O Amor nos Tempos de Cólera

O Amor nos Tempos de Cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Rafa 01/10/2021

Esse foi meu primeiro livro do Gabo e certamente já quero mais. A história nos coloca para refletir em diversos momentos, sobre o amor, sobre a vida, sobre escolhas. Nos leva para uma época diferente, mas com acontecimentos não tão diferentes dos que estamos vivendo atualmente.

Matheus.Vanin 01/03/2021

O amor nos tempos do cólera
Esse foi meu primeiro contato com a elogiada obra do Gabo. Inicialmente, achei a narrativa truncada, mas com o desenrolar da história acostumei com a forma semi-poética de escrita do autor. O enredo não é necessariamente belo (apesar do tema), porque o amor aqui não se refere à virtude em si, mas ao amor nas relações humanas: vezes carnal, vezes possessivo, cruel e louco em algumas situações, mas também esperançoso e carinhoso em outras.

Em relação ao autor, o que mais me impressionou foi a montagem do cenário, do plano de fundo (como Kafka faz, por exemplo). O livro todo carrega essa sensação de insalubridade, de doença e de morbidez. Os personagens também possuem todos seu lado sombrio, encaixando perfeitamente no contexto.

Vale a leitura, mas prepara-te para uma obra densa e que não busca fazer nenhum afago.

Lucas 31/05/2020

Tino tino se não te acerto te escarabino
A linda e um tanto trágica história de amor que vai além dos personagens principais, perfazendo-se em cada aventura correlata, mostrando as belezas e amarguras de vidas que se entrelaçam, desconectam-se e voltam a se encontrar. Enquanto uns dão seu último sopro, outros fazem sua estreia no espetáculo desse universo cheio de emoções e sentimentos.
Felipe.Siqueira 05/06/2020minha estante
Essa capa é maravilhosa!

Lucas 05/06/2020minha estante
Bonita mesmo

Kaiã 10/01/2023

Primeiro do ano. Acabo o livro com a certeza que o amor é muito doido, deveria ser simples e, aparentemente, nunca é. A vida sempre é cheia de surpresas e dramas. Vale a pena.

Lilian_89 29/11/2020

Amor e ódio
Uma leitura um pouco cansativa mas que vale a pena no final (ou não). A leitura engrena e desengrena em alguns momentos, como já havia lido Cem anos de solidão, me decepcionei um pouco com a história dessa outra grande obra de García Márquez.
A narrativa giro em torno do romance proibido entre Florentino Ariza e Fermina Daza, uma jovem 4 anos mais nova. Ambientado no Caribe, século XIX, na época em que o cólera era uma ameaça invisível, Florentino Ariza conhece Fermina Daza quando tem ainda seus 19 anos e ela 15, compartilham de um noivado às escondidas que durou 3 anos de correspondências cheias de juras de amor.
Proibida pelo pai de se casar com Florentino e enviada para longe para esquecer o pretendente, Fermina quando retorna toma a decisão de sua vida de encerrar toda e qualquer relação com Florentino. Fermina nega seu amor e decide se casar com o médico famoso, Juventino Urbino.
Assim, com a recusa da amada Florentino se diz esperar pela amada até que ela o enfim aceite, porém vive uma vida repleta de outras mulheres chegando ao cúmulo de se envolver sexualmente com uma parenta que é extremamente jovem (estupro). Entretanto a narrativa conta essas "aventuras" sexuais de Florentino como sendo naturais e nos vende que ele ainda assim está se "guardando" para a amada Fermina.
O livro num primeiro momento parece ser uma história de amor, porém a mim pareceu mais uma história de obsessão, onde Florentino sequer ama Fermina, apenas ama a obsessão de tê-la consigo.
Tive essa impressão principalmente quando Florentino começa a se envolver sexualmente com diversas viúvas, deslumbrando assim a possibilidade de estar pronto para conseguir o mesmo com Fermina, como consegue facilmente encantar e levar para cama tantas viúvas, sente-se pronto a fazer o mesmo quando o marido de Fermina morrer.
Uma leitura interessante porém um tanto contraditória, polêmica e cansativa em alguns momentos.

Gotas de leitura 28/06/2020

O amor nos tempos do cólera. Gabriel García Márquez. 1985.
“Bastou ao médico um interrogatório insidioso, primeiro a ele e depois a mãe para comprovar uma vez mais que os sintomas do amor são os mesmos do cólera.”

Alguns dos principais sintomas do cólera são diarreia, vômitos, dor abdominal e febre, levando o paciente a desidratação e, nas formas graves, a óbito. Esses sintomas nada românticos, são os mesmos do amor!
É com o realismo de García Márquez, nessa obra menos fantástico que no clássico Cem Anos de Solidão, que acompanhamos histórias de amor em tempos do cólera (doença) e da cólera (guerra).

