A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Matheus.Lamec 04/12/2022

A expectativa que...
Acaba com tudo... Mais um livro que assim como Noite Polar, eu fui com uma expectativa diferente. Mas o livro não é ruim, é mais um livro que com uma releitura vai crescer.

Mands 28/07/2020

A Outra Volta do Parafuso
Eu fiquei com vontade de ler esse livro quando descobri que ele inspirou e tem muitas semelhanças (na história, estilo de escrita e até no nome dos personagens) com A menina que não sabia ler, um livro que eu li alguns anos atrás e lembro de ter gostado muito.

A verdade é que esse é considerado um clássico de terror psicológico, e inspirou várias obras literárias, cinematográficas e televisivas. É inclusive uma das primeiras histórias a ter a presença de fantasmas. A segunda temporada da série da Netflix Haunting of Hill House (agora, Bly House) vai ser baseada nele, e estou muito curiosa para ver como vão fazer.

Falando sobre o livro em si agora: eu passei ele inteiro, de certa forma, meio perdida. A tradução é rebuscada, mas em nota o tradutor avisou que o texto original também é, e ele deixou o mais parecido possível. É um livro formado por parágrafos longos e poucos diálogos, e é bem pequeno.

Quando terminei de ler, descobri a ambiguidade de interpretação. Como ele é narrado em primeira pessoa, por uma personagem que não é nem nomeada, o leitor conhece a história pela visão dela. Eu, automaticamente, segui acreditando que o que ela contava estava realmente acontecendo, mas depois fiquei pensando e a outra explicação também faria sentido.

Confesso que não gostei tanto do livro, esperava algo diferente. Não cheguei a sentir medo, mas fiquei intrigada com as aparições. O próprio Henry James já se referiu a The Turn of the Screw (nome original) como um exercício de imaginação, já que muitas coisas não são explicadas e ficam em aberto. Eu fui pesquisar e em inglês, a expressão "dar volta no parafuso" significa "piorar uma situação que já é ruim", o que na minha opinião dá força a uma das interpretações. O final é chocante e abrupto, e me deixou muito pensativa.

Para concluir, é um livro com seus méritos e o primeiro do seu estilo, mas eu preferi a adaptação A menina que não sabia ler, do John Harding. Inclusive pretendo fazer a releitura dele logo, e comparar os dois já tendo lido o "original".

Marina 13/08/2023

Esperava uma história mais envolvente
Não é o que se espera de uma história de fantasmas. A linguagem beira o barroco, o que não é um problema mas torna a leitura mais pesada. Entretanto, a história é enrolada e demora a se desenvolver apesar de ter apenas 145 páginas. Particularmente, achei impossível gostar da protagonista, mas o livro permanece sendo um clássico bem escrito.

@letravermelha 24/06/2023

Baita livraço!
"Para fisgar os não facilmente fisgaveis". Foi assim que Henry James descreveu anos mais tarde, após a publicação em 1898, este conto longo ou novela, que ganhará uma adaptação no cinema dia 22 de fevereiro de 2019!
James não gostava de chamar seus diabretes de fantasmas, assim você nunca o vê os descrevendo dessa maneira. Apenas como uma aparição pavorosa - de gelar o sangue! .

Temos aqui a história de uma muito jovem governanta que está incumbida de dar aulas particulares à um casal de crianças, onde ela teme que estas estejam sob influência de fantasmas. .

De início você pensa que realmente há entidades, pessoas que já estiveram vivas, enfluenciando as crianças : oque elas fazem, dizem, como se comportam e até mesmo oque aprendem. Com o avançar da narrativa você se pergunta se tudo não passa de uma criação imaginativa da jovem. Os demônios estão ali ou não? As crianças estão em conluio com essas forças inomináveis do abismo ou não? .

Muito mais que um simples conto de horror, temos aqui um grandíssimo terror psicológico onde no final só lhe resta um absoluto ponto de interrogação. Era essa a intenção de Henry James : nos fazer conjecturar a cerca da instabilidade das faculdades mentais da jovem governanta ; tudo não passava de um neurôtico caso de repressão sexual por uma " moça confusa e ensiosa"? A maldade só existiria dentro da mente da preceptora? .

