Professor Milionário

Professor Milionário Domingos Pellegrini

Resenhas - Professor Milionário

oliveira.0 27/11/2023

um livro bom e engraçado.
Conta a história de um cara excêntrico em uma sociedade que ninguém entende porque ele é dessa forma em meio a tanto caos, um salário ruim e zero reconhecimento. é um livro para rir, saborear a leitura e refletir ao mesmo tempo. faz muito tempo que li mas gostaria de reler. um bom livro e eu indicaria mesmo fazendo tanto tempo em que li, ainda sim, é uma pauta importante e um assunto muito atual.

Tico Menezes 04/10/2022

A educação é transformadora!
Se já não foi recomendado, o faço aqui: Esse livro deve ser parte do material escolar do Ensino Médio brasileiro. Ao menos para que se iniciem debates saudáveis sobre os rumo da educação no país.

O carisma dos personagens e da ambientação são o grande trunfo (e maior mérito) do autor. O convite à reflexões progressistas, a destabulização de alguns temas, o fomento às artes, a apreciação do natural e a valorização do conhecimento são o que aproxima o leitor das aulas do Professor Alu. Suas andanças pela cidade e as transformações que vê aqui e ali através da educação são empolgantes. Para um educador é emocionante.
O autor entende a essência da educação acessível e o estímulo do pensamento independente e construtivo. O livro é para o leitor um baita incentivo a se aprimorar.

Porém, a estrela faltante ali em cima diz respeito à condução da trama. Quando o drama pessoal de Alu começa a se aprofundar, a narrativa se perde. As reflexões dão lugar a interações rápidas e nada importantes, não há desenvolvimento dos sentimentos do professor e as possibilidades da loteria são apenas pinceladas. Isso não tira mérito algum do livro, mas torna o ritmo vacilante e as últimas páginas um tanto maçantes de se encarar.

É um livro importante que deve ser recomendado e trabalhado em escolas. Da minha parte, farei o melhor para que os ensinamentos enriquecedores de Alu sejam passados para frente.

Mariane 10/07/2022

Para lembrar :)
As vezes pais ignorantes querem criar seus filhos das mesmas maneiras e não é assim, o mundo mudou e os conhecimentos devem ser divulgados e ampliados. As crianças de hoje, são o futuro de amanhã. É meio frustrante ver que sempre que aparece alguém disposto a ensinar e ajudar, as pessoas duvidam, ou pelo menos até que aquilo seja conveniente para eles.

Leitura enriquecedora.

Bel's 19/06/2021

Gostei
É um livro muito bom queria poder tê-lo lido durante o fundamental, a leitura é fluida e o livro é uma ótima forma de introduzir críticas sociais na literatura infantil.

Lana 15/01/2020

Apenas leia
Que livro mais gostoso de ler...daqueles que pegamos pra ler e quando dá fé já acabou. Como estudante de pedagogia me senti totalmente inspirada com o Professor Alu. O livro aborda temas relevantes que nos faz pensar. Eu adorei!

Eduardo.Silva 20/05/2018

Livro pra gente grande
Disse um amigo escritor que não existe essa história de literatura infantojuvenil. São apenas convenções impostas dos que dizem saber muito do assunto.

E esse livro reafirma essa tese, quando temas da atualidade sofrem abordagens interessantes ao longo da narrativa, construída a partir de problemáticas vivenciadas pelas personagens.

Literatura liberta por si só, dá asas à imaginação. É um caminho universal e válido, que pode levar todos os públicos a refletir, (re)pensar o real através do fictício e vice-versa.

Eduardo.Silva 20/05/2018

Livro pra gente grande