O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

amandamvc 24/11/2023

Escrita incrível como sempre, foi muito interessante acompanhar a história do ponto de vista da Fermina e também as reflexões sobre a velhice. Mas o Florentino é insuportável e simplesmente não aguentei as descrições da sua relação com uma criança, a partir daí pro final ficou arrastado demais e foi muito difícil conseguir acabar.

Amal0 22/11/2023

Obra prima
Uma história fascinante sobre amor, velhice e a morte.
Não é um livro fácil de ler, demorei um pouco mais de 15 dias, mas vale a pena.
GG Marquez escreve de uma forma muito sensível sobre esses temas.

Vicente Tavares 22/11/2023

Amor em espera.
Terceiro livro do Box Gabriel Garcia Marquez, conta a história pseudo-biográfica dos pais de García Marquéz. Nessa história Firmina Daza se apaixona por Florentino Ariza, mas o romance dos dois não pode acontecer quando eles eram jovens. Firmina se casa, Florentino segue como bon vivant. Quando Firmina fica viúva Florentino se reaproxima e confessa seu amor nunca realizado e da espera de décadas. Não sei se fiquei com uma má impressão por conta do Cem Anos de Solidão, mas acho que relendo talvez não tenha achado tão legal quanto achei quando li pela primeira vez. O final havia me incomodado anos atrás e voltou a me incomodar agora.

julia4145 17/11/2023

Decepção pura, fui ler achando que iria amar esse clássico da literatura latino-americana e me deparei com um livro cheio de questões problemáticas anacrônicas e um personagem INSUPORTÁVEL!!! Sério ele parece o baco falando de fudê fudê fudê o tempo todo, e ainda tem carisma negativo e é um obsessivo doido. Fique até o final torcendo para que a fermina não ficasse com ele...

Sel 17/11/2023

Gabo
Que leitura linda! Que final inesperado e maravilhoso. Uma mistura de ilusão de amor e amor real que só Gabo seria capaz de tornar um clássico.

Rodrigo.Rodrigo 16/11/2023

Gabriel Garcia Marquez não escreve neste livro apenas prosa, mas também poesia, em uma linda história de amor sem limite no tempo.

LairJr 15/11/2023

Embarque nessa viagem literária e deslumbre-se com essa obra prima do aclamado Gabo. Uma dramática e linda história sobre a juventude, a imaturidade, a velhice, o tempo, o amor e as reviravoltas que a vida dá. Um texto riquíssimo onde se aborda com maestria diversos temas complexos da vida.

Ana Val 14/11/2023

Esse livro não é sobre amor
Fiquei dividida por não conseguir decifrar com convicção se as coisas que me incomodaram no livro (personalidade possessiva do Florentino, obsessão disfarçada de amor, cenas de p*dof*lia e e*St*pro, falas raciais ambiguas, etc) foram intencionais, para incomodar e chocar o leitor, ou se Márquez só meteu o louco escrevendo mesmo (de qualquer forma é polêmico).... Enfim, a leitura não fluiu tão bem quanto outros livros dele, e terminar foi quase um parto. De qualquer forma, esse livro é sobre várias coisas, mas amor não é uma delas (quem achou o romance entre os protagonistas uma história de amor linda eu recomendo fortemente terapia) 2.5/5 ?
Nati 19/11/2023minha estante
Hahahahahha!!!! Siiimmm! Finalmente encontrei alguém que pensa como eu. Não achei nada de romântico e lindo nesse ?amor?.
E a parte da insinuação a ped0f!li@ me causou repulsa! Tive que reler o trecho para ter certeza q não estava ficando doida. Fiquei procurando um significado já que estamos falando de Garcia Márquez. Porém, ao fazer uma breve pesquisa, vi que faz parte do estilo dele? afinal a outra obra ?memórias de minhas putas tristes? tb se refere a pedóf. Ainda não li, mas vi menções a respeito.
Enfim? apesar de achar o Florentino um psica? e repugnar alguns trechos, eu curti a leitura. A Fermina em sua versão adulta, tem muito a nos ensinar.
Vou começar a ler Cem anos de solidão. Espero que eu goste! Rs

Carol 14/12/2023minha estante
Tô lutando pra terminar, concordo com tudo que você falou! E eu amei cem anos de solidão..

