A parasita azul (Histórias da Meia-Noite)

A parasita azul (Histórias da Meia-Noite) Machado de Assis

Resenhas - A parasita azul (Histórias da Meia-Noite)

Jorge 14/02/2022

A atualização do tema romântico do exílio.
Esse conto abre a segunda coletânea de contos editada em vida pelo Machado, Histórias da Meia Noite, que nas palavras do próprio autor, "são as páginas mais desambiciosas do mundo". A Parasita Azul é considerado o conto ancestral do romance Brás Cubas.

Aqui Machado, ainda longe do seu ápice imaginativo, joga com a nossa percepção e encerra de uma forma bastante inteligente uma trama que procura desmistificar a romantização do exílio através dos olhos de um brasileiro estrangeirado chamado Camilo.

O conto envolve temas como patriotismo, lealdade, gratidão, amor desinteressado e acima de tudo o mito romântico do primeiro amor, dando a nós, leitores, ao término dessa leitura, o agridoce sabor do benefício da dúvida.

Ofelia 11/11/2022

? gostei ?
Li porque meu namorado leu há muitos anos e falou que essa história o faz lembrar de mim. E realmente kkk eu sou a Isabel 100%.

Uma ótima história, em alguns momentos fiquei um pouco entediada e demorei a entender algumas coisas, mas realmente é muito bom!

Fiquei feliz com o desfecho e de coração quentinho pela lembrança e comparação com algo que acho de grande valor dentre as minhas características. ??

Marcos Caio 11/11/2022

Já tinha lido alguns anos atrás, então foi uma releitura para recordar o conto.
Percebi que o início é um pouco maçante, mas do meio pro fim tudo ganha tração.
Enfim, bom.

Lucas_bs 10/04/2024

De todos os contos que li deste autor, sem dúvidas este foi o melhor.
Já previa algumas partes do final mas a forma com que a história foi construída é perfeita.