Solanin #1

Solanin #1 Inio Asano

Resenhas - Solanin 1

Jerebinha 18/04/2024

"No quartinho alugado onde a gente viveu, hoje tem outras pessoas ocupando o lugar"
Solanin é um mangá, claro, mas funciona perfeitamente como um "romance de formação". Inio Asano consegue expressar de maneira incrível as dores do crescimento para a vida adulta, e a angústia que acompanha todo o processo. Me peguei muito reflexivo durante toda a leitura. Crescer é estranho, mudar é difícil e viver é uma loucura. Talvez a pior parte seja olhar para trás e perceber que coisas que importavam para nós desapareceram com o tempo. A nostalgia acompanha a vida de todo mundo, a saudade e os arrependimentos em relação ao passado também. Amadurecer é aprender a lidar com isso. Nem todos conseguem. Acho injusto achar que todos precisam conseguir. Solanin é sobre sentir, não há o que criticar na obra em um sentido geral, pois no fim é sobre o que você sentiu durante o processo. Eu senti medo, angústia e tristeza. Estou satisfeito com isso.

hyakuyazito 14/04/2024

? uma história bem tocante e realista! ao mesmo tempo que nos faz questionar algumas questões cotidianas que muitas vezes nos passam batidas, também trata sobre a importância de seguir seus verdadeiros sonhos e não deixar a vida se tornar pacata. muito bom (*^-^)~~

Jessica Moraes 24/03/2024

Aguardando o volume 2 chegar para concluir essa história, muito surpreendida pelo final pois até então aparentava ser uma história tranquila.
Vamos ver onde vai parar tudo o que aconteceu;

Luizeduardu 13/03/2024

Maravilhoso
Conta a história de 5 amigos passando pelas dificuldades e incerteza da vida, uma obra prima sobre liberdade e frustrações da vida adulta, a arte e a escrita dos textos são muito bons.

1usuario 06/03/2024

A realidade da vida adulta é difícil de engolir
Os sentimentos dos personagens refletem muito bem como é viver essa nova etapa. Quando tudo parece ser monótono e a vida se resume a estudar,trabalhar,comer,morrer. Se a pergunta fosse feita, sobre a forma que gostaria de viver, acho que muitos estariam querendo fazer outras coisas. Mas o caminho da realização de um sonho ou de um desejo muitas vezes não anda junto com as oportunidades que a vida traz. Ainda mais quando falamos de dinheiro.

Esse Mangá me fez refletir sobre isso. Muitas das perguntas eu mesma já fiz porém já adquiri as respostas para elas, por isso não acho que ele me prendeu tanto e a edição de bolso deixou a leitura mais cansativa. Entretanto, uma frase marcou:

"A minha sandália nova era meio dura e, com certeza, me faria bolhas. Mas eu gostei tanto que decidi usar até arrebentar. Os primeiros passos foram bem incertos mas transformaram o dia de hoje no primeiro passo de uma nova vida"

A protagonista não estava falando de sandálias. Foi o passo que ela precisou dar para seguir em frente, mudar a perspectiva. E a mudança dói.

Diegoft43 26/02/2024

Solanin me tocou de uma forma tão íntima, que nem eu sei definir ainda, só sei que essa leitura me mudou. Uma obra consegue ser mais apreciada quando você encontra ela no momento certo da sua vida, aconteceu isso com Solanin, consumi esse mangá no momento que mais precisava.

Bastos 26/02/2024

Uma estória comovente e reflexiva sobre as escolhas e inseguranças, como a vida é cheia de voltas e reviravoltas e devemos nos arriscar e fazer escolhas sejam elas certas ou erradas.

gi ovana 20/02/2024

Solanin 1
Adoro esse estilo de obra, esse estilo de traço e essas histórias que sempre te prendem e te pegam de jeito quando se trata de lhe deixar triste.

