O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

nerycarol 24/04/2024

Gabriel Garcia M. ??
Com certeza este livro está nos meus top 10 livros favoritos, simplesmente encantador. leitura fluida e emocionante, aprendemos muito sobre o amor que supera as adversidades de uma vida

dudinka 24/04/2024

é feio e triste. mas é todo amor.
Difícil comentar de maneira sucinta sobre esse livro maravilhoso, mas vou tentar descrever a sensação de lê-lo.
o Amor nos Tempos do Cólera é minha primeira leitura de Gabo, e posso me dar por muitíssimo satisfeita e com as expectativas atendidas. confesso que tive dificuldade no começo de me engajar com a história, um dos motivos de ter me levado 2 meses para terminar o livro (além da questão da falta de tempo?).
mas não por a história ser lenta ou entediante, mas sim porque ela é densa e cheia de tiradas e frases profundas que penetram na alma, pedindo maior reflexão e atenção por parte do leitor. além de ser dividida em muitos poucos capítulos enormes, com parágrafos enormes, encaixando uma história atrás da outra sem parar para respirar, e isso me atrasa na leitura no começo.
porém, li a outra metade do livro em 2/3 dias pq me encantava mais e mais com a beleza da escrita de Gabriel Garcia Marquez, que vai te hipnotizando cada vez mais, sendo uma leitura muito gostosa, reflexiva, e bem-humorada.
acredito que a história de Florentino e Fermina é bonita em seu próprio jeito, mesmo achando que Florentino tenha criado essa obsessão por ela por acaso, e seus esforços para recupera-la tenham sido mais por botar na cabeça q seu propósito de vida era esse, do que por puro amor.
mas ainda é arrebatador ler a descrição de um amor tão fervoroso e resistente ao tempo e às adversidades, ainda numa época tão sombria e terrível quanto a do Cólera, que está sempre presente no pano de fundo da história. além disso, há muitas passagens que contextualizam um pouco da história da Colômbia, trazendo conhecimento sobre suas infinitas guerras civis que pareciam nunca acabar e perpetuavam, junto com as doenças, o cenário de podridão, medo e dor em que se passa a história.
esse romance não chega nem perto de ser um amor idealizado e sem defeitos, pelo contrário, aqui é sempre mencionado os problemas do amor e suas contrariedades, mas também como é possível transpor tudo isso em favor desse sentimento tão emblemático. diferentes tipos de amor são apresentados no livro, além de defeitos e características negativas de todos os personagens, o que traz uma visão mais ampla sobre o conceito de amar e torna tudo mais humano.
por isso acho que há uma mensagem no livro de que o amor pode desabrochar em qualquer lugar, por mais desesperançoso e assustador que este seja. e por mais estranho q esse próprio amor também possa parecer. ainda há amor.
marquei várias passagens, me emocionei, ri, fiquei feliz, me frustrei, refleti? enfim, um livro que me proporcionou momentos bons e que ficará na minha cabeça por um bom tempo, recomendo fortemente e estou ansiosa para ler mais coisas do autor.

?Só me dói morrer se não for de amor.?
Gabriel García Márquez

char_benji 22/04/2024

Um romance inesperado
Esse livro tem tantos desdobramentos... Foi inesperado do ponto de vista de que a linha da narrativa não revela nada sobre o final! Fui lendo sem saber pra onde ele ia me levar, mas gostei por demais do destino.

Florentino Ariza e Firmina Daza me surpreenderam com seus temperamentos; a cidade colonial onde vivem traz um quê de cidade pequena do interior em que nada escapa a ninguém; suas perspectivas de vida, a forma como lidam consigo mesmos e o reflexo disso no outro, tudo é retratado de uma maneira intimista.

Gosto da escrita do autor, remendo demais!

Caroline 18/04/2024

Resenha - O amor nos tempos do cólera

Autor: Gabriel Garcia Marquez
Editora: Record
N. páginas: 400
Classificação indicativa: +16

"O amor se torna maior e mais nobre na calamidade"

Engana-se quem pensa que O amor nos tempos do cólera versa sobre uma história de amor tradicional. Sim, é uma história de amor, mas de um modo não tão usual.

Florentino Ariza, Fermina Daza e Dr. Juvenal Urbino, os nossos protagonistas vivem uma epidemia do cólera, pano de fundo que irá influenciar na narrativa do livro.

Cheio de elementos do catolicismo, uma vez que um dos protagonistas, Florentino Ariza, é um católico devoto, então podemos ver diversas menções às celebrações típicas, como Pentecostes.