Raissa.Valderamos 11/11/2023

O amor nos tempos do cólera
O que falar sobre essa obra prima? O Gabo tem uma maneira tão única e especial de escrever que até as ações mais insignificantes do dia a dia se tornam atos de heroísmo.
Aora, falando sobre a história em si, é fantástico como esses personagens são cativantes. Você pode até não concordar com nada que eles façam, mas é impossível não sentir empatia e afins. Torci para todos e por ninguém, e no fim sai quase em lágrimas, não porque algo triste ocorreu, e sim porque algo lindo se encerrou. Enfim, GABO era fodão demais.

Gaabiis 11/11/2023

Eu não sei nem como começar a resenha. Na verdade eu acredito que não tenho capacidade de escrever uma boa resenha para este livro. Mas vamos lá.
Há anos eu queria ler O amor nos tempos do cólera e então finalmente o adquiri, em um box belíssimo com mais duas obras do Gabo. Sim, li apenas dois livros dele e me sinto íntima para chama-lo de Gabo!
Confesso que o início não me pegou tanto, mas a partir do final do primeiro capítulo eu me vi devorando o livro e não queria mais largar. Vi em alguma resenha que este livro é para ser degustado e a pessoa tem razão, por isso tentei dar uma segurada, mas a ansiedade era grande.
Acho engraçado como Gabo escreve, ele está falando de uma coisa e então do nada ele dá uma volta gigantesca que você nem sabe mais do que ele estava falando inicialmente e então ele volta ao ponto de partida. Apenas devaneios. Me identifiquei, pois sou assim contando história.
Não é uma leitura fácil em razão disso e também precisei recorrer ao dicionário umas boas vezes, portanto achei uma leitura enriquecedora.
Quanto a história em si eu a achei deveras humana. Você não consegue amar (pelo menos não como Florentino) um personagem e muito menos odiá-lo.
Talvez tenha ficado um pouco decepcionada em uma parte específica perto do fim, quando aparece América Vicuña, fiquei bastante desconfortável.
Eu amaria participar de uma discussão minuciosa desse livro, são tantas coisas que não cabem em uma resenha do Skoob.
Indico fortemente a leitura e pretendo consumir mais obras do Gabo.

Silvia Schiefler 06/11/2023

Uma história de amor...
Um história de amor emoldurada pela escrita colossal de Gabriel Garcia Marquez... A história de amor de Fermina Daza e Florentino Ariza que ultrapassou o tempo, as dores, as ilusões, outros amores, as mãos inquisidora da igreja e da sociedade da virada dos séculos XIX e XX... E digo isso porque Florentino Ariza esperou por Fermina Daza por mais de 50 anos. Ele esperou pacientemente pelo amor da sua vida, guardando toda pureza e desejo em seu coração e corpo já não tão jovem. Fermina e Florentino se amavam desde a época da adolescência. Enfim viveram um amor maduro, sem pressa, sem convenções, sem regras... Lindo demais! Dos livros de Gabo que li, este é sem dúvida meu preferido! E como não poderia ser diferente quando me deparo com um livro que me arrebata: Estou orfã! ??

Aline Teodosio @leituras.da.aline 04/11/2023

Eu tinha tanto pra falar desse livro, mas só consigo sentir...

Nessa história, mergulhamos no amor infinito que Florentino Ariza cultiva por Fermina Daza por mais de meio século. Um amor que teve início ainda na adolescência e que, pelos percalços da vida, não se concretizou. Ele, no entanto, jurou fidelidade para sempre e tudo o que construiu e se tornou foi pensando nela.

Sim, temos aqui a história, em grande parte, de um amor unilateral, de certa forma platônico, mas tão forte que é impossível não se emocionar. À maioria dos leitores pode soar totalmente irreal e disparatado, mas só quem já viveu as agruras de um amor inalcançável e intangível consegue penetrar de alma inteira nessas páginas de puro sentimento.

