O homem duplicado

O homem duplicado José Saramago

Resenhas - O Homem Duplicado

Alebarros 23/07/2010

"Sensacional! Genial! Um dos melhores livros da minha vida!"

Se minha resenha se restringisse ao escrito acima, certamente não deveria ser chamada única. Diante da superficialidade do contéudo e da fácil adjetivação, que têm como irrefutável consequência a coincidência com outros relatos de teor semelhante, melhor seria chamá-la duplicada, tal qual o Tertuliano do livro.

Brincadeiras à parte com o estilo do mestre Saramago, o livro merece mesmo todos esses adjetivos. Durante a leitura, e principalmente ao término dela, me vi assombrado. Assombrado pela imaginação sem limites, pela capacidade de surpreender o leitor com reflexões que por si só dariam um livro, pela linguagem e estilo tão particulares e, principalmente, por ter me dado conta de que este gênio não vai mais nos presentear com obras tão lindas como essa.
Obrigado, mestre.
Mari 23/07/2010minha estante
Ótima resenha, Alê! Não vejo a hora de começar O Homem Duplicado! Oh, Deus... são tantos livros e tão pouco tempo =]
Parabéns pela ótima resenha! Baisers ;)

Alebarros 23/07/2010minha estante
Obrigado, Mari! O livro é lindo, recomendo muitíssimo! E é verdade, são tantos livros pra tão pouco tempo...rs. Bjs!

Nessa Gagliardi 23/07/2010minha estante
Linda resenha, Alê!
Será que meu entusiasmo se equipará ao seu? rsrsrs
beijos!!

Alebarros 23/07/2010minha estante
Obrigado, Nessa! Acho que você vai gostar muito do livro. Aliás, ele já tá separadinho pra te emprestar. ;) Bjs!

*Carina* 25/07/2010minha estante
Alê, quando li tua resenha pensei imediatamente em duas coisas: ainda bem que comprei o livro aquele dia, e ainda bem que trouxe-o comigo. :)
Adorei sua resenha, vc tem que escrevê-las mais!
Um beijo!

Alebarros 25/07/2010minha estante
Obrigadão, Cá! Agora é sua vez de curtir o livro! Bjs!

Renata Céli 03/04/2012minha estante
Adorei a resenha! Esse livro é muito bom!

Lucas Lobo 19/11/2022

Tertuliano
Apesar da escrita de Saramago ser diferente do que estamos acostumados o livro é de fácil leitura.

A história é fascinante, o final é surpreendente, não esperava nem um pouco por isso.

"Dêmos tempo ao tempo, mas aquilo que sempre nos esquecemos de perguntar é se haverá tempo para dar."

Sr. Cortez 02/05/2020

Reflexão humana
Livro de Saramago é reflexivo, polêmico, ácido, como em todas as suas obras e efêmero em sua escrita. A importância da reflexão do sujeito é, com certeza, motriz que a faz tão interessante.

Matheus 14/01/2023

O Saramago tem a assinatura dele de pontuar pouco e isso é cansativo e sempre achei desnecessário. É meio que para emular um fluxo de pensamento? Não sei. Tinha gostado do filme e decidi ler o livro. O livro é sempre melhor e o Saramago era um mestre.

Camilo 19/01/2021

Saramago era um desses gênios com a capacidade de criar histórias que transcendem o momento da sua criação e se perpetuam no tempo. Cada livro dele possui um enredo que foi, é e sempre será atual. O homem duplicado nos faz refletir sobre o nosso papel nesse mundo cada vez mais coletivo, em que a individualidade cede perante a necessidade de se mostrar ser aquilo que não é, ao ponto de aceitar como própria uma identidade alheia. O final é surpreendente, como só um mestre seria capaz de fazer. Vale muito a leitura.
Laureen.Scarelli 19/01/2021minha estante
Esse homem é demais mesmo! Obrigada pela indicação!!

