Clarice na cabeceira

Clarice na cabeceira Clarice Lispector

Resenhas - Clarice na Cabeceira

Grazielle.Bonfim 03/05/2023

Recorte
É um livro com recorte de outras obras da Clarice... é excelente, pois tudo dela é! Mas priorizo ler direto na obra completa...

Raquel.Pina 21/08/2012

Lindo - apaixonante
Muito lindo, amei!!! Super romantico!

Ana Paula 23/06/2016

Clarice sempre única
Surpreendente como nunca, Clarice reinventa a maneira de romancear.
As notas introdutórias são excelentes.

letscia 08/01/2024

? 3 (2024)
É um livro denso. A coletânea de romances é fascinante e a escrita é impecável. Apesar das histórias serem bem diferentes a "coisa" permeia o livro inteiro. Tais reflexões formaram uma harmonia muito grande com as histórias, que traziam debates acerca da vida e do ser.
Embora pessimista, um caráter que costuma ser desnecessariamente predominante na arte, foi possível refletir sobre temas como os conceitos inerentes e preconcebidos, a identidade do ser etc.
As introduções foram muito úteis para a compreensão geral dos textos. Inclusive, o José Castello não estava nem um pouco errado em dizer que seriam mais próximos de filosofia do que de literatura. Como são apenas fragmentos, pretendo procurar a edição completa de alguma das minhas obras favoritas.
As últimas histórias foram, sem dúvidas, as mais tocantes. As palavras são tão vivas e completas que elas parecem sair das páginas e conversar com a vivência do leitor. Em diversos momentos eu divaguei um pouco, lembrando de pessoas, momentos, emoções. De vez em quando, sabia exatamente do que ela estava falando, só não sabia nomear exatamente o quê. "O nome é um acréscimo, e impede o contato com a coisa. O nome da coisa é um intervalo para a coisa." E em certo instante, não sabia. A graça de ler Clarice é que se eu reler esse mesmo livro daqui a alguns anos provavelmente terei uma experiência drasticamente diferente - digo por experiência própria.
É um texto tão livre que às vezes vira, até mesmo, um pensamento. Eu me demorei bastante em cada uma das páginas e me encontro mais uma vez encantada com Clarice Lispector.