O Ano da Morte de Ricardo Reis

Resenhas - O Ano da Morte de Ricardo Reis

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Veri 24/01/2024

Saramago sendo Saramago
O Ano da Morte de Ricardo Reis é Saramago genial. Mistura uma estória criada com uma criatividade de invejar (imagine o que aconteceu com o heteronimo de Fernando Pessoa Ricardo Reis quando seu criador morreu? Já que heteronimo é mais que pseudonimo e praticamente tem vida própria), então, mistura a estória com a história cuidadosamente pesquisada, e amarra ambas com frases inteligentes, sarcásticas e inspiradoras.

Não tem desperdício, do começo ao fim.

VitAria1313 17/01/2024

A (falta de) identidade portuguesa.
Mais um livro em que um autor português, aqui o excelente e misterioso Saramago, questiona-se sobre a identidade portuguesa. Aliás, ele questiona muita coisa, mas esse ponto em particular me chamou a atenção, os portugueses gostam muito desse tema. O que me agradou foi como ele ironiza a sociedade portuguesa daquele período e Saramago constrói ironias maravilhosas. O ponto alto são os diálogos entre Fernando Pessoa e Ricardo Reis. Achei doido porque o Saramago não passa pano pro Ricardo Reis, inclusive, a personagem com caráter mais admirável é a Lígia, empregada com quem ele se envolve. No fim, Saramago mostra que ser português não é la aquelas coisas devido as grandes tendências em ser maria vai com as outras, ou gostar de mártires. Quem não conhece Fernando Pessoa, principalmente ?Mensagem? pode ficar boiando. Tinha muita curiosidade em ler esse livro e gostei, realmente a escrita é arrebatadora, incomum, enigmática.
Bruno 17/01/2024minha estante
Ótima resenha, Vitória! Ainda falta esse (e alguns outros) pra eu ler do Saramago

laviniax 29/12/2023

Meu homem
Eu te amo ricardo reis eu te amo, se uma pessoa te ama essa pessoa sou eu, se mil pessoas te amam eu estou entre elas, se o mundo está contra você eu estou contra o mundo, se ninguém te ama eu não existo.

Vinder 30/07/2023

Mais un ótimo livro do Saramago. Com uma escrita característica, o autor decide aprofundar mais um dos heterônimos de Fernando Pessoa, Ricardo Reis, num momento histórico prestes a entrar no caos da segunda guerra mundial, quando o nazifascismo ascende na Europa.

Lista de Livros 19/06/2023

Lista de Livros: O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago
“Um homem é logo outro homem quando toma uma decisão.”
“Todos nós sofremos duma doença, duma doença básica, digamos assim, esta que é inseparável do que somos e que, duma certa maneira, faz aquilo que somos, se não seria mais exacto dizer que cada um de nós é a sua doença, por causa dela somos tão pouco, também por causa dela conseguimos ser tanta, entre uma coisa e outra venha o diabo e escolha, também se costuma dizer.”
“Ainda bem que não tive filhos, Porquê, Não há salvação aos olhos de um filho, Eu amo o meu pai, Acredito, mas o amor não basta.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/06/o-ano-da-morte-de-ricardo-reis-de-jose.html

Lisandro 11/05/2023

Pontas Soltas de um Excelente Escritor
Adoro Saramago, a leitura de seus livros não é fluida, apesar dos parágrafos quase infinitos, seu estilo de escrita exige maior atenção, e apesar de ser um prêmio Nobel e um grandioso escritor, me incomoda muito deixar incompletas as histórias tanto de alguns personagens principais quanto secundários, parece que ele se preocupa apenas em escrever o que vem a mente, de forma corrida, com, quem sabe, um desfecho para o personagem principal e deixa os secundários sem conclusão, aconteceu isso com vários livros, e por mais que possamos imaginar um desfecho, nada é igual do que dá-los a eles o próprio autor.

Luana 16/04/2023

Chato demais
Eu sou uma pessoa q gosta de ler, mas eu só terminei esse livro pq ouvi em audiobook. MEU DEUS QUE BAGULHO CHATO metade do livro é o homem andando por ai, n tem pontuação direito, vc nnc sabe quem ta falando e tem um parágrafo de CINCO PÁGINAS. só li pela escola. Não leio saramago nunca mais

Francisca194 26/02/2023

O Nobel da literatura portuguesa conta com uma linguagem simples, mas uma pontuação complicada. O contexto histórico e a filosofia é o ponto mais alto do livro, pois conta com um protagonista um tanto pobre, com romances minimamente duvidosos, mas que retratam muito bem a mentalidade da época.

A distribuição dos capítulos, para um livro com um carácter de pontuação tão complexo pode-se dizer descabida, pois rapidamente alguém que não está cativado pode-se sentir tentado a abandonar o livro sem chegar á metade.

Paulo 21/01/2023

Apesar de Harold Bloom ter muito apresso por esse livro, ela sempre me pareceu sem foco. Falta algo a história. A questão política vai meio que entrando de um modo atravessado na história. Fiquei querendo saber mais sobre o Pessoa fantasma, mas ele é sempre muito sucinto, o que é uma pena.
Gosto de ler Saramago, sua linguagem me cativa, seu apelo ao irreal, ao deslumbramento pelo impossível proposto como alcançável.

ticinhachan 10/01/2023

9 meses para nascer, 9 para morrer
Ganhei esse livro no amigo secreto da empresa depois de falar que tinha vontade de ler todos os livros do Saramago. Apesar disso, nunca vi ninguém comentando sobre esse específico e tampouco seria uma prioridade de leitura minha desse português safado. Olha, Saramago é um dos meus autores favoritos, com certeza, mas depois de uns tempos sem ler esse livro com certeza não é a melhor escolha pra um retorno da ressaca literária. O livro é meio parado algumas vezes, mesmo que se passe em um turbilhão histórico na Europa dos anos 30, com a ascensão de vários regimes fascistas, inclusive em Portugal.