Tati.Rosa 11/04/2021

A linguagem e a escrita do autor são espetáculos a parte. O plot twist mais para o final é a cereja do bolo.

Paulo 10/12/2022

Final surpreendente de um livro magnífico
Mais uma obra-prima do Saramago. Com um enredo original, o autor costura uma trama que prende o leitor do início ao final, trazendo diversos aspectos da sua forma escrita peculiar em um romance que surpreende no final.
Entrou para a lista dos memoráveis

*Carina* 16/08/2010

Tu, talvez, eu só tenho estado à tua espera.
"É então quando o homem diz à mulher, ou a mulher ao homem, Que loucos somos, que estúpidos temos sido, e um deles, misericordiosamente, cala a resposta justa que seria, Tu, talvez, eu só tenho estado à tua espera."

Essa frase foi a que me fez perceber que eu precisava ler esse livro. Depois de lê-lo ela poderia ter transformado-se em apenas mais uma, mas não foi o que aconteceu. Ela acompanhou-me durante toda a leitura, e mesmo tendo marcado mais de vinte outras passagens ainda é ela que me assalta os pensamentos a todo momento, principalmente a oração final, a resposta calada que, por ser não-dita, diz tanta coisa.
Saramago mostra durante todo o livro a incompatibilidade e a não-correspondência entre as palavras e os atos, os nomes e os sentimentos. E, quem melhor do que ele, um gênio na arte da escrita, para dizer disso? Ele mostra toda a arbitrariedade presente na escolha das palavras que usamos, todo o mal entendido que existe em cada frase dita e ouvida, a total impossibilidade de traduzir plenamente o que realmente queremos dizer em algo dito.
Ainda assim, continuamos tentando, e não há outra saída. Somos humanos, seres inseridos na linguagem, que é aliás o que nos torna humanos. Sem a linguagem, sem esse objetivo inalcançável de nos entendermos completamente uns aos outros, de compartilharmos o que somos, o que sentimos, enfim, a vida, estaríamos onde estamos hoje? Sem Saramago, seríamos o que somos hoje? Eu sei que eu não seria. Eu não sou quem eu era antes de ler esse livro, de ser tomada, e marcada, e derrubada, e levantada por essas palavras.
Mas também tem o silêncio. Esse silêncio que fala. Silêncio que comunica. Silêncio que transmite uma posição. Silêncio.
Nessa Gagliardi 19/08/2010minha estante
Linda resenha! Já tá na minha listinha!

*Carina* 19/08/2010minha estante
Obrigada, Nessa! E ponha lá em cima da listinha que esse merece. Beijos!

Nathalia547 14/06/2023

Homens duplicados são escrotos em dobro
Esse livro foi escolhido no meu clubinho do livro, e eu confesso que não colocaria na minha lista tão cedo, mas me surpreendeu tanto que nunca vai sair da minha mente. Não posso dizer que não esperava o final, porque a mulher sempre se lasca, até na ficção. O autor tenta trazer o questionamento sobre a perda da identidade, mas eu só me questionava como o homem pode ser tão escroto. Não sei se o autor queria que a gente odiasse os homens, mas se foi, ele conseguiu.

fefashelf 23/08/2021

livro black mirror
esse livro foi nada menos que uma loucura total? mas tai gostei! quero muito ler saramago de novo e pretendo fazer isso em breve?

Lucas1429 24/03/2020

Além de si
O homem duplicado é uma narrativa divertida e íntima de José Saramago. Neste livro o autor se impele das nuances dos diálogos introspectivos, problemas e dificuldades relacionais com personagens cativantes e interessantes. Seus diálogos tão naturais com o senso comum somados as quebras de quarta parede dão um tom de leveza a um livro que vai apresentando os redores um poço, até que, nos capítulos finais, o derruba para dentro dele e afoga o leitor.

