A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Ingrid_mayara 02/01/2019

O dia em que conheci a escrita de Henry James
Acredita que mesmo suando nesse calorão do dia 31/12, várias vezes fiquei arrepiada? É um livro que dá até pena de não ter amigos para conversar pessoalmente sobre ele, pois renderia várias interpretações.
Li numa versão bilíngue que tem inglês e português na mesma página, e achei bem bacana porque assim pude comparar as duas línguas de vez em quando. Amei a narrativa!

Ah, não sei ao certo qual era a edição porque já passei o livro adiante, mas pretendo comprar novamente para reler.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Vai assistir o filme?

Ingrid_mayara 02/01/2019minha estante
Vou sim, assim que eu achar haha

Thiago 02/01/2019minha estante
Tem uma versão brasileira, que por sinal, também está muito boa.

Ingrid_mayara 02/01/2019minha estante
Muito obrigada! Vou assistir agora mesmo. Que abertura fantástica!

Thiago 02/01/2019minha estante
A versão brasileira, que eu falei, também tem no youtube. Eles traduziram inclusive a cantilena, pelo menos é o que eu ouvi numa crítica na época. https://www.youtube.com/watch?v=cN0dZc99EQM

Alcione13 02/01/2019minha estante
Thiago,essa adaptação seria Os inocentes???

Alcione13 02/01/2019minha estante
Ingrid, parabéns. Linda resenha. Vou começar já.

Ingrid_mayara 02/01/2019minha estante
Sim, Alcione. Eu assisti as duas versões (que o Thiago comentou). Subestimei a brasileira, mas no fim acabei gostando das duas!

Thiago 02/01/2019minha estante
Alcione, sim, esse mesmo.
Ingrid, eu achei genial a ideia deles colocarem numa fazenda de café, em plena década de 30, quando o governo mandou queimar toda a safra, para que o preço pudesse subir novamente. O Walter Lima Jr. fez um bom filme, não digo que seja excepcional, mas manteve uma constante, e a locação é muito boa, tem uma ótima fotografia, e os atores, estão bem, principalmente a Virginia Cavendish que está exuberante, e o Domingos Montagner, acaba tendo uma ótima participação, apesar de muito breve.

Ingrid_mayara 02/01/2019minha estante
Sim, Thiago. Não entendo muito dessas coisas, mas acho que a adaptação brasileira poderia ter mais tempo, pois o enredo parece meio confuso. Se fosse uma minissérie, acho que ficaria bem mais atrativo.

Thiago 02/01/2019minha estante
Para ser sincero, eu gosto muito do tom dúbio que ele tem, não sei se foi bem isso que você se referiu como confuso. Mas nota-se que tem muita coisa nas "entrelinhas", que não veem a tona, são apenas levemente mencionadas, como por exemplo; o fato da Laura ter perdido a mãe a pouco, e dela ficar desconfortável na presença de homens, o Walter, disse que fez isso propositalmente.

Ingrid_mayara 02/01/2019minha estante
Entendo, disso eu gostei. Mas vou assistir novamente num dia mais frio, pode ser que não prestei tanta atenção por causa do calor insuportável haha

Thiago 02/01/2019minha estante
Eu nem sei como você teve paciência para assistir em tão pouco tempo dois filmes similares kkkkkkkkk

Nem eu kkkkk

gustavo 30/07/2020minha estante
vai ter série da netflix inspirada no livro

FabyTedrus 08/06/2020

A Volta do Parafuso - Henry James
Resolvi ler esse livro depois de saber que é baseado nele que a Netflix vai lançar a nova serie de terror, Maldição da Mansão Bly. Gostei demais do que fizeram na serie Maldição da Residência Hill, li o livro em que ela foi baseada, A Assombração da Casa da Colina, e não tinha vontade de assistir a serie tamanha foi a minha decepção com o livro, mas que bom que a Netflix fez um milagre e a série é sensacional.
E surpreendendo um total de zero Fabianas, esse livro foi decepcionante exatamente igual. Ok que é um clássico, Ok que deve ter sido um sucesso quando foi lançado, Ok que a história tem algo de interessante, mas não faz meu gosto. É uma leitura entediante e confusa. Suma maioria dela em primeira pessoa, a moça/ nova preceptora das crianças, conta a história toda no seu ponto de vista. Ela se perde nos pensamentos, tem parágrafos imensos e super confusos sem contar que são pouquíssimos os diálogos ao longo do livro, e isso resumo os motivos da leitura ser tããããão cansativa e extremamente confusa.
Ou seja, estou na torcida que a Netflix opere um milagre novamente e ao contrário do livro e do filme 'Os órfãos', faça outra serie sensacional.
Jaque - Achei o Livro 08/06/2020minha estante
Mesma impressão que tive. Confuso e aquele final que cada um entende de um jeito.
Nem assisti Os Órfãos pq até o cara que legendou disse que perdeu tempo da vida dele que nunca mais voltará rsrs

