O Amor nos Tempos de Cólera

Autor: Gabriel Garcia Marquez
Editora: Record
N. páginas: 400
Classificação indicativa: +16

"O amor se torna maior e mais nobre na calamidade"

Engana-se quem pensa que O amor nos tempos do cólera versa sobre uma história de amor tradicional. Sim, é uma história de amor, mas de um modo não tão usual.

Florentino Ariza, Fermina Daza e Dr. Juvenal Urbino, os nossos protagonistas vivem uma epidemia do cólera, pano de fundo que irá influenciar na narrativa do livro.

Cheio de elementos do catolicismo, uma vez que um dos protagonistas, Florentino Ariza, é um católico devoto, então podemos ver diversas menções às celebrações típicas, como Pentecostes.

Voltando à narrativa, Florentino Ariza e Fermina Daza em sua mocidade se apaixonam perdidamente. Trocam cartas e também promessas de amor eterno. Contudo, o que o destino dos dois nao esperava era que a moça se casaria com Dr. Juvenal Urbino, quebrando a promessa de outrora.

Florentino, por sua vez, devastado, continua a nutrir o mesmo amor por Florentina e a espera por 50 anos, tempo em que Dr. Juvenal Urbino morre e Florentina fica viúva.

A narrativa embora um pouco arrastada no início, consegue nos prender no final. As personagens são fortes e marcantes, principalmente, Florentina.

O meu segundo contato com a leitura colombiana de Gabo, a qual pretendo continuar a me aprofundar.

Nota: 4/5 ?

Luiz 17/04/2024

Lindo, mágico e eterno!
Uma obra de arte literária. Gabo não decepciona e traz a realismo magico numa história atemporal de amor. Para ler e reler e levar para vida!!

Joana.Amarante 15/04/2024

Sobre o tempo e sobre o que e como resiste. A leitura como um todo te envolve, com provocações, desejos, nojos/repugnância.
Para mim, foi uma leitura lenta, uma leitura que precisava desse tempo, de entender o tempo do livro, das passagens descritas, dos encontros de cada personagem, da densidade do clima e cheiros. É uma bela leitura.

Soares60 14/04/2024

Gabi encanta e chama a leitura assídua. É convidativo sem ser vulgar. Trás as impropécias do amor real

RaulSalus 13/04/2024

A força do tempo...
O que dizer? Potente. Gabo, mais uma vez, se supera e nos supera. Potente, delicado, ardil e cru. Humano. "O amor nos tempos do cólera" é mais que um livro de amor e de cólera. É sobre a inevitável força do tempo.

Francisco 09/04/2024

Os amores nos tempos do cólera
Amor por carta, por telégrafo, de jovem, de velho, de criança, de médico, de viúva, em navio, em praça em tarde ensolarada, em quarto de costura, em hotel, em escola, de aluna, de professora, de tutor, de capitão, de tripulante, de casado, de solteiro, de traído, proibido, anônimo, de amêndoas doces, de amêndoas amargas, de luto, de mãe, de filho, de pai, de prima, de sobrinha, de tia, de tio, escondido, exposto, em bonde, em concurso de poesia, amor dos cheiros, amor dos fedores, amor das memórias e dos esquecimentos, amor dos louros e dos peixes-boi, amor vivo e amor morto.

Ótimo livro!!

Guilherme1770 08/04/2024

Ah, o amor?
Antes de tudo, Gabriel escreveu uma história sobre amor, aquele amor platônico, o amor do cotidiano, o amor que se constrói?

O primeiro ?capítulo? introduz a história de uma maneira genial que, ao final do capítulo da a nota de como vai se desenrolar o restante da história - o término do primeiro capítulo foi como um choque pra mim (no bom sentido), pois comecei a ler a obra sem quaisquer informações sobre a trama ou o intuito do autor, e achei o gancho da história de uma genialidade ímpar!

A partir de então, passamos à história do descobrimento, da persistência, da perseverança e da construção, tendo como base e fundo, o amor.

