Neurociência e Educação

Neurociência e Educação Ramon M. Cosenza; Leonor B. Guerra

Resenhas - Neurociência e Educação

A.mM.a 10/04/2024

Obrigado professora por ter dado esse livro em turma, agora realmente, como estudante de história com licenciatura, entendo o por quais razões são necessárias entendermos o cérebro humano de forma nao tão aprofundada.
"As emoções nos fazem entender o próximo, e nos entendermos como pessoas"

AliceFonseca.25 10/03/2024

Ele é um livro didático como podemos observar já na capa, um livro de linguagem super acessível e atual. É realmente confortável de estudar.
Estou usando ele para produzir um TCC para área acadêmica da educação inclusiva e aproveitando para estudar ele também. Só me arrependo de não ter estudado quando eu tinha umidade curricular de educação na graduação, mas tenho pós em neurociência e raramente fala sobre a aprendizagem inclusiva é mais focada na estrutura cerebral e seu funcionamento e em explicar a velhice. Quanto esse livro traz o enfoque da neurociência que explica o funcionamento neural, plasticidade desde da neurogenese até pontua umas curiosidades sobre a velhice como dúvidas comuns sobre aprendizagem, ele traz explicações tanto por meio de revisão bibliografica, quanto desenhos, exemplos simples que vemos nosso dia a dia, e no final de cada página ele conta com resumos o que é eficiente para quem faz pesquisas bibliograficas por exemplo.

Decfalter 12/02/2024

Cérebro e Aprendizagem: Descubra os Segredos
O livro "Neurociência e Educação" proporcionou-me uma compreensão sólida do processo de aprendizagem em geral. Aprendi que os neurotransmissores desempenham o papel de "fofoqueiros", comunicando-nos nossos estados emocionais. Além disso, o livro explora os processos neurológicos intrinsecamente ligados à aprendizagem e como o ambiente em que vivemos pode influenciar-nos positiva ou negativamente. Essa descoberta respondeu a uma dúvida que me era predominante: "O ambiente que vivencio diariamente afeta-me de alguma maneira?" A resposta, como aprendi, é sim, e de forma significativa.

Uma outra reflexão que surgiu foi sobre organização, tanto física quanto mental. Percebi que estar em um ambiente arrumado e limpo facilita a aprendizagem e a retenção do conhecimento, enquanto um ambiente desorganizado pode ter o efeito oposto. Essa compreensão trouxe clareza para aspectos da minha vida.

Em suma, considero este livro uma leitura excelente para aqueles interessados em neurociência e educação, seja um membro da família, educador ou até mesmo o próprio aprendiz, como eu. Ele oferece respostas valiosas para questões básicas sobre o funcionamento do cérebro, proporcionando uma base sólida para um conhecimento mais aprofundado sobre o processo de aprendizagem. Certamente, é um recurso que contribui para uma sociedade mais bem informada e educada.

Renata Vaz 05/02/2024

Boa obra para iniciar os estudos em neurociência
Eu fiz a releitura dessa obra pra escrita de um trabalho e é interessante pensar que algumas coisas na leitura me incomodaram. Em duas situações os autores colocam a questão da sintomatologia dos transtornos de aprendizagem como ?um problema?. Claro que eu entendo que trata-se de uma obra não tão recente, tanto que traz os termos ?Síndrome de Asperger? e ?criança com necessidades educacionais especiais? que não se utiliza mais, mas essa de PROBLEMA, foi difícil de encarar.

Fora isso, realmente é uma obra bem didática e que traz um panorama bem explicativo sobre a área da neurociência.