FabyTedrus 08/06/2020minha estante
Jaque, tentei assistir o filme e desisti pq tava me dando ranço desde o primeiro minuto, hahaha. O que nós resta é torcer pela Netflix!

Alcione13 09/06/2020minha estante
Detestei esse livro.
E não entendi foi nada desse final

FabyTedrus 09/06/2020minha estante
Alcione, prefiro nem pensar nele. Coloquei minhas fichas na Netflix e pronto! Hahaha

Alcione13 09/06/2020minha estante
Rsrs
Não tenho Netflix rsrs
Livro ruim e ponto

Mateus 18/07/2020minha estante
Recomendo muito que você veja a primeira adaptação do livro "Os inocentes" de 1961, é um dos melhores filmes sobre fantasmas que já vi e se encontra completo no YouTube. ?

Alcione13 19/07/2020minha estante
Vou responder. Rsrs Mateus,eu vi esse filme e amei.
Por isso li o livro por ao que parece ser baseado na obra.
O problema é que livro subjetivo não é minha praia.
Sou muito pé no chão

Gonçalez_ 18/10/2020

Lento...
Demorei mais do que eu esperava, a leitura foi bem lenta e me perdia em algumas partes, inclusive n sei se entendi o final kkkkkkkkkkkkkkk espero ter coragem de ver a série agora!
Retiz 25/10/2020minha estante
A série n é tão lenta quanto o livro, oq é um ponto positivo. Talvez a única coisa que incomode (n para todos) é o fato de terem mudado ou acrescentado coisas que n estão no livro. Enfim, igual vale a pena dar uma assistida

Bianca.Teshima 09/06/2021minha estante
Passei pela mesma situação, mas fui pesquisar mais para ver se o que tinha entendido mesmo e gostei mais do livro do que da serie, na epoca que o livro foi lançado os leitores interpretavam como as crianças foram abusadas por isso alguns comportamentos e principalmente o comportamento de Miles no final em surto e a governanta beira a esquizofrenia mesmo e na ânsia de se sentir importante ou "certa", leva a morte do menino tbm. Espero que em um futuro tenha uma melhor adaptação desta obra, vai ficar muito bom!

Nath 02/07/2021minha estante
Tem uma série? Agora eu estou gostando do livro, vou querer assitir.
Também enrolei bastante pra ler. Comecei a ler uns 2 ou 3 meses atrás, mas eu tinha preguiça. Só que de ontem pra hoje eu tô lendo super rápido, o comecinho que era muito chato.

Retiz 02/07/2021minha estante
Tem ss! Se chama ?A Maldição da Mansão Bly?. Tem na Netflix

Nath 02/07/2021minha estante
Aaah eu já vi! Kkk bem que eu lembrei dessa série lendo o livro, mas parece bem diferente da série.

Bart 04/02/2020

null
A Volta do Parafuso
* Henry James*
Um aviso: se vc for ler esse livro, pule logo p/história, o prefácio desse livro acaba com toda graça, pois conta td, até como acaba.
Uma moça chega a uma baita propriedade, com uma mansão enorme, no interior da Inglaterra, onde tem como missão, ensinar dois irmãos Miles e Flora. Lá ela é instruída de tomar todas as decisões e de não incomodar o proprietário, tio das crianças. Até aí td bem, se não fossem estranhas pessoas que ficam olhando de longe em locais escuros, espíritos... os mesmos que se aproximam cada vez mais das criancas... nem me pergunte, vá ler.
Li o livro com a maior das expectativas, mas a trama é mediana-sonolenta, infelizmente ou felizmente, o único livro de terror a cumprir a função (botar medo) foi "O Exorcista", esse é o ápice do terror.
A Volta do Parafuso (que título, kkkkkkkk), foi adaptado para o cinema em 1961 com o título "Os Inocentes", e agora com "Os Órfãos", não assisti a nenhuma das versões, e depois do livro... É que bateu o desinteresse mesmo!
Livro razoável, cheio de "nada demais"!
Ju 26/10/2020minha estante
Ô meu Deus, sério?? Tava tão empolgada com ele ??