Por fim, é um autor detalhista e que gosta de exprimir até o menor dos detalhes, seja dos personagens, cenários ou ocasiões, o que torna a história um tanto mais tangível - em contrapartida, deixa uma leitura lenta.

É um livro 5/5, impecável, apaixonante e cativante!

Danilo.Castello 07/04/2024

Gostei bastante desse livro, foi uma leitura bem imersiva em uma história sobre a passagem do tempo, sobre amor e obsessão.

Teus 02/04/2024

O amor nos tempos do cólera foi meu primeiro contato com Gabriel Garcia Márquez, e sem dúvidas a melhor decisão foi ter começado a ler suas obras. Narração fluida, me tirou o fôlego, fiquei apaixonado pelos personagens.

juliabatis_ 31/03/2024

Um livro sobre relacionamento
Comecei a ler o livro, mas na época não senti que estava preparada. Pra mim não fazia sentido ler um livro tão sincero sobre relacionamento e amor se eu ainda não tinha como me identificar.
Depois de alguns meses eu tive essa experiência, e sendo que talvez fosse um momento melhor para ler. Realmente, tudo ficou mais claro.
Aprendi muita coisa sobre como duas pessoas que se amam e estão em um relacionamento de anos lidam com problemas, com a sua própria individualidade, orgulho etc.
Gosto muito da escrita do autor, ele é muito sutil para descrever coisas que parecem óbvias e cotidianas. Alguns momentos foram difíceis de ler, não pela escrita, mas sim pela verdade que ele escreve

Charlinho07 30/03/2024

O amor e suas formas...
Quando se lê histórias como essa de "Amor no Tempo do Cólera", considerando os dias atuais e velocidade com a qual as pessoas se amam e se deixam de amar, me faz perguntar: o que é o amor?

Dos mais velhos, principalmente aqueles que nasceram antes dos anos 50, era comum ouvir falarem em como se apaixonaram pelas suas esposas e das dificuldades que algumas vezes precisaram enfrentar para que pudessem se casar. Embora a quantidade de histórias de amor que se ouvia, que foram felizes e duradouras tenham sido poucas, considerando o tamanho da população, ainda eram possíveis e fazendo um paralelo com os tempos atuais, me parece improvável que "loucuras de amor" sejam cometidas no bom sentido da expressão.

Amor talvez seja paciência. Seja renúncia, seja aflição. Essa história é poética, é filosófica. Os personagens não são pessoas perfeitas. Vivem as aparências, embora, às escondidas, saciem os desejos do corpo.

Enquanto lia, não sei porquê, deu-me uma sensação de novela das seis, onde as coisas são leves, apesar da realidade que as cerca, apesar do peso de não ser correspondido, mas o propósito firme e seguido "à risca" de se estar com a mulher que ama, faz parecer coisa de novela.

Essa é a segunda obra de Gabriel Garcia Marquez que leio, a primeira foi uma não ficção, e fiquei encantado com a forma realista, mas poética que os sentimentos são descritos.

Só uma ressalva que tenho, é que na grande maioria dos livros que conheço, que já li e que vejo sendo citados por aí, temos o modo de viver das elites sendo contado. Os bailes, jantares, eventos de prestígios e me deixou curioso: como os mais pobres socializavam, se organizavam e se amavam?

Um livro excepcional para quem ainda deseja manter vivo o romantismo e o amor, independente da classe, da origem, da raça, ou da idade. O amor existe em todas as formas.

VinAcius49 25/03/2024

Sertanejo sofrência da literatura
"Seu guarda eu não sou vagabundo
Eu não sou delinquente, sou um cara carente
Eu dormi na praça pensando nela
Seu guarda seja meu amigo
Me bata, me prenda, faça tudo comigo
Mas não me deixe ficar sem ela"

Gabriel García Marquez escreveu Florentino Ariza inspirado nessa estrofe.

Isabella1264 24/03/2024

Uma história muito envolvente! Minha terceira leitura do Gabo a talvez minha preferida. Incrível a construção dos personagens.