode ser mais duro e violento do que se esperava e isso fica explícito na primeira cena do livro: a de um suicidio.

Esse amor que Florentino Ariza dedica a Fermina Daza por toda sua vida mesmo sem ser correspondido, mesmo com os vários sinais de que não era recíproco, me faz acreditar que Florentino Ariza nunca amou verdadeiramente Fermina Daza, mas, sim, amava, de corpo e alma, a sensação de amar. Não a ela, mas ao sentimento que cultivava por ela, isso o fez seguir sua jornada solitária por mais de cinqüenta e três anos, sete meses e onze dias, a qual acabou em um ambiente hostil e sem vida.

Alessandro117 21/01/2024

Quanto tempo pode durar um amor
Esse livro é muito intenso no seu desenrolar.
Apesar de não ter gostado do desfecho, tudo o que ocorreu durante a leitura para o final é primoroso.
Tirando alguns anacronismos passíveis, é uma leitura deliciosa de se fazer.
Outra coisa que me encantou bastante foi um livro com protagonistas, se amando, já idosos, visto que não tive oportunidade de ver outra história assim.

Wictoria0 21/01/2024

Adoro esse livro. Confesso que fiquei com um pouco de raiva de Florentino Ariza que deixou a vida escapar pelas suas mãos por conta de uma mera fanfic de adolescência que ele criou. Sentia raiva toda vez que ele deixava de viver um amor por meras idealizações de um futuro remoto e incerto (e confesso que até torci contra porque sou a maior fã de Juvenal Urbino). Mas, até por isso gostei tanto livro, porque Garcia Marquez tem esse poder de evocar fortes sentimentos no leitor.
Alessandro117 21/01/2024minha estante
Torci pela felicidade de Juvenal e da Fermina, mas me deu uma decepção com a traição tão grande. Não gostei muito do final, prefiria que n tivessem terminado juntos sabe. Não gosto do Ariza kkkkk

Wictoria0 21/01/2024minha estante
A traição acabou comigo também, senti como se fosse pessoal, porque tinha pra mim que ele era perfeito kkkkkk e concordo, também preferia que ele não ficasse juntos no final para Ariza descobri que não vale a pena perder a vida por uma fanfic e só por isso não dei 5 estrelas ?

Marydalle 20/01/2024

A Cólera do amor que nunca existiu
A narrativa foi cansativa, seria mais interessante se o foco fosse na cólera em si e não na história de amor inexistente entre um pervertido, nojento e repugnante por uma jovem até que bem esperta perante suas opções na época.
No final ficou claro que ela jamais iria ficar com o patético Ariza perante os olhos da sociedade, e sim tudo muito bem "escondido" para satisfazer o seu bel-prazer durante a sua velhice, se o marido não tivesse falecido ela jamais iria deixá-lo, ficaria com ele até o seu último suspiro ou até que os sabonetes fizessem sua reposição automaticamente na saboneteira.

Alessandro117 21/01/2024minha estante
Também detestei o Ariza do começo ao fim da história. Mó idiota.

Marydalle 18/02/2024minha estante
Totalmente obcecado, senti desprezo e pavor dele desde o início, mas do meio para o final ficou nítido que ele precisava urgentemente de uma assistência Psiquiátrica.

Leitora 12/01/2024

Só me dói morrer se não for de amor.
Escrito em 1985, conta a história de Florentino Azira, um jovem pobre que trabalha nos correios e que se apaixona por Fermina Daza (de família rica decadente). Os jovens trocam lindas cartas. No entanto, o pai da moça tem outras intenções para a filha e a envia numa viagem para afastá-la da cidade.

Quando ela retorna, acaba se casando com Dr. Juvenal Albino (o médico da cidade que já estava apaixonado por Fermina, que foi sua paciente eventualmente). Isso tudo ocorre num contexto de uma cidade fictícia da América Latina que está tomada pela doença do cólera (bactéria), muito comum em países com pouco saneamento básico e água potável e que causou muitas mortes.

Assim o autor brilhantemente descreve um visão muito realista de um casamento, o cotidiano, dores e discussões do casal até que o marido morre abruptamente (de forma tola e acidental).

Então será que o amor antigo e recolhido pode enfim descansar à sombra da maturidade?

Algumas frases marcantes:
Era ainda jovem demais para saber que a memória do coração elimina as más lembranças e enaltece as boas e que graças a este artifício conseguimos suportar o passado.

Era inevitável: o cheiro das amêndoas amargas lhe lembrava sempre o destino dos amores contrariados.

luisasatie 11/01/2024

Passo pano para Florentino Ariza
Sempre acabo lendo o que vem a mim. Havia planejado começar "Uma Estranha Realidade", até já estava marcado aqui como estou lendo, como um incentivo pra dar início. Sempre que vou na minha vó, namoro sua estante de livros e pela primeira vez me dei conta de que ali havia "O amor nos tempos do cólera". E cá estou.

Demorei mais que o normal para acabar esse livro. Isso tem explicações externas, como o período de provas, mas tenho como maior culpado o próprio livro. Me apaixonei pela escrita de Garcia Márquez e me perdia em meus próprios pensamentos, rindo das particularidades dos personagens, comparando-os à vida. Li e reli as mesmas páginas diversas vezes (e não houve uma releitura que não me tirasse uma risadinha. Me senti imersa, me imaginei quase como uma amiga de Florentino e Fermina, ouvindo seus lados opostos das situações. Estive ali como quem se pergunta: Quando ele irá conseguir? Ou desistir de vez? Não sabia se torcia contra ou a favor, mas dada a minha felicidade ao percebê-los descobrindo o amor que sentiam, e ali esteve adormecido durante meio século, não pude negar: torci para esse final, ainda que não tenha sido uma descoberta de amor, e sim uma construção, feita à beira da morte, quando nem eles mesmos acreditavam ser possível.
| Houve um recorte que mexeu comigo, me deixou de boca aberta, numa espécie de repulsa. Não me surpreendi quando, aprofundando na leitura, me peguei compreendendo o personagem e sua escolha de vida. A escrita de Gabriel fez isso comigo. Passei pano para Florentino Ariza. |

Lorena.Maria 11/01/2024

Bom pra 🤬 #$%!&
Mto bom, profundo, completo. Apesar de ser antigo a linguagem é atual, e a história também. Agoniante, triste e feliz.