Mas não é só um livro de amor água com açúcar. Mais do que isso, é um livro sobre a vida, sobre decisões, sobre o cotidiano com suas pequenas felicidades e tédio também, sobre impulso e ponderação, sobre os sentimentos mais secretos (daqueles que muitas vezes não confessamos nem a nós mesmos), sobre arrependimentos (que muitas vezes tentamos, em vão, esquecer) e, sobretudo, sobre a passagem do tempo.

Gabo é um verdadeiro bruxo das palavras, ele constrói personagens que são gente como a gente, que acerta, que erra, que é bom em alguns momentos e em outros nem tanto, que faz e se arrepende, que não faz e se lamuria, que tem qualidades e defeitos ao mesmo tempo, que é quente e também frio. Eles nos joga dentro da narrativa de tal forma que você se vê em várias passagens, pensando que faria a mesma coisa (ou não).

Esse livro é para mim como uma reflexão de mim mesma, da minha vida, do que fiz dela por meio das minhas escolhas, e dos meus anseios presentes e futuros. Como eu disse no início desta resenha, ainda tinha muito o que falar, mas só consigo sentir... E com o coração acelerado, em cólera.

Reginaldo Pereira 31/10/2023

Muito mais que uma história de amor
E a magia, o prazer e o brilho nos olhos que a leitura de Gabo nos proporciona aconteceu novamente nesta obra! Quanto mais conheço seus livros, mais aumenta minha admiração por este mestre colombiano!

?Amor nos tempos do cólera? é muito mais que uma linda historia de amor? é uma homenagem à vida, a como devemos encará-la, nossas decisões, suas consequências (inclusive arrependimentos), mas sempre na busca da sua maior essência: o amor de verdade. E pensar que Gabo escreveu essa extraordinária história tomando como base (e homenageando!!) o amor dos seus pais, só a torna ainda mais incrível!

Achei muito interessante lê-la pouco tempo depois de ?Cem anos de solidão?, pois é interessante refletir em conjunto sobre ambos os livros: como grande diferença, ?Cem anos? possui uma grande variedade de personagens principais (como disse em minha resenha anterior, leia o livro com uma árvore genealógica à mão!!), enquanto no ?Cólera? praticamente os protagonistas são apenas dois: Florentino (que personagem grandioso!!) e Fermina.

Por outro lado - e isso é o que mais me chamou a atenção - as 2 obras também contam quase um século de história! O tempo não deixa de ser um grande protagonista de ambas, e Gabo consegue fazer isso como ninguém! A ternura que ele consegue embutir no desenrolar dos anos é incomparável com qualquer outro grande mestre da literatura que eu tenha conhecido.

Enfim, mais uma vez, minha admiração e respeito por este autor só aumenta quanto mais sou apresentado ao legado que ele deixou a nós, meros mortais! Que bom saber que ainda terei muitos livros dele pra desvendar!!!!

Felipe 30/10/2023

Amei
Essa foi minha primeira leitura do Gabbo e talvez meu primeiro livro do gênero realismo fantástico. Tem tantas camadas e estudos sobre esse livro que me faltam até tópicos para comentar que sejam, no mínimo, originais, mas posso tentar mesmo que eu falhe:

1 - Se você ama a pessoa a ponto de se anular e anular futuros amores por ela, você é doido e incrível ao mesmo tempo

2 - Descrição de lugares incrivelmente bem feitas, parece até que é real. Impressionante como a mente do Gabbo vai longe.

3 - Sabe construir ótimos personagens, constrói excelentes personalidades baseadas em seu contexto, origem, criação, cultura própria. Isso torna os personagens e os diálogos muito ricos entre si.

4 - A melancolia da velhice sendo retratada de forma incrível. Você sente que todos os idosos que conhecemos está pensando exatamente o que Florentino pensa sobre a consciência da idade.

5 - O amor pode ser doloroso. Florentino se anulou, viveu por conta de um amor que ele nem sabia se ia se concretizar. Apenas acreditava, tinha uma certeza insana que um dia ia conseguir conquistar sua amada, mas isso não significa que todo mundo tenha que viver assim, certeza que muita gente no mundo que tem bilhões de anos viveu, mas penso que não podemos deixar de lado nossa vida e novos amores por outra pessoa (aí já entra a minha opinião rsrsrs), vai de cada um, né?

6 - Gabbo, eu te amo.