Pablo Paz 29/08/2023

Como o cérebro aprende
Livro curto e informativo sobre os avanços da neurociência, especialmente sobre como o cérebro aprende. Ele apresenta os conceitos básicos da área, desde o que é um neurônio e o papel dos diversos neurotransmissores, até o que é genético e o que é ambiental no longo caminho da aprendizagem.
Os conceitos são não só explicados teoricamente como também exemplificados por meio de muitas figuras, o que facilita a compreensão mesmo para quem é menos do que leigo no assunto. É voltado para profissionais que lidam com o ensino. Muitas dicas sobre como o cérebro aprende, isto é, para o mestre compreender o que está a ocorrer no cérebro do aprendiz durante o processo de aprendizagem.
Agora falta uma obra sobre o papel (ou o que seria este papel) do mestre durante todo este processo. Livro mais do que útil.

nenos 27/08/2023

A ilusão do sistema integrado
Inteligência é definida, em uma definição abrangente, como: Uma capacidade muito geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rapidamente e por meio da experiência. Longe de ser apenas uma habilidade acadêmica, uma aprendizagem livresca ou esperteza para testes, o conceito de inteligência sofre mutações, com várias maneiras de ser inteligente e reflete uma capacidade ampla e profunda para compreensão do ambiente.
Aprendizagem não é algo óbvio que pode ser atribuído somente ao resultado do foco e da concentração. E para explicar, ajudar na compreensão, suscitar discussões e correlacionar os estudos da aprendizagem na Neurociência, Dr. Ramon Cosenza, médico, doutor em Ciências, professor aposentado da UFMG e autor. A obra em si propõe que o papel do educador pode ser mais significativo e eficiente quando ele conhece o funcionamento cerebral, o que pode contribuir em uma maior compreensão dos fenômenos observados e para o sucesso da conduta proposta, qualquer que seja ela.
Os temas avaliados incluem o funcionamento dos neurônios, regiões do cérebro relevantes ao tema, nossos sentidos, processamentos inconscientes, controle motor e vias sensoriais, funcionamento do córtex cerebral, formação e capacidades do cérebro, os processos da atenção, distinções da memória, o importante papel das emoções, o sistema nervoso e as funções executivas, o córtex pré-frontal, o papel do educador, os processos neurobiológicos da leitura e da fala, um entendimento completo sobre lesões e o diagnóstico de síndromes e transtornos, as múltiplas inteligências, e por fim, mas não menos importante, a influência dos fatores ambientais e o viés cultural do aprendizado.
Importante salientar que a maior parte dos processos que ocorrem no cérebro é inconsciente, como a regulação do meio interno, e que não existe correspondência direta entre determinados neurotransmissores, estruturas ou circuitos especializados que regem emoções específicas e a consciência integrada. O estudo das neurociências é relativamente novo com interações muito complexas, e nas palavras do autor, só agora estamos começando a entender como funcionam esses processos, bem como interligar ativações cerebrais com comportamentos.
Através da abordagem interdisciplinar, Dr. Ramon demonstra como a autorregulação emocional, ou seja, a capacidade de modular o comportamento de acordo com as demandas cognitivas, tem um papel importante no aprendizado. A título de exemplo: Um dos mecanismos interligados com a autorregulação é a atenção, e a atenção seleciona a informação importante a ser processada, deixando de lado o que for dispensável para economizar energia e por falta de capacidade de examinar tudo ao mesmo tempo.
Ultrapassando o filtro da atenção, a informação que se torna consciente leva à memória e suas classificações. Planejar estratégias comportamentais, supervisionar nossa agenda e traçar novos planos respeita uma capacidade limitada dos sistemas fragmentados de repetição: a memória. Contudo, entendemos e subvertemos as conhecidas memórias de curto e longo prazo em conhecimentos adquiridos, lembrados e utilizados conscientemente, ou seja, conhecimentos em que a memória se manifesta sem esforço ou intenção consciente.
Ademais, o registro permanente consolidado é constantemente posto à prova em um ambiente hostil com ameaças psicológicas e regido por um dispositivo aperfeiçoado para guardar, de forma majoritária, aquilo que se repete com frequência e dados relevantes para a sobrevivência. Correlacionar toda essa parafernália a seres humanos traz um sentimento de não pertencimento e, como diz o neurocirurgião Dr. Henry Marsh: É estranho conceber que meus instrumentos passam através do próprio pensamento, através da emoção e razão, que memórias, sonhos e reflexões fazem parte dessa estrutura gelatinosa.

