A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Claire Scorzi 18/02/2009

A melhor história de fantasmas
Muito se discute se os fantasmas mencionados em A volta do parafuso existem ou se são imaginação da governanta que narra a maior parte da história. Pessoalmente, não creio que ela tenha imaginado como resultado de "repressão sexual" (teoria de Edmund Wilson, numa época em que tornou-se 'perspicaz' explicar tudo com base em sexo, especialmente se a heroína da novela é solteira); acho que os fantasmas são reais, e o que ela narra digno de crédito.
Porém o mais impressionante nessa obra tão debatida é a arte fina de Henry James, que consegue pôr nossos cabelos em pé sem mostrar nada - nossa imaginação preenche as lacunas deixadas pelo escritor. Qualquer coisa imaginada é muito mais apavorante; e James apenas sugere em seu texto - deixando o resto por nossa conta.
Goldenlion85 18/12/2009minha estante
Esse livro é sem dúvida, um peça preciosa, li e meus questionamentos aumentaram

muito..., esse livro deixa muitas questões abertas no ar,

a minha será que a protagonista realmente gostava de seu preceptor?

é muita coisa pra analizar, sua resenha é ótima!!!

Daniel.Malaquias 17/02/2021minha estante
Realmente é um formidável livro, nada é o que parece ou nada pode ser simplesmente explicado com base em uma lógica cartesiana. Enfim é ler e se deliciar com a narrativa

Claire Scorzi 17/02/2021minha estante
Se deliciar: exatamente isto! ^^

belligna 07/10/2022

Achei muito confuso e mal explicado. É uma leitura rápida e está longe de ser ruim, mas faltou coisa, sabe? Li umas resenhas que me deixaram curiosa então mais pra frente vou reler e ver se interpreto de outra forma ou gosto mais.
Michela Wakami 07/10/2022minha estante
Também não me agradou.?

belligna 07/10/2022minha estante
Queria muito ter gostado mais :(

Michela Wakami 07/10/2022minha estante
Eu também .?

Rosangela Max 07/10/2023

Gostei, apesar de deixar o leitor a ver navios.
É uma história que deixa o tempo todo na dúvida se há uma situação sobrenatural ocorrendo ali ou é um caso de loucura da preceptora. Porém, quando está ficando interessante? acaba.
Comecei e terminei a leitura com a pulga atrás da orelha. ?
Li nesta edição bilíngue e gostei muito!
Recomendo a leitura.

@vcdisselivros 13/10/2020

Bem-vindo a mansão Bly
Escrito por Henry James, A outra volta do parafuso foi dividido e publicado em doze partes, apresentadas ao público por meio de uma revista no ano de 1898. Com o passar do tempo a história foi reeditada e consequentemente chegou ao que nós conhecemos hoje.

O EMPREGO DOS SONHOS

Na trama, uma jovem é contratada para ser tutora de Flora e Miles, duas crianças órfãos que vivem na mansão Bly, nos arredores de Londres.

Tudo parece ir bem, as crianças são educadas e o imóvel é um verdadeiro sonho, no entanto, duas aparições atribuídas a antigos criados já mortos entram em cena, assombrando todos.

TERROR PSICOLÓGICO

O grande mistério em torno das aparições é que elas parecem chegar somente quando a nova tutora se muda para a mansão. Desse modo, o leitor precisa esmiuçar os mínimos detalhes e confrontar todos para checar a veracidade do que é falado em cada situação.

DESNECESSÁRIO

Durante o desenvolvimento do enredo, as crianças são descritas como angelicais, perfeitas. Ainda assim, fica claro que o autor tenta romantizar a imagem do menino que tem somente 14 anos, sugerindo que algo poderia acontecer entre ele e a governanta que indica ter 24 anos.

Apesar do incômodo que isso transmite, o raciocínio faz sentido se o leitor seguir um dos caminhos apresentados no livro, dito isso, Henry James criou uma obra extremamente dúbia, no sentido de que o leitor escolhe no que e em quem acreditar.

ADAPTAÇÕES

Ainda que a obra possua muitas adaptações, as mais recentes são Os órfãos, que esteve nos cinemas brasileiros em janeiro de 2020 e A maldição da mansão Bly, que chegou agora em outubro e já está disponível no catálogo da Netflix.

POR FIM

Não tenho vergonha nenhuma ao dizer que tive certa dificuldade ao ler A outra volta do parafuso. Os diálogos repletos de devaneios e a linguagem clássica demandam um maior tempo do leitor, que por ingenuidade, pensa que essa pode ser uma leitura rápida.