Ao fim do livro estava perplexo e apaixonado com a forma com que as coisas se amarraram num cenário do qual eu sequer conseguiria cogitar. É uma obra, em minha visão, subestimada de Saramago e que vale, sem sombra de dúvida, conhecer.
GUGA 06/04/2020minha estante
Olá Lucas ! Aproveitei esse caos do isolamento da pandemia e finalmente li essa obra maravilhosa ! Chegou a mesma conclusão que eu , eles eram da mesma pessoa e o personagem tinha dupla personalidade ? Já assistiu ao filme ? No filme o final é diferente porém nos leva à mesma conclusão! Adorei os dois !

Lucas1429 18/04/2020minha estante
Olá! Infelizmente ainda não pude assistir o filme, mas o farei em breve! Sim, também me deu a sensação de que possivelmente eram a mesma pessoa, dentre outras teorias, é um belo nó para se trabalhar a busca por uma identidade! Vou conferir a indicação.

skuser02844 18/05/2023minha estante
Existe sim um terceiro duplicado.
Após Tertuliano Máximo Afonso descobrir o nome do ator secundário, começa a telefonar a todos aqueles nas lista telefónica que detêm o mesmo sobrenome. Em uma chamada particular, o interlocutor afirma que alguém já havia perguntado pelo Daniel Santa-Clara, informação que deixa o professor de história incomodado ao ponderar a hipótese de alguém estar também à procura do seu duplicado.
"...e foi ela ter-se recordado o homem das cordas vocais destemperadas de que havia mais ou menos uma semana outra pessoa tinha telefonado a fazer idêntica pergunta, Suponho que não terá sido o senhor, pelo menos a voz não se parece, tenho muito bom ouvido para distinguir vozes, Não, não fui eu, disse Tertuliano Máximo Afonso, subitamente perturbado, e essa pessoa era quem, um homem, ou uma mulher, Era um homem, claro. Sim, um homem, que cabeça a sua, pois não se está mesmo a ver que por muitas diferenças que possam existir entre as vozes de dois homens, muitas mais as haveria entre uma voz feminina e uma voz masculina, Ainda que, acrescentou o interlocutor à informação, agora que penso, houve um momento em que me pareceu que se esforçava por disfarçá-la.
[...]
Da fortíssima perturbação que lhe causara a notícia de que um desconhecido andava também à procura de Daniel Santa-Clara ficara-lhe uma inquieta sensação de desconcerto como se se encontrasse diante de uma equação de segundo grau depois de se ter esquecido de como se resolvem as do primeiro."
Páginas 119 e 120
É importante relembrar que no final, o terceiro duplicado afirma estar à procura de António claro há semanas.
"É o senhor Daniel Santa-Clara, perguntou a voz, Sim, sou eu, Andava à semanas à sua procura, mas finalmente encontrei-o"
Página 317

iguteixeira 20/05/2021

20.05.2021 às 23:06
Foi uma leitura lenta, acredito que ainda não me acostumei suficientemente com a forma de escrita do Saramago. No entanto, gostei bastante do livro, o plot twist foi tudo em minha carreira rs.

ari 20/03/2020

incrível e único. são as palavras que uso para descrever saramago.
GUGA 06/04/2020minha estante
Olá Ariane ! Aproveitei esse caos do isolamento da pandemia e finalmente li essa obra maravilhosa ! Chegou a mesma conclusão que eu , eles eram da mesma pessoa e o personagem tinha dupla personalidade ? Já assistiu ao filme ? No filme o final é diferente porém nos leva à mesma conclusão! Adorei os dois !

Dayvs 09/06/2023

Livraço
Nunca tinha lido o Saramago, e senti uma estranheza nas primeiras páginas por ele não dar respiro na leitura. Tudo em blocos. Mas cara, sensacional, e meu personagem favorito foi o senso comum, cheio de ironia. Curti bastante e pretendo reler, um dia. Fiquei preso na leitura que fluiu bem.