O espetáculo mais triste da terra

O espetáculo mais triste da terra Mauro Ventura

Resenhas - O Espetáculo Mais Triste da Terra

Barbara 06/03/2012

Já tinha ouvido falar do incêndio do circo em Niterói pela minha avó, que morava lá na ocasião. Depois, li uma entrevista com Mauro Ventura no jornal O Estado de S. Paulo no começo do ano. Me interessei logo de cara. Com uma riqueza de detalhes, o autor relata casos de sobreviventes, como o incêndio repercutiu na cidade e no mundo. São histórias verdadeiras de pessoas que enfrentaram um dos seus maiores pesadelos. Mas é bacana também ver, através da história de cada um, as superações, as felizes coincidências que aconteceram. Melhor ainda é ver as fotos de pessoas que estão vivas até hoje e que, apesar de terem perdido tantas pessoas queridas, mantém a alegria de viver. Super recomendo!

Guibauer 06/02/2023

Tragédia, acidente, crime
O Espetáculo mais triste da Terra, o incêndio do Gran Circo Norte Americano em 1961, é lembrado e contado nesse livro com lembranças e relatos de sobreviventes, bombeiros, médicos, voluntários que estiveram envolvidos e fizeram parte dessa trágica história.
Além de investigar e contar a história o autor também passa pelas hipóteses do que aconteceu naquele fatídico domingo, o incêndio foi acidente ou um crime com consequências impensadas.
Livro muito bom, muito bem escrito, mas também triste e pesado.

Deusani0 21/03/2021

Recomendo
Uma parte da história que muita gente não sabe, eu também não sabia.
E uma história triste do maior incêndio que aconteceu no Brasil

Gabriele 28/04/2022

Incêndio
O nome faz jus ao acontecimento no circo. Muitas vidas perdidas, muitas irresponsabilidades, um jogando a culpa no outro e no fim nada da verdade. Como se não bastasse o incêndio, a cidade passava por um grave problema de saúde pública, sem hospitais funcionando adequadamente o que gerou mal atendimento o agravamento no número de mortes. E o culpado? Sinceramente pra mim, pra eles foi muito fácil achar um homem com problemas mentais pra acusar e jogar na cadeia. Com certeza isso foi pra acobertar uma série de erros nas licenças e na fiscalização.

Aline 25/01/2022

O melhor e o pior do ser humano.
O livro é extremamente bem escrito, tem uma boa narrativa dos fatos, considerando os anos passados da tragédia(e portanto a dificuldade de se obter dados com exatidão) é um trabalho meticuloso, que homenageia bem as vítimas e não deixa que tragédia passe em branco e seja apagada da memória do brasileiro. Como o próprio autor escreve, ?essa história condensa, como poucas, o pior e o melhor do ser humano?
E essa ambiguidade é muito bem retratada durante o livro. Emocionante e muito dolorosa, recomendo apenas aos que tiverem um bom psicólogico suficiente para ver a dor da perda de tantas famílias de uma maneira tão trágica.

Grazie A. 29/01/2022

Uma pesquisa muito bem feita, um livro excepcional. Daqueles que te faz ficar pensando sobre por vários dias, pesquisando horas a fio. Muito triste acompanhar os relatos cruéis de como várias crianças morreram, vários adultos sofreram sequelas seríssimas e como o Brasil prefere não tocar no assunto devido ao trauma. Incêndio não deveria ser tabu. É necessário falar sobre, para poder prevenir cada vez mais. Há também a parte humana após a tragédia, em que a solidariedade dos cariocas e vários outros brasileiros encheu hospitais com afeto, comida e esperança.
O trecho sobre o profeta Gentileza foi o que menos me atraiu, porém não deixa de ser incrível a história do homem que largou tudo e resolveu sair profetizando no terreno onde o circo pegou fogo. Se possível, assistam ao documentário O Circo (1965), de Arnaldo Jabor. Ele concentra exatamente o que o livro nos traz, que é a essência, a simplicidade e a magia que o circo carrega consigo ao longo da história. E também mostra a simplicidade do respeitável público, que outrora fora seduzido e arrastado para a eternidade junto com o Gran Circo Norte Americano.
JurúMontalvao 29/01/2022minha estante

Lorena 01/09/2013

Grande livro - reportagem
"O espetáculo mais triste da terra - O incêndio do Grand Circo Norte-Americano", do jornalista Mauro Ventura, retrata a maior tragédia circense que se tem notícia. O livro foi lançado em 2011, cinquenta anos após o incêndio do Grand Circo Norte-Americano em Niterói, que até então era a capital do Rio de Janeiro.

