A volta do parafuso

A volta do parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Fernanda.Caputo 03/01/2024

Um dos livros mais diferentes que já li!
Henry James, o autor do livro, viveu entre 1846 e 1916, foi um autor do realismo e depois se dedicou a romances psicológicos, sendo A volta do parafuso, um conto de terror psicológico.

A primeira impressão que tive foi da semelhança com "Coração das Trevas", pois é a história da história que um terceiro me contou, narrada em primeira pessoa. Depois li o posfácio do livro e conta com um texto do próprio Conrad falando como James o influenciou, daí acabei entendendo a semelhança que notei lá no início!

Um grupo de pessoas está reunido e contando histórias até que Douglas conta que tem um manuscrito com a pior história de terror, que envolvia duas crianças.

A história é narrada por uma preceptora (uma governanta) inominada que é contratada por um tio para cuidar da educação e criação de uma sobrinha chamada Flora. Há um outro sobrinho, Miles, mas está em um internato. Sua única condição para a contratação é que a senhorita não o incomode de nenhuma maneira com as questões da criação desses órfãos.

Ao chegar à mansão, a preceptora logo se encanta pela beleza angelical de Flora. Logo em seguida recebe uma carta comunicando a expulsão de Miles da escola, sem que razões sejam apresentadas. Apenas consta que ele não será novamente recebido e logo ela conclui que ele era mau e prejudicial para os outros. Impressão que não se sustenta frente à beleza e inocência de ambas as crianças.

Em dado momento ela vê um homem na casa e logo descobre que era um antigo funcionário que morrera. Vê também, a antiga preceptora que também havia morrido.

O mais interessante é que a forma como o livro é narrado, em primeira pessoa, sob as impressões da preceptora, nos impede de ter uma real noção sobre o que, de fato, está acontecendo.
As crianças também veem os mortos? É algo que somente ela vê e passa a criar conjecturas? Qual o real motivo da expulsão de Miles? Flora está fugindo de quem?

O livro é nebuloso. E o final é aberto - aviso, porque terminei e fiquei "Ué, será que está faltando página?". É possível extrair diversas interpretações. Uma delas eu vi em um vídeo da @tatianafeltrin e achei bastante interessante!

Agora quero assistir a um dos filmes baseados na obra, que é "Os inocentes", filme de 1961, cujo roteiro é de Truman Capote.

OCautum 31/12/2023

Em vários momentos o livro me deixou apreensivo e ansioso, elétrico por saber o que iria acontecer. A questão da preocupação que se transfigura em obsessão da narradora é latente e muito interessante. Contudo, no geral, achei incompleto e com pontos que poderiam ser melhor trabalhados.

Michelle.Sabrina 31/12/2023

Não gostei
Definitivamente não é pra mim...rsrs
Não gostei do estilo de escrita, senti falta de profundidade nos personagens, na estória...Enfim, não gostei!

Eliza.Beth 29/12/2023

Terror psicológico
Eu adorei esse livro. Aparentemente, ele não faz muito sucesso entre os leitores, mas funcionou super comigo.
Ele tem uma escrita desafiadora, personagens complexos e, na minha opinião, um suspense que prende.
Eu amei ter que ficar tentando decifrar se as coisas eram reais ou não. E amei mais ainda terminar a leitura e não ter uma conclusão.

Esse livro fala muito nas entrelinhas. Todas as possibilidades que passaram na minha cabeça faziam sentido.

Em determinado momento, eu senti até um certo incômodo, talvez um certo grau de medo. Gostei do sentimento.

Eu consigo entender as pessoas que não gostam dessa leitura, mas fico muito feliz que esse livro conversou comigo e foi uma excelente leitura em 2023.
Carolina.Gomes 12/01/2024minha estante
Já comprei o ebook.

Eliza.Beth 13/01/2024minha estante
Vc vai gostar, pode confiar!