Bart 27/10/2020minha estante
2 e meio é uma nota mt boa p/ele!!

O livro é bem fininho!!
Pelo tamanho, nem vai dar p/sentir que tá lendo ( se vc aceitar ), o Netflix tá com o Mistério da Mansão Bly (q é baseado nesse livro), nem me atrevo à assistir!!
Porém, tem mt gnt gostando do que tá sendo mostrado nessa série!!

Ju 27/10/2020minha estante
Eu comecei a série, realmente estou gostando ??
Vou tentar ler, mal não vai fazer ?

Bart 27/10/2020minha estante
Com certeza!! Mas acho q A série deve ser melhor que o livro!! Vc já tem o livro?!

Renata (@renatac.arruda) 21/10/2018

Clássico de Henry James que, apesar de ser uma novela de pouco mais de 100 páginas, foi incluída na coletânea "Contos de Horror do Século XIX", organizada por Alberto Manguel. A história, contada por uma narradora nada confiável, se torna mais sinistra à medida em que se desenrola e o seu brilhantismo está na ambiguidade: é impossível afirmar com certeza se as aparições vistas pela protagonista são fruto de um fenômeno sobrenatural ou da insanidade (inclusive acredita-se que Shirley Jackson tenha se inspirado nessa ambiguidade para escrever "A assombração da Casa da Colina"). O fato é que há pistas no texto que levam a crer que a personagem estava sofrendo de transtornos psicológicos, de forma que essa história é muito estudada à luz da psicanálise, por ter se antecipado a teorias formuladas por Freud. E eu tendo a concordar com este ponto de vista, embora o texto também ofereça argumentos para acreditar em uma influência maligna.

Embora a narrativa seja arrastada, funciona de forma impressionante, conseguindo a façanha de ser absolutamente terrível sob ambas as perspectivas.

Em: https://www.instagram.com/p/BpN1GaYHHe4/

site: https://www.instagram.com/p/BpN1GaYHHe4/
Julia 23/10/2018minha estante
Eu tremi nas bases com esse livro. Dizem que o filme mais antigo é muito bom, porque os fantasmas só aparecem de longe, deixa o maior clima.
O que você achou do final?

Renata (@renatac.arruda) 28/10/2018minha estante
Vou procurar o filme, me interessa ver essas adaptações. Olha, eu fiquei bem chocada com o final. Você não tem muito como saber se ela foi possuída ou se enlouqueceu, mas no meu ponto de vista, entendi que ela estava fora de si. Vi alguns traços de repressão sexual e projeção, mas, no fim das contas, interpretei aquilo tudo como um surto de esquizofrenia.

Julia 29/10/2018minha estante
Também acho que fica ambíguo entre fantasmas de verdade ou transtorno psicológico. Mas como você entendeu que o menino morreu? Porque eu não entendi.

Renata (@renatac.arruda) 30/10/2018minha estante
Me parece que ela o estrangulou durante o devaneio

gustavo 30/07/2020minha estante
vai ter série da netflix baseada no livro

Bells 17/03/2021

Livro x série da Netflix
O livro escrito por Henry James traz uma história dentro de outra história. A obra se inicia com um grupo de amigos reunidos em volta de uma fogueira contando histórias assustadoras de fantasmas, e no final, um dos amigos fala de uma espécie de diário deixado por uma governanta.

O livro possui muitas ambiguidades, suspense e mistério. Tem um final aberto, e ao longo da narrativa, muitas perguntas vão sendo feitas, a maioria delas são respondidas com mais perguntas, isso porque a tutora quer saber o que as crianças veem, mas não pergunta de forma direta.