O incêndio ocorreu na matinê do domingo, 17 de dezembro de 1961. Cerca de 3 mil pessoas, sendo a maioria crianças, assistiam ao espetáculo. O número de vítimas fatais é incerto, assim como as causas do fogo. A tragédia abalou o Brasil e o mundo, assim como recentemente aconteceu no incêndio da Boate Kiss em Santa Maria (RS).

O trabalho de pesquisa de Mauro Ventura deve ser ressaltado. Acredito que ele conseguiu manter a imparcialidade jornalística, contudo, aquele novo-velho conceito de ser imparcial, que é mostrar todos os lados e versões, divergentes ou não.

Segundo o autor, foram mais de dois anos de pesquisas que esbarraram na perda de arquivos de hospitais, cemitérios, jornais, rádios e tvs. "A convicção literária e jornalística de que tinha uma grande história nas mãos, com componentes policiais, políticos, médicos e jurídicos. Era uma trama que misturava oportunismo e solidariedade, drama e heroísmo, dor e superação", falou Mauro no posfácio do livro.

Com certeza, foi um livro que eu, como jornalista, fiquei contente de ler, porque não é sensacionalista e atende os preceitos do jornalismo literário, dando perenidade a um fato que, apesar de grandioso e de , na época, ter comovido o mundo, foi praticamente esquecido da história.

Impossível não lembrar que Mauro é filho de Zuenir Ventura. Com certeza o bom jornalismo está no sangue. Espero que Ventura (filho) nos presentei com outras obras magníficas quanto "O espetáculo mais triste da terra".

Marcone 31/01/2014

Lembrai-vos de Niterói

Triste episódio do maior incêndio com vítimas da história do Brasil, ocorrido em 1961 num circo em Niterói. Capítulos dolorosos sobre a agonia, morte, trauma, e um capítulo sobre a fantástica e dramática conversão de José Datrino em profeta Gentileza.

Apesar da linguagem pueril, como quem escreve para adolescentes, o autor fez corretamente o dever de casa em sua pesquisa, da imprecisão das investigações policiais, do conflito da inveja e soberba entre os médicos, da mesquinharia humana de quem se aproveita de tragédias (até mesmo saqueando cadáveres).

De resto, fica o gosto amargo da repetida incompetência das autoridades públicas, e da eterna frustração do nosso "projeto de país" (o livro foi lançado em 2011, antes, portanto, do incêndio na boate Kiss em Santa Maria), como no editorial abaixo, publicado em 19 de dezembro de 1961 no Jornal do Brasil:

"Do ponto de vista da prevenção de acidentes, o Brasil inteiro é um grande circo, um grande circo de um domingo fatídico de Niterói. Este é o país dos aeroportos-armadilhas. O país em que raras são as casas de espetáculo que atendem aos requisitos básicos de proteção ao público." (pág. 77 do livro)

patriciagguimaraes 24/07/2022

Livro reportagem
Boa leitura, tinha mt curiosidade sobre a história. Mas como muitos livros estilo reportagem, a leitura se torna meio repetitiva e forçada, pra render página. Mas ok, recomendo para quem tiver interesse na história

Priscilla202 17/04/2024

Lembro de quando assisti à entrevista do autor desse livro no programa do Jô Soares e desde aquela época fiquei com vontade de ler. Passados muitos anos, finalmente consegui terminar a leitura.

Livro interessante para saber mais sobre essa tragédia que abalou o Brasil no passado e que é pouco lembrada.

Patrícia.Bilibio 04/07/2021

Arrebata
Belíssima construção de um emblemático livro reportagem. O resgate histórico feito por Mauro Ventura é uma aula de jornalismo e humanidade. Impossível interromper a leitura.

