O Jogador

O Jogador Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Jogador

Marcelo 16/04/2024

O Vício
Confesso que esperava um pouco mais, se aprofundar mais na relação do protagonista e o jogo.
A vovó roubou toda a cena kakaka.
Só acho q coloquei muita expectativa no livro mesmo.

Frizzo 13/04/2024

Bom mas não é pra todo mundo...
A princípio enrolado e confuso, creio eu por ser uma leitura fora do abtual pra mim acabou se tornando um pouco difícil e levemente massivo!
Mas apesar dos pesares é bom, vemos o vício e a paixão sendo retratados com uma urgência louca, cuja qual consome o ser em proporções por igual.

Nany 10/04/2024

O jogador é um livro renomado do escritor russo Fiódor Dostoiévski. O enredo inicial apresenta os personagens e os envolvimentos entre eles, e a complexidade é ambientada na Alemanha, tendo Aleksei Ivánovitch como personagem principal e seu envolvimento com uma rica família russa.

O livro se desenrola em uma cidade alemã e o cenário quase não varia, porém o desenvolvimento se dá em diálogos entre os personagens. O autor descreve com maestria as contradições de cada personagem, os impulsos que dominam seus comportamentos, a submissão da razão diante da paixão. Denuncia também a hipocrisia das convenções sociais, o jogo das aparências e a própria falta de sentido que elas contêm.

A relação com a família russa é que ostenta riqueza quando na verdade vive na mais profunda das dívidas, a do jogador compulsivo que arrisca tudo, e perde, no jogo, as relações de interesse. Tudo isso, no entanto, serve apenas como pretexto para o autor poder imergir no âmago da psique humana e desvendar os vícios em jogo.

Enfim, é um livro curto, de conteúdo denso. A leitura inicialmente é lenta, porém vai se tornando mais agradável durante a leitura. O autor percorre um momento da vida dos personagens que não possui meio ou fim, mas o objetivo é desvendar a psique humana e sua depravação aos poucos.

lucas 08/04/2024

Precisa-se de uma delicadeza intelectual muito apurada para escrever sobre essas obras de arte que Dostoiévski produziu - e com toda certeza eu não possuo esse requisito - mas de toda forma, vou me arriscar (para o bem ou para o mal).
O personagem principal me promove um pensamento a respeito do que é um dos ciclos comuns da vida de um indivíduo "qualquer". Digo isso no sentido em que, a vida, por si só, não faz o menor sentido, portanto, nos debruçamos em (des)confortos e crenças que nos levam a rodopiar e rodopiar em volta dos mesmos ciclos, acreditando sempre que uma hora, por razão qualquer, a trajetória do mesmo ciclo há de mudar. Por quê? Não faço a menor ideia. Talvez, por essa falta de sentido que se manifesta em alguma parte do nosso corpo, que tende a ter alguma defesa para esta questão, trazendo sempre uma tentativa de justificar a própria falta de sentido que nos rodeia. E aí, o que nos resta é acreditar nas coisas materiais, emocionais, imaginárias. Isto, realmente, faz com que seja mais suportável a vida sem sentido que nos conduz em direção à morte.

Claudia.livros 07/04/2024

O Jogador é mais uma obra de Dostoiévski que nos faz mergulhar nas profundezas da psiquê humana. O vício no jogo é o tema central, mas não é só isso.

Dostoiévski foi magistral ao costurar o romance, misturando os sofrimentos dos viciados em jogo, um amor não satisfeito e toda uma gama de gente ao redor da história.

Através de Alexei ele nos faz caminhar pelos cassinos; acompanhamos os jogadores, os crupiês, os ladrões, os espertalhões, sentimos até o cheiro do local. Nos pega pela mão e apresenta essas pessoas, homens e mulheres que estão lá presas num jogo alucinante. Ele descreve magistralmente as percepções dos jogadores, o que se passa em suas mentes enquanto ganham, enquanto perdem. Percebemos o quanto é penoso sair disso. É difícil não sentir compaixão.