Lala 23/01/2024minha estante
Eu não consigo entender quem não gosta da leitura não kkkk, tô julgando todo mundo mentalmente aqui, que absurdo esse livro ter 3.5 estrelas!Tudo bem o livro não ter feito o estilo da pessoa, mas tem uma galera chamando ele de clichê, batido e mal desenvolvido, e pra mim esse livro é tudo menos isso. Ele segue sendo uma das histórias de terror mais intrigantes e complexas até hj, na minha opinião, e pra mim qm chama de clichê não sacou o objetivo do livro e que ele é muito mais q sobre casas mal assombradas. Finalmente outra pessoa q deu 5 estrelas, tava difícil de achar

Sammara 26/12/2023

Esperava mais...
Uma jovem aceita trabalhar na mansão Bly, em Essex, que fica nos arredores de Londres, e quem faz todos os trametes é o dono da casa e tutor das crianças.
Miles o mais velho e Flora a mais jovem ter personalidades totalmente diferentes, os pais de ambos morreram em um acidente que sofreram na Índia.
A narradora que é a governanta não é confiável desde o inicio, já que sabemos tudo pelo ponto de vista dela.
Confesso que acho que fui com muitas expectativas que ao longo da narrativa foi se perdendo e fez com que não gostasse tanto assim e achasse a narrativa sem pé nem cabeça.

CassianiMotta 26/12/2023

Longas frases, não dá pra ter uma cabeça preguiçosa
A outra volta do Parafuso, De Henry James, também teve algumas edições com o título "A Volta do Parafuso".
Imagine ter o trabalho perfeito, receber um salário para morar em uma mansão cuidando de duas crianças doces, vivendo em uma paisagem linda? Assim pareceu para a narradora de A outra volta do parafuso. Não sabemos seu nome, mas acompanhamos seus pensamentos mais íntimos ao chegar para trabalhar até começar a sentir que aquela perfeição escondia algo sombrio.
O texto começa com uma conversa, quando uma das pessoas diz que em outro dia contará uma história que recebeu da própria narradora via correio. E é aí que se inicia a história que nos faz embarcar em uma viagem junto com a governanta. Retirei na Biblioteca Pública daqui. O autor escreve frases longas que me fizeram parar para reler e absorver o que fora dito, o que não é demérito algum para essa obra atemporal. Na verdade, Henry James parece brincar com as palavras, demonstrando um domínio incomum da habilidade da escrita.

Vanessa.Benko 26/12/2023

Então, ergui de novo os olhos... e enfrentei o que devia enfrentar.

Uma obra que mergulha no sobrenatural, conduzindo-nos através da mente intrincada de uma governanta. A trama é ambientada em uma mansão isolada, cenário propício para os ecos de eventos passados e sombras do inexplicável. Embora James seja habilidoso ao criar uma atmosfera envolvente, minha experiência com a obra se resume a uma apreciação moderada
O elemento mais intrigante da narrativa é a ambiguidade cuidadosamente construída entre o real e o sobrenatural. As crianças, Flora e Miles, tornam-se os pivôs dessa dualidade, proporcionando uma visão peculiar sobre o mundo pós-morte. A sutileza com que James explora o sobrenatural é interessante, transformando o horror em algo quase poético, especialmente através dos olhos inocentes das crianças. Este é, sem dúvida, um dos pontos altos da obra.
Contudo, minha decepção repousa sobre algumas pontas soltas deixadas pelo autor. As respostas desejadas, tão cruciais para uma conclusão satisfatória, são escassas. A trama, por vezes, parece flutuar entre o tangível e o nebuloso, deixando o leitor ansiando por uma resolução mais concreta. Enquanto aprecio a atmosfera ambígua, não posso ignorar a sensação de que algumas lacunas poderiam ter sido preenchidas de forma mais completa.

Emille.pravereler 13/12/2023

Inacabado mas com gosto de quero mais.
O livro que dá início a história que inspirou a série A Maldição da Mansão Bly, foi escrito em 1898 por Henry James e transforma o clássico em um terror interessante.
Uma jovem governanta é contratada para cuidar de uma propriedade em Essex e educar as duas crianças Miles e Flora. Porém aos poucos duas sombrias criaturas tentam se aproximar das belas crianças, querendo dominá-las pela mente e pela alma.
O livro que se tornou um clássico do gênero, é extremamente interpretativo, com assuntos não ditos e questões não comentadas.
Achei interessante como foi tratada a situação dos fantasmas, ou as belas e perfeitas crianças com comentários e falas que parecem mais adultos em corpos infantis. Mas o mais interessante é a forma como o livro termina, como se o final nem importasse, como se tivéssemos que criar ou imaginar da forma que bem entendemos.
Apesar do vocabulário rebuscado digno de clássicos, esse é um livro gostoso e fácil de ser lido.

?Quanto mais você aperta um parafuso, mais pressão se exerce na superfície de forma que ele se encaixe. Quanto mais voltas você dá no parafuso, mais pressão, portanto, se é exercida? Até o momento em que sua mente pode falhar?