Após receber o Prêmio Nobel e passar um ano sabático em Cartagena, Gabo começou a escrever esse livro tomando como ponto de partida a história de amor dos próprios pais. Um telegrafista que enfrenta a oposição do pai da moça e cria uma rede de comunicação para alcançar a amada.
Florentino Ariza é o telegrafista que consegue declarar seu amor a Fermina Daza, usando a rede de telégrafos e cartas apaixonadas. No momento que Fermina volta da viagem planejada pelo pai e revê Florentino, se dá conta que não corresponde ao amor dele. Casa-se então com Juvenal Urbino e fica com ele mais de 50 anos.

A duração do casamento de Fermina é a mesma da espera de Florentino. Ele, no entanto, preenche essa espera com muitos “amores”, alguns bem controversos.
Com a morte de Juvenal, surge outra possibilidade de viver esse amor interrompido na adolescência. Já idosos, Florentino e Fermina embarcam numa aventura de amor e cólera.

Mais um livro incrível de Gabriel García Márquez, com escrita profunda, poética e fantástica!

site: https://instagram.com/gotasdeleitura
Isadora1232 28/06/2020minha estante
Excelente resenha!

Gotas de leitura 28/06/2020minha estante
Obrigado!

Rod. 19/04/2021

Uma bela definição de amor.
Não foi meu livro favorito de Gabo. Porém, preciso reconhecer a beleza da escrita dessa obra. A história desse casal, nos mostra o amor de uma forma tão resignada e pura, que encanta todos aqueles que tem o prazer de concluir essa leitura.

Karla :) 27/04/2022

Só Garcia Marquez supera Garcia Marquez
O livro que levava a coroa de meu favorito era 100 Anos de Solidão até eu ler dez páginas de O Amor nos Tempo do Cólera.
Tem um milhão de argumentos que eu poderia escrever aqui - desde a escrita belíssima, até o assunto em si, passando por como a experiência latina bate forte na gente - mas no fim do dia esse livro é meu livro favorito da vida até agora porque eu sou eu e porque esse livro é esse livro. Eu amo o amor desde que comecei a ler e provavelmente nada que não fale sobre o amor com esse mesmo senso de realidade vai me fazer sentir isso de novo. Fazia muito tempo que eu não chorava lendo e esse me fazia chorar o tempo todo, sem nem ter tragédias que expliquem esse tanto de lágrimas, ou de sentimentos por trás delas. Te amo Gabo, te amo.
carlosdeangelis 29/04/2022minha estante
Falar o que né? Esse é mais uma das incríveis obras do Gabo. Amei esse livro. Mas ainda 100 anos é meu xodó...

carlosdeangelis 29/04/2022minha estante
*essa é

Rodrigo 01/11/2012

Favorito
Tão lindo. Tão simples e tão subjetivamente universal. É algo que de tão profundo parece inato a todos nós. São descrições de sentimentos, de amores que de tão verdadeiros parecem nossos. Amores diversos e ao mesmo tempo únicos. Um livro espetacular que arranca lágrimas e faz o leitor parar e deglutir em diversos trechos, tamanha a perfeição literária.

Eliza.Beth 29/09/2020

Amor (ou cólera) na forma mais crua da palavra
Esse livro é um misto de sentimentos. Muitas passagens belamente escritas, momentos engraçados, momentos de raiva, indignação, nojo. Momentos difíceis de ler. Momentos de amor. Momentos de cólera.
Muitas passagens preconceituosas, racistas, desvalorização da mulher, mas encarei tudo como uma crítica à sociedade (pois ao contrário não sei como conseguiria terminar esse livro).
Personagens humanos até demais, com suas atitudes que conseguem fazer vc querer socar a cara se fosse alguém real.
(Florentino, desculpe, vc é um bosta)
Final agridoce.
Recomendo muito!

Ana 10/07/2022

E mais uma vez, a América Latina faz tudo!
Se eu ganhasse um real pra cada pessoa que me disse que eu ia amar Gabo e que era bom eu dar uma chance logo...

Sendo assim, dei prioridade ao livro mais belo da estante - esteticamente, eu pensei. Ao finalizar a leitura, posso afirmar que por dentro ele é tão lindo quanto.

