Menina Veneno

Menina Veneno Mariana Ribeiro

Resenhas - Menina Veneno

Nanda 16/08/2014

Divertido e nostálgico
(Como o Skoob não aceita metade de uma estrela, digo logo que minha avaliação foi 3,5 e não 3.)

Sempre tive interesse pelos anos 80, fato notório que a qualidade musical dessa década era mil vezes melhor. Esse foi um dos principais motivos que me fizeram ter interesse em Menina Veneno.

O livro é narrado em primeira pessoa por Audrey (exatamente como a atriz Audrey Hepburn) Mantovani. A primeira impressão que tive de Audrey não foi das melhores, achei a personagem com uma mentalidade muito infantil para a idade dela, querendo se mostrar uma rebelde enquanto nadava no dinheiro. Típico julgamento de quando acabamos de “conhecer” alguém e já falamos um “não vou com a cara dela” e quando perguntam o motivo a resposta varia entre o “não sei” e “simplesmente não vou”. Felizmente, com o desenrolar da história essa primeira impressão se desfez.

Uma das coisas que mais fazem com que eu goste de um livro é a verossimilhança que ele apresenta. Por exemplo, seria bem fácil escrever uma história fora do país apenas mostrando o que se vê na televisão, certo? Errado! E isso foi um ponto muito positivo na história que a Mari criou. Tudo foi muito bem construído e representado, além de fatos marcantes daquela época serem introduzidos de uma forma que eu considerei muito original.

A narrativa da autora é muito fluída e leve, além disso, eu percebi que a personagem foi amadurecendo o pensamento conforme a leitura avançava. A visão que Audrey tem do mundo é bem revolucionária, isso me incomodou um pouco no início, mas depois que o elemento sobrenatural foi introduzido passou a fazer um pouco de sentido.

Mas aí vocês me perguntam, com esse tanto de elogio, por que o livro perdeu 1,5 na avaliação? Apesar de tudo o que eu disse aí em cima, me incomodou demais toda cena em que a Audrey ia se aprontar pra sair, pra trabalhar ou para faculdade, descrever tudo, exatamente tudo, que estava vestindo. Foi legal da primeira vez, conseguir visualizar as roupas e o estilo da década, mas com o tempo se tornou repetitivo e maçante.

Além disso, o livro foi sugerido como um NA e bem, a minha concepção de NA é um tanto quanto diferente do que foi apresentado em Menina Veneno. Não sou leitora assídua do gênero, mas em todos os que eu li sempre rola aquela tensão sexual, cenas fortes e etc, e eu não encontrei isso.

Fora isso, eu gostei muito da história. Se você, assim como eu, não viveu na década de 80 e sempre teve curiosidade de saber como foi, pode se jogar na leitura de Menina Veneno. A diagramação do livro ficou show, no início de cada capítulo vem um trecho de alguma música da época e eu achei isso bem legal, cria um clima nostálgico. Para um livro de estreia a Mari se mostrou bem preparada.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/08/resenha-menina-veneno-mariana-ribeiro.html

estantedasuh 10/10/2014

Menina Veneno - Blog Era Uma Vez o Livro
Audrey Mantovani é uma menina de dezessete anos. Ela está na faculdade de Jornalismo e seu maior sonho é ser uma Diplomata, assim como seu pai. Ela tem uma língua afiada, por isso o apelido de Menina Veneno. Audi, como é apelidada pelos mais íntimos, não tem medo da opinião das pessoas. Ela luta pela informação verdadeira e pela justiça. Mas além disso, Audi guarda um segredo, ela tem premonições. Em sonhos ela vê coisas que estão pra acontecer, mas não é qualquer coisa, são catástrofes e assassinatos, coisas desse tipo.

Audi é uma personagem diferente, pois não é aquela mocinha indefesa, que precisa de um homem para ajuda-la. Pelo contrário o Fred, que é o seu namorado, a segue e concorda com tudo que ela faz. Isso não quer dizer que ele é uma capacho e sim um companheiro para Audi.

O livro gira em torno de fatos que ocorreram na década de 80. Vários acontecimentos ocorreram e Audi previu quase todos eles, como a morte da John Lennon. Essa parte do livro é muito eletrizante, pois Audi fica inconformada com o que vai acontecer e tenta interferir no acontecimento, mas vocês só vão saber o que aconteceu se ler o livro.