De forma geral, a narrativa no livro é questionável, a momentos em que temos a sensação de que os acontecimentos não são confiáveis. E nada acaba sendo relatado de forma clara, o que acredito que era a intenção do autor. Eu particularmente gostei bastante disso.

Já na série, que eu também gostei bastante, temos uma releitura na qual somos expostos diante do que os roteiristas e diretores pensaram que poderia ter acontecido, com algumas adaptações.

Ela nos traz maior clareza em relação aos acontecimentos, com uma narrativa muito mais confiável quando comparada ao livro. Fiquei maravilhada com a qualidade da série, ali nos foi apresentado um romance gótico muito bem desenvolvido. A série traz uma ótima metáfora referente aqueles fantasmas do passado que carregamos conosco, os nossos arrependimentos, amores, medos. Me encantei pela forma como tudo isso foi desenvolvido.

Já adianto que existem diferenças entre a série e o livro, mas para mim, um complementou o outro de uma forma maravilhosa, sendo que no livro temos uma narrativa mais misteriosa, que falta clareza e muitas vezes questionável, enquanto a série já nos traz essa clareza.

site: https://www.instagram.com/p/CL5AiudD9x7/
Samantha.Favaro 24/03/2021minha estante
Como chama a série da Netflix? Não achei pelo mesmo título do livro...

Bells 01/04/2021minha estante
A maldição da mansão Bly, está na Netflix

Samantha.Favaro 01/04/2021minha estante
Obrigada! Vai ser o próximo livro que irei ler, pra poder assistir a série

Bells 01/04/2021minha estante
O livro e a série são muito diferentes, mas para mim, foi uma experiência maravilhosa

Rafa 18/08/2020

Gostei maaas...
O livro traz um horror muito bom, que vai se propagando a medida que você lê, mas ao final da história deixa algumas dúvidas e quando você vê pela perspectiva do autor percebe alguns pontos que podiam ser melhorados.

Mas vale muito a leitura.
@vcdisselivros 03/09/2020minha estante
Estou com vontade de ler, principalmente depois de saber que a nova série do Netflix ( A maldição da mansão Bly) será inspirada no livro.

Rafa 06/09/2020minha estante
Olha não sei se é tão parecido mas amei o tipo fe horror empregado, e não vi isso em outro livro até hoje

Rafa 06/09/2020minha estante
Lembrando que já li esse livro mais nova

@vcdisselivros 06/09/2020minha estante
Vamos ver, com certezas série vai deixar tudo mais sombrio, porém quero ler antes dessa vez. Quando foi a Maldição da residência Hill eu assisti e depois li, aí odiei o livro kkkkk. Nesse quero fazer tudo certinho

Alfer Medeiros 12/12/2010

Deveria ser mais curto...
O livro se arrasta demais, a protagonista é inexpressiva e as coisas acontecem muito devagar.
Tem ideias interessantes e um cenário propício a um bom terror psicológico do século XIX. Funcionaria melhor se fosse um conto ou, no máximo, uma noveleta. Como romance, ficou maçante.
Isso sem citar o clímax, curto e brusco.
Ainda prefiro Poe e Lovecraft.
nowmary 26/08/2011minha estante
Tive essa mesma impressão do livro.

Gláucia 01/03/2012minha estante
Não sei se você sabe mas existe um filme baseado nessa novela, Os Inocentes, com Debora Kerr.

Júliah 11/06/2012minha estante
Ele esta como um conto no livro Contos de horror do século XIX, confesso que tb achei muito chato! Mas nesse livro tem uns contos excelentes!

Victor Tanaka 14/06/2013minha estante
Devagar? Sério?
Eu acho que os acontecimentos se dão em um ritmo perfeito!

Michela Wakami 19/03/2021

Leitura chato, cansativa, arrastada e que final foi esse?
Fui com pouco expectativa, e mesmo assim, sai frustrada!
Biancabcp_ 19/03/2021minha estante
Mas conseguiu ler até o final?

Michela Wakami 19/03/2021minha estante
Sim rersrsrs... Obrigada!

CPF1964 12/05/2021minha estante
Só isso....

Michela Wakami 12/05/2021minha estante
Esse livro é uma bomba ??????

