O homem duplicado

O homem duplicado José Saramago

Resenhas - O Homem Duplicado

Vanda 17/10/2022

Vem aí um novo autor favorito?
Não poderia deixar esse sem resenha, espero sempre me lembrar dele. Mais uma leitura de Saramago, e maior fica o meu amor por este. Nesse livro o autor apresenta sua clássica maneira de narrativa, brinca com a personificação de coisas inanimadas (como o senso comum, nesse caso), e trás situações aparentemente absurdas, que muito dizem sobre o mundo real. Aqui eu senti ferozmente os instintos humanos do protagonista, o professor Tertuliano Máximo Afonso. Desde o início do livro o narrador nos deixa a par da condição dele; um homem deprimido, sem ânsia de vida, um homem que não consegue dar amor á sua amante, pois ele não se ama. Ele trás uma com isso uma abordagem interessante sobre o que seria a nossa identidade, e o quão necessária ela é. Sendo bem sincera eu terminei o livro achando que toda a história foi uma criação dele como mecanismo de defesa contra essa depressão, o que não diminui a obra, pelo contrário engrandece. Brincar com a nossa mente desse jeito é um talento para poucos, e Saramago faz isso com maestria. Acho que esse livro pode te dar diversas interpretações, mas o mais importante é como o autor consegue fazer isso. O desfecho desse livro é de explodir os miolos, um dos melhores dele, sem dúvidas

@adriana_ lerlivros 13/09/2022

Um professor de história, Tertuliano Máximo Afonso, recém divorciado e deprimido, assiste a um filme, indicado por seu amigo, para sair um pouco do marasmo em que a sua vida se encontra.
Ao perceber no filme, um figurante, um ator exatamente igual a ele, fica completamente obcecado para saber quem é este homem que possui até as suas cicatrizes.
O homem duplicado de Saramago, é um livro extremamente reflexivo sobre a identidade. Possui um narrador que é um show à parte e um final de arrepiar.
LC com o clube @acaixadepassaros
Filme:
O homem duplicado do diretor, Denis Villeneuve. O filme nos trás um outro ponto de vista sobre a interpretação desta leitura, um viés sobre o protagonista ter alguma patologia psiquiátrica.

Jane.FAlix 26/08/2022

Genial
O enredo desse livro é até simples, mas aborda temas extremamente delicados que podem ser interpretados de formas diferentes.
Eu levei para o lado divertido muitas vezes, mas ao mesmo tempo começava a pensar sobre assuntos como crise de identidade ou perda dela. E talvez tenha sido isso mesmo que o autor tenha desejado demonstrar.

rosa 24/08/2022

o caos é uma ordem por decifrar
Depois que terminei a leitura e comecei a refletir, percebi que esse livro tem muito mais referências, detalhes e metáforas que o aparente, e passei a gostar ainda mais dele! Aqui José Saramago traz um quebra-cabeça maluco, várias reflexões mais escancaradas sobre individualidade e perda de identidade, que podemos associar com a globalização e a propagação de "padrões" na internet, fazendo a gente esquecer de quem realmente somos. Mas traz reflexões também mais sutis, sobre a consciência, preconceitos, linearidade e muito mais. Confesso que achei o início do livro meio parado, mas depois da metade a história vai tomando um rumo intrigante, e o final (como em todos os livros do saramago) é surpreendente!

Daniele.AndrAs 19/08/2022

Há uma parte de ti que dorme desde que nasceste
Mais do que tratar sobre o curioso caso de dois homens duplicados, o livro aborda a inquietação humana e "as duas faces da mesma moeda".

Em uma visão clara para mim de que "toda ação tem uma reação", ele nos envolve em um caminho que como sempre, faz-nos questionar nossa própria existência.

A leitura do livro pode não ser tão fluida, justamente porque Saramago tem todo esse estilo de escrita peculiar e faz INÚMEROS apontamentos filosóficos ou de abstração ao longo do texto. Particularmente, eu amo! ?

Tenho a impressão que até cerca de 70% do livro, nada acontece justamente para mostrar a inércia do personagem, que até então, nunca na vida havia ponderado sobre sua realidade. O processo de autoconhecimento nunca é fácil, pode ser cansativo e leva tempo. Igual ao livro.

Final sensacional, arrebatador e que nos faz refletir muito! Vale totalmente a pena, Saramago é simplesmente um gênio.