Link dos meus highlights: https://drive.google.com/file/d/100APE4xwWsjuFYbRBrAjsQbJF-ANIP0b/view?usp=sharing

Jaque 12/08/2023

Leitura simples e fácil de entender
Muito bom encontrar livros com um tema tão importante e com linguagem tão simples e contagiante, um ótimo jeito de aprender

Matheus 13/04/2023

Neurociência aplicada a Educação
A obra versa sobre a relação entre neurociência e educação a partir do funcionamento do sistema nervoso. Aspectos como neuroanatomia, funções executivas, memórias operacional e de trabalho, processamento neurobiológico de leitura e raciocínio lógico-matemático, entre outros, são abordados entre suas temáticas. É uma leitura fundamental aos interessados em compreenderem o funcionamento da aprendizagem humana, embora introdutório, para aplicação em processos de ensino ou auto-aprendizagem.

Maria.anamariaprof 11/11/2022

Ótima obra introdutória sobre o assunto
Essa recomendação é para aqueles que se interessam pela relação entre a educação e a neurociência. Esse é um livro introdutório, mas que será excelente na descoberta de vários conceitos.

Luan 01/11/2022

A leitura do livro me fez ver que alguns alunos não são ruins, EU COMO PROFRSSOR que não tinha entendido a maneira de alcançar a cognição do aluno, o livro abirda algumas questões e algumas caracterizações acerca do tema, e inspira professores a pensar maneiras mais covenientes de ensinar alunos tão diferentes e tão cheios de criatividade para aprender.

Arthenis0 03/08/2022

Uma base
Estou usando este livro como base para o meu TCC, e me ajudou bastante a esclarecer varias coisas. Faço curso de pedagogia e vejo a necessidade de um alinhamento da neurociência e a educação, já que, a interdisciplinaridade é necessaria para um sistema educacional integrado e multidimensional.

Carol 24/01/2022

É um livro muito bom que associa a neurociência com a educação, mencionando bastante a plasticidade do cérebro e os tipos de inteligência.
Rafael Kerr 24/01/2022minha estante

Maikom.Abreu 23/01/2022

Necessário
A relação neurociência e educação precisa ser consumada e se tornar uma relação dialética, onde as partes apresentem as demandas e possíveis soluções. Diferente do que muitos pensam, a educação não será ?sarada? apenas com bons educadores que seguem com o que apreenderam, por mais boa que sejam suas formações, pois trata-se de um processo complexo, que precisa envolver várias partes, entre elas a neurociência. Sua contribuição pode tornar o ensino mais eficaz e reduzir erros rotineiros que são encarados como verdade.

Marina 17/04/2021

Necessário para educadores
Esse livro superou as minhas expectativas. Com uma linguagem simples, ele apresentou todos os processos cerebrais necessários para que a aprendizagem aconteça. Sem academicismo, sem palavras complicadas.
É um texto gostoso de ler, e ele não somente nos mostra os processos cerebrais, como ainda fala como eles afetam o dia a dia da sala de aula.
Também apresentam transtornos da aprendizagem com uma perspectiva estritamente biológica, descrevendo o que acontece no cérebro de crianças autistas, com dislexia, discalculia, etc .
É um livro pra ser relido e consultado.
Não é determinista, eles demonstram como a neurociência precisa ser muito bem entendida antes de ser aplicada no contexto escolar e como ela pode ajudar caso possamos usá -la.
Amei.

Renata 20/01/2021

Neurociencia e educação
Inicialmente achei o livro interessante. Um pouco raso e introdutório, porém que me atendia como alguém que não é da área, para inicio de estudos sobre o tema.
Porém quando avancei na leitura, chegando ao capítulo 10 (ele possui 12), me deparei com uma visão muito parcial e determinista dos autores. Uma visão pobre que desconsidera todas as pesquisas atuais sobre múltiplas inteligências, interferência do ambiente no processo de desenvolvimento da inteligência, inteligência emocional, dentre tantos outros temas. Me pareceu que eles estavam divagando sobre uma conversa de botequim cheia de achismos. Apesar de supostamente citarem "pesquisas científicas", quantas dessas já foram refutadas? E os resultados já obtidos em escolas e socialmente? Defender um ponto de vista que não tem mais nenhuma coerência atualmente me fez repensar a validade de todo o resto que havia sido escrito.