O Homem Duplicado

O Homem Duplicado José Saramago

Resenhas - O Homem Duplicado

Mel 03/07/2020

Amei
Esse livro é surpreendentemente incrível em tantos aspectos, todos deveriam ler algo do José Saramago.

Angelo.Miguel 23/06/2020

Adoro o estilo do saramago! O livro começa meio sem graça e quando você menos espera ele fica bem animado e tem um final sensacional! Adorei

arthur 22/06/2020

"cada vez que se olhar num espelho nunca terá a certeza de que o vendo é a sua imagem virtual ou a minha imagem real."
meu primeiro saramago gostei muito. demora até acompanhar a escrita do autor, mas depois é só alegria. vou com certeza ficar pensando toda vida nesse livro e caralho o final!!!!!!!!

kaue_leonardo @kauelivros 20/06/2020

Em busca de si mesmo
"Diz-se que só odeia o outro quem a si mesmo se odiar, mas o pior de todos os ódios deve ser aquele que leva a não suportar a igualdade do outro, e provavelmente será ainda pior se essa igualdade vier a ser alguma vez absoluta."

A vida pacata do cabisbaixo professor de Historia, Tertuliano Maximo Afonso, muda completamente quando assiste a um filme e percebe que um dos figurantes é idêntico a ele.
A curiosidade é aguçada pelo fato de que no filme de 5 anos atrás, o figurante usar bigode, e ele lembra que nesta época tambem usava, dentre outras coincidencias nos demais filmes em que ele aparece.

Seria seu alter ego? Seria um gêmeo perdido? Quem surgiu primeiro e é o original? Seria alguem absolutamente identico fisicamente e, talvez, em todos os demais aspectos?

E é com este início que iremos acompanhar a busca obsessiva dele para encontrar o seu duplo, e as diversas estrategias que ele bola para alcançar este objetivo. O que dirá e o que fará ao encontrá-lo? Como será a reação do outro?

Um ponto forte deste livro é o narrador, que é ironico, faz hipoteses, e parece querer conversar com o leitor.

São interessantes também os dialogos que o Tertuliano tem com o Senso Comum, uma espécie de alter ego ou dupla personalidade como se fosse alguem presente com quem ele conversa normalmente, ou pelo menos foi assim q eu interpretei.

Aqui Saramago traz dilemas sobre identidade e originalidade do protagonista, mas que todo indivíduo pode se defrontar, mesmo em níveis diferentes.

O final do livro é surpreendente, embora o começo tenha um ritmo um pouco lento, melhora muito do meio para o final.

Há um filme inspirado neste livro, com o ator Jake Gyllenhaal, mas eu ainda não vi.
Quem assistiu me diz o que acha.

Como Saramago é um dos meus escritores favoritos, o Homem duplicado apesar de ser bom, não chegou ao nível dos que eu mais gosto dele: Intermitências da Morte; Caim

Por: @kauelivros

Paula.Gomes 08/06/2020

Desenrolar empacado
A leitura não desenvolve, é denso, incômodo, prolixo. Parece que nunca vai terminar. O assunto não rende, a história é bem viajante, a escrita é agoniante. Não gostei e não indicaria.

Vi 07/06/2020

Perfeito
Sabemos quando nos deparamos com uma obra-prima. É o caso de "O Homem Duplicado". Uma leitura que me surpreendeu e me tirou o fôlego várias vezes. Cheguei ao ponto de atravessar madrugadas atrás do desfecho e, quando sentia que ele se aproximava, a vontade era de abandonar a leitura terminantemente - aquele medo de que acabe, sabe? Boa leitura é esta, a que causa essa sensação esquisita de apreensão, ansiedade e satisfação.

O enredo, por si só, já vale a leitura, as personagens são bem construídas e profundas. Saramago é um psicólogo - e dos bons. Não se deixe intimidar pelos gigantescos blocos de texto; nada nas suas construções é por acaso ou mal pensado. Enfim, todo o resto é spoiler. Terás de descobrir por conta própria.
Etiene ~ @antologiapessoal 07/06/2020minha estante
tá aqui na estante só esperando o momento dele :)

Eduarda.Cunha 03/06/2020

Incrível é genial
Saramago é realmente um mestre quando se trata da língua portuguesa. O livro apesar de ser um pouco cansativo, penso que fica cada vez melhor enquanto a situação se desenvolve entre o protagonista e sua duplicata.
Reflexivo, bem escrito e cômico.

Rafael.Augusto 01/06/2020

Não quero que isso pareça uma simples cópia : |
Quem me conhece ou me acompanha por aqui sabe que sou super fã do Saramago. Isso pode trazer uma certa impressão de parcialidade sobre minha opinião em relação a esse livro. De qualquer maneira eu continuo insistindo que leiam esse homem por favor.
Em "O homem duplicado ", José Saramago vai explorar ao máximo a questão da identidade ou falta dela. Como é habitual em suas obras, ele usa de muita criatividade e genialidade para expressar de maneira indireta e figurada uma crítica abrasadora. Nesse caso, a crítica, a meu ver, é exatamente ao fato de a identidade das pessoas no mundo globalizado em que vivemos, não está mais no indivíduo em si, mas sim nas coisas que o representam, na sua tribo, no seu partido, no seu gênero etc etc etc. Para concluir, achei o final do livro absolutamente espetacular! Ele conseguiu surpreender no final de um livro que já leváva um dez!
Dani 04/06/2020minha estante
Uai, depois dessa crítica aumentou meu interesse em ler esse livro...

