O jogador

O jogador Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Jogador

Martony.Demes 04/03/2022

Vamos para mais uma grande obra de Dostoiévski ?
Pois eis o livro O Jogador.

Bom, sob certo prisma, o livro tem o personagem narrador Alex que vive em uma cidade fictícia de jogatinas, uma espécie de Las Vegas, na Alemanha, chamada Roletemburgo Ele trabalha para um general e tem uma certa paixão pela enteada dele - Apolina. O general tem uma certa dívida e para pagá-la ele conta com uma herança de uma senhora (avó) da família. Para isso ele sempre pede notícias da velha para saber se já morreu.

Não obstante, em um belo dia a senhora aparece na cidade, algo que frustra o General. E para surpresa maior, a velha vai para a jogatina e perde muito dinheiro no jogo. Imagina a situação!

Com o decorrer da obra, Alexy vê como possibilidade de ganhar dinheiro no jogo e obtém êxito, ganhando um bom dinheiro no jogo! E isso permite ele se aproximar da enteada do general.Porém, sendo Dostoiévski como escritor, nem tudo vai ocorrer como o esperado! A relação entre eles é bem complicada! E dinheiro na mão é vendaval!!

Um livro bem interessante, com algumas situações que nos surpreende e nos mantém preso na leitura!

Fiz uma pesquisa ulterior e verifiquei que o personagem principal tem uma certa relação com o próprio Fiodor, já que ele tinha um vício pelo jogo.

Maria 28/02/2022

O vício
Este livro é um recorte da vida de Alexei Ivanovich.
Aborda relações de poder e de dinheiro, cercadas de relações amorosas, de amizade, de interesse e de ostentação.
Alexei é um viciado em jogos de roleta e está sempre em companhia de outras pessoas viciadas em jogos ou interessadas nos ganhos alcançados pelos jogadores.
As relações acabam se mostrando superficiais e toda a vida dele está centrada em gastar dinheiro jogando, não pelo dinheiro em si, mas pela atenção que ganhar gera nele.

Lucas Lobo 14/02/2022

A aposta
Gostei muito desse romance de Dostoievski. Uma das melhores partes é na metade do livro quando a personagem "A Vó" aparece. A história fica mais divertida.

Nessa edição a escrita é ótima, a leitura super fluida. Um livro curto, bom pra quem quer começar a ler Dostoievski.

Exploitation 04/02/2022

Uma obra de sorte, poder e dinheiro.
Devo confessar que não esperava muito desse romance. Até porque, dentre os clássicos do autor, ele não é muito lembrado. Porém, foi uma grata surpresas. A forma como Dostoievski entra na psicologia de um jogador e em outros temas como a relação de poder que as pessoas tem com o dinheiro, são as características que, ao meu ver, dão a graça a obra.

Luciana.Lourenco 23/01/2022

Um jogador é uma narrativa altamente satírica que, ao mesmo tempo, retrata de maneira insuperável a atmosfera dos cassinos, a paixão pelo jogo e a psicologia profunda de um jogador.

Adriana Scarpin 18/01/2022

Tenho dificuldade de engrenar narrativas que abordam jogos, foi assim com The Card Counter do Paul Schrader em que me vi inicialmente entediada com a coisa toda para até o final eu já estar considerando quase uma obra-prima. Aconteceu a mesmíssima coisa ao ler Um Jogador do Dostoievski, passei mais de cem páginas no mais absoluto tédio, me arrastando para conseguir prosseguir, até a narrativa nos levar à presença da Dercy Gonçalves russa, nossa baboulinka preferida e melhor personagem do livro. Acho que nas cem páginas finais que realmente se molda o cerne da compulsão por jogo, tanto da baboulinka, quanto do narrador e são nessas páginas que o Espírito de Dostoievski realmente se faz.
Nos próximos dois anos estarei num clube de leitura do Dostoievski, esse é o primeiro da empreitada.

Fernanda.Marques 18/01/2022

1 de 12 para 2022
Um dos ultimos livros do Dosto em vida, foi produzido de forma apressada para pagar dividas. o Dosto fez um acordo com um editor onde ele deveria entegrar um livro em curto tempo ou seus direitos sobre suas obras seriam perdidas para esse editor. Pois o Dosto terminou a historia e temos aqui o Jogador.
o livro se passa em em locais diferentes, mas a maior parte em uma cidade chamada de Roletemburgo, onde vários burgueses se divertiam jogando e apostando dinheiro, claro. temos nesse contexto nosso personagem principal Aleksei Ivánovitch, jovem professor que entra na vida de apostador enquanto desenvolve um amor por Polina que chega a ser extremamente ávido e até toxico, nos termos de 2022!
Os personagens são muito legais - a minha preferido é com certeza a Vovó - Antonida Vassílievna, uma senhora rica de 75 anos invalida das pernas mas com um humor e mente afiadíssimos e põe todos no bolso (maravilhosa ela!).
bom, eu amo esse autor! então vou passar pano, mesmo não gostando tanto assim desse livro, porque a historia em si não me atraiu muito, o me permitiu terminar a leitura foi de fato os personagens e seus sentimentos intrínsecos.