A verdade é que quanto mais lemos, mais descobrimos que se torna impossível desvendar o mistério criado por Henry James, sendo necessário aceitar o desfecho aberto a interpretações.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/
Fabrício 27/10/2020minha estante
Tô quase terminando a série, e peguei o livro sexta.

Michela Wakami 19/03/2021

Leitura chato, cansativa, arrastada e que final foi esse?
Fui com pouco expectativa, e mesmo assim, sai frustrada!
Biancabcp_ 19/03/2021minha estante
Mas conseguiu ler até o final?

Michela Wakami 19/03/2021minha estante
Sim rersrsrs... Obrigada!

CPF1964 12/05/2021minha estante
Só isso....

Michela Wakami 12/05/2021minha estante
Esse livro é uma bomba ??????

Lau 08/08/2022

Adorei essa história! Na superfície, um terrorzinho gótico de fantasma clichê, porém com um detalhe psicológico que, no fim das contas, deixa de ser um detalhe pra significar tudo.

Imagina só. Como você acha que reagiria se fosse uma mulher jovem viajando pra longe, nervosa por ser seu primeiro emprego, em um terreno enorme e quase isolado, com poucas pessoas à sua disposição, onde ocorreram mortes sem explicação, tendo que decidir tudo sozinha, vigiar duas crianças pequenas e com ordens expressas de jamais perturbar seu empregador sob quaisquer circunstâncias? Tenho certeza de que, se isso não te dá medo, ao menos atacaria a ansiedade um pouquinho. Quem sabe até não te fizesse ver coisas...

Por isso, a dúvida sobre a sanidade mental é o principal motor dessa obra. Enquanto a mente humana for a mesma, essa é uma coisa que nunca deixará de nos atormentar e a construção dela aqui foi muito interessante. Só tirei meia estrela pelo final super súbito.

Agora 2 comentários meio à parte. Primeiro: esse livro inspirou o filme "A Maldição da Mansão Bly". Se você gostou de assistir, deve ser legal ver o texto original.

Segundo: vi muitas resenhas negativas dizendo que o livro não assusta, mas sinceramente, quem se assusta com livros de terror? Não existem jumpscares quando você lê um livro, não tem sonoplastia ou uma trilha sonora com agudos surpresa. Então, a grande sacada desse gênero literário é a angústia, é o clima sinistro que se instala na mente do leitor aos poucos, que o acompanha durante todo o tempo, e tenho certeza de que "A Outra volta do parafuso" faz isso muito bem
diana 03/10/2022minha estante
exatamente, as pessoas acham que quando se lê um livro de terror é suposto saltar um monstro de dentro dele pra assustar

Jardim de histórias 12/01/2024

O explicável contra o inexplicável
Um livro fascinante, com uma escrita muito elegante, que traz como pano de fundo uma hipotética história de terror vitoriano ou pós-vitoriano. O grande diferencial é o formato interpretativo com que a narrativa nos envolve, levando a história para um patamar inusitado criando um clima sobrenatural e, ao mesmo tempo, totalmente psicológico. O interessante é que pouco se sabe sobre a personagem principal, causando esse efeito interpretativo, que é muito bem construído e de fato nos faz conjecturar.

Sem spoilers, mas, trazendo uma impressão que circunda no terror psicológico, acreditando que a personagem principal, a Governanta, após criar uma enorme expectativa deste emprego, e outros aspectos que majoritariamente faziam parte de seu interesse, contribuírem na idealização de um cenário, repleto de manipulação, imaginação e, porque não, mentiras, criando não só às figuras espectrais, mas todo o clima, para que, com isso, ela a Governanta, obtivesse o seu reconhecimento. Dentro de seu imaginário, sua superproteção era capaz de transcender a realidade, protegendo os de seu interesse, até mesmo contra forças ocultas.

A obra conta com um posfácio explicativo altamente objetivo que contribui muito com a construção interpretativa.

Talvez, caiba uma releitura, quem sabe, surja outra interpretação.

A princípio, foi muito difícil fazer essa resenha, qualquer ponto ou comentário pode trazer spoiler, ou influenciar na interpretação, que, repito, é totalmente subjetiva e não tenho nenhum interesse em estragar essa experiência literária. Por isso, leiam e interpretem.

Confesso, esse livro bugou minha cabeça!

13marcioricardo 24/10/2022

Uma das melhores estórias de fantasmas.
A outra volta do parafuso é uma obra ao estilo de Dom Casmurro, mas com fantasmas. Enquanto na obra de Machado temos de descobrir se Capitu traiu, aqui na obra de James, temos de desvendar se a governanta fala a verdade ou se vive em delírios.