Bibis8 19/02/2024

Sendo engolido pelo viver, mesmo quando nem sabemos pra quê vivemos
Quando foi que paramos de questionar as coisas que a vida simplesmente deposita nas nossas mãos?
E como lidamos com as consequências de atitudes que tomamos?
Li essa história pela primeira vez quando eu tinha acabado de sair do colégio, lembro até hoje de ler um momento muito chave dela no ônibus para o curso de inglês {morri de chorar na frente de gente que eu nem conheço}, voltar aqui pelo menos 10 anos depois me causou um efeito muito diferente do que eu esperava, porém uma coisa ficou intacta, ainda mantenho minha paixão por esta obra.
Buscar um sentido é sempre a nossa principal motivação de seguir em frente, principalmente quando deixamos a nossa infância {ou somos deixados por ela, digo, enxotados para fora}. Infelizmente esse sentido nunca está desenhado numa placa com uma seta, então procurar um sentido geralmente é o cerne da grande questão da humanidade, o tempo para achar é uma outra coisa que pode variar bastante, ocupando até quem sabe uma vida inteira {independente da duração dessa vida}. Todo esse papo tem o objetivo de deixar com vocês minha impressão até que profunda do que essa belíssima obra do Inio Asano é capaz de alcançar. Tratar de assuntos como ócio, luto, amizade e relações dentro de um contexto tão esquecível, tatuando em pessoas como eu essa história é o que torna esse mangá especia.
Leiam e signifiquem cada pedacinho dessa vida que antes era tão insignificante. As pequenas coisas definitivamente tem o seu valor e geralmente são essas miudezas que podemos alcançar.

favsachilles 11/02/2024

A vida adulta dói em todos nós
Os primeiros comentários que recebi desse mangá foi "ele é muito triste" e "boa sorte", mas ao ler, é apenas a realidade de nós que em um segundo deixamos de ser adolescentes e de alguma forma ainda não conseguimos aceitar que temos que ser adultos, ver as histórias deles, especial do casal protagonista do vol 1, traz muitas perguntas a nós mesmos e uma certa identificação ao mesmo tempo que isso influencia muitos nossos relacionamentos.
simplesmente AMEI e fico surpresa por ser tão bom!!! NOTA MIL

Daniela742 10/02/2024

A crise dos 20
Me identifiquei tanto que chega dói! A crise dos 20 é cruel, parece que tudo é só uma grande corrida para decidir uma vida toda, conquistar um emprego, casa, uma estabilidade e liberdade super idealizada, sem nem viver direito o caminho, só correndo.

Uma batalha constante entre sonhos e realidade. Sobre sonhar conquistar o mundo, é tomar uma dose de realidade todo dia que limita um tanto o seu caminho. Descobrir o equilíbrio para seguir em frente convivendo com tudo isso é difícil.

Pra mim Solanin foi muito sobre isso. Um mangá muito sensível e humano, que discute tantos assuntos complexos e difíceis de forma envolvente, cuidadosa e até mesmo leve em alguns momentos. É muito lindo e doloroso.

Jhonatan108 29/01/2024

Um mangá sobre as dores da vida adulta
Um lindo mangá. Nos faz refletir. Solanin é sobre sonhos, esperanças e coragem. Já quero ler a continuação.

livblt 05/01/2024

Quero maiz
Quis ler esse pq gosto mt do estilo do inio asano. eu acho realista, são problemas reais q nao se resolvem magicamente e da pra sentir a frustração de tudinho. quero o dois ?

Rafa Gomes 05/01/2024

Primeira vez lendo Inio Asano
?Talvez seja hora de remar contra a corrente? só que, desta vez sem chance de voltar atrás.?

Confesso que ainda estou tentando digerir este mangá, tinha expectativas enormes sobre ele, esperava que fosse aquele tipo de história que acalentasse o coração, mas não sei o que senti e estou sentido após ler ele, talvez essa fosse a ideia do Inio, mostrar que está tudo bem não saber para onde está indo ou para onde quer ir.

Guilherme.Lefort 04/01/2024

Sensibilidade cortante!
É incrível a capacidade do autor de junto da sensibilidade do seu traço e diálogos conseguir falar sobre os dilemas de uma geração inteira. A maneira como o mangá reflete sobre liberdade e a vida adulta é muito profunda.
Ao mesmo tempo, a história tem uma leveza e uma diversão de como muitas vezes vamos empurrando nossos dilemas e problemas e vivendo. Para mim é um retrato perfeito de uma parte da vida que todos passam!