Larissa.Manucci 16/08/2022

O Homem Duplicado

Mais um livro do José Saramago que entrou pra minha lista de lidos e como já estamos acostumados suas obras são marcadas por um apelo a reflexão política e social. Uma das frases que mais resume a temática de O Homem Duplicado é "A contradição torna-se maior quando as próprias individualidades são coletivas. Somos todos duplicados."
Somos apresentados a Tertuliano Maximo Afonso, um homem em seus 40 anos, professor de história. Ele que leva uma vida pacata, considerada depressiva por seus colegas. Foi em uma das tentativas de animar a vida de Tertuliano que o seu colega, o professor de matemática, indica um filme. Mesmo desacreditado Tertuliano resolve assistir o filme e para sua surpresa ele encontra um ator secundário idêntico a ele. Mas esta não é uma história sobre sósias ou algo científico sobre clones. Essa é uma história sobre duplos.
A descoberta de seu duplo faz com que Tertuliano fique obcecado em descobrir quem é aquele ator secundário. Após muito tempo e depois de ver quase todos os filmes da produtora, Tertuliano consegue encontrar o nome e o telefone de Antonio Claro, o seu duplo.
O livro gira em torno dessa temática da perda de identidade do indivíduo em um mundo cada vez mais globalizado. A influência do padrão de aparência e de conduta que são impostas e também as dificuldades em lidar com as igualdades, em contrapartida com a dificuldade que temos em lidar com as diferenças.
Um ponto bem interessante do livro é a presença do senso comum, uma voz que atua como a razão de Tertuliano, conversando com ele em diversos momentos, questionando suas decisões e ações. Além disso, a escrita de José Saramago é reconhecível de longe, seus parágrafos longos e o uso da vírgula para substituir todos as outras pontuações são suas marcas registradas.
No fim do livro fica aquele questionamento: O que você faria se soubesse que possui um duplicado? Quem é o original? Seria possível haver mais de um duplicado?
Sobre a minha opinião, eu tenho que confessar que esse não foi o livro mais fácil e fluido de ser lido, em alguns momentos a história acaba se alongando bastante. Eu não indicaria esse como primeiro livro do Saramago, mas pra quem gostou do autor em outras obras como Ensaio Sobre a Cegueira, vale a pena embarcar nessa outra leitura também.

Almir.Custodio 02/08/2022

O Homem Duplicado, a perda da individualidade
Do que ja li de Saramago, esse livro com certeza é para mim um das suas melhores obras.
Nesse romance, o autor cria uma trama envolvendo dois personagens aparentemente idênticos fisicamente, os quais compartilham da mesma data de nascimento e da mesma fisionomia, além de passarem por diversas mudanças juntos ao longo da vida. O curioso é que apenas tomam consciência da existência um do outro depois de muitos anos, e isso desencadeia uma série de questionamentos. Saramago aqui consegue prender o leitor em uma dúvida cruel, na qual a interpretação da sua narrativa pode ter vários fins. Além disso, aborda tantos questionamentos interessantes que leva o leitor a reflexões sobre a individualidade de cada um. Aliás, somos nós mesmos ou imitamos alguém?

L Soares 26/07/2022

Um homem comum, professor de história, com uma vida simples e aos portões da depressão.

Ele vê sua vida inteira ser substituída pela obsessão ao encontrar em um filme um homem idêntico a si mesmo e ser tomado pela dúvida sobre quem seria a cópia ou original.

Sua busca por esse ator figurante, no melhor estilo stalker, para descobrir seu nome e tudo que pode sobre seu duplo e confronta-lo é uma jornada bem angustiante, apesar de parecer, principalmente no início, meio besta.

E as repercussões na vida de ambos, a sequência dos eventos desafortunados que se abatem sobre eles, e sobre os que os cercam e suas fatídicas consequências.

Sobre a falta de parágrafos do Saramago, eu não sei se dá a impressão de urgência, de algo para ser lido como alguém contando uma história de forma rápida e atropelada porque tem necessidade em chegar ao fim, como um desabafo, ou se me passa só impressão de monotonia, uma constância que cansa.

Confesso que tenho vários livros dele não lidos que preciso colocar na lista pra ver se tenho a minha resposta sobre isso.

Mas a história que me pareceu muito parada no início, acaba sendo permeada e concluída com muito impacto. Então cumpriu a expectativa pra um livro do autor.

Iasmin 21/07/2022

Tertuliano Máximo Afonso!
Ainda estou embasbacada com o final desse livro. Sentirei falta dos longos conselhos do senso comum, que era praticamente um personagem do livro.
José Saramago cumpriu tudo que prometeu nessa obra, é uma ótima leitura, com um tema bem curioso, e bem explorado.
Daniele.AndrAs 19/08/2022minha estante
Terminei hoje e estou passada também. Senso comum, "melhor pessoa"

Carol 08/07/2022

“Toda a gente sabe que nenhum homem pode ser exactamente igual ao outro num mundo em que se fabricam máquinas para acordar.”
Leitura complexa e extremamente instigante, impossível parar de ler. É claramente uma crítica a falta/perda de identidade e personalidade no mundo atual, já que, muitas vezes, nos vemos na obrigação de interpretar vários personagens diferentes, passando a ser aquilo que não somos para nos encaixarmos em múltiplas situações desse mundo tão sinuoso e incompreensível. Saramago tem o dom de arquitetar situações completamente irreais e fazer ebulir, dentro de cada leitor, a indagação sobre a própria existência.
Recomendo!