Bom, mas apesar disso eu acho a proposta desse livro completamente genial. Pra quem é fã do Fernando Pessoa, com certeza vale a pena ler. Aliás, eu acho que o Saramago seria o único escritor capaz de fazer uma história com esse tipo de tema, porque ele é genial em criar histórias com pitadas de realidade em temas que nunca foram explorados. Ricardo Reis, como você leitor dessa review já deve saber, é um dos heterônimos de Fernando Pessoa. Aqui no livro, ele ganha vida como uma pessoa a parte do poeta. Volta a Portugal após a morte de Pessoa e observa o acontecimento de várias coisas trágicas na sua vida até culminar ao título do livro. Esse livro é uma grande saudação de um escritor gigante a outro. Aliás, ele também cita outros autores portugueses no livro como o Eça de Queiroz e faz imensos bons trocadilhos sobre o ser poeta e escritor. Eu recomendo a leitura, mesmo não tendo sido meu favorito do autor. É um ótimo livro, na verdade.

emily674 02/01/2023

Ricardo Reis, poeta de uma idéia só
Por meio de Ricardo Reis, o heterônimo mais famosa de Fernando Pessoa, José Saramago consegue descrever de forma brilhante e fluída o que era o povo português influenciado por toda a situação do mundo perante a segunda guerra mundial.

Patresio.Camilo 26/12/2022

SARAMAGO FAZENDO JUS A MÁXIMA
Resenhar Saramago sempre me é difícil.
Um dos grandes autores da língua portuguesa e mundial, com certeza, mas nem sempre acerta a mão.
Acho que este é o caso deste livro.
Tinha tudo para ser um senhor dos livros, mas faltou algo.
A história não é empolgante, não foi cativante, por vezes truncada.
Apesar da genialidade de cruzar dois mundos, faltou algo, algumas pontas abertas.
O Ricardo Reis não chama a atenção, as mulheres dos livros são fortes, o que deixa o mesmo mais interessante, junto com a famosa ironia que todos que lemos Saramago conhecemos.
A ironia é tão, mas tão ácida, que um leitor neófito de Saramago vai se perder e falar asneiras.
Por fim, Saramago faz jus a máxima de que tinha preguiça de fazer finais, pois ele vem e termina. Apesar que confesso que gostei do final e as últimas 100 páginas para mim foram as mais empolgantes.
Livros do Saramago, já começam com 3 estrelas, pois suas histórias são quase sempre improváveis e só por isso vale a pena.
Espero que tenham uma opinião diferente de mim, e que esta seja melhor.
Mas Saramago é Saramago, e ponto.

thaisraiz 15/11/2022

"você treslê" "eu já nem leio"
Bom como estive constatando no twitter, esse é um livro muito bom e muito ruim ao mesmo tempo. Sofri um pouco pra ler ele, pois senti que ele foi muito extenso em um certo sentido, mas ao mesmo tempo foi muito interessante ver a sacada de Saramago em relação à personalidade de Ricardo Reis e como ele fez uso dessa personalidade na maior parte do tempo ermitona e desanexada à realidade para denunciar os fortes problemas políticos que ocorriam em Portugal.
Eu não sou muito estudada de história e sofri muito nos momentos de narração e evocação de figuras famosas da política da época que eu não cheguei a conhecer, mas o contexto geral e a sorte de Ricardo de não ter se metido em problemas com o governo salazarista só porque era alheio a toda a sua realidade é uma crítica muito interessante, pois mesmo não fazendo questão nenhuma de se envolver com a política era impossível se manter alheia a ela, a política estava em todos os lados dentro de cada jarro de água.
Acho interessante como Saramago construiu um Reis que saí da concha, se apaixona e vai atrás do que quer, mas como não sabe como correr atrás das coisas, falha em tudo que se propõe.

Thamires.Ohtsubo 08/11/2022

Um livro de leitura um pouco complexa devido ao uso - ou melhor, ao não uso - da pontuação. Esse fato em si quase me fez desistir. Insisti pois não gosto de deixar livros pela metade.
A história em si é bacana se pensarmos na figura de Ricardo Reis e se imaginarmos o contexto vinculado ao Fernando Pessoa. Isso me fez dar continuidade à leitura.
A interação Ricardo Reis x Pessoa na parte final do livro é o que mais eu gostei.
Livro ok, na minha opinião, e apenas isso.

tata 05/10/2022

"O povo é isto que eu sou, uma criada de servir que tem um irmão revolucionário e se deita com um senhor doutor contrário às revoluções"

"O ano da morte de Ricardo Reis" foi meu primeiro contato com Saramago, e confesso que foi difícil acostumar com o fluxo de consciência no início ? às vezes tinha que ler e reler uma página inteira (ou mais) para entender. Mas não significa que eu não tenha gostado!

Acho que é um livro muito interessante, principalmente para quem está na faculdade ou quer estudar um pouco mais sobre a ditadura em Portugal/sobre Fernando Pessoa. Eu gostei muito de toda a fantasia que envolve o romance: o espírito de Fernando Pessoa, Ricardo Reis como um personagem, as interações deles... enfim, foi muito legal de se ler. No entanto, acho que é um livro desnecessariamente longo, e por isso não gostei tanto quanto pensei que gostaria. Haviam momentos em que eu me cansava de ler e ainda não estava nem na metade da meta. Tenho ressalvas, mas é um romance muito bom como um todo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5