Rafael.Augusto 05/06/2020minha estante
Livraço Dani! Super recomendo.

Brendo 27/05/2020

Uma história tão intrigante quanto surpreendente, O Homem Duplicado é uma obra reflexiva, complexa e que oferece ao leitor uma trama cativante e envolvente.

Samuel F. (Sansão) 25/05/2020

Simplesmente espetacular!!
Assim como todas as obras de José Saramago.. esse livro é Incrível. Um leitura que flui, que te agarra e surpreende. O final me pegou totalmente de surpresa.. É um ótimo livro, recomendo..
Jamile.Almeida 25/05/2020minha estante
Louca pra ler!

Samuel F. (Sansão) 25/05/2020minha estante
É muito bom, não vai se arrepender

Erika 17/05/2020

Saramago no seu auge
Uma história que se resume a uma página mas que como sempre o portuga consegue envolver-nos em 300

Cris 15/05/2020

Tertuliano Máximo Afonso - Um personagem inesquecível da literatura
"Cada segundo que passa é como uma porta que se abre para deixar entrar o que ainda não sucedeu, isso que damos o nome de futuro, porém, desafiando a contradição com o que acabou de ser dito, talvez a ideia correcta seja a de que o futuro não é somente um vazio, a fé que o futuro não é mais que o tempo de que o eterno presente se alimenta." Pág. 187

Tertuliano Máximo Afonso é um professor de história que vive uma vida bem monótona. Ele vive sua rotina de professor, não possui hobbies, é divorciado e namora uma moça que não gosta.

Um dia, seguindo o conselho de um amigo também professor, ele aluga um filme em uma locadora para assistir em casa. A história do filme não tem nada de extraordinário, porém um detalhe chama sua atenção: um dos personagens coadjuvantes é idêntico a ele próprio. Isso o assusta e desperta sua curiosidade.

A partir de então, Tertuliano descobre o nome do ator, que se chama Daniel Santa-Clara, e resolve assistir todos os filmes estrelados por ele. Ele vai ficando cada vez mais intrigado à medida que observa o ator e vê que eles são exatamente iguais, e não apenas parecidos, ou seja, sem nenhuma diferença.

Tertuliano fica obcecado por este ator e começa a buscar informações sobre ele para que eles possam se encontrar pessoalmente. Isso me irritou um pouco na história, eu não sei se eu teria essa curiosidade toda em encontrar alguém igual a mim, mas este ponto da história tem um desenvolvimento muito interessante.

Gente, que história incrível! Há tanto sobre ela que eu poderia falar, mas quanto menos você souber sobre a história, melhor. Basta dizer que o livro questiona muito sobre os dilemas do ser humano.

Eu nunca tinha lido nada do Saramago e no começo confesso que senti um pouco de dificuldade com a leitura, porque o estilo de escrita dele é bem diferenciado. Quase não tem parágrafos, as falas dos personagens aparecem de forma “corrida”, sem separação do texto. Mas à medida que fui lendo e me adaptando à narrativa, fui ficando abismada com a genialidade da obra.

O interessante é que a história se passa em um lugar não identificado e em uma época também não especificada. Há um filme adaptado deste livro, com o Jake Gyllenhaal, que nos transmite muito da atmosfera do livro, porém segue por uma abordagem diferente e tem o final mais "WTF?!" que eu já vi.

Ao contrário do filme, o final do livro é totalmente surpreendente e genial.
Eu adorei e quero ler tudo o que este homem escreveu.

"Às vezes perguntamo-nos por que tardou tanto a felicidade a chegar, por que não veio mais cedo, mas se nos aparece de improviso, como neste caso, quando já não a esperávamos, então o mais provável é que não saibamos que fazer, e não é tanto a questão de escolher entre o rir e o chorar, é a secreta angústia de pensar que talvez não consigamos estar à altura." Pág. 242

site: http://instagram.com/li_numlivro

Carina 13/05/2020

E se houvesse dois de você?
Vinda de uma ressaca literária de três anos, retomar a leitura com José Saramago não é uma coisa fácil e recomendada de fazer. Já li outros livros do autor e sei da complexidade, além da densidade de suas obras, então esperava que fosse uma leitura difícil. A história não me prendeu de cara, foi bem difícil pegar o ritmo, e quando isso aconteceu, não me senti envolvida. Entendo a importância da obra e me questionei em caso de uma duplicidade, como agiria. Achei as atitudes dos personagens extremas e até fora da realidade. Mas, não posso deixar de citar a qualidade da escrita e os sentimentos que ela provoca, principalmente o desconforto.

Leitura confortável na edição, mas o livro não tem orelhas, a quem possa interessar. Por ser uma edição de bolso, fácil de manejar e levar para qualquer lugar.

Tamara 12/05/2020

Saramago é parte de mim. Tenho vários dele como meus favoritos e esse livro já entrou na lista. Final incrível, livro inquietante. Admito que a pontuação é um desafio, mas acostuma.