O Amor nos Tempos de Cólera

O Amor nos Tempos de Cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Marydalle 20/01/2024

A Cólera do amor que nunca existiu
A narrativa foi cansativa, seria mais interessante se o foco fosse na cólera em si e não na história de amor inexistente entre um pervertido, nojento e repugnante por uma jovem até que bem esperta perante suas opções na época.
No final ficou claro que ela jamais iria ficar com o patético Ariza perante os olhos da sociedade, e sim tudo muito bem "escondido" para satisfazer o seu bel-prazer durante a sua velhice, se o marido não tivesse falecido ela jamais iria deixá-lo, ficaria com ele até o seu último suspiro ou até que os sabonetes fizessem sua reposição automaticamente na saboneteira.

Alessandro117 21/01/2024minha estante
Também detestei o Ariza do começo ao fim da história. Mó idiota.

Marydalle 18/02/2024minha estante
Totalmente obcecado, senti desprezo e pavor dele desde o início, mas do meio para o final ficou nítido que ele precisava urgentemente de uma assistência Psiquiátrica.

clara 10/11/2020

Sensacional
Um dos melhores livros que li na vida. A escrita faz com que a gente se sinta perto da história, os personagens são bem construídos. Muito bom

Mateus.Ramos 22/01/2021

Leitura apaixonante e reveladora.
Se eu tivesse um gênio da lâmpada e que ele pudesse realizar apenas um desejo para minha pessoa, este seria o seguinte: que ao menos uma pessoa importante para mim possa ler esta magnífica obra. Um pedido simples mas de coração.
Margô 02/09/2021minha estante
Eu me sensibilizei com uma história de amor tão resistente. Me atrevo a dizer que me agradou muito mais do que Cem Anos de Solidão...Claro, preservando os seus méritos!

Mateus.Ramos 02/09/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso, o Gabo é incrível.

Margô 02/09/2021minha estante
???????

Maria Paula 10/06/2020

Um dos meus livros favoritos!
Apaixonante, e daqueles que não queremos largar até saber o que vai acontecer.
O porque do título é sensacional!

Flávia Pasqualin 06/02/2020

OBSESSÃO NOS TEMPOS DE CÓLERA
O livro é uma obra prima e a escrita de Gabriel García Márquez é fantástica. Mas, diferente da grande maioria dos leitores, eu considero essa uma história de amor bem problemática. Na minha perspectiva Florentino Ariza é uma espécie de stalker que nunca aceitou a rejeição de Fermina Daza. Me incomodou a obstinação que ele tinha de conquistar a amada mesmo ela estando casada, com filhos e aparentemente feliz. As cinco estrelas são pela qualidade da obra, que é impecável, mas a história de Florentino beira mais a obsessão que o romantismo.
NathaliaGarrido 17/09/2020minha estante
Concordo, um livro maravilhoso porém muito longe de ser uma história de amor, pra mim é uma história de um homem hétero que não aceita que não é não haha

Flávia Pasqualin 08/10/2020minha estante
Bem isso! Aí invés de tocar a vida ficava perseguindo a mulher.

@Estantedelivrosdamylla 04/12/2020minha estante
Adoro quando vejo uma resenha que reconhece que aquilo passa longe de ser amor. As pessoas falam tanto de pessoas tóxicas, mas basta o livro ter o nome "amor" que acham que se trata de amor. Obsessão é o sentimento contido em Florentino o tempo inteiro.

Jamila 12/12/2022

Gabo ?
Eu demorei pra terminar esse livro, Gabo não brinca em serviço não, mas é preciso pausas para digerir. Uma história de amor(?) que espera cinquenta e três anos, sete meses e onze dias para acontecer, esse é o tempo que Florentino Ariza espera para viver seu amor (obsessivo) por Fermina Daza, mas nesses anos todos muita coisa aconteceu.
Trecho ??
?O problema do casamento é que se acaba todas as noites depois de se fazer amor, e é preciso tornar a reconstruí-lo todas as manhãs antes do café?
Carol 18/04/2023minha estante
Eu grifei no meu Kindle essa parte tbm: O problema do casamento é que se acaba todas as noites depois de se fazer amor, e é preciso tornar a reconstruí-lo todas as manhãs antes do café.

@fernandajfguimaraes 28/09/2020

É exatamente o que o título diz, algo como que entre o amor romântico e a tristeza e catástrofe do cólera. Não é um livro sobre o amor simplesmente e nem mesmo sobre o cólera, mas sobre ambos numa Colômbia e numa América de belezas naturais e desastres ambientais, de festas regadas a boa música e defuntos inchados boiando nos rios, vítimas das pestes e das guerras civis. Uma narrativa brilhante, poética, verdadeira com pitadas do realismo maravilhoso de Gabo, contudo prepare-se para muitas surpresas desagradáveis que, pessoalmente, quase me fizeram desistir da leitura.

Muninn - IG @corvosdeodin 23/12/2020

O Amor nos Tempos do Cólera é um livro sobre o amor, a paixão, as ilusões e desilusões, os percalços dos relacionamentos, a velhice, a devoção e a espera. Um romance escrito de uma forma quase poética, que transborda os sentimentos por suas páginas e nos emociona e cativa, nos faz torcer e aguardar cada ação dos personagens. A história de vidas tão diferentes, mas ligadas por um mesmo fio condutor.

site: https://www.instagram.com/p/B8pN17tDHcY/

Daniel 07/09/2021minha estante
Quero ler.

Daniel 07/09/2021minha estante
Nunca li esse autor.
Mas já está no tempo!

yas 09/10/2020

Ainda estou digerindo esse livro e mal consigo escrever uma resenha que possa descrever a maneira como a escrita do Gabo me encanta.

