Teatro do Oprimido

Teatro do Oprimido Augusto Boal

Resenhas - Teatro do Oprimido

bteuzt 12/07/2023

Fãs do psicodrama, unite!
Não estudo nem sou frequentadora de teatros, sei pouquíssimo como funciona a dinâmica e adianto que minha avaliação 4,5 foi porque fui contemplada na obra com muito material teórico que, no fundo, não era pra mim tão importante e que eu conseguiria compreender sem precisar ler. apesar disso, que não é um defeito do livro e sim uma particularidade minha, augusto boal me forneceu novas perspectivas sobre o que é a peça, qual a sua função social e até mesmo técnicas que podem ser utilizadas no dia a dia como alguém revolucionário - uma pessoa capaz de atuar no mundo, na melhor das interpretações. diversas abordagens inéditas sobre o impacto da interpretação na ação real, sobre o estudo de diversas possibilidades ou a visão de fora de que algo diferente sempre pode ser feito são pontos que amei ter conhecimento ao longo da leitura. extremamente importante não só para pessoas da área, mas para qualquer um que se interesse por mudar o mundo.

Violet 09/05/2023

Li pra tentar entender um pouco do teatro do oprimido e do próprio boal e uau achei muito interessante.

nicozito 16/01/2023

foi a partir dessa leitura que encontrei meu lugar do teatro. a potência da arte enquanto ferramenta de emancipação das classes oprimidas. augusto boal revolucional o cenário teatral brasileiro e essa obra é a prova disso!

mari.nicoli 07/01/2023

Um livro com o qual se aprende não apenas sobre teatro
Um livro interessantíssimo. Perpassando a política e a sociedade antes de chegar ao assunto de seu título, o Teatro do Oprimido, toda a história (re)contada é crucial para o entendimento do que vem a seguir.

O livro, ao meu ver, pode ser dividido em 3 partes:

Política e História do Teatro
Teatro do Oprimido
Coringa

A minha parte favorita foi o Teatro do Oprimido, onde a explicação de cada exercício foi surpreendente divertida e "ensinadora", mas adorei aprender tanto sobre a filosofia política e a história do teatro desde Aristóteles até Hegel. Ao mesmo tempo, compreender a função do Coringa em uma peça -- que como o Coringa em um jogo de cartas, tem o poder de "fazer o que quiser", e quebrar a quarta parede para explicar a peça mesmo sendo um personagem -- foi uma experiência valiosa e que com certeza fará com que eu olhe com novos olhos futuras performances.

Enfim, um livro que me acrescentou muito e eu tenho certeza que adicionou a mim muito conhecimento útil como aspirante a atriz e entusiasta do teatro.

Lu Lu Lu 15/12/2022

A transparência da opressão
O livro trata de métodos de teatro que, ao adentrar em detalhes, quase perdi o interesse? porém, esses detalhes são essenciais para entender o aspecto político de toda forma de arte, neste caso, o teatro.

giovanna 20/11/2022

"A poética do Oprimido"
"Por isso, para que se possa dominar os meios de produção teatral, deve-se primeiramente conhecer o próprio corpo, para poder depois torná-lo mais expressivo "

O Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas é um reflexo incrível do trabalho do Boal durante os anos. O livro aborda características de seu sistema e conta de suas vivências de uma forma sensacional, tudo da perspectiva direta e criativa de seu criador. Foi uma leitura incrível, apesar de eu ter demorado um bom tempo para terminá-la.

Anna 07/10/2022

Pra quem e porque o Teatro vive
Ler o Teatro Do Oprimido foi um divisor de águas na minha vida, enquanto latino-americana, brasileira, atriz e simplesmente, humana.
Era como se eu tivesse lendo sobre necessidades que eu não sabia que tinha, propósitos que não sabia que existia dentro de mim, ou sabia mas não tinha como dar palavras para tal sentimento.
Boal e sua obra explica de forma sensível, real e esperançosa que o Teatro foi feito para todos e deve ser feito por todos, e que, sua existência nunca foi entreter e sim provocar uma transformação da realidade de forma empática desenvolvendo um pensamento crítico ao espect-ator.