Voltando à narrativa, Florentino Ariza e Fermina Daza em sua mocidade se apaixonam perdidamente. Trocam cartas e também promessas de amor eterno. Contudo, o que o destino dos dois nao esperava era que a moça se casaria com Dr. Juvenal Urbino, quebrando a promessa de outrora.

Florentino, por sua vez, devastado, continua a nutrir o mesmo amor por Florentina e a espera por 50 anos, tempo em que Dr. Juvenal Urbino morre e Florentina fica viúva.

A narrativa embora um pouco arrastada no início, consegue nos prender no final. As personagens são fortes e marcantes, principalmente, Florentina.

O meu segundo contato com a leitura colombiana de Gabo, a qual pretendo continuar a me aprofundar.

Nota: 4/5 ?

Luiz 17/04/2024

Lindo, mágico e eterno!
Uma obra de arte literária. Gabo não decepciona e traz a realismo magico numa história atemporal de amor. Para ler e reler e levar para vida!!

Joana.Amarante 15/04/2024

Sobre o tempo e sobre o que e como resiste. A leitura como um todo te envolve, com provocações, desejos, nojos/repugnância.
Para mim, foi uma leitura lenta, uma leitura que precisava desse tempo, de entender o tempo do livro, das passagens descritas, dos encontros de cada personagem, da densidade do clima e cheiros. É uma bela leitura.

Soares60 14/04/2024

Gabi encanta e chama a leitura assídua. É convidativo sem ser vulgar. Trás as impropécias do amor real

RaulSalus 13/04/2024

A força do tempo...
O que dizer? Potente. Gabo, mais uma vez, se supera e nos supera. Potente, delicado, ardil e cru. Humano. "O amor nos tempos do cólera" é mais que um livro de amor e de cólera. É sobre a inevitável força do tempo.

Francisco 09/04/2024

Os amores nos tempos do cólera
Amor por carta, por telégrafo, de jovem, de velho, de criança, de médico, de viúva, em navio, em praça em tarde ensolarada, em quarto de costura, em hotel, em escola, de aluna, de professora, de tutor, de capitão, de tripulante, de casado, de solteiro, de traído, proibido, anônimo, de amêndoas doces, de amêndoas amargas, de luto, de mãe, de filho, de pai, de prima, de sobrinha, de tia, de tio, escondido, exposto, em bonde, em concurso de poesia, amor dos cheiros, amor dos fedores, amor das memórias e dos esquecimentos, amor dos louros e dos peixes-boi, amor vivo e amor morto.

Ótimo livro!!

Guilherme1770 08/04/2024

Ah, o amor?
Antes de tudo, Gabriel escreveu uma história sobre amor, aquele amor platônico, o amor do cotidiano, o amor que se constrói?

O primeiro ?capítulo? introduz a história de uma maneira genial que, ao final do capítulo da a nota de como vai se desenrolar o restante da história - o término do primeiro capítulo foi como um choque pra mim (no bom sentido), pois comecei a ler a obra sem quaisquer informações sobre a trama ou o intuito do autor, e achei o gancho da história de uma genialidade ímpar!

A partir de então, passamos à história do descobrimento, da persistência, da perseverança e da construção, tendo como base e fundo, o amor.

Por fim, é um autor detalhista e que gosta de exprimir até o menor dos detalhes, seja dos personagens, cenários ou ocasiões, o que torna a história um tanto mais tangível - em contrapartida, deixa uma leitura lenta.

É um livro 5/5, impecável, apaixonante e cativante!

Danilo.Castello 07/04/2024

Gostei bastante desse livro, foi uma leitura bem imersiva em uma história sobre a passagem do tempo, sobre amor e obsessão.

Teus 02/04/2024

O amor nos tempos do cólera foi meu primeiro contato com Gabriel Garcia Márquez, e sem dúvidas a melhor decisão foi ter começado a ler suas obras. Narração fluida, me tirou o fôlego, fiquei apaixonado pelos personagens.

juliabatis_ 31/03/2024

Um livro sobre relacionamento
Comecei a ler o livro, mas na época não senti que estava preparada. Pra mim não fazia sentido ler um livro tão sincero sobre relacionamento e amor se eu ainda não tinha como me identificar.
Depois de alguns meses eu tive essa experiência, e sendo que talvez fosse um momento melhor para ler. Realmente, tudo ficou mais claro.
Aprendi muita coisa sobre como duas pessoas que se amam e estão em um relacionamento de anos lidam com problemas, com a sua própria individualidade, orgulho etc.
Gosto muito da escrita do autor, ele é muito sutil para descrever coisas que parecem óbvias e cotidianas. Alguns momentos foram difíceis de ler, não pela escrita, mas sim pela verdade que ele escreve