Neurociência e Educação

Neurociência e Educação Ramon M. Cosenza; Leonor B. Guerra




Resenhas - Neurociência e Educação


21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Junior 15/03/2020

Não é só pra ler...pra consultar também.
Esse é tipo de livro que não se lê uma vez só. Deve ser lido, expandido, anotado e rascunhado. Outros livros sobre o assunto são demasiadamente técnicos e acabam perdendo o brilho. Este, com delicadeza e bom humor faz com que neurociencia seja um assunto apaixonante. Abriu meus olhos pra inúmeras coisas que não fazia idéia que existiam.
Carlos.Lyra 10/04/2020minha estante
Tenho utilizado esse livro com meus alunos da disciplina de Psicologia da Aprendizagem, e tem sido muito proveitoso. O livro resume bem ideias que podemos aprofundar a partir da leitura de outros autores do campo da Neurociência, como António Damásio, Eric Kandel, Ivan Izquierdo, entre outros. É uma excelente introdução à neurociência para estudantes de licenciatura e para o educador quem pretende se atualizar




Pablo Paz 29/08/2023

Como o cérebro aprende
Livro curto e informativo sobre os avanços da neurociência, especialmente sobre como o cérebro aprende. Ele apresenta os conceitos básicos da área, desde o que é um neurônio e o papel dos diversos neurotransmissores, até o que é genético e o que é ambiental no longo caminho da aprendizagem.
Os conceitos são não só explicados teoricamente como também exemplificados por meio de muitas figuras, o que facilita a compreensão mesmo para quem é menos do que leigo no assunto. É voltado para profissionais que lidam com o ensino. Muitas dicas sobre como o cérebro aprende, isto é, para o mestre compreender o que está a ocorrer no cérebro do aprendiz durante o processo de aprendizagem.
Agora falta uma obra sobre o papel (ou o que seria este papel) do mestre durante todo este processo. Livro mais do que útil.
comentários(0)comente



Marina 17/04/2021

Necessário para educadores
Esse livro superou as minhas expectativas. Com uma linguagem simples, ele apresentou todos os processos cerebrais necessários para que a aprendizagem aconteça. Sem academicismo, sem palavras complicadas.
É um texto gostoso de ler, e ele não somente nos mostra os processos cerebrais, como ainda fala como eles afetam o dia a dia da sala de aula.
Também apresentam transtornos da aprendizagem com uma perspectiva estritamente biológica, descrevendo o que acontece no cérebro de crianças autistas, com dislexia, discalculia, etc .
É um livro pra ser relido e consultado.
Não é determinista, eles demonstram como a neurociência precisa ser muito bem entendida antes de ser aplicada no contexto escolar e como ela pode ajudar caso possamos usá -la.
Amei.
comentários(0)comente



@gbdrt 21/07/2020

Leitura dinâmica e completa mas requer um conhecimento prévio para um bom entendimento.
comentários(0)comente



Breno Vasconcelos 17/01/2016

Neurociência e Educação - Ramon M. Cosenza; Leonor B. Guerra
É um livro muito bem ilustrado, apresenta o conhecimento neurocientífico e suas interfaces com o processo educativo, visando o desenvolvimento dos níveis de excelência das pessoas.
Trata de questões relacionadas a atenção, neuroplasticidade, a relação da emoção na aprendizagem, entre outros assuntos.
Krystara 21/03/2017minha estante
alguém tem o livro em PDF?




Viktorya Zalewski 17/03/2019

Muito relevante
O livro "Neurociência e educação: como o cérebro aprende" foi definitivamente muito importante para meu desenvolvimento como educadora. Escrito pelos médicos e doutores em Ciências Biológicas, Ramon Consenza e Leonor Guerra, é uma introdução à Neurologia e suas relações com o processos de ensino-aprendizagem e a Educação em si. Desejei ler a obra pois pensava que ela seria um "extra" para meu conhecimento docente, mas, após a leitura, me perguntei como nunca fui ensinada sobre assuntos tão essenciais, como a memória. Em minha graduação, tive uma disciplina de Psicologia da Educação, porém apenas com apresentação de teorias desatualizadas.