Mas a história vai além, não é na verdade sobre o jogo, mas da condição humana frente aos seus desafios. Como lidamos com as dificuldades que chegam. Há personagens ao redor de Alexei que formam a trama e enriquece a narrativa, como a vovozinha, parente do empregador de Alexei, que chega a Alemanha e causa uma reviravolta na família (e no cassino).

Há vários outros personagens interessantes, mas ninguém é mais interessante e intensa nessa história que Polina, por quem Alexei é apaixonado e essa personagem foi inspirada em Apollinária Súslova, que foi amante de Dostoiévski e por quem ele foi apaixonado na época e percorreu com ele os cassinos da Alemanha.

A história de Alexei e Polina é do tipo que nos faz pensar sobre nossas escolhas em determinados momentos da vida e como tudo poderia ser diferente se tivéssemos tomado outro rumo. O famoso "e se..."

É mais uma obra inesquecível do melhor escritor russo de todos os tempos ?

veneza. 06/04/2024

????
Um homem aposta, perde, aposta novamente e então seu tempo passa. sua vida se passou e até o seu amor não está mais em sua função. perdeu seus dias irrecuperáveis pensando em conseguir mais dinheiro, e quando ele finalmente conseguir o que quer, não terá mais como aproveitar. não estará vivo para gastar.

Madu Olifotet 30/03/2024

"O Jogador", uma novela escrita por Fiódor Dostoiévski, mergulha nas profundezas da psique humana, explorando temas como vício, desespero e liberdade. A história se passa em uma cidade termal alemã, onde Alexei Ivanovich, um tutor, se envolve em um complexo triângulo amoroso com Polina, por quem ele nutre um amor não correspondido, e Mr. Astley, um inglês misterioso. Através do vício no jogo, Dostoiévski retrata a fragilidade da vontade humana e as consequências devastadoras do desejo desenfreado. Alexei é levado ao abismo do jogo compulsivo, onde perde não apenas seu dinheiro, mas também sua integridade moral e sua autoestima. A novela não se limita a retratar o vício em si, mas também examina a condição humana, os conflitos internos e as motivações obscuras por trás de nossas ações. Ao confrontar o leitor com questões existenciais e morais, Dostoiévski convida à reflexão sobre a natureza da liberdade e da redenção, oferecendo uma visão penetrante da alma humana em seu estado mais vulnerável.

arthurcfm 22/03/2024

Livro muito interessante, consegue ser divertido, instigante e profundo ao mesmo tempo.
O vício como é retratado é bem real, afinal, o próprio Dostoiévski sofria do vício no jogo, então escreveu com propriedade essa história.
Muito bom!

Samuel 21/03/2024

O Jogo
O narrador é absorvido pelo estado de jogo, que acontece em um espaço e tempo específico, e sai uma outra pessoa depois de jogar e assim acontece o livro
Erikacristn 24/03/2024minha estante
??

Carolina 08/03/2024

Dostoievski sempre me surpreende?
Se pensar em outras obras como Crime e Castigo e Memorias do Subsolo, o Jogador é uma obra totalmente diferente! Misturando a critica a sociedade com falas que genuinamente me tiraram grandes risadas mostram que esse livro é otimo para quem está entrando na leitura de literatura russa! Com muitos personagens marcantes, como a Avó e o General, O jogador com certeza deve ser adicionado na lista de leitura!
Arthus.Mehanna 08/03/2024minha estante
É o único livro dele que já li! Gostei muito!

Valcomlivros 08/03/2024

Ótimo
É o segundo livro do Dostoiévski que leio e simplesmente amei.

O livro é bem curtinho, ácido e reflexivo. Traz a história de um viciado em jogo, sem a linearidade que uma vida pacata traria, esse jogador vive com a emoção do ganho e a tristeza da perda. Perder seu dinheiro é também perder a notoriedade e seu espaço como cidadão. Enfim, é um ótimo livro. Recomendo a leitura! ?

