As Viagens de Tom Sawyer

As Viagens de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - Viagens de Tom Sawyer

Brnoliver 31/01/2017

As viagens de Tom Sawyer
Embora muitos achem As aventuras de Tom Sawyer o melhor livro do personagem por ser o primeiro, outros acham As aventuras Huck inovador e um marco na literatura, eu humildemente acho que As Viagens de Tom Sawyers seja o mais interessante. É mais direto que os outros, também narrado pelo Huck, dessa vez Tom é mais maduro e inteligente, embora pareça antipático demais.

O livro tem um bom ritmo, apesar do desfecho abrupto. Boa narrativa em primeira pessoa e os personagens são interessantes. O livro faz lembrar da infância, principalmente nos diálogos de Huck, Jim e Tom, os outros dois também, mas esse último é mais próximo daqueles que não cresceram no campo, por isso me identifiquei mais.

Os pontos negativos são, as personalidades clichê de alguns personagens, quer dizer, clichê hoje em dia, na época que foi escrito devia ser novidade...
A realidade desatual dos personagens, além das barreiras culturais. Por ser um livro estrangeiro, também têm muita coisa da moral americana que soa intragável hoje em dia, como o pressuposto de que os maometanos (mulçumanos) não vão para o céu e a fala no livro de que o Jim é negro, mas de alma branca, ainda acrescentando "como a minha ou do leitor". Por gostar de livros clássicos estou um pouco acostumado, mas os livros americanos são mais pesados nesse sentido que os britânicos. Também não sei se o autor concorda com isso ou só quis acrescentar algumas dessas falas para dar realidade à história.

Citação: "Cheguei a conclusão que não há outro meio mais seguro para a gente descobrir se quer bem ou não uma pessoa do que viajar em sua companhia".