Eu adorei esse livro porque a escritora descreveu tudo que ocorre na década de 80 nos mínimos detalhes. Ele descreve as roupas utilizadas na época, os modos de comportamento das pessoas, as músicas e diga se de passagem a Audi adora escutar música, me identifiquei com a personagem por que eu também adoro ouvir música. A Mariana escreveu tantos detalhes, que eu me vi vivendo nos anos 80.

Como não pode faltar, em todo livro temos um vilão, nesse caso é uma vilã chamada Lorena. Gente eu detestei essa menina, primeiro ela é muito arrogante e gosta de destratar os mais humildes e segundo que ela tem uma obsessão pela Audi que é desmedida. Ela sente muita inveja da Audi e, além disso, ela gosta de Freed, e em um dado momento do livro ela tenta se intrometer na vida dos dois. Deu vontade de dar umas tapas nela.

Vou parar de falar do livro se não vou acabar soltando spoiler. O que quero dizer é que o livro é maravilhoso, escrito com uma precisão que marca o leitor. A Mariana deve ter pesquisado muito para escrever esse livro, por que não ficou nenhuma ponta solta. Realmente a gente vive os anos 80 enquanto ler o livro. Eu super recomendo. Se você quiser saber como ficou as premonições da Audi, vai ter que ler o livro, pois é muito emocionante.

site: http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/2014/09/resenha-menina-veneno-de-mariana-ribeiro.html

Arine-san 19/01/2015

A década de 80 e o que ela teve de melhor...
A década de 80 tem algo que nenhuma outra década tem. Eu e Mariana Ribeiro, a autora de Menina Veneno, sabemos disso. Como a própria autora fala em sua nota, no fim do livro: essa é uma obra pra quem ama essa década, e deixará qualquer um nostálgico, tendo vivido – ou não – aqueles anos de brilho do rock nacional e de grandes fatos mundiais historicamente marcantes. Mas, apesar do seu objetivo claro enquanto obra, o livro não é um simples relator da história, e mistura ficção e realidade num enredo digno de ficção cientifica.

Nossa Menina Veneno é a jovem estudante de jornalismo Audrey Mantovani, que sonha em seguir a carreira do pai e ser diplomata. Além de venenosa, Audrey é uma verdadeira garota prodígio e não deixa que falem por ela nem possui papas na língua, o que rendeu, é claro, seu apelido mais conhecido inspirado na canção Menina Venena, hit dos anos 80. Porém, ela tem algo que a torna ainda mais incomum e determinada: desde muito nova, ela possui sonhos premonitórios, que podem apresentar avanços importantes para a sociedade em vários setores, como a chegada do homem à lua, ou desastres do mesmo nível de importância. E esse será o ponto chave de todo enredo, que terá em sua essência quase um registro histórico – e muito detalhado – daquela época. Os eventos mais importantes, as músicas que mais marcaram, o inicio de bandas importantes, como Aborto Elétrico e outras, são a base que fizeram essa obra tão maravilhosa para mim. Mas tudo não se resume a isso.

A história gira ao redor desses sonhos e premonições que Audrey possui. Acompanhamos, enquanto isso, sua formatura, como seus relacionamentos evoluem e, claro, suas diversas tentativas de impedir as grandes catástrofes da década de 80 que, em seus sonhos, ela previu. Fora isso, acompanhar o dia-a-dia de Audrey é acompanhar com detalhes o que se via naquela época... Para pessoas que, como eu, não viveram a década, o livro é uma boa forma de entender o contexto no qual o Brasil e o mundo estavam inseridos tanto culturalmente quanto politicamente.

Apesar disso, a leitura poderá parecer lenta para alguns. Não exatamente por ser ruim, mas por faltar um motivo mais forte que ligasse todos os ocorridos na década. Não é um livro com um grande ápice no meio ou no fim, mas cheio de “pequenos ápices” aqui e ali, toda vez que Audrey sonhava com alguma coisa. O que eu quero dizer, é: a depender de como a pessoa se sinta ligada com a década de 80 – algumas a amam, outras, já não possuem tanto interesse – a leitura parecerá mais ou menos agradável. Talvez eu tenha sentido um pouco de falta de um motivo mais “forte” para o livro, algo que desse uma grande guinada e fizesse a leitura correr mais ainda.

