A Volta do Parafuso

A Volta do Parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Simon.Xavier 19/04/2024

Atemporal
Mesmo se passando em uma época tão longe da nossa, com hábitos tão diferentes, prende nossa atenção e nos guia na espiral da loucura (ou seria a lucidez) dos acontecimentos da mansão Bly, com um encerramento vertiginoso e surpreendente. Excelente!

Daniela742 17/04/2024

Uma leitura maçante com um final trágico. Precisei me esforçar bastante para concluir e poucas vezes fiquei absorta.
Não pretendo reler e menos ainda explorar mais livros do autor.

Aryta.Mancini 15/04/2024

Além de muito bom, intrigante.
O livro já começa sensacional só com o título e tudo que podemos extrair dele. A tradução literal para o português ficou como ?a volta do parafuso?, ou ?a outra volta do parafuso?, porém, sem conseguir alcançar o que a expressão, originalmente em inglês, ?The Turn of The Screw?, significa e quer transmitir.
Essa volta do parafuso se refere a algo que acontece quando as coisas já estão estão ruins e tornam-se ainda piores. Quase como a expressão ?A Gota D?água?, pois, considerando as circunstâncias, essa ?volta do parafuso? leva a pessoa ou situação ao extremo.
Li que a origem da expressão em inglês vem de um método de tortura, em que cada vez que era dada uma volta no parafuso, mais dor a vítima sentia, até que, sem ser capaz de suportar, ela acabava cedendo. A expressão não é mais usada.
Logo no início, somos advertidos de que vamos ouvir uma história que vai além do horror, porém, o personagem que fala inicialmente, fará uma leitura fiel do que foi escrito pela protagonista, agora já morta há 20 anos, e confiado ao amigo, por isso, passamos à narrativa em primeira pessoa.
Assim, desde a sua chegada à propriedade Bly, é possível perceber todas as camadas de sentimentos e crenças morais que permeiam a jovem governanta enquanto ela lida com os desafios de ser uma tutora e protetora dos órfãos Flora e Miles, que vivem em uma mansão tão bela quanto sinistra.
Logo que passa a viver na propriedade Bly, a professora tem ciência de que aquele ambiente também abriga outras ?almas? e, essas ?almas? estão intimamente interessadas nas crianças.
Durante a leitura, me questionei se o fato do livro ter sido escrito há mais 100, pela visão de um homem, não interferiu sobre as decisões e sacrifícios feitos pela protagonista - uma mulher -, diante de circunstâncias bastante complicadas e desafiadoras. Pensei que, talvez, muitas decisões da personagem sejam para reforçar ao leitor o que o autor acreditava ser a atitude esperada de uma mulher, que independente da posição social ocupada, demonstrava certa nobreza moral ou que, por ter determinadas origens e crenças, poderia impor seu ponto de vista particular e sua interpretação sobre as circunstâncias, que, não necessariamente revelariam a realidade (possuindo uma visão limitada, talvez?).
Mas, é impossível saber, porque são justamente as ações e decisões da personagem que nos fazem pensar que apenas temos o ponto de vista dela. Tudo que sabemos vem do que ela narra. Consequentemente, tudo que sabemos vem daquilo que o autor nos quer fazer acreditar. E, entre vários trechos em que algumas contradições são deixadas como pistas, terminei a leitura com o sentimento de que, talvez, as crenças morais da personagem, inicialmente aparentando tanta nobreza, talvez escondam a realidade de uma forma egoísta, quando o seu julgamento deve ser acatado como o único correto, mesmo que ao leitor, nunca será da dada a chance de conhecer outras versões. Ela tem o controle de tudo.
Enfim, o livro é maravilhoso. O fato de que a leitura pode trazer diferentes conclusões para diferentes pessoas é o que eu acho ainda mais incrível. Recomendo muito!

LadyDeMi 13/04/2024

Fica por conta da sua imaginação...
O livro é de 1898, narrado pela personagem principal, que não sabemos nem saberemos sua identidade, pois ela não é identificada pelo nome na história.

Ela foi contratada como preceptora de duas crianças órfãs que estão sob a responsabilidade de um tio.

As crianças vivem em uma mansão somente com os empregados, pois o tio não quer contato com eles. É lá que a protagonista vai trabalhar e morar.