Luzimara.Santos 02/03/2024

Evitei essa leitura durante muito tempo, então recentemente li noites brancas ( que não entendi e não gostei tanto) e ao mesmo tempo que fiquei mais curiosa para ler esse livro fiquei mais apreensiva quanto a escrita.

Me surpreendi com um livro incrível, uma leitura fluida (ainda que bastante descritiva e um pouco desafiadora) e um tom cômico apesar da temática pesada do jogo de azar.

Mal posso esperar para ler mais do autor

Mayane.Ribeiro 01/03/2024

A narrativa em si não é cativante nem atrativa, mas nos faz refletir sobre o quão miserável é o homem com suas paixões e vícios, que no final tornam-se a mesma coisa.

letscia 26/02/2024

32 (2024) amanhã, amanhã tudo estará terminado.
"Que sou, agora? Um zéro. O que vou ser amanhã? Amanhã, posso ressuscitar dos mortos e começar a viver outra vez! Posso resgatar o homem que está dentro de mim, enquanto ele ainda não se perdeu!"
O Jogador foi um livro que me proporcionou uma leitura muito proveitosa. Inicialmente, o desenvolvimento da trama foi confuso e a história parecia arrastar-se um pouco. Porém, quando a dinâmica ficou mais clara, foi possível criar uma conexão com a narrativa.
Aleksei vive em constante estado de servidão. Poliana, uma mulher que não demonstra reciprocidade a seus sentimentos, é o centro de toda sua atenção. Apesar da moça ser cruel e egoísta, ele afirma amá-la intensamente.
"Cada dia, eu amo mais a senhora, só que, veja bem, isso é quase impossível. (...) quando a senhora me provocou, eu sussurrei: diga só uma palavra, que eu pulo nesse abismo."
Quando Mlle Blanche persuade Aleksei a gastar todo seu dinheiro, ele o faz sem hesitar muito. A. Ivánovitch demonstra nesses momentos ser um homem movido por impulsos e paixões, servo de suas próprias fraquezas. O jogo ocupa um espaço semelhante em sua vida, já que ele aposta seu futuro nas mãos do zéro, do rouge e do noir.
O jogo, duas vezes durante a narrativa, faz ele esquecer sua devoção a Poliana, ainda que por um curto período de tempo, assumindo uma segunda faceta em suas obsessões. Submerso na adrenalina e na ambição, seu senso acumulativo suplanta seus antigos alvos. E não apenas ele é destruído pelo vício no livro, Antonida - uma mulher que já era muito rica - encontra-se ganhando e logo depois perdendo todo seu dinheiro em um cassino. Todos os personagens enfrentam dilemas que giram em torno de dívidas, busca por poder e amor (o que, por vezes, está entrelaçado com a capital) e, no caso de Aleksei, a busca por validação.
Ele é certamente um homem de pouquíssima autoestima, agarrando-se a qualquer oportunidade de ser alguma coisa. Em algum momento, parece que ele perde a si mesmo - se é que algum dia ele havia se encontrado - e dedica todo o seu tempo para recuperar o que foi perdido nas roletas - o dinheiro ou seu antigo eu?
O final me surpreendeu e tenho minhas próprias opiniões sobre o desfecho, a maioria delas são positivas, aliás. A escrita do livro é muito boa e a história também, embora não seja o melhor livro do autor, é um ótimo romance.

Gabriela3826 26/02/2024

Jogo do bicho
Achei o começo bem difícil de entender, viu! Me senti um pouco jogada no meio da coisa toda, demorei um pouco pra entender onde se passava, quem era fulano ciclano etc.

Achei arrastado em algumas partes, principalmente porque os diálogos (alguns) são bem longoosss!

Foi uma leitura interessante até. Não é meu favorito, mas não é meu odiado.