A primeira metade achei um pouco aborrecida, mas a segunda é bastante boa. Gostei muito das personagens crianças, que são por si só mais assustadoras que os fantasmas. Eu, pelo menos, fiquei com essa impressão. Fiquei com vontade de procurar um filme pra ver esta estória nas telas, o que é sempre bom. O posfácio que vem nesta edição também é interessante.

naniedias 23/06/2012

A Volta do Parafuso, de Henry James
Uma nova governanta é contratada para cuidar dos dois sobrinhos de um atarefado senhor: Miles, de dez anos, e Flora, de oito.
A governanta vai para Bly - a residência onde moram as crianças.
Exceto pelo estranho pedido do tio dos garotos - que requisitara não ser incomodado sob hipótese alguma - tudo poderia ir muito bem. Afinal de contas, as crianças eram extremamente amáveis.
Só que as coisas começam a ficar estranhas. O diretor da escola onde Miles estudou manda uma carta onde afirma que o menino não seria novamente aceito na instituição - mas não explica os motivos.
E a governanta está certa de ter visto dois ex-funcionários - ambos mortos. E ainda mais certa ela está de que estão os dois atrás das crianças.

O que eu achei do livro:
Eu adoro um bom clássico. Eu adoro um bom livro de terror. O que esperar então da mistura dos dois? Um clássico de terror? Eu achei que seria bárbaro.
Só que não foi bem assim.
Não sei o quanto se perdeu na tradução, mas a escrita de Henry James é bastante enfadonha e a história parece ser arrastada - isso em um livro que não tem 150 páginas.
Esperava um terror psicológico daqueles que nos fazem ler o livro andando pela casa, de tanto nervoso do que pode acontecer. Infelizmente, entretanto, isso não ocorreu. Henry James não conseguiu despertar essa ansiedade em mim, ou me dar medo. Com a leitura se arrastando, eu demorei mais do que o normal para terminar esse pequeno livro - e não gostei do final com o qual me deparei. Em vários momentos, achei que a leitura iria melhorar até o final, esperei momentos de maior tensão ou até mesmo algum acontecimento para me deixar com medo. Muitos dos livros de terror que já li, alguns psicológicos, outros com monstros ou psicopatas, me deixaram tão aterrorizada que eu não consegui dormir com a luz apagada de noite. Isso para mim é o que um bom livro de terror deve fazer.
A história é narrada em primeira pessoa pela governanta (ao mesmo na maior parte do tempo. Há uma introdução logo no início, que eu achei um tanto quanto desnecessária, que também é narrada em primeira pessoa, porém por um personagem masculino) e isso nos coloca diretamente nos pensamentos da protagonista. Além disso, essa é uma história de fantasmas - mas como estamos ouvindo o relato direto da mulher, como saber realmente se os fantasmas existem ou são apenas delírios da mente da narradora? Essas reflexões são a parte mais interessante do livro - que acabam fazendo com que o leitor tenha que tirar suas próprias conclusões enquanto vai lendo os relatos da governanta. Se essa parte tivesse sido um pouco mais explorada, ao invés do autor querer deixar tantas coisas misteriosas (fazendo com que a narrativa não fluísse), acho que eu teria gostado mais da história.
O livro é bem curtinho, mas a leitura não é rápida. Apesar do sucesso dessa história, não consegui ser cativada nem pela narrativa, nem pelo enredo de A Volta do Parafuso. Uma pena.
A Volta do Parafuso é um clássico de terror psicológico. Mas não é para todos.

PS: Confesso que me senti um pouco burra (e, sim, essa é a palavra. Não há outra que poderia explicar a forma como me senti) por não ter conseguido apreciar da forma como gostaria essa obra.

Nota: 4
Dificuldade de Leitura: 8

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com
Luiza Rodrigues 20/01/2015minha estante
Adorei sua resenha! Confesso que o livro também me decepcionou um pouco... vendo as experiências de outros leitores, esperava não conseguir dormir direito haha porém mal cheguei a sentir arrepios. Fora isso gostei muito do livro :)

Fabio 19/02/2015minha estante
Também tive as mesmas impressões que as suas. O livro não fluiu para mim e o autor perdeu boas oportunidades de fazer suspense revelando os personagens obscuros fácil demais. Acho que a grande reviravolta é o que você citou da ambiguidade da situação, mas ainda assim não me senti envolvido o bastante para questionar a situação.

