O homem duplicado

O homem duplicado José Saramago

Resenhas - O Homem Duplicado

Neila Porto 15/11/2023

Recomendo!
"O Homem Duplicado" de José Saramago é uma obra intrigante que mergulha nas complexidades da identidade e da existência humana. A história gira em torno de Tertuliano Máximo Afonso, um professor de história entediado que descobre a existência de um homem idêntico a ele. À medida que Tertuliano busca compreender essa duplicidade, Saramago nos leva por uma jornada filosófica e psicológica, questionando a natureza da individualidade e do livre arbítrio. Com seu estilo característico de escrita, Saramago envolve o leitor em uma narrativa densa e reflexiva, explorando temas como identidade, destino e a busca por sentido na vida. "O Homem Duplicado" é uma leitura desafiadora e provocativa que convida à reflexão sobre a natureza humana e as complexidades da existência.

Snowxmann 12/11/2023

O que me faz ser quem sou?
Resenhar Saramago é muito difícil, parece muito raso qualquer coisa que for ser dita. Então eu só aconselho a não temer Saramago, parece complicado, difícil (as vezes é mesmo) mas vale muito a pena e traz muitas reflexões, nesse aqui a gente é convidado a pensar no que te faz ser você, se existir alguém idêntico a você, você é você mesmo? o que te torna único?
Demorei um tantinho para ler porque toda hora parava para ficar com a mão no queixo repensando toda minha vida e me sentindo burra.
Recomendo.

Alê 05/11/2023

Mais um livrão
Eu sou cadelinha de Saramago então fica difícil dizer algo de ruim sobre a escrita desse homem, dito isso esse não foi meu livro favorito dele, porém mesmo. Ao sendo o favorito é um puta livro! O problema é que a régua dele é muito alta rs

Enfim, leia que você não vai se arrepender, porém se não gosta de final onde você tem que interpretar talvez não seja pra você

Douglas Brilhante 02/11/2023

Um livro cuja narrativa tem uma curva ascendente contínua e clímax excelente. Como quase em todos os seus romances, José Saramago parte de um único evento fantástico e o utiliza para descortinar a natureza humana com extrema habilidade. Um cruzamento perfeito da literatura e genialidade, a extrema realidade na construção de uma fantasia.
E se, de repente, você soubesse que existe uma cópia absoluta de si? Voz, corpo, cor dos olhos e até mesmo as suas cicatrizes? O que você sentiria? Ficaria maravilhado ou assombrado?

"Diz-se que só odeia o outro quem a si mesmo se odiar, mas o pior de todos os ódios deve ser aquele que leva a não suportar a igualdade do outro, e provavelmente será ainda pior se essa igualdade vier a ser alguma vez absoluta. "

O livro começa meio lento... E uma das dificuldades pode ser o fato de que não existem parágrafos, então é um tanto confuso separar os diálogos nas primeiras páginas e você tem de voltar a algum ponto anterior. Acho que o autor faz isso como uma forma de representação de como a linguagem acontece na vida real. Não existem parágrafos. A comunicação é algo meio embaralhado, existe uma cacofonia e lutamos para nos entender.

Assim como em outros livros, é genial.

Doug indica com certeza.

Vania.Carneiro 25/10/2023

Impactante
Meu primeiro Saramago. Confesso que foi uma leitura exaustiva, complexa, às vezes enfadonha (os fãs de Saramago que me desculpem), mas muitas vezes divertida, e no final... No final eu estava devorando essa história fantástica, tão bem elaborada, uma ficção científica cheia de suspense, que te leva a querer muito saber o final. Não consegui enxergar tudo aquilo que se diz sobre a nossa identidade num mundo globalizado, mas valeu muito a pena. Vou assistir o filme com certeza.

Amanda Aranttes 25/10/2023

O homem duplicado

Estou apaixonada pela forma como Saramago conta suas histórias. Sua escrita e suas divagações são fascinantes.
Demorei um pouco mais pra terminar esse, não por falta de vontade e sim pela falta de tempo e novamente não decepcionou.
Começa com uma problemática simples de ser resolvida a princípio mas o desenrolar da humanidade descrita por Saramago é sempre complexo. Ele descreve a ficção com a realidade mais crua possível.
Adorei esse, já em busca do próximo dele que entrará pra minha lista!

