Coringa/Arlequina: Sanidade Criminosa

Brian Azzarello

Resenhas - Coringa

Rayane.Bahiense 17/12/2023

Coringando
Eu amo todas essas ?tentativas? de explicar o que se passa na cabeça do Coringa.

Normalmente não explicam o que a gente espera, adoro. O melhor vilão que tem é ele!

Nêssa 02/11/2023

Eu achei a história meio parada, queria saber mais detalhes.
Aqui conhecemos mais um pouco da psique perturbada do coringa através do olhar de Jonny front, mas parece que o foco não é o coringa e sim como surgiu o bandido Jonny

gblzao 20/07/2023

O tal do: Coringa de Brian Azzarello
A HQ é um mergulho dentro da mente imprevisível e caótica do maior vilão dos quadrinhos. Tudo se inicia com o retorno do Coringa à Gotham após ser misteriosamente liberado do Asilo Arkham. Brian Azzarello consegue, com louvor, retratar a imponência do vilão sob os olhos de outro personagem (sem spoilers também) através de uma história rápida, visceral, porém bastante concisa. Gostei muito das interações entre os vilões e também do "humor" (mesmo que, quase sempre, maldoso) em alguns momentos.
A arte e as cores são belíssimas. Nota-se que alguns quadros tiveram traços diferentes, mais realistas, o que ajudou bastante na imersão e nas expressões dos personagens.
A obra claramente serviu de inspiração para as adaptações do personagem no cinema. Rapidamente me vem à cabeça o Coringa de Heath Ledger em Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, que até se parece fisicamente com o apresentado na HQ.
Coringa de Brian Azzarello é um CLÁSSICO e obrigatório em toda coleção que se preze.

Henry 24/06/2023

Não há cura para o incurável
O que poderíamos esperar caso o Coringa fosse liberado do Asilo Arkham, depois de um longo período, enquanto seu império em Gotham fosse destruído? Um ser humano curado? Livre dos próprios demônios?

Essa HQ mostra a força que o antagonista possui, além de demonstrar que não há cura para o incurável. Coringa é fruto da própria maldade, um ser frio, calculista e imprevisível.

Com desenhos INCRÍVEIS, sujos e realistas, "Coringa" é um prato cheio para quem curte o personagem e um clima de terror. Não é uma história tradicional de super heróis. Ainda bem.

Recomendo demais. Baita surpresa.

fev 14/06/2023

Fiquei bem entretido com a história. O clima dark do enredo combinou bastante com as ilustrações. Foi um match perfeito e sombrio.

theus26 24/04/2023

Gotham existiria sem um Coringa?
Em questões de arte, é uma obra de arte, aqui tem tudo que se pode esperar de uma visão "pesada" de uma gotham suja, abandonada e criminosa, a ambientação é perfeita, ainda que o designe de alguns personagens, acho que era a intenção do artista, ser algo horrendo, nojento, repugnante, algo que tu teria medo de encontrar na rua de noite, tirando as personagens femininas, o designe delas me incomoda bastante, mas não vou entrar nisso por ser algo que existe em quase toda hq?. Narrativamente, é incrível, nós não somos o Batman, não somos o herói e muito menos o vilão, somos só um capanga, a cada esquina existe um perigo pior, a sensação de ser só um peão, a mercê de qualquer capricho de um maluco fantasiado é perfeito aqui, principalmente pra mostrar o foco da narrativa, o Coringa. Ele não é o Coringa mais alucinado que eu já vi, muito menos o mais assustador, mas aqui ele tem seu charme e seu jogo com a insanidade, não vai ser meu Coringa favorito, não entraria nem no top 5, mas é um Coringa memorável, principalmente fazendo referência a Cidade de Deus.

rebeca756 21/03/2023

Jonny Jonny
Que HQ perfeita, meu Deus!!!
De cara me lembrou muito a atuação do Heath Ledger em O cavaleiro das trevas, acredito que tenha sido a inspiração para o filme.
Os detalhes dela são muito bem feitos, o Coringa como sempre surpreende em tudo o que faz, pra quem é fã é uma obra que não pode faltar.
Amei, com certeza vou repetir a dose e ler de novo.
Filipe Murta 28/07/2023minha estante
Muito boa mesmo! Porém acredito que foi a HQ que foi inspirada no Heath Ledger, para o filme ele se inspirou muito no personagem principal de Laranja Mecânica, que tinham várias anotações em seu caderno enquanto ele interpretava o Coringa, inclusive os trejeitos desse personagem ele usa muito no Coringa.

Filipe Murta 16/03/2023

Qualidade incrível em história e arte
Coringa é uma ótima HQ, a história é muito boa contada pelo ponto de vista de um personagem secundário, muito bem contada e você consegue se sentir inserido na história pela visão do personagem. A arte é uma das mais bonitas que já vi em uma "HQ de heróis" cada página é uma obra de arte.

Gabriel 11/03/2023

Uma história completa
A completude da história tem relação direta com a complexidade doentia do coringa. Uma relação exposta entre o bem e o mal novamente bem roteirizada e desenhada.

Natalia Oliveira 26/02/2023

Ah... É tudo novo para mim... Ainda não entendo muitas referências, me perco no nome dos personagens, perco o fio da história várias vezes ??... Um dia chego lá

Urso Golias 02/02/2023

O maior, o grandioso... Mas será que é o melhor?!
Como todo vilão de sucesso, ele sempre será mais abordado em alguma história e uma dessas histórias é coringa, o início dela já mostra como as coisas são conturbadas quando o coringa sai andando pela frente do asilo Arkham, ao decorrer da história vemos como sua mente realmente é perturbada chegando a ser comparada com obras de terror, o Batman é um personagem muito secundário nessa história, mas ainda bem que isso ocorre, ele acabaria estragando o desenrola da trama, esteja com as faculdades mentais mínimamente ok para ler, essa história não é tão leve como outras do morcegão

Pedro4041 14/01/2023

muito bom
uma das melhores HQs do coringa,nela adentramos totalmente no mundo do personagem e em sua insanidade.

ANTONIO MARTINS 10/01/2023

Insano
"Insano" descreve muito bem o que é o Coringa, o Brian Azzarello escreveu muito bem, mostrando a insanidade, e o controle sobre a mafia de Gotham, e como o Coringa não se importa com dinheiro, nem com nada, somente com o caos que gera. As artes de Lee Bermejo são o ponto alto da HQ, são maravilhosas.