Keiti 16/01/2021

Comecei a ler o livro depois de assitir a Mansão Bly então era quase impossível não comparar um com o outro, e acabou que o livro me surpreendeu e me decepcionou em alguns pontos. Mas gostei bastante da leitura.
Talvez se eu tivesse lido o livro antes de assistir a série teria uma visão diferente sobre o livro, duvidaria do estado mental da babá em alguns momentos, mas comecei a ler já com um pensamento mais formado sobre a história.
Alexandre.Canal 01/02/2021minha estante
Realmente... a série insere mais camadas à trama... O final do livro me deixou um pouco decepcionado, inclusive por não ter uma continuação do que teria ocorrido após os fatos. O que a tutora teria feito apos o que ocorreu...como seria a reação do tio e da governanta que tinha saido com a Flora. A tutora seria considerada culpada? Muitos pontos em aberto, que na série são alinhavados de melhor forma.

Gabriel Oliveira 16/04/2021

Um conto excepcional
Apesar da linguagem por vezes excessivamente rebuscada, A Outra Volta do Parafuso é uma narrativa sem igual.
A história anda conforme a ótica de preceptora (basicamente uma babá) que precisará tomar conta de duas crianças. É uma narradora não confiável (ao estilo Bento Santiago), que por vezes parece ser sensata e por vezes parece ser louca. Há fantasmas que moram na casa ou é tudo uma mentira? Ela é a mocinha ou é a vilã?
Bom, você terá que ler para saber.

Ingrid_mayara 02/01/2019

O dia em que conheci a escrita de Henry James
Acredita que mesmo suando nesse calorão do dia 31/12, várias vezes fiquei arrepiada? É um livro que dá até pena de não ter amigos para conversar pessoalmente sobre ele, pois renderia várias interpretações.
Li numa versão bilíngue que tem inglês e português na mesma página, e achei bem bacana porque assim pude comparar as duas línguas de vez em quando. Amei a narrativa!

Ah, não sei ao certo qual era a edição porque já passei o livro adiante, mas pretendo comprar novamente para reler.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Vai assistir o filme?

Ingrid_mayara 02/01/2019minha estante
Vou sim, assim que eu achar haha

Thiago 02/01/2019minha estante
Tem uma versão brasileira, que por sinal, também está muito boa.

Ingrid_mayara 02/01/2019minha estante
Muito obrigada! Vou assistir agora mesmo. Que abertura fantástica!

Thiago 02/01/2019minha estante
A versão brasileira, que eu falei, também tem no youtube. Eles traduziram inclusive a cantilena, pelo menos é o que eu ouvi numa crítica na época. https://www.youtube.com/watch?v=cN0dZc99EQM

Alcione13 02/01/2019minha estante
Thiago,essa adaptação seria Os inocentes???

Alcione13 02/01/2019minha estante
Ingrid, parabéns. Linda resenha. Vou começar já.

Ingrid_mayara 02/01/2019minha estante
Sim, Alcione. Eu assisti as duas versões (que o Thiago comentou). Subestimei a brasileira, mas no fim acabei gostando das duas!

Thiago 02/01/2019minha estante
Alcione, sim, esse mesmo.
Ingrid, eu achei genial a ideia deles colocarem numa fazenda de café, em plena década de 30, quando o governo mandou queimar toda a safra, para que o preço pudesse subir novamente. O Walter Lima Jr. fez um bom filme, não digo que seja excepcional, mas manteve uma constante, e a locação é muito boa, tem uma ótima fotografia, e os atores, estão bem, principalmente a Virginia Cavendish que está exuberante, e o Domingos Montagner, acaba tendo uma ótima participação, apesar de muito breve.

Ingrid_mayara 02/01/2019minha estante
Sim, Thiago. Não entendo muito dessas coisas, mas acho que a adaptação brasileira poderia ter mais tempo, pois o enredo parece meio confuso. Se fosse uma minissérie, acho que ficaria bem mais atrativo.

Thiago 02/01/2019minha estante
Para ser sincero, eu gosto muito do tom dúbio que ele tem, não sei se foi bem isso que você se referiu como confuso. Mas nota-se que tem muita coisa nas "entrelinhas", que não veem a tona, são apenas levemente mencionadas, como por exemplo; o fato da Laura ter perdido a mãe a pouco, e dela ficar desconfortável na presença de homens, o Walter, disse que fez isso propositalmente.

