O Amor nos Tempos de Cólera

O Amor nos Tempos de Cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

thecia 08/01/2024

Amor ou cólera?
Eu não tenho palavras pro Gabo, de longe o maior escritor, pra mim. Ele tem poder nas palavras, eu termino o livro e tenho vontade de gritar pra meio mundo ?LEIA, POR FAVOR?.

Aqui, Gabo, fala da decrepitude, da velhice, da morte e da doença na mesma medida em que fala do desejo, do erótico, do amor. Ele consegue enxergar beleza na crueza da realidade, no cotidiano, no ordinário e consegue transpor isso em cada frase.

É admirável a espera de 51 anos, 9 meses e 4 dias de Florentino Ariza pela Fermina e o Gabo demonstra todo esse tempo com a maior riqueza de detalhes e melancolia possível, passando por inúmeras formas do amor.

Gabo consegue ser muito original mesmo falando do amor. Lá no início do livro, um homeopata faz diagnóstico do Florentino falando: ?Os sintomas do amor são idênticos aos da cólera?. E isso é demonstrado no final do livro, com a navegação sob a bandeira do cólera mas completa de amor!

O amor nos tempos do cólera retrata uma época e personagens que são literalmente a natureza humana da vida! Sinto que há anos de ensinamento sobre a vida em um livro do Gabo!

Só gratidão por ter a honra de ler esse cara! E que todos vivenciem isso!

onlyclehintheworld 08/01/2024

Entre um mufino e um gostoso: uma difícil escolha
Não pude me comprazer do drama de fermina daza, porque o negócio do livro gira em torno da representantividade feia de florentino ariza. é um livro para as feias. para as esperançosas. para as de luta. e tem também a questão do cólera. mas isso é detalhe.

Clarissa Barradas 08/01/2024

História interessante
Bom, apesar de eu ter gostado da história no geral, foi um livro que esperei demais pra ler, muita gente a dizer que é o melhor dele. Eu li me forçando muito, não é um livro ruim, só não é o meu gosto de escrita.
Já li ?Relato de um náufrago? do autor e gostei muito, eu esperava que fosse gostar igual ou até mais. Porém, não foi o que aconteceu.
Tô dando 3 estrelas só por não ter me prendido mais e não por ser um livro
ruim.

Marcela.Noemi 04/01/2024

Como pode existir livro tão perfeito
Não importa esse livro sempre será o favorito da vida
teve momentos que simplesmente quis chorar pela descrição que gabriel faz de todo o ambiente

Karen580 03/01/2024

Melancolia a rodo
A escrita me deixou triste de tanto amor. é um amor melancólico porque mescla muito com a morte, explora a urgência de amar como dá enquanto estamos vivos. os personagens são reais, ou seja, humanos que erram, sentem e erram porque sentem

Maria15099 03/01/2024

O Amor nos Tempos do Cólera para se ler a qualquer tempo
Para quem gosta de um bom romance romântico, esse é o livro. Em O Amor nos Tempos do Cólera fala do amor nas suas diversas formas, seja o amor casado pela sociedade e não pelo coração, o amor não retribuído, o amor alimentado durante anos, o amor de passagem, o amor de sexo, o amor, o amor e o amor.

Como um bom romance de Gabo, esse é mais uma história cheia de idas e vindas, com relações entrelaçadas que vão se desmanchando com o passar do tempo e no decorrer da história.

Para além de tudo, é uma história em que a maioria dos personagens são mulheres, cada uma com sua história, com seus passados, presentes e futuros, mulheres de todas as idades e formas. Para mim, que ama ler histórias com mulheres, foi uma satisfação ver tanta diversidade feminina.

O Amor nos Tempos do Cólera é o primeiro livro que leio que aborda o envelhecer de seus personagens de forma real e lúcida, trazendo a ideia de tempo não só na passagem dos anos na história, mas sim no envelhecimento de seus personagens, tanto no físico como na subjetividade interna de cada um. É também o primeiro livro lido por mim que trata do amor entre pessoas idosas, que normalmente mais esperam a morte do que amam.

Sensacional o livro, vale a leitura e a releitura (que é o meu atual caso rsrsrs) ler Gabo uma vez só e pouco demais.

Eliane406 01/01/2024

O amor é essa coisa perfeita que anda por caminhos tortos
?O amor é essa torrente de sentimentos que nos invade. Os amores contingentes e os necessários. Sou como Clarice, como Neruda, vivo em amor e pelo amor.
?Apaixonar-se pela escrita de García Márquez é inevitável, sua maestria em conhecer a essência humana, de inserir em sua arte da palavra elementos factuais, reais e pungentes, nos alimentando com personagens verdadeiros, guiados por suas emoções e pela realidade mágica da existência.

?O Cólera foi uma das epidemias que assolou alguns países, a da história foi da época que assolou a Europa e o caribe colombiano, sobretudo os com etnias negra e classe social paupérrimo, algo que podemos sentir atualmente. Como ter uma vida habitual lidando com uma doença fatal.Os motivos dos personagens ambientados na Cartagena do século XIX contraírem a doença são os mesmos que do Iêmen de 2017: condições sanitárias precárias.

?García Márquez compara a dor do amor com as dores do Cólera, a narrativa permeia a história de três personagens durante 50 anos de suas vidas, um triângulo amoroso, recheado de cartas, de contigências, de idas e vindas, de um entrelaçamento inevitável, as inserções de um enredo dentro do outro, e de um desfecho memorável.

