Prisioneiros do Poder

Prisioneiros do Poder Irmãos Strugátski

Resenhas - Prisioneiros do Poder

Menard 12/03/2022

Um Breve comentário sobre o livro, ambas partes
Bem, o livro foi dividido em duas partes, mas no original e na tradução inglesa é volume único. Mero detalhe, mas dificulta a compra hoje em dia, ainda mais que são livros meio obscuros e os sebos muitas vezes não seguem a boa etiqueta, ou têm a sorte de adquirir e vender eles juntos. Quanto ao conteúdo, é o que mais gosto de encontrar na ficção científica. Uma mitologia bem construída, que traz críticas às nossas sociedades, boas metáforas e um ótimo desenvolvimento das personagens, principalmente o herói. Os irmãos Strugatsky eram mestre neste gênero e por várias razões acabo sendo mais atraido pela ficção deles e de Stanislaw Lem, ambos do leste europeu, do que autores populares do ocidente, como Asimov, Heinlein e cia. Entretanto, como ainda não li Arthur C. Clarke, é possível que minha preferência mude, uma vez que tenho grandes expectativas sobre a ficção dele. Dei 5 estrelas pro livro 1 e 4 para o livro dois. A nota fica 4,5. O porque disso é que achei o começo melhor elaborado, a forma como o mundo foi sendo apresentado, as suas dinâmicas, conflitos, problemas, grupos e nações em oposição foi muito bem criado. Mas a partir do segundo volume, quando Maxim, o herói, está em sua saga, a narrativa vai ficando nebulosa, chegando ao final em nota menor, digamos assim, pois você fica querendo saber o que vai acontecer na situação imediata que seguirá. Só que não há uma continuação, ao menos uma que seja direta aos acontecimentos neste mundo problemático, embora Maxim apareça em outros dois livros, situados no mesmo universo, O Besouro no Formigueiro (Beetle in the Anthill) e Os Viajantes (The Time Wanderers), este último tenho em minha biblioteca e quero ler em breve :-).