Maechler 27/07/2022

Que história!
Uma tragédia enorme e significativa, que muitos brasileiros não tem conhecimento. A forma com que a história é contada, de maneira respeitosa e analisando os fatos coletados, é impossível não se emocionar pensando em todo o ocorrido. Vale muito a pena cada minuto investido nesta leitura. ???

Alcione13 07/04/2019

Trágico
Ouvindo a notícia da chegada de um circo na cidade hoje,me lembrei,infelizmente,desse livro.

O ESPETÁCULO MAIS TRISTE DA TERRA
Mauro Ventura

Uma série de erros, negligência,ou crime?
Pergunta que infelizmente fica sem resposta.
Então,vamos aos fatos: superlotação+saída de emergência inexistente????

Deu pra perceber o drama acima, não?Uma sensação de repeteco nos dias atuais e a mesma impunidade.

O chamado Gran Circo Norte Americano chega em Niterói com promessas de espetáculo inesquecível e em 17 de dezembro de 1971 durante uma apresentação só dá tempo de a trapezista gritar:"fogo" e as labaredas rapidamente e literalmente lambem a lona num horror sem limites.

A lona em questão tinha sido impermeabilizada com um produto altamente inflamável e a consequência foi pedaços caindo sobre as pessoas.Pesadelo total.
Saída bloqueada resultando em pisoteamento e pânico geral.

Temos a elefanta que heroína,abriu com seu corpo um buraco por onde se retirou muitas pessoas. Além de rasgos de canivete e afins.

Mas próximo ao foco,o clima foi de inferno. Pedaços fumegantes grudavam no rosto e pele das vítimas.
Que de início foram retiradas em ambulâncias,mas quando o número alarmante começou a vir a tona,pasmem, caminhões,carros de passeio ou funerários,o que tinham no momento.
Corpos grudados, uns nos outros, soltando peles foram empilhados,jogados e eram retirados aos montes do local da tragédia e pasmem novamente,o único hospital da cidade estava fechado pra reforma.
O transporte desumano dessas vítimas me causou horror tão grande,que por vezes interrompi a leitura.

O prefeito estima em 503 o número de mortos,mas há relatos de até 1000 ou mais vítimas.
Discussões a parte,o que conta é uma cidade despreparada para tal;tanto no quesito hospitalar, quanto funerário e o próprio cemitério.
A população mobilizou-se na construção de caixões por noite a dentro;o som desse martelar incessante assombrou a população por muito tempo.

Cidades vizinhas deram apoio e até uma equipe com todo um aparato veio do exterior.Mas no Brasil,consagrou o cirurgião plástico Ivo Pitanguy num trabalho impressionante de ajuda a essas vítimas.

População irada e sedenta por culpar alguém não acreditando no suposto curto circuito, encontrou em um certo homem o bode expiatório?? Ou alguém seria tão cruel a esse ponto apenas por rixas de trabalho?

O que mais temos,são perguntas e infelizmente poucas respostas.

No restante do livro nos são apresentados personagens e poucos fatos,sendo o foco mesmo o capítulos iniciais pois o que sobra são questionamentos.

Como o suposto culpado que nada foi provado, inépcia policial? Negligência?
Ou a falta de um memorial ou mesmo algo que represente respeito e dignidade a essas vítimas,como uma proteção nesse terreno.

Com o tempo,como qualquer tragédia,caiu no esquecimento e culpados e punições passaram longe da justiça terrena.

Mas o que fica é a sensação que infelizmente outras repetições virão.

A boate Kiss em Santa Maria é uma ferida aberta ainda.

O tratamento desses queimados e apoio das equipes foi algo digno de palmas; também para os muitos anônimos que ajudaram com dinheiro, trabalho e acima de tudo, carinho.

TatiAmaribe 19/01/2020

Triste, mas muito interessante
Fiquei sabendo da tragédia do Gran Circo Norte-Americano pela internet e, pesquisando sobre o assunto, cheguei a esse livro simplesmente fascinante.

Rico em detalhes, ele faz pensar para que você tire suas próprias conclusões sobre quem cometeu os crimes, as causas do incêndio e muito mais.

Muitas vezes, perdemos o fôlego diante dos relatos e, usando da empatia, percebemos o quão angustiante foi o dia 17 de dezembro de 1961.

Recomendo muito!