O homem duplicado

O homem duplicado José Saramago

Resenhas - O Homem Duplicado

Vic 16/01/2023

Recomendo
Mais uma vez com Saramago e ele não deixa de surpreender! A história de um professor de História que despretensiosamente vai ver um filme e se depara com um ator exatamente idêntico a ele começa meio confusa e vai ficando cada vez mais, já que o professor não sabe muito como proceder. Gosto muito do jeito que Saramago escreve e se demora no desenrolar da história, gostei bastante do final ser surpreendente também.

Matheus 14/01/2023

O Saramago tem a assinatura dele de pontuar pouco e isso é cansativo e sempre achei desnecessário. É meio que para emular um fluxo de pensamento? Não sei. Tinha gostado do filme e decidi ler o livro. O livro é sempre melhor e o Saramago era um mestre.

Erika Santos 04/01/2023

Gostei muito. No meio da leitura deu uma caída, mas o final e muito bom. É sempre bom ler Saramago. O que você faria se tivesse um duplo? É a pergunta que não saí da minha cabeça.

Yentl 03/01/2023

O círculo dos hábitos?
Esse livro me trouxe muita angústia. Foi uma caminhada árdua lê-lo. A escrita de Saramago é por vezes custosa, não só pela forma como escreve, mas também pelos devaneios constantes, estes que me fizeram voltar diversas vezes pra reler alguns trechos.
O li por não ter entendido muito bem o filme do Villeneuve (Enemy) e agora que li o livro não sei se entenderei o filme hahaha
Refletirei sobre a simbologia de alguns trechos e farei as devidas comparações de uma obra e outra oportunamente em uma crítica.
Saldo final: história excêntrica, final maluco. Leiam.!

Renata 01/01/2023

Um dos melhores e mais perturbadores do Saramago
Resenha postada originalmente no meu perfil do Instagram @15diasparaler

Eis um livro que faz jus à grandeza de seu autor! Mais uma leitura excelente, uma das melhores de 2022.

Tertuliano Máximo Afonso, professor de História de vida regular e bem pacata, está em tratamento devido a uma depressão. Com intenção de ajudá-lo, um colega sugere-lhe um filme para entretenimento. Horas depois de ter visto o filme, Tertuliano sente que tinha algo errado com a fita (eram tempos de fitas VHS de locadoras, veja bem). Reassiste e lá está: um dos atores coadjuvantes é uma perfeita cópia sua, em todos os traços e detalhes.

Num primeiro momento Tertuliano fica apenas desconcertado por saber que um sósia seu caminha por aí, mas aos poucos o estranhamento se torna obsessão pelo ator. Tentar descobrir quem é aquele homem não é mais só uma curiosidade e sim uma questão de honra do professor.

O desenrolar desse livro e dessa obsessão é algo inimaginável. Saramago torna o enredo quase um thriller e como é de se esperar, o resultado é espetacular. O ritmo do livro e o despertar de um protagonista metódico lembra muito "Todos os nomes", também do Saramago.

Mas voltando ao homem duplicado, o próprio título já entrega o tema do duplo. O professor e o ator são idênticos na aparência, mas as personalidade dos dois são descortinadas aos poucos. Serão parecidos ou não? O que torna cada um deles único, inconfundível? E será que são mesmo inconfundíveis? A individualidade e a autenticidade são amplamente questionadas, como se vê, e o principal interlocutor dessas conversas é bem peculiar: Tertuliano bate altos papos com o senso comum... Sim, esse mesmo, o padrão da normalidade.

Enquanto lia pensei muito sobre nossos limites pessoais ante certas circunstâncias. O mundo do Tertuliano desmoronou com a descoberta do sósia. Felizmente muitos de nós não precisamos chegar às raias da insanidade, mas também não temos certeza de como nos manteríamos mentalmente íntegros em situações limite, que tirariam nosso chão. Eu amei este livro e o quão perturbador pode ser pensar sobre ele, mas infelizmente baqui não há espaço para tudo que gostaria de dizer sobre ele.

Gois 28/12/2022

Intrigante mas requer paciência
Esse ganhador do prêmio Nobel fez seu centenário esse ano e resolvi ler esse livro dele (é o meu quarto dele). Muito interessante. Conta (como o título diz) a história de um cara que descobre que existe uma cópia exata sua andando por ai. E disso ele reflete sobre identidade e senso de EU, vaidade, livre arbítrio, natureza humana, relacionamentos, senso comum. O autor é muito perspicaz para entrar na mente de seus personagens e imaginar o que eles estariam pensando nessa hora. No entanto, aqui a escrita dele está mais do jeito dele. Aqueles parágrafos grandes, com capítulos maiores ainda, sem pontuação (a não ser meia dúzia de vírgulas e um raro ponto final). Algumas pessoas adoram esse jeito dele escrever, para essas pessoas, deixa a leitura mais fluida. Eu DETESTO. Acho que fica truncado, com alguma frequência sem sentido, tenho que ficar voltando várias vezes para entender realmente o que ele quis dizer e isso, pra mim, estraga a leitura. A ponto de deixar o livro ruim? Não!! Mas a ponto de deixar um livro excepcional e muito intrigante em uma experiência apenas boa. Ah, pra quem pensou em ler Saramago, comece por "Ensaio sobre a cegueira" (mais palatável e mais interessante) ou com "As intermitências da morte" (uma super reflexão).