Que escrita espetacular, realmente muito bela. E todo o enredo me aprisionou desde o início. Nesse aqui realmente senti medo durante toda a narrativa . Super recomendado!! .

Bruna Lima 19/03/2021

Do começo ao meio do livro a leitura é fluída e rápida, mas do meio para o fim o leitor entra num limbo total.

Uma jovem vai trabalhar como governanta em uma casa onde vivem duas crianças órfãs, Flora e Miles, entretanto, coisas estranhas e fantasmagórico começam acontecer, e a jovem tenta compreender e desvendar (inclusive ela que narra a história, por isso, é importante ficar atento às suas falas) os mistérios que rondam a casa e as crianças.

O autor ao longo do livro não revela nada propriamente, não dando respostas, logo, o leitor precisa pegar alguns pontos e tirar suas conclusões, o que em certos pontos são bem interessantes, inclusive o final é aquele típico de diversas interpretações.

É uma leitura intrigante e confusa.

iammoremylrds 14/02/2022

gostei bastante da obra apesar de boa parte da obra tenha uma leitura bem lenta e enrolada, mas nada que atrapalhe a leitura, se pode falar do fato da experiência ter sido um tanto quanto impactante

Bells 17/03/2021

Livro x série da Netflix
O livro escrito por Henry James traz uma história dentro de outra história. A obra se inicia com um grupo de amigos reunidos em volta de uma fogueira contando histórias assustadoras de fantasmas, e no final, um dos amigos fala de uma espécie de diário deixado por uma governanta.

O livro possui muitas ambiguidades, suspense e mistério. Tem um final aberto, e ao longo da narrativa, muitas perguntas vão sendo feitas, a maioria delas são respondidas com mais perguntas, isso porque a tutora quer saber o que as crianças veem, mas não pergunta de forma direta.

De forma geral, a narrativa no livro é questionável, a momentos em que temos a sensação de que os acontecimentos não são confiáveis. E nada acaba sendo relatado de forma clara, o que acredito que era a intenção do autor. Eu particularmente gostei bastante disso.

Já na série, que eu também gostei bastante, temos uma releitura na qual somos expostos diante do que os roteiristas e diretores pensaram que poderia ter acontecido, com algumas adaptações.

Ela nos traz maior clareza em relação aos acontecimentos, com uma narrativa muito mais confiável quando comparada ao livro. Fiquei maravilhada com a qualidade da série, ali nos foi apresentado um romance gótico muito bem desenvolvido. A série traz uma ótima metáfora referente aqueles fantasmas do passado que carregamos conosco, os nossos arrependimentos, amores, medos. Me encantei pela forma como tudo isso foi desenvolvido.

Já adianto que existem diferenças entre a série e o livro, mas para mim, um complementou o outro de uma forma maravilhosa, sendo que no livro temos uma narrativa mais misteriosa, que falta clareza e muitas vezes questionável, enquanto a série já nos traz essa clareza.

site: https://www.instagram.com/p/CL5AiudD9x7/
Samantha.Favaro 24/03/2021minha estante
Como chama a série da Netflix? Não achei pelo mesmo título do livro...

Bells 01/04/2021minha estante
A maldição da mansão Bly, está na Netflix

Samantha.Favaro 01/04/2021minha estante
Obrigada! Vai ser o próximo livro que irei ler, pra poder assistir a série

Bells 01/04/2021minha estante
O livro e a série são muito diferentes, mas para mim, foi uma experiência maravilhosa

Bia Fontes 06/11/2023

Não é pra mim
Descobri que não tenho paciência para livros de fantasmas em que a dúvida se constrói em cima de não ditos.