A autora discutiu alguns temas legais durante a história, como a AIDS, que, até então, era uma doença que gerava bastante preconceito e da qual as pessoas não tinham muita informação. É interessante ver o que o conhecimento – ou a falta dele – leva a pessoa fazer. E discutir esse tema trazendo personagens da própria narrativa pra viver na pele o problema é uma forma de fazer com que o leitor se afeiçoe mais a personagens secundários, que nem sempre ganham muita importância nos enredos. Aliás, os personagens – a maioria deles – foram construídos de forma legal. Alguns eu acho que ficaram caricatos demais e um tanto irreais, assim como alguns diálogos... Digamos que tenham soado artificiais. Essa não foi uma característica geral para todos os personagens, mas algo que dá pra notar em alguns indivíduos do livro e nos diálogos entre eles.

Afinal, já que essa resenha está ficando enorme, eu gostei do livro, como uma boa fã da década de 80 e de história. Não sei se seria uma leitura que todos amariam, mas o livro flui bem e tem atrativos principalmente para quem gosta bastante de música da década de 80! A Mariana Ribeiro reuniu músicas maravilhosas! Aos amantes dos anos 80 como eu, se joguem que a leitura será maravilhosa!

site: http://www.vicioempaginas.com.br/2015/01/resenha-menina-veneno-mariana-ribeiro.html

Fer - Mato Por Livros 06/04/2015

Uma deliciosa viagem, no tempo, rumo á década de 80.
Para os que viveram e se recordam de tudo dessa década é um delicioso álbum de recordações, para quem assim como eu, só nasceu, mas não lembra quase nada, é muito bom poder relembrar acontecimentos que só anos mais tarde fomos ter noção ou ás vezes nem chegaram a nossa compreensão.

Mariana nos leva por uma deliciosa viagem, com dose de romance e sobrenatural, aquele sobrenatural que sempre me deixa pensando se existe mesmo por ai, que nos deixa com a “pulguinha” atrás da orelha e que nos faz pensar, se existe esse tipo de coisa!

Audrey, mais conhecida como Audi ou menina veneno, tem o dom da premonição. A mesma consegue prever acontecimentos catastróficos, e esta sempre empenhada em impedir que esses eventos venham a acontecer. Alem disso consegue por vezes entrar na mente das pessoas e descobrir seus segredos mais obscuros.

Audi é uma garota com personalidade muito forte e marcante. Por esse motivo o apelido. Ela não tem medo de dizer o que pensa, muito menos de falar a verdade, seja sobre as pessoas ou até mesmo acontecimentos políticos. Por isso com certeza a garota conquistou algumas inimizades. Entre elas Lorena, que odeia Audi com todas as suas forças, por vários motivos, mas entre eles por querer roubar o namorado de Audi, o Fred.

Fred é um rapaz cheio de energia, apaixonado e disposto a tudo para salvar sua amada de todos os perigos em que ela entra por causa de seu dom premonitório.

O romance entre eles é um amor jovem, mas muito forte e com ou companheirismo de dar inveja em muito casal por ai. Mas eu gostaria que a autora tivesse focado um pouco mais no romance. Senti um pouco de falta de saber mais sobre eles de vê-los enfrentando alguns problemas para ficarem juntos, rs. Mas acho que esse não era o foco da autora. Mas mesmo assim me senti enternecida por eles.

Em alguns momentos da leitura me senti um pouco cansada. Em alguns momentos a leitura não fluía muito. Alguns capítulos eram mais lentos. Entretanto, mesmo assim gostei da leitura, já que em outros capítulos ficava presa a toda ação apresentada na história.

Cada acontecimento que Audi previa, era um momento de grande tensão e ação na história. E esses eram os momentos “chave” do enredo. Momentos que me prendiam e que me deixava muito ansiosa.

