Queen

Queen Phil Sutcliffe

Resenhas - Queen

Didi 20/11/2012

Em busca da biografia perfeita
(Enquanto escrevo esta resenha, escuto "A Day At The Races", mais especificamente a canção "Somebody To Love".)

Sou fã do Queen desde criança. Sem exageros: nasci numa família que sempre comprava um LP ou K7 de qualquer artista do rock ou MPB e ouvia o que eles tocavam na vitrola, o que incluia Queen. Isso entre 1988 e 1995, desde 1997 que a paixão definitiva se manifestou em mim.

De lá pra cá já li de tudo quanto é tipo de material que foi escrito sobre a banda e seus integrantes e posso dizer com segurança que esta biografia aqui, com material gráfico capaz de te transportar pra era onde a banda reinava, é um dos melhores materiais já publicados sobre o quarteto.

A biografia não se apega demais aos detalhes da vida particular de cada integrante, o que é bom (muitos materiais se esquecem de Brian, Roger e John e gastam 80% de suas páginas em cima da vida de Freddie). A história é contada de forma coerente, fluída; não é uma leitura pesada, muito pelo contrário.

O único problema que encontrei na edição brasileira foram alguns erros de tradução e de falta de atenção dos revisores. Pequenos detalhes que para um fã da banda podem ser facilmente corrigidos durante a leitura mas não para os novatos (como alguns nomes trocados em algumas descrições e legendas).

Se você procura uma biografia sobre Freddie Mercury, melhor pegar outro livro. Idem caso você queira uma biografia de 500 páginas que só contenha texto e que disseque o Queen nos pormenores artísticos, técnicos e privados. Mas se você procurava por uma biografia do Queen que equilibrasse textos e fotos na medida mais exata o possível, este livro é feito pra você - compre sem medo.
Kinin 29/03/2014minha estante
Queen nunca é demais...

Renata CCS 09/02/2016

Oh Mama Mia
“Tonight I'm gonna have myself a real good time
I feel alive and the world is turning inside out, yeah!
I'm floating around in ecstasy
So don't stop me now, don't stop me
'Cause I'm having a good time, having a good time”
(Don’t stop me now – Queen)

Descobri o QUEEN na infância, com 7 ou 8 anos de idade, na casa de meus primos já adolescentes, quando encontrei NEWS OF THE WORLD, o sexto álbum do Queen, na estante deles. Levei dias, talvez semanas, para ouvir o disco. Fiquei fascinada e aterrorizada pela capa: que tipo de música eu iria encontrar ali? Tomei coragem, pedi o disco emprestado e simplesmente não conseguia parar de ouvi-lo. Não conseguia acreditar como nunca tinha parado para escutar aquilo antes. Foi amor à primeira “ouvida”.

Claro que, como todo ser humano com ouvidos, eu já conhecia WE ARE THE CHAMPIONS e batia as mãos na mesa quando ouvia os primeiros acordes de WE WILL ROCK YOU, mas a paixão pela banda veio com o primeiro disco.

Bem, agora já é possível entender a minha alegria ao me deparar a biografia ilustrada do QUEEN, assinada pelo jornalista Phil Sutcliffe. Os textos são primorosos, além da narrativa do próprio Phil, há várias declarações da banda e de diversos outros músicos, fãs do trabalho do QUEEN. As fotos são belíssimas, raras, dos diversos anos de carreira, e as diagramações requintadas. Um livro sublime!

Além da incrível coletânea de fotos da banda, a forma de como o livro foi organizado também é digna de destaque. Após uma introdução sobre a formação da banda e a história de cada um dos integrantes, Sutcliffe colocou uma linha temporal guiada pela discografia da banda. Para cada álbum, há um acervo visual impecável, que inclui até mesmo as diferentes capas feitas em cada país e posters de turnês ao redor do mundo.

Imperdível para quem é fã. Uma peça de colecionador.

Em tempo: em relação ao NEWS OF THE WORLD que peguei “emprestado”, saibam que nunca o devolvi. Está na minha coleção de bolachas eternas!
Caique 10/02/2016minha estante
Uma das maiores bandas de rock. Está entre as minhas preferidas.

Renata CCS 11/02/2016minha estante
Uma de minhas preferidas tb, Caique.

Ana Ira! 07/08/2016minha estante
Oi Renata!
Estou doida pra comprar, mas estou na dúvida: tem mais fotos o livro ou tem textos também? Gosto com textos kkkk mas achei que seria um livro com apenas arquivo fotográfico.
Abs.

Renata CCS 27/04/2018minha estante
@Ana Ira! Muitas fotos, mas a narrativa é muito boa e há diversas declarações de músicos. Um livro imperdível para quem é fã!

Sossô 29/06/2023minha estante
Tem cenas pesadas? Eu estou começando a virar fã do Queen (queria conhecer na minha infância ?) mas minha mãe acha q só vai aparecer o Freddie fazendo coisas ilícitas.. queria saber se tem cenas assim..

Renata CCS 30/06/2023minha estante
Não, as fotos são lindas! Não há nada de impróprio.

Sossô 30/06/2023minha estante
Obrigada!

Andre.S 17/12/2022

Excepcional biografia do Queen, muito completa e repleta de ilustrações e curiosidades da banda. Uma delícia de leitura para fãs e interessados.

Siqueira 24/12/2023

Para quem gosta dessa banda...
Adorei, sou fã desse grupo, Fred Mercury tinha uma voz maravilhosa, com letras lindas (nem todas claro) está biografia conta detalhes de bastidores de cada disco, show de bola.

Carlos Colle 02/03/2019

Perfeito
Pra mim a maior banda de todos os tempos!
Estive no Morumbi em 1981 e acompanho tudo deles. Tudo referente ao Queen eu leio.

João Luiz 29/04/2019

Um material espetacular para quem é fã. Cheio de imagens e relatos de toda trajetória do Queen. Sem muitos detalhes da vida particular de cada integrante. Uma excelente biografia. Com edição belíssima, com certeza a altura da banda que sempre prezou pela qualidade impecável.

Rodolfo.Monteiro20 12/06/2021

A maior banda do mundo
Queen é a banda da minha vida desde 2003, quando vi o DVD Live at Wembley 1986. Eu vi aquele homem no palco, aquela força da natureza ali dançando e cantando como se fosse a última coisa a se fazer, fazendo com maestria. Esse livro, apesar de não ser tão profundo, é uma linda retrospectiva da carreira da banda.