O livro me levou a inúmeros momentos que fiquei totalmente desconcertada com passagens que só uma pausa pôde me fazer entender os rumos que a história estava tomando.

García Márquez inicia o livro de cara com um mistério e o enredo te prende a cada acontecimento e as inúmeras idas e vindas ao passado, mesmo que por vezes podendo confundir o leitor, acrescentam um caráter ainda mais viciante à trama.

A ambientação e os detalhes enriquecem ainda mais essa história de amor(es), digo em plural pois com maestria Gabo nos apresenta as múltiplas facetas deste sentimento tão confuso mas tão puro ao mesmo tempo.

Enfim, com certeza sentirei falta de ter essa obra na minha rotina.

Luis Felipe 29/06/2020

O amor nos tempos do cólera (leia-se covid)
Vivendo no contexto de uma pandemia, resolvi ler uma história de amor no contexto de outra pandemia. Livro muito bom, como tudo o que Gabriel García Márquez fez e que eu já li rs
Acho a personagem principal semelhante ao Bentinho de "Dom Casmurro", não pelo ciúme, mas pela obsessão.
Luana.Cerqueira 29/06/2020minha estante
Bentinho é quase normal perto do Florentino hahahaha

Luis Felipe 29/06/2020minha estante
Considero a disputa acirrada kkkk

Luh 03/10/2023

Classicamente entediante
Esse é mais um dos clássicos que eu não entendo o hype.
Não sou uma das maiores fãs de clássicos, meu negócio é farofa contemporânea bem escrita, mas até que gosto de alguns, porém esse aqui foi muito difícil de terminar, empurrei com a barriga pois não costumo abandonar livro, mas antes tivesse abandonado.
A historia fo Firmino não me cativou em nada, acho que ele é só mais um homem obcecado pelo que não podia ter nem sei se é possível chamar de amor.
Acho que a Fermina foi uma boa personagem, preferiu um futuro estável ao lado de um homem que mais tarde ela começou a compreender e a amar do que um amor de adolescência em que ela não sentia firmeza e nem segurança, por mero capricho de um homem que se dizia completamente apaixonado por uma mulher que ele viu apenas uma vez.
Nao achei o protagonista confiável, nao consegui gostar e nem sentir pena dele, apenas desprezava toda a obsessão que ele nutria por um amor de infância.
Sem contar q cena de pedofilia que me deu asco, não importa a época, nunca vou conseguir normalizar um relacionamento de uma menor com um homem muito mais velho, era repugnante de se ler.

Dei 3 estrelas pois a escrita do Gabo é realmente incrível, do enredo da história dos personagens eu não posso dizer o mesmo.
Queria muito gostar dessa história e entender o hype, mas não consigo me forçar a algo assim.

Arthur 19/09/2021

Amores lidos em tempos de pandemia
Embora o título sugira um enredo envolvendo uma história de amor, O amor nos tempos do cólera é uma história de amores. Dos complexos aos simples. Dos obsessivos aos desapegados, Gabo passeia pelos meandros desse sentimento fascinante.
A destacar, sempre, a escrita de García Márquez: extremamente rica em detalhes sem ser cansativa. Variando do drama à comédia e ao absurdo de forma tênue.
Existem diálogos muito bons e aquele que se propor a essa leitura não se arrependerá.
Única ressalva que faço é que, tal qual em Cem anos de solidão, ler as passagens que envolvem relações amorosas/sexuais entre adultos e adolescentes me causou algum incômodo.
Enfim, um clássico.
Paloma 20/09/2021minha estante
Li recentemente Do Amor e Outros Demônios, e o "amor" entre uma criança e um adulto me incomodou demais. Não sei se ele queria passar algo da época (era séc XVIII eu acho) ou se era naturalizado msm.

Paloma 20/09/2021minha estante
Eu sei que é comum na literatura (e na realidade né) dos séc passado homens mais velhos e mulheres jovens, mas crianças é demais!

Arthur 20/09/2021minha estante
Pois é, Paloma. Para mim sempre parecerá algo bastante pesado. Não sou um especialista (longe disso), mas parece ser um tema recorrente nos livros do Gabo.

Paloma 20/09/2021minha estante
Hum. É uma pena. Mas faz parte. O importante é a gente reconhecer que é problemático. E apreciar o resto da obra ?

Thiagookling 04/11/2022minha estante
Cara, pois é. Assim como você bem disse numa réplica, estou longe de ser um especialista, mas foi algo que me torceu as tripas. Entendo o contexto da época em que se passa, mas não é o contexto no qual foi escrito, e aquela relação quase ao fim se fez muito desnecessária no contexto da obra.

Manu 09/08/2021

Um Amor além do tempo...
O que dizer dessa história?! Na minha opinião, esse livro é o romance mais diferente que ja li, afinal o leitor acompanha as fases da vida e do amor das personagens principais. Eu simplesmente amei, amei a narrativa, amei como o autor consegue te prender na história. Apenas não gostei muito do final, porém é um livro que vale a pena!
Ana Sá 09/08/2021minha estante
Vou começar em breve... Fiquei animada com a sua resenha!

laismariapintoa 17/03/2021

Uma leitura difícil, arrastada, descritiva DEMAIS da conta. Mas uma leitura essencial. A inteligência do autor é clara e evidente e se reflete nas melhores frases de efeito que eu já li na vida. Além disso, trata sobre o amor APÓS o casamento, uma perspectiva pouco abordada na literatura, e a mais importante. Sem finais felizes, com finais reais.
laismariapintoa 17/03/2021minha estante
Outro tema importante abordado: o amor na terceira idade.

Thiagookling 04/11/2022minha estante
embora em se tratando de Gabriel, cada frase é quase uma crônica, né?!