O livro está relacionado ao projeto NeuroEduca, criado pela professora Leonor Guerra para capacitar e sensibilizar profissionais da educação a respeito dos fundamentos neuro-biológicos da aprendizagem, facilitando assim o fazer de professores. É uma obra bastante introdutória, que em algumas temáticas (como no capítulo sobre emoções) chega a ser propositalmente superficial, me deixando com um gosto de "quero mais".

O primeiro capítulo explica a organização geral do sistema nervoso. Creio que é o capítulo mais denso e até dificil, especialmente quando os autores enumeram as partes do cérebro. São tantos nomes que acabei ficando confusa, mas fiz um esforço para entender.

Já tive que devolver o livro para biblioteca, porém gostaria de elencar imprecisamente alguns tópicos que me marcaram. Entre outros assuntos, o livro fala sobre:
- Aprendizagem e o que ela significa para o sistema nervoso.
- Memória (existem vários tipos, explicados nos livro). A repetição fortalece as novas conexões dos neurônios e fazem com que elas não se desfaçam. Coisas que nos "marcam" também são mais dificilmente esquecidas, como momentos emocionantes ou traumas.
- Atenção e suas implicações. Não podemos, por exemplo, prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo. Sempre colocamos outra em segundo plano para focarmos em alguma, e o cérebro faz isso. Não prestamos atenção o tempo todo, por exemplo, na sensação das nossas roupas encostando em nossa pele.
- Leitura. É um processo muuuuito mais complexo do que eu imaginava...
- Funções executivas. Elas incluem a capacidade de autocontrolar-se, estabelecer prioridades para chegar a um objetivo, planejar, adaptar-se às demandas inconstantes de maneira criativa, etc. Pelo que me lembro, as regiões responsáveis por essas funções só ficam maduras após a segunda década de vida. Deu pra entender um pouquinho por que nossos alunos tem mais dificuldades de se planejar para estudar do que para entender os conteúdos em si. Os autores também criticam a educação atual nesse sentido, dizendo que ela incentiva pouco o desenvolvimento dessas funções.

Algumas das minhas conclusões minhas como educadora:
- Fiquei muito feliz em ver que o que nós, professores de língua, praticamos, está muito bem fundamentado! O ato de relacionar os conteúdos com conteúdos anteriores e com a vida cotidiana e real do aluno facilita muito o processo de aprendizagem. E quem se graduou nos últimos anos com certeza aprendeu Metodologias Ativas (ainda que não com esse nome) em sua faculdade.
- Infelizmente, não dá pra evitar a repetição, das mesma forma que um músico precisa praticar seu instrumento todos os dias. Faz parte.

Recomendo.

Obs: Para quem está procurando um livro sobre transtornos de aprendizagem, esse não é o livro ideal, embora os autores pincelem um pouco sobre o tema.
comentários(0)comente



Renata 20/01/2021

Neurociencia e educação
Inicialmente achei o livro interessante. Um pouco raso e introdutório, porém que me atendia como alguém que não é da área, para inicio de estudos sobre o tema.
Porém quando avancei na leitura, chegando ao capítulo 10 (ele possui 12), me deparei com uma visão muito parcial e determinista dos autores. Uma visão pobre que desconsidera todas as pesquisas atuais sobre múltiplas inteligências, interferência do ambiente no processo de desenvolvimento da inteligência, inteligência emocional, dentre tantos outros temas. Me pareceu que eles estavam divagando sobre uma conversa de botequim cheia de achismos. Apesar de supostamente citarem "pesquisas científicas", quantas dessas já foram refutadas? E os resultados já obtidos em escolas e socialmente? Defender um ponto de vista que não tem mais nenhuma coerência atualmente me fez repensar a validade de todo o resto que havia sido escrito.
comentários(0)comente



Maikom.Abreu 23/01/2022

Necessário
A relação neurociência e educação precisa ser consumada e se tornar uma relação dialética, onde as partes apresentem as demandas e possíveis soluções. Diferente do que muitos pensam, a educação não será ?sarada? apenas com bons educadores que seguem com o que apreenderam, por mais boa que sejam suas formações, pois trata-se de um processo complexo, que precisa envolver várias partes, entre elas a neurociência. Sua contribuição pode tornar o ensino mais eficaz e reduzir erros rotineiros que são encarados como verdade.
comentários(0)comente



Kelley Cristine 24/01/2015

Para ensinar bem é preciso saber como as pessoas aprendem
Livro básico para educadores. Apresenta resumos dos principais tópicos tratados no capitulo.
Krystara 21/03/2017minha estante
olá Kelley, você teria o livro em PDF?