SimoneSMM 16/01/2022

O livro narra o redemoinho de sensações que afligem um viciado em jogos; a urgência, o desespero, a certeza infalível de vencer, tudo aparece num ciclo que se repete, desde quando se inicia vencendo, vencendo e tornando a vencer, até a inacreditável perda, que se repete e repete, até a decisão de não mais jogar, para logo em seguida ser vencido, desta vez pela fraqueza da decisão anterior junto à força inebriante do vício. E tudo se repete até a perda total de si e do que possui.
No início, o narrador-observador-personagem descreve com perspicácia e agudez o caráter psicológico dos demais personagens. Até que aparece a Avó, forte, decidida, dominante, curiosa. É inverossímil que esta personalidade se deixe levar pelo turbilhão de sensações recém descobertas na roleta?
A partir daí, vemos o movimento dos personagens no jogo que é viver e conviver. Algumas vezes, como num jogo de tabuleiro, racional, manipulável, outras como na roleta, totalmente ao azar, ou à sorte, como queiram. Em ambos os casos, o inesperado surge para surpreender o leitor.

Alice 10/01/2022

Comecei uma leitura em grupo de todas as obras desse autor e esse foi o primeiro livro da lista. Gostei bastante, é uma escrita fluída, com um enredo com mistério e uma tramas que não esperava, mas não sei se foi minha edição, tem muitas palavras em francês sem tradução e perto do final fiquei confusa em alguns aspectos dos personagens, principalmente do Alexei e da Polina. Sinceramente gostei bem mais do que eu achei que gostaria e a escrita me cativou. Estou feliz e empolgada para continuar essa empreitada.

Eduardo Mendes 07/01/2022

Peculiar
Fiódor Dostoiévski não para de me surpreender com seu sarcasmo e sua incrível capacidade de colocar seus personagens em situações incomuns. “O Jogador” é a terceira obra do autor que eu leio e mais uma vez adorei como “Dostô” guia o leitor através de suas tramas com maestria.

O título e o importante subtítulo “Das memórias de um jovem” dão uma boa ideia do que você encontra em “O Jogador”. Alexei Ivánovitch, um jovem bem instruído de 25 anos, relata ao leitor suas experiências e principalmente o seu incontrolável vício em jogos e apostas, além da sua conturbada relação de amor e ódio com Paulina Alexandrovna, que é enteada do seu chefe, um general.

Alexei Ivánovitch é uma espécie de professor para os filhos do general e se vê diretamente ligado a diversos acontecimentos inusitados no dia a dia da família de seu chefe. Apesar da trama simples, a história se desenvolve de forma surpreendente, seguindo caminhos inimagináveis com alguns personagens secundários caricatos e extremamente engraçados.

Dostô consegue aqui não apenas criar um enredo interessante, curioso e cheio de particularidades, mas adentrar nos sentimentos, medos, fraquezas e aspirações dos seus personagens, que às vezes são exagerados e dramáticos, deixando tudo com um ar tragicômico que eu particularmente acho muito legal.

A construção de um personagem em constante degradação é incrível. Alexei é incapaz de controlar sua vontade de se arriscar, de vencer e de perder. Seus dias são uma verdadeira montanha russa, assim como sua relação complicada com sua amada.

Com o avanço da história, a rotina um tanto chata do protagonista ganha novas cores e ânimos, conforme sua paixão e seu vício afloram, deixando sua vida mais interessante, e claro, mais complicada e perturbadora. Eu quis dar umas sacudidas nele durante a leitura.

O Jogador reflete em parte a vida do próprio Dostoiévski, que assim como Alexei, era chegado numa jogatina e basicamente escreveu este romance para pagar suas dívidas de jogo.

site: https://jornadaliteraria.com.br/o-jogador/

Cris 06/01/2022

O jogador
Esse é o primeiro livro que eu leio de um dos famosos autores russos. Sempre achei que seria muito complicado ler os clássicos russos, mas até que a leitura foi super tranquila. A tradução da Penguin tá incrível e simples pra compreender.

O que mais me causou curiosidade nessa obra foi a história em torno dela. O Dostoiévski também era viciado em jogos e vivia no ?limite? da sua vida financeira. O jogador foi um livro escrito em mais ou menos 20 dias, caso contrário o autor perderia o direito por toda a sua obra já publicada.

Gostei do livro! Só o que me atrapalhou um pouco foram os trechos em francês no texto e sempre tinha que parar pra ver o rodapé, mas faz parte hahahaha. Super indico pra quem quer começar a ler os clássicos russos porque esse é um livro super curtinho.

Nick 31/12/2021

O Jogador
Primeiro contato com a obra desse escritor de literatura russa tão renomado. Bem a leitura é um pouco rebuscada porem muito divertida principalmente quando é apresentado, a Vovó, infelizmente esta edição veio com a tradução de algumas falar em francês somente no final do livro. Fora esses detalhes, é uma leitura bem rápida e divertida.

Dorian0 27/12/2021

Aiai mano
Alexis moscou, ele teve oportunidade pra sair da vida da aposta mas né...
Ótimo livro pra descontrair e pra quando você quer uma leitura rapida.

Margarida.Justiniano 26/12/2021

Sinceramente, não foi dos melhores livros que li. Ao início a história não me "agarrava" e tive que fazer um esforço para continuar a ler. Daqui a uns anos dou uma nova oportunidade e pode ser que mude de opinião.
dieipi 29/12/2021minha estante
comecei há pouco tempo e tô me sentindo exatamente assim. espero muito que eu consiga me envolver e que valha a pena, pois por enquanto não tô conseguindo achar algo em que eu me interesse

Beth 24/12/2021

Uma leitura rápida e muito dinâmica. Apesar de mostrar uma situação muito desgraçada, o texto é trazido de modo até leve, com um tipo de humor muito peculiar.