Com certeza uma leitura agradável e diferente. Uma deliciosa viagem no tempo.
Adorei o fato também de em cada inicio de capitulo a introdução ser feita através de uma musica. Isso esta se tornando um vicio meu, e adoro quando o autor faz isso. E Mariana não poderia ter sido mais feliz ao escolher a trilha sonora para sua história.

Mariana recebe também uma salva de palmas por todo seu trabalho de pesquisa. Com certeza escrever Menina Veneno não foi fácil, afinal ela descreveu fatos com uma perfeição como se estivesse presente em todos eles. O que me faz crer, que ela realmente teve um trabalho de pesquisa muito detalhado.

Estou ansiosa para ler outra história da autora. Gostaria sim de ver ela um pouco mais centrada em um romance.

É isso, indico a leitura principalmente à aqueles que viveram nessa maravilhosa época e adorariam entrar em uma deliciosa viagem no tempo.

site: www.matoporlivros.com.br

Ju 21/05/2015

[ Resenha ]: Menina Veneno da Escritora Mariana Ribeiro
"Menina Veneno" conta a história de Audrey Mantovani, uma estudante de Jornalismo de dezessete anos da década de 80, namorada de Frederico Fernandes e filha de um diplomata que sonha em seguir os passos do pai, mas vive se metendo em confusão com direito a muitas viagens ao exterior ao lado do seu amor por conta de seu dom. Por conta dos sonhos premonitórios, sempre relacionados a grandes acontecimentos de repercussão mundial, Audrey tem a possibilidade de alterar o futuro e salvar vidas. Mas como será que a protagonista lida com isso? Qual a repercussão de seus atos em sua vida e para os seus familiares? Movida pelas dúvidas, mergulhei na história.

Menina Veneno é um New adult com direito a romance e sobrenatural que me intrigou. Para começar, Audrey é o tipo de personagem cativante, que o leitor facilmente se identifica. Ela é uma garota cheia de sonhos, amores e muito real. Audrey é boa, mas também sabe ser má quando necessário. Eu vibrei e me emocionei em diversos momentos com a personagem, o instinto dela querer proteger a família e a personalidade forte que carrega são inspiradoras. Vi um pouco de mim e das minhas amigas ali.

A história é viciante, com Audrey narrando em primeira pessoa sua vida, seus cursos e trabalho. E claro, seu namoro com Fred. Um rapaz tão fofo que é um daqueles personagens literários que queremos carregar pra realidade. Eu torci loucamente por esses dois e nos momentos de intriga, fiquei com o coração na mão e pensei em matar a Mariana, caso acontecesse algo que não gostasse hahaa.

Menina Veneno tem uma narrativa envolvente e é cheia de referências a década de 80, que tanto amo. Quando vi The Smiths e Michael Jackson no meio da trama, pirei. É muito bom se deparar com bandas, séries e filmes que amamos. Trouxe um toque de realidade a trama, por mais que tenha sua dose sobrenatural.

Outro ponto positivo foi a autora colocar ligações entre os sonhos premonitórios com momentos históricos mundiais e nacionais. Foi uma sacada sensacional e deu mais veracidade a obra. Li em alguns resenhas alguns comentários sobre as descrições das roupas e tudo mais, só que acontece que Menina Veneno tem uma forte carga histórica. E vale lembrar que foi uma época que ficou marcada pela moda. Então, achei justo todas as descrições das roupas, estilos e tudo mais. Isso ajuda o leitor a entrar no enredo.

E eu que nem curtia e-book, acabei me viciando. Outro coisa positiva que me Menina Veneno me trouxe. Tentei me controlar pra não ler tudo de uma vez, mas acabei devorando. Eu amei demais Menina Veneno, me envolvi com a história, os personagens e terminei com uma saudade imensa. Sabe aquele clima de nostalgia? Independente de ter vivido a década ou não, você vai sentir!

Vou levar os personagens e a história juntos comigo pra sempre. Mari, obrigada por me permitir vivenciar uma década que tanto amei, mas não pude participar. De alguma forma, fiz parte dela. E Menina Veneno me proporcionou isso *--*

Como o próprio Ritchie disse: "Menina Veneno, o mundo não é pequeno demais pra nós dois ♥"

site: http://novosescritores.com/profiles/blogs/resenha-menina-veneno-da-escritora-mariana-ribeiro