A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Matheus656 30/01/2024

Resumao
Sinopse:

O livro conta a história de uma governanta que é contratada para cuidar de duas crianças, Miles e Flora, em uma grande casa inglesa. Até que ela descobre que a casa é frequentada por fantasmas.

Opiniao:
Resumão mesmo! Simples e de fácil leitura!
Porém muito pobre em detalhes, diálogos e entre tantas outras coisas.

CorreaSnts 28/01/2024

Outra volta do parafuso
Muito confuso, meio chato e cansativo de ler, li o final sem lembrar muito do começo, poderia ser melhor

SammyaLC 28/01/2024

Muito longo para um conto e muito curto para um romance. O livro conta a história de uma preceptora que é contratada para criar duas crianças órfãs numa mansão rural inglesa.
Narrado em primeira pessoa, por uma protagonista nada confiável, o texto é construído de forma a permitir mais de uma interpretação em torno dos acontecimentos.
Apesar de ser um clássico do terror, com direito a ter sido analisada por Freud, e inúmeras adaptações, achei a narrativa muito morosa, e só indico a leitura para quem gosta muito do gênero, principalmente por trazer insinuações de incesto e pedofilia.

whosengler 27/01/2024

A outra volta do parafuso?
Confesso que quase abandonei o livro pelo seu espectro e leitura difícil, mas a insistência valeu MUITO a pena pois é um conto simples e bem elaborado. A história consiste em uma governanta que se muda para a Mansão Bly a fim de cuidar de duas crianças. De início ela se maravilha com as elas , achando-as encantadoras e angelicais, mas, após aparições fantasmagóricas pela mansão, ela começa a suspeitar de seus pupilos e de sua inocência.

Apenas leiam, é muito intrigante.

Diliane1 17/01/2024

Nem bom nem ruim
Imagino que na época do lançamento tenha sigo algo incrível. Principalmente quando das publicações periodicas. Mas já não é mais. o dito pelo não dito extenua.

Toda a atmosfera do livro me fez lembrar do filme Os outros. Teria o filme se baseado nesta história?

Coquidré 17/01/2024

A primeira metade do livro é tão boa, tão envolvente e tem um cenário tão sinistro que o final dele apenas me deixa frustado

nico 16/01/2024

Gostei bastante dessa leitura, principalmente pois focou no sofrimento de crianças, algo que não era tão comum pra livros dessa época. Não tratando as crianças como se fossem apenas objetos, mas tendo personalidade e sentimentos.

Descobri em tarde que era a inspiração para a série da Netflix, mas isso não tirou a graça do livro nem um pouco. Vale a pena.
nana 16/01/2024minha estante
nossa eu adoro a série, queria saber se o livro é um pouco diferente ou se é tudo igualzinho

nico 17/01/2024minha estante
É diferente, a série apenas se inspirou nele, não é uma adaptação direta.

nana 17/01/2024minha estante
entendiii

Jardim de histórias 12/01/2024

O explicável contra o inexplicável
Um livro fascinante, com uma escrita muito elegante, que traz como pano de fundo uma hipotética história de terror vitoriano ou pós-vitoriano. O grande diferencial é o formato interpretativo com que a narrativa nos envolve, levando a história para um patamar inusitado criando um clima sobrenatural e, ao mesmo tempo, totalmente psicológico. O interessante é que pouco se sabe sobre a personagem principal, causando esse efeito interpretativo, que é muito bem construído e de fato nos faz conjecturar.

Sem spoilers, mas, trazendo uma impressão que circunda no terror psicológico, acreditando que a personagem principal, a Governanta, após criar uma enorme expectativa deste emprego, e outros aspectos que majoritariamente faziam parte de seu interesse, contribuírem na idealização de um cenário, repleto de manipulação, imaginação e, porque não, mentiras, criando não só às figuras espectrais, mas todo o clima, para que, com isso, ela a Governanta, obtivesse o seu reconhecimento. Dentro de seu imaginário, sua superproteção era capaz de transcender a realidade, protegendo os de seu interesse, até mesmo contra forças ocultas.

A obra conta com um posfácio explicativo altamente objetivo que contribui muito com a construção interpretativa.

Talvez, caiba uma releitura, quem sabe, surja outra interpretação.

A princípio, foi muito difícil fazer essa resenha, qualquer ponto ou comentário pode trazer spoiler, ou influenciar na interpretação, que, repito, é totalmente subjetiva e não tenho nenhum interesse em estragar essa experiência literária. Por isso, leiam e interpretem.

Confesso, esse livro bugou minha cabeça!

Gabi 12/01/2024

Que suspense!
O livro se constrói à base do suspense e dos não ditos. O silêncio e seu mistério vão ditando a ambientação do romance. Nos reunimos para ouvir Douglas em torno da lareira com os ouvidos atentos, mas é difícil não desconfiar da narrativa em primeira pessoa da preceptora. Até o final fiquei me perguntando se seria aliada de suas palavras sem mais desconfianças... Um terror de uma sutileza ímpar.

Cacau369 09/01/2024

Um dos livros mais ruins que eu já li
Escrita difícil de entender, uma leitura chata e cansativa, o autor poderia ter se aprofundado mais nas histórias dos personagens, e esse final então? Sem nenhuma emoção, achei muito sem graça esse livro.

carrir 07/01/2024

Esse livro me deixou completamente sem palavras pelo seu final em aberto, e após refletir muito e ler outras resenhas cheguei na conclusão que, a narrativa da governanta é a todo momento mostrada como verdade absoluta, e todos os relatos que ela da de ver aparições de fantasmas parecem muito lúcidos. na minha opinião, depois de analisar bastante, os primeiros relatos dela poderiam ser sim verdade porém ao passar do tempo ela começa a criar uma obsessão com os fantasmas e acredito que ela tenha, nesse processo, perdido um pouco da sua sanidade e delirado.