Como perder uma amiga em 10 passos

Como perder uma amiga em 10 passos Nath Souza

Resenhas - Como perder uma amiga em 10 passos

Henri B. Neto 26/10/2012

Resenha: ''Como Perder Uma Amiga em 10 Passos'', de Nath Souza
''Como Perder uma Amiga em 10 passos'' foi mais um livro da Nath Souza que eu peguei para ler despretensiosamente e que simplesmente devorei! Comecei ele em uma tarde, e à noite já estava em sua última página. Desta vez, tive a oportunidade de ser um dos leitores beta da autora, e foi uma experiência fantástica.
Assim como em ''Meu Querido Professor'', o estilo narrativo que Nath emprega no romance é simplesmente único. Ao contrário de seu antecessor, onde os capítulos eram divididos em reuniões de vídeo-conferência, agora nós temos post de blogs - cada um com situações que exemplificam as ''lições'' dadas pela protagonista misteriosa, conhecida apenas como ''Amiga'' - com direito à comentários dos personagens envolvidos e tudo.
O livro é muito gostoso de se ler, despretensioso e muito engraçado também. Em ''10 Passos'', a autora investiu em um tom mais ácido, que beira ao humor-negro, mas tudo de uma forma que deixa bem claro para o leitor que nada daquilo é o caminho certo à ser seguido (e o melhor de tudo: sem soar moralista, ou paternalista). O clima remete à filmes como ''Meninas Malvadas'' e ''A Mentira'', nunca se levando à sério demais e apenas preocupado em contar uma boa história.
Mais uma vez, em menos de um ano, Nath Souza me proporcionou uma das leituras mais divertidas do ano. O foco dado às amizades neste volume é um frescor à esta milharada de romances - nem sempre muito bons ou dignos de serem lidos - que temos visto de alguns anos para cá em livros juvenis, e saber que um romance de tal qualidade e leveza é 100% nacional dá até vontade de falar mais sobre ele. Com certeza, hiper recomendo ''Como Perder Uma Amiga em 10 Passos''...
E isto é um conselho de amigo
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

Liana 04/02/2013

Um livro Teen mto divertido!
Quem nunca se perguntou se é uma boa amiga?

Quando eu comecei a ler Como perder uma amiga em 10 passos, entendi que as vezes, mesmo sem querer, fazemos coisas para as nossas amigas que não gostaríamos que elas fizessem conosco.

"Agora nada mais poderoso para destruir a amizade do que contar os segredos dela para o paquera." pág. 80

O livro é leve e divertido, com um assunto envolvente - amizade - e nos mostra como pequenas atitudes podem nos afastar das pessoas que são tão importantes na nossa vida.

"Amizade é algo inexplicável, indescritível. É um tipo diferente de amor" pág 9

Se você quer cultivar suas amizades, leia esse livro! :)

Nane 16/03/2013

Um ótimo livro infanto-juvenil que fala sobre amizade para meninas adolescentes e pré-adolescentes. Bastante interativo, é possível se sentir dentro da história, reconhecendo-se em certas experiências.