Marcos Nandi 02/07/2022

Dos livros que li do Saramago foi o que menos gostei, mas mesmo assim é muito bom. A história é densa e se perde em um determinado momento. Na minha opinião, o livro se estende numa história que poderia ser mais curta.

Mas, eu adoro sobre duplos e Doppelgänger. E o interessante nessa história, que não é de terror, os livros que li sobre duplo, sempre é de terror ou suspense, e isso é diferencial.

Tertuliano Máximo Afonso, é um professor de história numa escola de ensino secundário, acometido por depressão, resolve assistir a um filme indicado por outro professor, amigo seu.

Ao assistir ao filme, se depara com um figurante que é a sua cara. Porém, parecido com ele na época que o filme foi produzido. Então começa uma frenética busca para encontar seu duplo.

Heidi Gisele Borges 27/06/2022

Certo dia, Tertuliano Máximo Afonso se vê perdido, sem rumo. Um amigo sugere descansar e assistir a um filme. Tertuliano Máximo Afonso o aluga e assiste. Se sente frustrado pelo colega, professor de Matemática, ter lhe indicado um filme tão fraco. Mas começa a assistir outra vez e ali está, em poucos segundos aparece o Duplo. Quem era aquele atendente que é exatamente a cara de Tertuliano Máximo Afonso? Bem, há apenas um porém: o ator tem bigode.

Tertuliano fica encucado, precisa saber quem é aquele homem. Coincidência maior: o filme é de cinco anos atrás. Nessa época, Tertuliano tinha bigode.
Que genial cada detalhe!

Por muito tempo o personagem apenas ?caça? seu duplo através dos filmes que aluga, ainda VHS, coisa clássica, jovens.

Pois ele, Tertuliano Máximo Afonso, anota cada nome que pode ser o tal ator, e vai descartando conforme assiste. Até que chega em um nome!

Enquanto isso acompanhamos as perturbações do homem, pois tem receio que descubram esse seu novo ?passatempo? com os vídeos.

Pergunto-me: saber de um duplo deve ser interessante e, ao mesmo tempo, perigoso. Imagina descobrir que o outro é melhor e que você não passa de uma pessoa medíocre?

Bem, conforme passa a história, descobrimos quem é o duplo daquele professor de História que vive de uma forma pacata.

Ler José Saramago pode dar aquela sensação de ?será que consigo??, pois ele tem todo um estilo próprio de narrativa, falas e pontuação (ou falta dela), mas se você quiser começar por esse livro vai ver que é bem tranquilo e o medo fica apenas na crítica literária (ou até mesmo de certos leitores) que gosta de colocar obstáculos para o leitor.

?Não imaginei que fosses capaz de tanto, é um plano absolutamente diabólico, Humano, meu caro, simplesmente humano, o diabo não faz planos, aliás, se os homens fossem bons, ele nem existiria.?

___
IG Literário: @heidi_borges

Renato 20/06/2022

O Homem duplicado
O livro conta a história de Tertuliano Máximo Afonso, um professor de história que sofre de depressão e divorciado há alguns anos. Ao assistir a um filme recomendado por um colega como forma de distrair a mente, ele se depara com uma pessoa que é literalmente a sua cópia, e essa imagem passa a assombrá-lo de uma forma intrigante.

Beatriz.Alves 01/06/2022

O homem duplicado
O livro é fabuloso,intrigante e o final é de tirar o fôlego! Imperdível! Saramago é sempre uma experiência única!

ge 24/05/2022

Toda minha admiração à Saramago!
José Saramago é um dos meus autores favoritos. A autenticidade da sua escrita e a maneira como conta e comenta sobre situações humanas são únicas e talvez sejam o que tenha me encantado tanto. Esse foi meu terceiro livro dele, então já estava familiarizado com o estilo do autor, a pontuação estranha, os parágrafos longos, etc. Não é fácil de início, mas logo se acostuma quando pega o jeito.

O Homem Duplicado tem uma história simples, mas curiosa. À medida que a trama avança, mais interessante fica. Quem seria o duplicado? Arrependo-me de ter visto o filme antes, pois queria ter sido mais surpreendido pelo final kkkkk mas em nada isso atrapalhou a leitura, pois só uma das obras tinha a narração de Saramago. Recomendo demais!!