Monica.Soares 11/07/2022

Uma imersão no Teatro do Oprimido
O livro convida a mergulhar na pesquisa de Boal, transitando entre outros sistemas e estruturas dramáticas que são sempre visitadas nas escolas teatrais.
O fabuloso deste livro é justamente este trânsito que nos leva a estruturar o raciocínio até chegar a um teatro popular, que diferente de ser feito para o público é feito COM o público.
O livro é para aprofundamento. Estudo. Para pesquisar referências aqui e ali, dar a mão ao autor e encantar-se com as possibilidades de se expressar e se enxergar.
O autor nos convida a contrapor a ideia binária de "bom e mau", mas nos convida a nos colocar em movimento e problematizar a opressão.

Pâmela 27/05/2022

Uma jornada incrível...
Um livro muito necessário pra quem estuda teatro e, mais do que isso, para aqueles que buscam entender a arte do teatro político.
Me encanta aqui aqui a narrativa que está longe de ser um daqueles manuais de como fazer ou não fazer teatro. Aqui há um relato de experiências ricas e também um jeito muito novo de pensar o fazer teatral de um ponto de vista mais humano e libertário.

Paulo 19/05/2022

Interessantíssimo
Esse livro apresenta uma gama de ideias de maneira muito acessível e deliciosa de se ler. O Boal descreve várias e várias formas do teatro de maneira crítica, além de afirmar o seu potencial transformador. Definitivamente vale a pena.

Carlos 21/02/2013

Teatro
Quase um diário/biografia do autor contando suas experiências com o Teatro do Oprimido em vários países depois de ser exilado pela Ditadura Brasileira.

Moitta 24/09/2010

Reflexão e ação
Um maravilhoso livro para se conhecer o teatro e seu poder reflexivo, revolucionário, calmante e empático.
Boal conta parte da história do teatro, começando com sua criação, onde pessoas cantavam a céu aberto, e o teatro aristotélico onde já se criava um muro entre atores e espectadores, entre protagonista e coro.

O livro mostra como o teatro é político, pois é impossivel ao homem ser imparcial, visto que está inserido numa estrutura e é por ela influenciada. Pode ser a favor ou contra, conscientemente ou não. Expõe sua visão e explica a história por meio de 3 poéticas.

O teatro de aristóteles seria passivo, mantenedor da ordem vigente. O sistema trágico "quando o homem falha nas suas ações, no comportamento em busca da felicidade, através da virtude máxima que é a obediência às leis, a arte da tragédia intervém para corrigir essa falha, através da purificação, da catarse, da purgação do elemento estranho, indesejável, que faz com que o personagem não alcance os seus objetivos. Este elemento estranho é contrário à lei, é uma falha social, uma transgressão."
Este sistema funciona para diminuir, aplacar, satisfazer e eliminar tudo que possa romper com o equilíbrio social.

A Poética da Virtú surge com a burguesia, e define virtudes e valores (acessiveis a todos) e não o berço como requisitos ao sucesso, à faculdade de subir na vida. Boal expões os estilos lírico, épico e dramático.

A poética do Oprimido.
O povo oprimido se liberta, e outra vez conquista o teatro.
A poética do oprimido busca que o espectador volte a representar - Teatro invisível, teatro foro, teatro imagem, teatro jornal, etc. Depois busca acabar com a propriedade privada dos personagens pelos atores, através do sistema coringa.
Os exemplos de onde e como aconteceram essas experiências e riquíssimo e já vale a leitura do livro. Propõe reflexão e atitude, ação.

Um livro que mostra a visão do teatro exposta por alguém que dedicou boa parte de sua vida à essa arte, e inclui suas propostas e novas tentativas de usar o teatro como forma de ensaiar para a vida real e não apenas sentir através da empatia com a personagem e nada fazer. Um teatro que é mais que puro entreterimento, um convite à mudança, à luta dos oprimidos contra os opressores.
Linda 29/10/2020minha estante
Eu adorei sua resenha e fiquei ainda com mais vontade de ter e estudar essa obra.