CatBB 13/12/2023

Nada acontece feijoada
Entendo a importância desse livro para as histórias de terror que vieram depois, inclusive a série da Mansão Bly, mas nossa senhora q porre
Nada me prendia e não poderia me importar menos com tudo kkkkk

theus33 09/12/2023

? ? aquele com a governanta doida;;
A Outra Volta do Parafuso é um daqueles típicos livros que você consegue ter noção da importância, mas que são um pé no saco de ler. A obra de Henry James entra pra lista de enredos que foram revolucionários para a sua época e que inspiraram grandes produções e adaptações ao longo dos anos, como aconteceu com os escritos de Allan Poe, Lovecraft e Conan Doyle.
Sou um pouco suspeito pra falar sobre esse livro, visto que tenho muita dificuldade em gostar de qualquer obra do gênero que tenha sido escrito antes da segunda metade do século XX, com poucas exceções como os contos de Poe e Drácula do Bram Stroker. Então, ao invés de enfatizar como a leitura foi arrastada e demorou mais que o normal, vou tentar abordar pontos positivos da narrativa.
Uma das coisas que com certeza te faz continuar lendo é a ambiguidade desse livro. A história, que gira em torno de uma governanta que começa a ver espíritos que acredita que ameaçam as crianças pelas quais ela é responsável, nos faz questionar muitas vezes se a narradora dos fatos é confiável. No fim, não sabemos quais eventos são reais e quais são fictícios, se os fantasmas realmente aparecem ou não. No fim, o primeiro livro de horror envolvendo fantasmas pode ser apenas um caso de loucura e êxtase fora de controle.
O fato do livro ter uma narrativa tão aberta e praticamente deixar como escolha do leitor qual rumo ela vai tomar me surpreende bastante, visto que este livro parecia, a princípio, bastante simples. É o tipo de coisa que você espera de um romance machadiano. Mas também, fora isso, não há muito que eu consiga abordar do livro como pontos positivos, além do fato das crianças serem bastante esquisitas e isso me ter me dado certo desconforto durante a leitura, o que provavelmente era o objetivo de Henry James. Missão cumprida, então, 130 anos depois.

LuHilst 05/12/2023

Um livro que reverbera
Leitura rebuscada, cheia de nuances, um pouco frustrante. Só que aí o livro apaga e vc continua pensando nele, tentando responder por dias o que era real e o que era fantasia em tudo o que foi narrado. Um livro que tira a gente do lugar. Recomendo ler em grupo, pra ter com quem discutir as teorias.

Lais.Lagreca 03/12/2023

O que é real aqui?! Você vê o que eu vejo?
Um livro misterioso.
Uma jovem governanta aceita trabalhar para uma família, cujas crianças, órfãs, vivem sob tutela de seu tio ? que faz o contato com ela por carta e afirma não querer ser incomodado em nenhuma hipótese.
Ela se depara com duas crianças adoráveis, perfeitas! O que poderia dar errado?
Porém, coisas estranhas vão acontecendo...
O leitor vai se questionando o que é real e o que não é. E isso segue por todo livro...
E essa história, contada pela narradora, está sendo lida vinte anos após seu falecimento.

Huum... ficou curioso?

Sinopse:

A outra volta do parafuso conta a história da jovem filha de um pároco que, iniciando-se na carreira de professora, aceita mudar-se para a propriedade de Bly, em Essex, arredores de Londres. Seu patrão é tio e tutor de duas crianças, Flora e Miles, cujos pais morreram na Índia, e deseja que a narradora (que não é nomeada) seja a governanta da casa de Bly. Ao chegar a Essex, a jovem logo percebe que duas aparições, atribuídas a antigos criados já mortos, assombram a casa. O triunfo íntimo da protagonista, mais que desvendar o mistério de Bly, consiste em vencer o silêncio imposto pela diferença de condição social entre ela e seus pequenos alunos.

Sheilinha 02/12/2023

Mansão Bly
Um clássico que deu origem ou influenciou diversas produções cinematográficas e séries de terror. A mais recente que eu me recordo, a Mansão Bly. Eu gostei do teor do livro, porém acredito que a tradução não está muito boa. A leitura ficou um pouco truncada.

Ingrid 01/12/2023

Decepcionante...
Ouvi falar tanto desse livro que fiquei empolgada para ler,e por ser um clássico imaginei que seria algo surreal,só que minha decepção foi maior, simplesmente uma perda de tempo?