Claire Scorzi 18/02/2009

A melhor história de fantasmas
Muito se discute se os fantasmas mencionados em A volta do parafuso existem ou se são imaginação da governanta que narra a maior parte da história. Pessoalmente, não creio que ela tenha imaginado como resultado de "repressão sexual" (teoria de Edmund Wilson, numa época em que tornou-se 'perspicaz' explicar tudo com base em sexo, especialmente se a heroína da novela é solteira); acho que os fantasmas são reais, e o que ela narra digno de crédito.
Porém o mais impressionante nessa obra tão debatida é a arte fina de Henry James, que consegue pôr nossos cabelos em pé sem mostrar nada - nossa imaginação preenche as lacunas deixadas pelo escritor. Qualquer coisa imaginada é muito mais apavorante; e James apenas sugere em seu texto - deixando o resto por nossa conta.
Goldenlion85 18/12/2009minha estante
Esse livro é sem dúvida, um peça preciosa, li e meus questionamentos aumentaram

muito..., esse livro deixa muitas questões abertas no ar,

a minha será que a protagonista realmente gostava de seu preceptor?

é muita coisa pra analizar, sua resenha é ótima!!!

Daniel.Malaquias 17/02/2021minha estante
Realmente é um formidável livro, nada é o que parece ou nada pode ser simplesmente explicado com base em uma lógica cartesiana. Enfim é ler e se deliciar com a narrativa

Claire Scorzi 17/02/2021minha estante
Se deliciar: exatamente isto! ^^

belligna 07/10/2022

Achei muito confuso e mal explicado. É uma leitura rápida e está longe de ser ruim, mas faltou coisa, sabe? Li umas resenhas que me deixaram curiosa então mais pra frente vou reler e ver se interpreto de outra forma ou gosto mais.
Michela Wakami 07/10/2022minha estante
Também não me agradou.?

belligna 07/10/2022minha estante
Queria muito ter gostado mais :(

Michela Wakami 07/10/2022minha estante
Eu também .?

nico 16/01/2024

Gostei bastante dessa leitura, principalmente pois focou no sofrimento de crianças, algo que não era tão comum pra livros dessa época. Não tratando as crianças como se fossem apenas objetos, mas tendo personalidade e sentimentos.

Descobri em tarde que era a inspiração para a série da Netflix, mas isso não tirou a graça do livro nem um pouco. Vale a pena.
nana 16/01/2024minha estante
nossa eu adoro a série, queria saber se o livro é um pouco diferente ou se é tudo igualzinho

nico 17/01/2024minha estante
É diferente, a série apenas se inspirou nele, não é uma adaptação direta.

nana 17/01/2024minha estante
entendiii

cristianepf 29/09/2012

Maravilhoso | http://meioliteral.blogspot.com.br/
A primeira coisa que você precisa saber sobre esse clássico é que trata-se de uma obra ambígua. A intenção do autor é justamente nos deixar em dúvida sobre os relatos. Por isso, não se preocupe em encontrar respostas certas ou erradas.

A grande dúvida será sobre em quem acreditar. Na preceptora que está contando a história, ou nas crianças que dizem não ver assombração nenhuma? Dessa maneira, os leitores irão se dividir em dois grupos: Alguns vão ver o livro como de suspense outros como psicológico e, como eu já disse, nenhum estará errado.

Durante a leitura, descobri dois filmes que foram inspirados no livro e procurei os dois para assistir. Gostei de ambos, mas a grande diferença entre eles o livro é que, ao contrário do livro, os filmes pendem mais para um lado ou para outro, tendo já a sua interpretação bem definida.

O primeiro se chama, Os Inocentes (1961), é um filme em preto e branco que realça a ideia dos fantasmas que perseguem as crianças e estes realmente escondem que mantém contato com eles, enquanto a preceptora tenta de todas as formas salvá-los. Trata-se de uma história paranormal.

No segundo filme, Lugares Escuros (2006), a história é trazida para a atualidade e a babá é claramente mostrada como perturbada e com passado problemático, onde a babá tenta proteger as crianças de um perigo que não existe. Trata-se, então de uma história com fundo psicológico.

Nos filmes também é interessante realçar que, algumas outras informações são acrescentadas que o livro simplesmente não cita, ou apresenta-as de forma evasiva.