De início, a professora acha as crianças bem dóceis e inteligentes, porém, ela começa a ver fantasmas e descobre que eles têm ligação com seus protegidos.

O autor nos deixa em dúvida se as aparições do além são verdadeiras ou se é fruto da imaginação da jovem mentora, que faz de tudo para salvar as crianças deste mal.

O livro é para intrigar nossa mente e consegue fazer isso, tanto durante a leitura quanto no final.

Dizem que é um clássico do terror, porém, para os tempos de hoje, achei bem tranquilo.

A escrita do autor não me pegou, não consegui me conectar nem com a história nem com os personagens. Apenas li.

É um livro que levanta dúvidas e não soluciona nenhuma, apenas deixa a critério da imaginação do leitor.

Como é um clássico, acho que quem tiver interesse deve ler e tirar suas próprias conclusões.

Curiosidades:
? Em português, o título teve duas traduções A volta do parafuso e A outra volta do parafuso.

? Este é o livro que inspirou a série A maldição da mansão Bly, da Netflix.

?"The Innocents" (1961) de Jack Clayton, é o filme do livro

Aline.Andrade 10/04/2024

Incrível
É escrito de uma forma tão sublime,tão gostosa de se envolver que nem parece um livro de terror. Embora não tenha ficado tão feliz com o final , a obra é de uma perfeição magnífica, envolvente e extremamente romântico. Leitura muito agradável e recomendada.

Lendo em todo tempo 31/03/2024

Uma decepção que vai crescendo aos poucos.
Comecei a leitura com muitas expectativas, amei a série baseada no livro e estava ansioso por começar. De início nos é apresentado um ambiente de muito mistério o que aumentam nossas expectativas, porém ao decorrer da historia dmfica tudo muito arrastado e não acontece nada. NAO ACONTECE NADA MESMO. o livro gira em torno das crianças mas nada é explicado. Foi uma decepção pra mim, o final eu não vou nem comentar ruim demais ?

Van Bracisiewz 17/03/2024

A Volta do Parafuso
?A Volta do Parafuso?, de Henry James, é um livro que me levou para um mundo cheio de mistério e suspense.

A história é sobre uma mulher que precisa cuidar de duas crianças em uma casa isolada, e coisas estranhas começam a acontecer lá.

A forma como o autor descreve a casa e os personagens me fez sentir como se estivesse lá, vivendo tudo aquilo junto com eles.

Conforme a história avança, a tensão aumenta e eu fiquei cada vez mais curiosa para descobrir o que estava realmente acontecendo.

Os diálogos entre os personagens me deram algumas pistas, mas mesmo após o final da leitura ainda estou pensando sobre o que realmente aconteceu.

É um livro que mistura o sobrenatural com a mente humana de uma forma fascinante. É uma leitura que recomendo para quem gosta de histórias enigmáticas e cheias de suspense.

Aruana 10/03/2024

A outra volta do parafuso - Henry James
Apesar de ser um clássico muito bem avaliado e com diversas adaptações, não foi uma leitura agradável para mim. Não me conectei a estória, não senti nenhum terror psicológico, e fiquei muito perdida principalmente por conta da tradução, que preservou muito essa forma de escrita mais floreada (entendo que padrão da época, também), porém isso impactou diretamente na minha forma de ler.

Gabriel.Henrique 04/03/2024

Comecei essa obra com as expectativas tão altas e ao passar da leitura essa expectativa foi só caindo, a história não me prendeu e foi extremamente difícil chegar ao fim, Bly se mostrou chata e sem perspectiva de um suspense ou terror, as crianças totalmente chatas, Miles me causava agonia de ler... No geral acho que pode funcionar para outras pessoas.

Acacio 04/03/2024

Pequeno. Bem escrito. Insuficiente.
Livro de fantasma clássico, século 19. Eu esperava uma história robusta mas, não é o que encontrei nessas páginas. Uma escrita desinteressante, história bem corrida, sem desenvolvimento completo dos personagens e a sensação de ter perdido algo no meio do caminho.
Início promissor e só.

Caroline Vital 03/03/2024

Achei incrível, apesar da escrita rebuscada e complicada. Quantas vezes ler, serão versões diferentes que encontrará. Com certeza lerei mais vezes. Complexo, maravilhoso.