Maria 15/12/2022

O homem duplicado
Leitura um tanto quanto difícil. As falas de misturam, é preciso diferenciar os personagens pela cadência da leitura. Obra de Saramago, complexa mas parada.

Paulo 10/12/2022

Final surpreendente de um livro magnífico
Mais uma obra-prima do Saramago. Com um enredo original, o autor costura uma trama que prende o leitor do início ao final, trazendo diversos aspectos da sua forma escrita peculiar em um romance que surpreende no final.
Entrou para a lista dos memoráveis

lucasgirarte 03/12/2022

Sagaz e inteligente
Saramago é sagaz da primeira a última página! Aprendi muito com a escrita dele e para novos escritores a dica é se arriscar!

Maria 22/11/2022

um dos favoritados do ano
Minha primeira experiência com Saramago, e acho q nn poderia ter sido melhor!
O livro é tão bom e envolvente, tem um enredo extremamente original e a forma como a história é abordada acaba tornando ela ainda mais única, principalmente quando associada a escrita distinta do autor.
O livro conta a história de Tertuliano Máximo Afonso, um mero professor de história que de uma hora pra outra descobre que possui uma cópia idêntica o q muda completamente sua vida. Amei a historia, o contexto, os plots e td q a obra de Saramago tem a oferecer, super recomendo a leitura!!
?Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros, e que, para a maioria, é só um dia mais.?

Ligia.Carvalho 20/11/2022

Duplo
Livro incrível de Saramago.
Ao descobrir um homem exatamente igual a sua pessoa, Tertuliano busca de todas as formas buscar não apenas a identidade do sujeito, mas também a sua!

Lucas Lobo 19/11/2022

Tertuliano
Apesar da escrita de Saramago ser diferente do que estamos acostumados o livro é de fácil leitura.

A história é fascinante, o final é surpreendente, não esperava nem um pouco por isso.

"Dêmos tempo ao tempo, mas aquilo que sempre nos esquecemos de perguntar é se haverá tempo para dar."

victor.victor.victor 12/11/2022

Legal
O livro tem aparas, é claro que o S. confia muito na escrita dele e por isso fala, fala, fala... me incomodou isso, a "burocracia" de ler o mesmo processo de hipótese da ação, planejamento de ação e ação em si. Várias vezes, algumas meio bobas.

Mas é um bom livro, ainda que prepotente. Essas frases de efeito cortantes socadas em tudo quanto dialogo entregam. Por serem frases bonitas, eu não ligo.

regifreitas 01/11/2022

O HOMEM DUPLICADO (2003), de José Saramago.

A questão do "duplo" é um tema recorrente na literatura universal. Aparece em obras tão diversas como O RETRATO DE DORIAN GREY, de Oscar Wilde, O MÉDICO E O MONSTRO, de Robert Louis Stevenson, O DUPLO, de Dostoiévski, e no conto "William Wilson", de Edgar Allan Poe, só para citar os casos mais conhecidos. Saramago também foi beber da temática neste seu O HOMEM DUPLICADO, que inclusive ganhou uma adaptação para o cinema - ENEMY (2013) - sob a direção de Dennis Villeneuve.

O professor de História Tertuliano Máximo Afonso certo dia se depara com uma espécie de sósia seu, um ator secundário em uma fita de vídeo de um filme nacional indicado por um colega de trabalho. Obcecado com a semelhança, Tertuliano empreende uma investigação em outras obras da mesma produtora de cinema. Acaba encontrando participações daquele ator em outros filmes, e percebe que, mais do que um sósia, tal pessoa era realmente um duplo seu, pois eram idênticos fisicamente.

Neste romance, o tempo não é claramente definido. Não existem tecnologias modernas, por exemplo. Tertuliano realiza suas investigações por meio de buscas em fitas de VHS e através da lista telefônica. A própria questão espacial também não é delimitada. Sabemos apenas que a história se passa em uma grande metrópole com algumas milhões de pessoas.

Tertuliano aparentemente está deprimido; suas relações profissionais, sociais e amorosas são exercidas de forma automatizada. A descoberta do duplo acaba tirando-o desse marasmo. Se de início o protagonista se mostra passivo, seu comportamento se modifica ao realizar a busca pelo seu duplicado. Ele assume uma atitude ativa diante dos fatos, mesmo que suas ações acabem resultando desastrosas. Uma sucessão de acontecimentos trará consequências imprevisíveis para as vidas de todos os envolvidos.

Novamente um grande livro de José Saramago! E talvez o que tenha um dos finais mais impactantes de todos os da sua produção.