Vanderson.Gomes 26/09/2023

10 estrelas!!
Que Saramago é um mestre já sabemos, mas esse livro superou todas as minhas expectativas, que leitura sensacional! Um dos melhores livros que já li. Maravilhoso!

Ayla Cedraz 26/09/2023

"eu": palavra impura
Considero saramago um de meus escritores favoritos. independente da trama, há nos livros dele uma forma única de falar do mundo, das pessoas, das relações e tudo o que faz da vida a vida. ele consegue falar do impalpável (ao menos, me parece, impalpável para a maioria de nós) como ninguém.

mas esse livro me custou na proximidade. eu não conseguia evitar o sentimento de estar diante de um vazio não contemplativo. coisas aconteciam, mas, para onde ia tudo aquilo? o que me causava? as personagens também não me tocavam, pareciam representar numa distância absurda (tirando, talvez, uma certa personagem feminina).

nas últimas páginas, entretanto, fui encontrando uma espécie de reconhecimento (o eu em relação à coisa, é sempre assim, e é difícil se livrar disso). cheguei a encontrar no livro relações com fatos da minha própria vida (aleatoriedades como uma apresentação que teria de fazer na pós-graduação, no dia seguinte, uma peça a que havia assistido no mesmo dia), e ao final considerei (afinal, é saramago) uma boa leitura, talvez uma releitura de uma futura versão minha, uma mais madura, que diga com mais firmeza: "eu", essa palavra difícil e tão diluída.

finalizei a tal apresentação com um trecho do livro:

"diz-se que só odeia o outro quem a si mesmo se odiar, mas o pior de todos os ódios deve ser aquele que leva a não suportar a igualdade do outro, e provavelmente será ainda pior se essa igualdade vier a ser alguma vez absoluta".

Carla.Cerqueira 25/09/2023

Ainda sem poder fazer uma análise do livro... rsrs
Livro complexo. Preciso reler para avaliar o final. A leitura, assim como outros livros de Saramago que li, é fluida. No entanto, o final me deu um nó. Vou reler

Carlos 12/09/2023

JOSÉ SAMARAGO VOCÊ ESTÁ LOUCO MEU FILHO??
Se o José Samarago não estiver louco, eu estou.
Que livro meus amores, me fez transitar entre sentimentos que eu ainda não tinha sentido, principalmente com esse final chocante.
Há neste livro algumas das minhas maiores indagações quanto a questões de identidade e diferenças. O que nos caracteriza seres únicos? E seres diferentes? Samarago nos faz pensar em questões como estas enquanto desenvolve uma história que vai tornando-se complexa e complexa.
A leitura não é tão fluida quanto as que eu estou acostumado a ler, mas ainda assim não deixa de ser instigante.
ESSE VAI PARA A LISTA DOS LIVROS QUE EU NAO SABERIA FAZER UMA RESENHA DIGNA

Michela Wakami 09/09/2023

Razoável
Apesar de ter achado a história criativa, não consegui me apegar a nenhum personagem e não via a hora de terminar o livro.

Muita enrolação deixando tudo muito tedioso.

Sabrina 29/07/2023

Não canso da genialidade desse homem! O livro é mais difícil do que todas as outras leituras que fiz de Saramago, tem muita reflexão, muito fluxo de pensamento, uma narração que dá spoiler e lá na frente amarra na história como ninguém, e um final? UM FINAL em caixa alta, da até taquicardia lendo! Sensacional, Saramago é sensacional!

Lainêz 28/07/2023

Este é o segundo livro que leio do José Saramago, e foi bem surpreendente.
Confesso que quando iniciei a leitura fiquei cansada com toda "louca fixação" do Tertuliano, na metade do livro quase desisti da leitura, mas graças a um spoiler que o próprio autor dá tive que terminar, não consegui resistir a curiosidade, e não me arrependo.
No final a ironia de toda a história foi a razão de este livro me conquistar.

LisboaPB 16/07/2023

Como sempre eu amo a escrita de Saramago. É tão única e envolvente.

Infelizmente tem uma parte que é mais para o meio que é um pouco parada. Mas a conclusão da história e os acontecimentos são muito interessantes.