edzlke 03/03/2022

meu Jesus amado o que exatamente aconteceu aqui
Esse livro inspirou a série A Maldição da Mansão Bly, mas antes eu devo dizer que não tem muito a ver com a série, a não ser alguns personagens e suas personalidades. O enredo é bem diferente e bem menos interessante do que o que a Netflix lançou.
Eu devo ter lido esse livro quando eu tinha uns 14 anos, e resolvi reler porque lembro de ter gostado muito. Na época, a senhora da biblioteca me perguntou se eu achava que era uma história de fantasmas, e eu nem pestanejei: respondi logo um SIM bem grandão, e ainda pensando ?como que essa mulher dessa idade não notou isso??.
Bom, a verdade é que não dá pra saber a resposta dessa pergunta. Você pode ler e reler e não vai encontrar provas de que é ou não é uma história de fantasmas. Tudo que dá pra fazer é interpretar do seu jeitinho.
Agora, um pouco mais velha, eu entendi outra coisa. Pra mim essa não é mais a história de dois fantasmas obcecados por criancinhas. É a história de uma mulher que não conheceu o amor até então e que acha que pode conhecê-lo se conseguir despertar a aprovação do pretendente, se mostrar que é uma mulher capaz de desempenhar seu trabalho com eficiência. O problema é que isso acaba sufocando tudo que há de bom no dia a dia da casa.
A escrita de Henry James não é uma das coisas mais simples do mundo, são palavras antigas e ele usa adjetivos demais, mas com um pouco de esforço dá pra desvendar os significados que ele procura dar.

Lucas 08/11/2023

O livro tem uma forma de andar mais lenta que os atuais, mas como referência no suspense/terror é um ótimo livro para a época. Leitura recomendada, mas não esperem grandes surpresas ou movimentações.

notexist 15/12/2019

tão bom quanto o filme.

TJ 12/02/2021

Ainda não entendi o final kkk
Esta obra soube facilmente como me cativar a lê-la, apesar que no começo achei um pouco arrastada, mas de repente isso mudou e li da metade pro final em praticamente dois dias.

A história acompanha a protagonista (que inclusive não tem nome até onde lembro) no seu trabalho como preceptora em Bly. Mas logo se vê em uma disputa entre a vida e morte, o bem e o mau, pois este mau está assolando a mansão e as crianças. Estas que são crianças exemplares e parecem esconder algo muito ruim acerca do seu passado.

Henry James tem uma narrativa diferente de outros autores que li, mas mesmo assim consegue te prender e passar sua visão completamente.
Leitura obrigatória para os amantes de horror e mistério.

Lara 28/11/2020

Este livro não foi exatamente o que eu esperava e ainda não tenho certeza se isso é algo bom ou não, gostei muito de como a história foi construída e fiquei muito chocada com o final mas gostaria que os personagens, seus passados e motivações tivessem sido mais explorados e que houvesse uma explicação se tudo o que aconteceu foi verídico ou não, mas relacionado a essa última parte eu compreendo que o mistério a respeito do que era real ou não faz parte da construção do enredo. No geral, fiquei satisfeita com a experiência de leitura.

Bruna 20/07/2023

Nhe
Olha....hahaha devo dizer que fiquei ligeiramente decepcionada. Eu já tinha visto a série da Mansão Bly que, digamos, não deixa dúvidas sobre o que está acontecendo, se a mulher vê as coisas ou se tá xarope.
Fiquei esperando que o livro fosse ter mais desenvolvimento do que rolou ali na série, então eu tava ali esperando maior água rolar embaixo dessa ponte e pá, cabô. Ainda mais que nessa edição que li a história acaba em 75%, o resto é posfácio.
Mas o posfácio foi interessante pra complementar a leitura. Eu tava achando que a mulher era meio xarope num aspecto, e ele me mostrou que na verdade era era xarope em outros também, de mentiras e forçação intencional da protagonista.
Entendo que o ‘terror’ desses livros do século retrasado são mais sensíveis, do povo surtar com o que talvez seja, de ficar assombrado com o mínimo, e até (meudeus) morrer de susto hahaha
Enfim, acho que ter visto a série antes prejudicou a minha experiência de leitura, até porque gostei da série, queria que tivesse um pouco mais dos incrementos que ela trouxe.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/