No filme de 1961, a explicação da expulsão de Miles da escola fica a cargo da maldade que o menino assume, chegando a afirmar que maltratava animais algumas vezes. Já o filme de 2005, o distúrbio mental da professora é atribuído a abusos que ela sofreu na infância, inclusive é um mal que ela acredita que as crianças também sofreram.

Além dos filmes, o livro "A menina que não sabia ler" de John Harding também lembra muito "A outra volta do parafuso". O livro faz várias referências ao clássico, desde o cenário, a descrição das personagens, o nome dos mesmos e também conta com uma boa pitada de mistério que nos faz até chegar a pensar no início que se trata da mesma história, só que contada por uma das crianças. Depois o livro toma outro rumo, mas o final o autor tenta nos deixar em dúvida da mesma forma que Henry James.

Se eu já recomendava "A menina que não sabia ler" o livro que, sem que eu soubesse, é inspirado em "A outra volta do parafuso", agora recomendo os dois. Se você gosta do estilo, vai achar muito interessante e com certeza vai passar vários dias pensando e repensando as respostas para a história. Minhas únicas recomendações são que você leia o original em inglês ou consiga uma tradução muito boa, já que o livro é cheio de frases de duplo sentido que são essências para o bom entendimento e formulação da sua teoria (eu li a da L&PM e está muito boa) e que você mantenha a mente aberta. Sente e aproveite a viagem maravilhosa que é essa história.

Eu tentei evitar spoilers ao máximo, mas gostaria de falar mais sobre o livro com vocês, por isso criei dois tópicos ali no link de Debates do livro e convido a quem se interessar para participar.

Camis 13/07/2012minha estante
Já assisti Os inocentes muitas vezes, recentemente resolvi pesquisar sobre o diretor e só ai descobri que a história é baseada nesse livro. Vou começar a ler em breve, mas adorei sua resenha pelas indicações. Fiquei doida por "A menina que não sabia ler".

Erica H. 02/02/2016minha estante
Na edição da Penguin tem um posfácio bem interessante sobre se os fantasmas eram reais ou imaginação da governanta. Para tanto, o autor compara o texto com outras obras de Henry James reunidas em diferentes coletâneas. Outro livro inspirado nessa obra é "A casa assombrada" do John Boyne.

Augusto Isaac 01/09/2017minha estante
Não estou gostando. Acho que deve ser problema de tradução.

Eliza.Beth 29/12/2023

Terror psicológico
Eu adorei esse livro. Aparentemente, ele não faz muito sucesso entre os leitores, mas funcionou super comigo.
Ele tem uma escrita desafiadora, personagens complexos e, na minha opinião, um suspense que prende.
Eu amei ter que ficar tentando decifrar se as coisas eram reais ou não. E amei mais ainda terminar a leitura e não ter uma conclusão.

Esse livro fala muito nas entrelinhas. Todas as possibilidades que passaram na minha cabeça faziam sentido.

Em determinado momento, eu senti até um certo incômodo, talvez um certo grau de medo. Gostei do sentimento.

Eu consigo entender as pessoas que não gostam dessa leitura, mas fico muito feliz que esse livro conversou comigo e foi uma excelente leitura em 2023.
Carolina.Gomes 12/01/2024minha estante
Já comprei o ebook.

Eliza.Beth 13/01/2024minha estante
Vc vai gostar, pode confiar!

Lala 23/01/2024minha estante
Eu não consigo entender quem não gosta da leitura não kkkk, tô julgando todo mundo mentalmente aqui, que absurdo esse livro ter 3.5 estrelas!Tudo bem o livro não ter feito o estilo da pessoa, mas tem uma galera chamando ele de clichê, batido e mal desenvolvido, e pra mim esse livro é tudo menos isso. Ele segue sendo uma das histórias de terror mais intrigantes e complexas até hj, na minha opinião, e pra mim qm chama de clichê não sacou o objetivo do livro e que ele é muito mais q sobre casas mal assombradas. Finalmente outra pessoa q deu 5 estrelas, tava difícil de achar

Lais.Pedrecal 13/03/2019minha estante
Eu achei até que o meu livro tava faltando páginas, pq DO NADA ele acaba. Tá mais pra um nonsense

Laís 16/03/2019minha estante
Não é??? :s