??Lembrou a ele que os fracos não entram jamais no reino do amor, que é um reino impiedoso e mesquinho, e que as mulheres só se entregam aos homens de ânimo resoluto, porque lhes infundem a segurança pela qual tanto anseiam para enfrentar a vida.? p.86

??? Responda a ele que sim ? disse.? Ainda que você esteja morrendo de medo, ainda que depois se arrependa, porque seja como for você se arrependera a vida inteira se disser a ele que não.? p.94

Rafaela 31/12/2023

Um amor resiliente
A história de Florentino Ariza e Fermina Daza nos mostra o poder da resiliência que muitos dos relacionamentos atuais já perdeu. A importância de lutar por um sentimento.

Paloma Costa 31/12/2023

Livro interessante
A leitura foi bem difícil e diferente. Mas foi muito legal conhecer a escrita desse autor e tbm refletir sobre vários assuntos que ele traz na narrativa. Valeu a pena. Quero ler outros livros dele.

oslivrosdagiu 30/12/2023

Por toda vida
Um história de amor que dura uma vida, escrita por Gabriel Garcia Marquez, se torna uma obra monumental. Livrasso!

Joyce585 30/12/2023

São muitas histórias de amor, mas não da forma que se espera
O que falar de mais um livro do Gabo? É difícil. Todo livro do Gabo é como uma grande novela. A escrita é tão próxima, que a gente sente como se tivesse vendo uma produção cinematográfica rodando diante de nós, enquanto nos entregamos a mais um parágrafo.

Dessa vez Gabo nos conta muitas histórias de amor. Com direito a cartas de amor perfumada de rosas, concertos musicais, viagens a Europa de navio e tantas outras aventuras.

Não posso falar de todas as obras do Gabo, porque só li três dos seus muitos livros. Mas posso falar que essa retrata o passar dos anos, até chegar na velhice e vem falar dos seus muitos percalços, em meio a uma beleza ou outra.

Os personagens desse livro, perpassam várias camadas sociais. Eu amo que o Gabo não descreve mulheres aqui como damas indefesas. São mulheres complexas e profundas. E obviamente, vivendo dentro dos seus próprios tempos e termos. Fermina Daza é a verdadeira protagonista dessa história e vive muitos desafios, mas se é possível ter liberdade aqui, ela conquista toda essa liberdade.

É uma leitura que exige paciência, mas eu juro que entrega muito. É realmente como uma rosa que desabrocha camada a camada, até nos presentar com o perfume, depois nos falar da realidade dos seus espinhos e das pétalas que murcham e caem.

Ká - @shotdaspalavras 30/12/2023

Este livro tem como ponto de partida a história dos pais do autor: Gabriel Elígio Garciá se apaixonou por Luiza Márquez, trocaram muitas cartas de amor, mas o pai da moça não concordou com o casamento e envia a filha para uma viagem longa.

No caso do livro, Florentino Ariza se apaixona por Fermina Daza, mas o pai dela só concorda com um casamento quando o médico Juvenal Urbino se torna o pretendente.

Logo no início do livro já sabemos o que acontece com eles.

Então acompanhamos por muitos anos o que acontece com Florentino Ariza, que mesmo após tanto tempo não desiste do seu grande amor, mas suas atitudes e comportamentos não são tão positivos como esperamos.

Somente mais para o final do livro é que sabemos se esse grande amor vai se concretizar.

A história se passa em um cenário em que ocorriam muitas mortes na Colombia, seja pelo cólera ou pela guerra civil que o país vinha enfrentando naquela época.

Esta foi uma leitura arrastada para mim na maior parte do tempo e que não gostei de algumas atitudes dos personagens, principalmente de Florentino Ariza.

Seria essa uma história de amor ou obsessão? É a pergunta que fica.

custodiovitoria 29/12/2023

Estou começando a me aventurar pelas obras do Gabo. Esta não foi minha favorita, mas, como imaginado, é uma obra maravilhosamente bem escrita e com personagens interessantes.

Algumas questões polêmicas aparecem ao decorrer do livro, como aparecem também em outras obras.

Os personagens são bem construídos com suas forças e suas fraquezas. Esta boa construção não significa necessariamente que os personagens sejam carismáticos, contudo, são reais - como gosto e prefiro.

Florentino Ariza está bem longe do carisma, aliás. Em alguns momentos mais parece um homem chato com uma insistência insuportável, de modo que o temperamento e a atitude de Fermina Daza com ele é completamente compreensível como a única possível. Talvez não o fosse para um leitor da época. No entanto, a impressão que tenho lendo atualmente é de que o personagem é um romântico insuportável que vez ou outra ainda consegue atrair algum resquício de pena por parte do leitor (e de Fermina).

De qualquer forma, o desenrolar da história é interessante, independente de se torcer ou não por Florentino.

O contraste entre Florentino (com seu romantismo piegas) e Urbino (como um quase realista e naturalista) também é algo que me pareceu muito interessante no livro. Além, de claro, Fermina Daza, que é uma das personagens mais interessantes.

Fernanda.Lopes 29/12/2023

Sentimentos mistos
Esse foi o primeiro livro do Gabriel García Márquez que eu li.

De início, a demora em "começar a história" de fato me incomodou um pouco, mas logo fui surpreendida pela sagacidade da escrita do Gabo e passei a curtir a experiência da leitura.

A falta de capítulos cansa um pouco, porque é difícil saber onde parar a cada dia. A escrita meio poética surpreende e, às vezes, exige a releitura de alguns parágrafos, pra saber se não perdi nada.

Gostei do tom de "sabedoria de vida" de algumas falas e percepções.

Mas uma cena, um pouco antes do final, me deixou enojada. Não sei se é uma crítica do autor àquele problema ou se é uma marca da escrita dele (porque vi que outros livros tratam do mesmo assunto).

A história não sei bem se é de amor (ou amores) ou uma obsessão. Acho que ainda preciso processar melhor.