Demorei um pouco para me adaptar à escrita do Gabo, só lá pra uns 30% do livro eu me vi realmente envolvida na história. E que história, tá? Fico feliz de ter pego sem saber nada sobre ela, apenas que seria uma história de amor. Embora a minha visão sobre relações seja um ~pouco~ diferente da que nos é apresentada aqui (rs), me vi completamente envolvida na história, e foi impossível não ser tocada por ela. Pra mim, foi um livro muito visual e muito profundo. Sinto que é pouco escrever "envolvida na leitura", porque Gabo faz muito mais do que isso. Ele nos apresenta toda uma vida desses personagens, e você se sente ali, como se todo o amadurecimento e evolução de 50 anos tivessem passado por você também. Parece que qualquer coisa que eu vá escrever sobre esse livro não chega nem perto da experiência de lê-lo, então eu recomendo que você dê uma chance IMEDIATAMENTE a essa história. Não é "melosa" ou "melodramática", eu garanto!

Pra ser sincera, ao terminar esse livro eu quis imediatamente ler Cem Anos De Solidão porque fiquei viciada no jeitinho do Gabo de contar histórias, mas prefiro me permitir absorver essa leitura e pensar sobre ela para depois iniciar outro livro dele. Fico muito contente em confirmar que sua escrita e suas histórias são assim, do meu jeito favorito: marcantes o suficiente para nos fazer pensar sobre durante algum tempo, e ter certeza que mesmo depois de anos da leitura concluída, sempre vamos lembrar dela de uma forma especial. Mais uma vez eu digo: recomendo o livro pra todo mundo, não importa o seu gosto literário: só lê e agradece depois, viu?

site: https://www.instagram.com/_literariana/

Karen Silva 22/07/2020

É baseando-se na história de amor de seus pais – Gabriel e Luiza – que Gabriel García Márquez descreve o amor e seus sintomas. A história se passa em um não definido país da America Latina, no século XIX, marcado por disputas políticas e surtos epidêmicos, dentre eles o Cólera.

Ali vive o jovem Florentino Ariza, aprendiz de telegrafista que se apaixona perdidamente por Fermina Daza quando vai entregar um telegrama ao seu pai, Lorenzo Daza.

Fermina recebe o galanteio com desinteresse e até certo desprezo. Enquanto isso, Florentino padece de amores por ela e sua mãe chega a crer que ele poderia ter contraído cólera. Quando se recupera, Fermina finalmente o corresponde. Mas o romance é impedido pelo pai da jovem, que a envia em uma viagem para esquecer o rapaz.

O livro segue então narrando os encontros e desencontros dos dois personagens. A ascensão profissional e os numerosos casos de Florentino, a vida doméstica de Fermina e a influência social do Dr. Juvenal, seu esposo. E somente passados mais de 50 anos Florentino tem a oportunidade de tentar reconquistar Fermina e viver o amor que sonhou por toda a vida.

O Amor Nos Tempos do Cólera é um livro que fala sobre o poder do amor em todas as suas formas. E o faz lindamente através da escrita poética do autor. Contudo, não fui capaz de me conectar com os personagens e nem admirar suas ações. Não há como negar o quão complexo e bem desenvolvido é Florentino Ariza, mas para mim ele teve pouquíssimo apelo e foi até difícil torcer por sua felicidade.

Apesar de não ter minhas expectativas atendidas nessa leitura, pretendo ler outras obras do autor e espero ter uma perspectiva diferente das mesmas.

Sha 21/11/2022

Chorei ??
Durante a leitura me perguntava, se o amor que Florentino Ariza sentia por Fermina Daza persistiria se eles tivessem vivido a vida juntos, durante a leitura percebemos que Fermina Daza não era nada fácil de lidar haha.
Max 21/11/2022minha estante
Lindo livro!?

Monique Baliza 20/12/2022

Gabriel Garcia Márquez não decepciona!
Se você gosta de uma boa história esse livro está repleto delas. Cada fase da vida dos protagonistas é narrada como uma prosa romanceada até mesmo algumas situações problemáticas o vividas pelos personagens. Isso não diminui a obra só nos revela como aqueles situações eram encarada naquela época pela sociedade.
Florentino é uma pessoa que tem fascínio pela melancolia gerada de um amor não mais correspondido.

florescerdaleitura 12/09/2021

O amor nos tempos de Garcia Marquez
O livro me cativou desde o início, quando nos apresenta a vida de Fermina com o Juvenal Urbino. E depois fui me envolvendo na trama a partir da história da Fermina com o Florentino. É interessante perceber que ambas as histórias de amor tem como cenário a epidemia do cólera, além de ter esse surto como promotor desses romances.
Outro ponto que me tocou na história, è o fato dela ter sido inspirada na vida dos pais do autor. Isso é fantástico.
O livro é uma defesa ao amor. Recomendo sua leitura.