Jessica.Bonifacio 21/11/2017minha estante
Alguem tem o livro em pdf?




AliceFonseca.25 10/03/2024

Ele é um livro didático como podemos observar já na capa, um livro de linguagem super acessível e atual. É realmente confortável de estudar.
Estou usando ele para produzir um TCC para área acadêmica da educação inclusiva e aproveitando para estudar ele também. Só me arrependo de não ter estudado quando eu tinha umidade curricular de educação na graduação, mas tenho pós em neurociência e raramente fala sobre a aprendizagem inclusiva é mais focada na estrutura cerebral e seu funcionamento e em explicar a velhice. Quanto esse livro traz o enfoque da neurociência que explica o funcionamento neural, plasticidade desde da neurogenese até pontua umas curiosidades sobre a velhice como dúvidas comuns sobre aprendizagem, ele traz explicações tanto por meio de revisão bibliografica, quanto desenhos, exemplos simples que vemos nosso dia a dia, e no final de cada página ele conta com resumos o que é eficiente para quem faz pesquisas bibliograficas por exemplo.
comentários(0)comente



Carol 24/01/2022

É um livro muito bom que associa a neurociência com a educação, mencionando bastante a plasticidade do cérebro e os tipos de inteligência.
Rafael Kerr 24/01/2022minha estante
Oi. Tudo bem? Talvez você já tenha me visto por aqui. Desculpe o incomodo. Me chamo Rafael Kerr e sou escritor. Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria - O oráculo. Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar obrigado.




Arthenis0 03/08/2022

Uma base
Estou usando este livro como base para o meu TCC, e me ajudou bastante a esclarecer varias coisas. Faço curso de pedagogia e vejo a necessidade de um alinhamento da neurociência e a educação, já que, a interdisciplinaridade é necessaria para um sistema educacional integrado e multidimensional.
comentários(0)comente



Decfalter 12/02/2024

Cérebro e Aprendizagem: Descubra os Segredos
O livro "Neurociência e Educação" proporcionou-me uma compreensão sólida do processo de aprendizagem em geral. Aprendi que os neurotransmissores desempenham o papel de "fofoqueiros", comunicando-nos nossos estados emocionais. Além disso, o livro explora os processos neurológicos intrinsecamente ligados à aprendizagem e como o ambiente em que vivemos pode influenciar-nos positiva ou negativamente. Essa descoberta respondeu a uma dúvida que me era predominante: "O ambiente que vivencio diariamente afeta-me de alguma maneira?" A resposta, como aprendi, é sim, e de forma significativa.

Uma outra reflexão que surgiu foi sobre organização, tanto física quanto mental. Percebi que estar em um ambiente arrumado e limpo facilita a aprendizagem e a retenção do conhecimento, enquanto um ambiente desorganizado pode ter o efeito oposto. Essa compreensão trouxe clareza para aspectos da minha vida.

Em suma, considero este livro uma leitura excelente para aqueles interessados em neurociência e educação, seja um membro da família, educador ou até mesmo o próprio aprendiz, como eu. Ele oferece respostas valiosas para questões básicas sobre o funcionamento do cérebro, proporcionando uma base sólida para um conhecimento mais aprofundado sobre o processo de aprendizagem. Certamente, é um recurso que contribui para uma sociedade mais bem informada e educada.
comentários(0)comente



Jaque 12/08/2023

Leitura simples e fácil de entender
Muito bom encontrar livros com um tema tão importante e com linguagem tão simples e contagiante, um ótimo jeito de aprender
comentários(0)comente



Luan 01/11/2022

Muito bom
A leitura do livro me fez ver que alguns alunos não são ruins, EU COMO PROFRSSOR que não tinha entendido a maneira de alcançar a cognição do aluno, o livro abirda algumas questões e algumas caracterizações acerca do tema, e inspira professores a pensar maneiras mais covenientes de ensinar alunos tão diferentes e tão cheios de criatividade para aprender.
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR