Magician

Magician Raymond E. Feist

Resenhas - Magician

Newton Nitro 29/04/2015

Fantasia Clássica mais voltada para o público infanto juvenil.
Magician (que foi publicado no Brasil em dois volumes, Mago:Aprendiz e Mago: Mestre)é um livro de fantasia do período entre Tolkien e a popularização do "grimdark" (fantasia brutal sombria) da Companhia Negra do Glen Cook , os Drenai do David Gemmel, entre outros e mais posteriormente, os livros do George R.R. Martin. É uma fantasia mais clássica, que começa bem tradicional, com um jovem sendo tomado como aprendiz de mago, mas que, aos poucos, vai se desdobrando em diferentes pontos de vista, e desenvolvendo uma trama muito interessante. O livro, no começo, tem um clima mais infanto-juvenil, mas ao desenvolver a trama adquire um clima mais adulto, dentro da tradição da fantasia tolkeniana. É um livro claramente inspirado em partidas de RPG e deve agradar quem curte um D&D da vida!

O que mais curti foi a criação de mundo, o modo como o Raymond Feist introduz o cenário sem diminuir o ritmo da trama. A caracterização dos personagens é meio superficial, o foco da narrativa é mais na ação e nas reviravoltas de roteiro do que na exploração de personagens, que é mais comum na narrativa contemporânea, eu fiquei querendo saber mais sobre o passado dos personagens, seus medos, etc.

É um livro divertido, bem escrito, com reviravoltas na trama, mistérios a serem resolvidos, e muita ação, mas é bem leve em relação ao que tenho lido ultimamente em termos de fantasia. Se tivesse lido mais jovem, na minha adolescência ou juventude, acho que teria curtido mais. Mas, fica a recomendação, para quem curte uma fantasia mais clássica, sem palavrões, sexo explícito ou tripas voando! E o mundo criado por Feist, principalmente o dos antagonistas do livro, é muito interessante, foi o que mais curti! :) (less)