O homem duplicado

O homem duplicado José Saramago

Resenhas - O Homem Duplicado

Neila Porto 15/11/2023

Recomendo!
"O Homem Duplicado" de José Saramago é uma obra intrigante que mergulha nas complexidades da identidade e da existência humana. A história gira em torno de Tertuliano Máximo Afonso, um professor de história entediado que descobre a existência de um homem idêntico a ele. À medida que Tertuliano busca compreender essa duplicidade, Saramago nos leva por uma jornada filosófica e psicológica, questionando a natureza da individualidade e do livre arbítrio. Com seu estilo característico de escrita, Saramago envolve o leitor em uma narrativa densa e reflexiva, explorando temas como identidade, destino e a busca por sentido na vida. "O Homem Duplicado" é uma leitura desafiadora e provocativa que convida à reflexão sobre a natureza humana e as complexidades da existência.

SakuraUchiha 22/09/2014

O caos é uma ordem por decifrar"

Eu adorei a leitura desse livro. Lembro que li no último ano de faculdade, com a monografia em andamento eu estava uma pilha de nervos.
Lembro que minha orientadora me indicou essa leitura para dar uma refrescada nas leituras bibliográficas, e acabei me aprofundando mais uma vez no mundo de Saramago. Eu já tinha lido outros livros dele, mas foi um momento propício. Se eu tivesse lido em outra época teria talvez achado o enredo parado demais, mas era algo que eu precisava.

Saramago conta a história do desajeitado professor chamado Tertuliano Máximo Afonso, que um dia, assistindo um vídeo banal que um colega recomendou, descobre que um dos atores secundários é seu sócia, senão, gêmeo. Tertuliano se torna obcecado com a ideia de conhecer a pessoa que ele acredita ser seu sócia, e depois de ver dezenas de outros filmes, consegue descobrir o nome do ator, Daniel Santa-Clara, pseudônimo de António Claro, e localizá-lo.

Por fim, o protagonista e seu 'reflexo' se encontram. Desde que as leis imutáveis ??da natureza insistem que algo não pode existir em dois lugares ao mesmo tempo, um homem e sua cópia não pode também, juntos, permanecer vivo: um dos dois deve desaparecer para que a ordem do universo possa ser respeitada. Não é nenhuma divulgação injusta dizer que a morte é a conclusão do romance.

É um livro que, com uma leitura fantástica, faz você refletir. "O que você faria se descobrisse que tem um sósia, dono do mesmo corpo, do mesmo rosto, da mesma voz?"

No final você não terá uma resposta esclarecedora, afinal é um livro incógnito. Mas te dá muitos pontos de reflexão sobre si mesmo e como você lidaria com a situação se tivesse no lugar de Tertuliano , o simplório professor de história.

É o livro que inspirou o filme Os Suspeitos. Recomendo tanto o livro quanto o filme.
Emanuel 17/09/2015minha estante
Não inspirou "Os Suspeitos" não. O filme também chama "O Homem Duplicado", ambos são do mesmo diretor, Denis Villeneuve, mas as histórias são completamente diferentes.

Renato Lopes 04/09/2021

...
Minha primeira experiência com Saramago, infelizmente não tão boa; livro cheio de escolhas absurdas, além de cansativo na maior parte.

Ganha fôlego no final, mas não o suficiente para agradar a todos os gostos.
Natália 12/11/2021minha estante
Não desista dele! Esse livro foi difícil de ler até a metade sim...

delbras 07/03/2022

o maior que existe
boy que livro do [*****], o final é surpreendente de um forma que não sei explicar. o livro quase não tem parágrafo mas lendo umas 10 pág vc já se acostuma, então 0 defeitos pra esse livro. Saramago trás a ideia dos duplos de uma forma sensacional e é até cômico o fato da mãe do Tertuliano Máximo Afonso ter dado esse nome esquisito pra que o filho fosse de certa forma ?único? e existir alguém exatamente igual a ele, com um nome comum. BOM DEMAIS!!!

Carlos 12/09/2023

JOSÉ SAMARAGO VOCÊ ESTÁ LOUCO MEU FILHO??
Se o José Samarago não estiver louco, eu estou.
Que livro meus amores, me fez transitar entre sentimentos que eu ainda não tinha sentido, principalmente com esse final chocante.
Há neste livro algumas das minhas maiores indagações quanto a questões de identidade e diferenças. O que nos caracteriza seres únicos? E seres diferentes? Samarago nos faz pensar em questões como estas enquanto desenvolve uma história que vai tornando-se complexa e complexa.
A leitura não é tão fluida quanto as que eu estou acostumado a ler, mas ainda assim não deixa de ser instigante.
ESSE VAI PARA A LISTA DOS LIVROS QUE EU NAO SABERIA FAZER UMA RESENHA DIGNA

Gustavo.Romero 03/04/2021

Os disfarces dos disfarces
A qualidade literária técnica do Saramago é inquestionável - as vertigens inicias de ler os períodos sem fim, parágrafos que duram páginas, narrador que entra e sai no meio das sentenças, ausência absoluta de interrogações ou exclamações (as perguntas e respostas é para que você leitor, as faça, não o escritor, a quem lhe cabe o papel de incomodar apenas), depois tudo se converte num único questionamento de por que raios a literatuta não é qualquer coisa que se não essa "desestrutura"? Só agora entendi porque Saramago falava de Valter Hugo Mãe como um novo parto da língua portuguesa.
Quanto ao enredo... a reclamação reincidente sobre a "dificuldade" inicial do texto, ou a descrição arrastada do protagonista é PRECISAMENTE o questionamento sobre identidade a que se propõe o livro. Em algum momento começam-se a ver espelhos em frente a espelhos, infinitos reflexos, uma "matrioska" de que se não se tem notícia de qual seja a última após abrir a que temos em mãos. Por quanto tempo colocaremos disfarces sobre os disfarces que usamos para encobrir outros disfarces daquilo que realmente somos? Precisamos metafórica ou efetivamente MORRER para encontrar o nosso eu timidamente enclausurado naquela potência nula do Bartleby? Quando usaremos o código taliao, o olho por olho, nao com os outros outros, mas com os outros "Eus"? Que obra de arte, que tapa na cara
.. se for ler, atente ao que Saramago alerta ao fim do livro: "alea jacta est".
Day_Ane 07/04/2021minha estante
Ótima resenha??

anaaroch 03/04/2022

É um livro diferente dos que costumo ler e confesso que a história me ganhou em pouco mais da metade do livro, mas cara, vale muito a pena, plot magnífico no final, o que faz você ficar criando teorias e boquiaberta com as possibilidades.. Muito bom!

Cris 17/04/2022

17.04.2022
Tertuliano Máximo Afonso é um professor de história que vive sua vida bem tranquila, homem pacato e quase sem ânimo. Até que, seu colega, professor de matemática que o vê meio desanimado, indica um filme e para a surpresa de Tertuliano, se vê representando o papel de um recepcionista de hotel. Então, como que por obsessão começa a procurar saber quem é o homem duplicado de sua pessoa.
Uma narrativa Saramago de ser, com o senso comum como sendo um dos personagens, que faz com que o Tertuliano volte à realidade, ora o reprimindo, ora tirando um sarro. Final surpreendente e subjetivo, em que o leitor precisa ler para tirar suas próprias conclusões.
Janaina Edwiges 18/04/2022minha estante
Ótima resenha! Parece ser uma história bem interessante.

Cris 18/04/2022minha estante
Muito! Eu gostei.

@jaquepoesia 26/01/2022

Livro: O Homem Duplicado
Autor: José Saramago
Gênero: Romance

❥O início do livro (narrado em terceira pessoa) nos leva supostamente a conhecer Tertuliano Máximo Afonso (nome que Saramago repetiu de 3 a 5 vezes em cada página!), um homem refém de um cotidiano monótomo, que se dividi entre dar aulas de História e ler sobre as civilizações mesopotâmicas.

Aos trinta oito anos de idade e recém-divorciado, o protagonista vai dia após dia sucumbindo a depressão, até que um colega de trabalho (o professor de matemática) lhe indica um filme, o qual Tertuliano aluga, e acaba por descobrir seu clone no longa (se trata de um ator com papéis medíocres de pontas).
Tertuliano passa a desejar descobrir mais sobre o homem, cujo a face e todo resto é perfeitamente igual a ele. Mergulha então em horas e horas de cinema, assistindo a muitos filmes da produtora onde trabalha seu duplo. Até que finalmente descobre a identidade do mesmo e busca uma forma de conhecê-lo.

A essa altura da leitura, já sabendo que não se trata de gêmeos, clones ou irmãos, tem até um aviso na contracapa de que não seria algo tão obvio, foi então que comecei como leitora, a me perguntar se Tertualino era mesmo o homem pacato apresentado pelo narrador. Pois sua súbita obsessão em conhecer seu duplo, acabou por levá-lo a se questionar muito acerca de si mesmo, até que ele sofre uma enorme crise existencial e se mostra mais perturbado, do que apenas triste e entediado.

❥Saramago construiu uma narrativa simples acerca de homem Tertualiano nos dizendo o que este faz, como é, o que possuí e o que não possuí, mas este é na verdade um personagem deveras complexo, o que faz com que a elaboração do livro chame atenção pelo cuidado do autor em criar estratégias de suspense e mistério em torno do tema DUPLICIDADE.

❥Simbolismos e elementos parecem roubar a ”cena”, e em algum ponto subestimei Tertuliano por julgar conhecê-lo, e é então que o Senso Comum (narrador do texto) nos leva ao desespero do personagem que vive o pesadelo do mito da originalidade e percebemos que nada é realmente o que parece.

Deia 14/04/2021

Perda da individualidade
Trata da perda da individualidade como tema central, mas perpassa por temas importantes como: história, educação, senso comum( que é uma personagem da trama), e a indiferença das relações humanas.

Kelly 22/01/2022

Sensacional porém difícil
Não tenho palavras pra descrever a genialidade desse autor, mesmo tendo sido esse o meu primeiro contato com uma obra dele. Posso afimar que essa é uma história é extremamente atual mesmo sendo "antiga", pois a cada dia mais vemos a perda de identidade dos indivíduos presentes em nossa sociedade. Inclusive, acerca disso eu tive uma interpretação diferente de muitos leitores e da própria sinopse do livro, pois no meu ponto de vista, a perda de identidade pelo personagem não necessária e estritamente tem a ver com a globalização em si pois essa seria uma justificativa rasa. Mas o ponto alto é a sensação humana de falta de pertencimento a algum lugar por inúmeras razões mais profundas que não cabem aqui na resenha. Não dei 5 estrelas porque infelizmente, a leitura pra mim não foi 100% prazerosa devido a disposição dos diálogos a qual não estou acostumada bem como pelos excessivos momentos reflexivos que são realizados a cada frase, tornando a leitura cansativa em vários momentos. E por essa razão eu havia abandonado esse livro por uns meses mas valeu a pena terminar pois é simplesmente genial!

line 24/04/2022

o caos é uma ordem por decifrar
ao assistir a um filme recomendado por um colega, o professor de história tertuliano máximo afonso se reconhece em outro alguém com características idênticas às suas, tendo a desagradável surpresa de que é, então, um homem duplicado.

resolvi ler o livro porque estava com muita vontade de assistir ao filme, mas não queria ter a experiência sem antes saber a história original, ainda que fosse algo "fora da minha caixinha". no início foi um pouco difícil, os parágrafos enormes assustam quando batemos o olho, mas logo a gente se acostuma, principalmente porque a escrita do autor faz com que a leitura ocorra de modo tranquilo, ainda que, com destaque aos diálogos, seja necessário prestar um pouco mais de atenção. a sequência de acontecimentos no final do livro é incrível, li de uma vez só de tão imersa que fiquei kkkskskkkk

isalvetti 28/03/2023

E é por isso que o Saramago é tão famoso
E é por isso que José Saramago é reconhecido MUNDIALMENTE mds

Confesso que até pouco mais da metade do livro a história não estava me prendendo

A escrita do Saramago é gostosa porque ele faz piadas com o leitor, a história e tem várias reflexões

Só que não estava acontecendo absolutamente NADA na primeira metade do livro

Parecia mais uma enrolação, sabe? Meio nariz de cera

Só que, meus queridos, quando as coisas acontecem? ELAS A C O N T E C E M

Não esperava receber um plot twist atrás do outro desse jeito

Não esperava que a história caminhasse pelo caminho que caminhou, até a última página

São reflexões bem legais que ele traz no livro e um final realmente surpreendente

Pra quem consegue lidar com o ritmo lento dos clássicos, super recomendo

Rhuan Maciel 12/03/2022

Saramago é sensacional com as palavras. O modo de contar histórias único desse homem é sempre um ponto alto de seus livros. A reflexão própria que ele insere, misturando-se com a narrativa, denotando pensamentos questionadores e filosóficos. Além de toda a obra ser filosófica em si. Ela traz um elemento absurdo, o sósia materialmente perfeito de outro homem, e a partir disso o romance se desenrola circundando a questão da identidade única de cada pessoa, com ideias, perguntas e dúvidas. No decorrer do livro algumas decisões são meio duvidosas, apesar disso não comprometer com a história. E o final conseguiu me deixar perplexo e extasiado. Um ótimo livro que vale muito apena ser lido.

Sra. Cass 25/04/2023

O homem duplicado de José Saramago narra a - doida - história de Tertuliano Máximo Afonso, um professor de história que vê sua vida girar de ponta cabeça quando descobre que existe outro homem na cidade IDÊNTICO a ele. Mais que parecidos, IGUAIS. E não são gêmeos, não são clones científicos. Apenas são iguais, e isso era pra ser impossível, mas, bem, está a ocorrer. Diante disso, sua pacata vida vira um inferno de angústias, idas e vindas, confusões e outros mais, que só a perda de identidade pode fazer.

Eu demorei um mês praticamente pra concluir esse livro; só comecei a ler porque um amigo adora (Já leu duas vezes) e me pediu pra ler {promessa é dívida}. Já havia abandonado outro José Saramago antes (As intermitências da morte), talvez tenha sido um crime, mas não me arrependo porque o motivo pra isso e também pro quase do livro aqui resenhado é a escrita do Saramago. O estilo sem travessões e parágrafos, sem separação de diálogo e pontuação me dá nos nervos. Isso me fez arrastar tanto a leitura que eu lia de 5 a 10 pag por dia e já deixava de lado. Mas do meio pro final a história foi me interessando e eu queria muito saber no que ia dar, até... meu amigo me dar um puta spoiler.

O spoiler que ele me deu me fez sacar o plot; plot esse que NÃO é exposto no livro como normalmente ocorre porque não são ações e consequências "lógicas", é uma história basicamente filosófica, um negócio pra você quebrar a cabeça e pensar, tirar suas conclusões, conversar com pessoas que pensaram diferente, formular teorias e tentar fechar o final (que é aberto). Mas eu não sei se concordo muito com o spoiler do meu amigo, mas sei que tenho mais perguntas e dúvidas do que respostas e espero um dia poder sanar pelo menos boa parte delas.
skuser02844 18/05/2023minha estante
O final é bem fechado por acaso. Existe sim um terceiro duplicado.
Após Tertuliano Máximo Afonso descobrir o nome do ator secundário, começa a telefonar a todos aqueles nas lista telefónica que detêm o mesmo sobrenome. Em uma chamada particular, o interlocutor afirma que alguém já havia perguntado pelo Daniel Santa-Clara, informação que deixa o professor de história incomodado ao ponderar a hipótese de alguém estar também à procura do seu duplicado.
"...e foi ela ter-se recordado o homem das cordas vocais destemperadas de que havia mais ou menos uma semana outra pessoa tinha telefonado a fazer idêntica pergunta, Suponho que não terá sido o senhor, pelo menos a voz não se parece, tenho muito bom ouvido para distinguir vozes, Não, não fui eu, disse Tertuliano Máximo Afonso, subitamente perturbado, e essa pessoa era quem, um homem, ou uma mulher, Era um homem, claro. Sim, um homem, que cabeça a sua, pois não se está mesmo a ver que por muitas diferenças que possam existir entre as vozes de dois homens, muitas mais as haveria entre uma voz feminina e uma voz masculina, Ainda que, acrescentou o interlocutor à informação, agora que penso, houve um momento em que me pareceu que se esforçava por disfarçá-la.
[...]
Da fortíssima perturbação que lhe causara a notícia de que um desconhecido andava também à procura de Daniel Santa-Clara ficara-lhe uma inquieta sensação de desconcerto como se se encontrasse diante de uma equação de segundo grau depois de se ter esquecido de como se resolvem as do primeiro."
Páginas 119 e 120

É importante relembrar que no final, o terceiro duplicado afirma estar à procura de António claro há semanas.
"É o senhor Daniel Santa-Clara, perguntou a voz, Sim, sou eu, Andava à semanas à sua procura, mas finalmente encontrei-o"
Página 317

Sra. Cass 01/06/2023minha estante
Me quebrou mais ainda agora kkkk