Ingrid_mayara 02/01/2019minha estante
Entendo, disso eu gostei. Mas vou assistir novamente num dia mais frio, pode ser que não prestei tanta atenção por causa do calor insuportável haha

Thiago 02/01/2019minha estante
Eu nem sei como você teve paciência para assistir em tão pouco tempo dois filmes similares kkkkkkkkk

Nem eu kkkkk

gustavo 30/07/2020minha estante
vai ter série da netflix inspirada no livro

Adriana Scarpin 04/10/2023

Acabei de reler esse monumento da literatura anglo-americana, tem 22 anos que o li pela primeira vez, estava no meu segundo ano do curso de Letras e a edição em questão mantinha o título da adaptação cinematográfica: Os Inocentes, filme que já tinha assistido numa madrugada da Globo nos anos 90 e que até hoje está no meu top 5 de melhores filmes de horror já feitos, tal como a novela que deu origem.
Como diz o Caetano Galindo no prefácio, A Outra Volta do Parafuso é um eterno convite à releitura, tanto pelo fato de ser curto, quanto pelo fato de ser uma obra-prima. Nós nunca sabemos se estamos diante do sobrenatural ou de fantasias histéricas de uma solteirona vitoriana e é como James constrói isso, nessa ambiguidade que não nos dá certeza de nada, que torna esse livro tão brilhante.

Cringe Literário 20/10/2021

me abandonou em um quarto escuro.
A volta do parafuso
Henry James
Nota: 3,5
Proposta de história de terror, que me surpreendeu com o terror ao nível psicológico.
Logo se você tem medo de histórias de terror, pode ser uma boa proposta para não ficar com medo.
O início é ótimo e bem típico, com um grupo de pessoas reunidas, até que um desses integrantes se propõe a contar uma história de terror, esse homem que se propõe perante seus convidados, pede 3 dias para achar um diário e começa a leitura de terror...
Podemos confiar nas narrativas de diários? Elas podem ser traiçoeiras, afinal de contas contém o ponto de vista e os sentimentos somente de quem o escreveu.
Uma preceptora jovem, vai trabalhar em uma mansão e cuidar de duas crianças, com a premissa de que os pais dessas crianças morreram e o tio das crianças assume a tutela.
Ele é um homem muito bonito e exige que a preceptora nunca o comunique de quaisquer eventualidades que ocorrerem com as crianças, mesmo que sejam graves.
Na mansão inicialmente temos a garota Flora e depois o garoto Miles, que acabou de ser expulso da escola, o motivo não é revelado. Eles convivem ali em harmonia, são crianças maravilhosas.
Algo começa a perturbar a preceptora: um homem estranho na propriedade sempre encarando ela e desconfortável com a situação, ela conversa com a governanta sobre a situação, algo terrível então lhe é revelado e, temos mais uma informação de que a antiga preceptora havia falecido e tinha um envolvimento pessoal com esse homem assustador.
A preceptora começa a viver situações complicadas, assombrações começam a aparecer, flora adoece e medidas extremas precisam ser feitas por ela.
Interpretações...
Dentre os relatos do diário, me perdi no que era fato e no que era imaginação e ou delírio da preceptora.
Ela tenta convencer a amiga governanta de que há assombrações na propriedade e que as crianças conseguem enxergar essas assombrações.
Ocorrem duas situações que exigem da preceptora medidas drásticas, o melhor momento até então, estamos ali envolvidos com adrenalina a mil e de repente... acabou, fim do livro...
Fiquei indignada não acreditava que o livro tinha acabado, parecia incompleto, inacabado fiquei revoltada, e por isso eu digo que gostei do livro, mas não amei.
Talvez em outra releitura, eu consiga perceber pequenas informações ao longo do texto que me ajudem a construir uma melhor compreensão de toda a trama.

Alfer Medeiros 12/12/2010

Deveria ser mais curto...
O livro se arrasta demais, a protagonista é inexpressiva e as coisas acontecem muito devagar.
Tem ideias interessantes e um cenário propício a um bom terror psicológico do século XIX. Funcionaria melhor se fosse um conto ou, no máximo, uma noveleta. Como romance, ficou maçante.
Isso sem citar o clímax, curto e brusco.
Ainda prefiro Poe e Lovecraft.
nowmary 26/08/2011minha estante
Tive essa mesma impressão do livro.

Gláucia 01/03/2012minha estante
Não sei se você sabe mas existe um filme baseado nessa novela, Os Inocentes, com Debora Kerr.

Júliah 11/06/2012minha estante
Ele esta como um conto no livro Contos de horror do século XIX, confesso que tb achei muito chato! Mas nesse livro tem uns contos excelentes!

Victor Tanaka 14/06/2013minha estante
Devagar? Sério?
Eu acho que os acontecimentos se dão em um ritmo perfeito!