O que é Filosofia

O que é Filosofia Caio Prado Júnior

Resenhas - O que é filosofia

Clio0 13/02/2024

Caio Prado fornece uma boa introdução para o estudo da Filosofia principalmente na discussão sobre sua relação com a ciência.

Não é um texto para iniciantes, pois o autor parte do princípio que o leitor já tem conhecimento básico de certas escolas filosóficas e princípios epistemológicos. Como o ponto de vista é historiográfico, o autor promove uma análise conjuntural e sobre o objeto de estudo da filosofia.

Recomendo.
preta velha 13/02/2024minha estante
eu tinha este livro na adolescência e antes de lê-lo, sumiu misteriosamente.

Clio0 13/02/2024minha estante
Foi em uma busca por conhecimento.

preta velha 13/02/2024minha estante
ele poderia fazer esta busca comigo. foi algum amigo que levou mesmo.

Rodrigo 12/10/2010

Uma resposta insuficiente
Caio Prado Júnior escreveu várias obras, sendo que a maioria foram publicadas pela Editora Brasiliense.

A coleção primeiros passos tem como objetivo levar o leigo a ter um contato inicial com um certo tema. Existem diversas obras: O Que é Capitalismo, O Que é História, O Que é Arte e assim por diante.

Nesta obra a linguagem é bastante difícil para quem está fazendo esse caminho. Fica evidente que o público alvo não é o mesmo das outras obras da mesma coleção. Outros autores foram mais felizes em seus objetivos.

A filosofia é múltipla, faz diversas abordagens, tem objetivos diferentes e possui atividades distintas. Quem acaba determinando a resposta para a pergunta "O que é filosofia?" são os grandes pensadores. Eles fundam escolas que são tão diferentes umas das outras que a filosofia de uma não é reconhecida como tal por outra.

Devido a obra "O que é Filosofia" não cobrir todos esses aspectos de forma clara para o leigo, recomendo a leitura de outros textos mais acessíveis.
Rick 13/08/2022minha estante
Concordo com a sua avaliação. Estou lendo esse livro agora, e me surpreendi com a linguagem dele, que de princípio, pensei ser fácil.

Handerson 21/02/2011

Livro muito bom, mas não é para iniciantes
Acabei de ler o livro "O que é filosofia" do Caio Prado Jr., da "Coleção Primeiros Passos". Embora a coleção seja voltada para iniciantes, este livro especificamente é para iniciados. De fato, para compreendê-lo é necessário que o leitor já tenha noções prévias de alguns sistemas filosóficos. Não fosse esse aspecto, a obra seria cotado em quatro estrelas, pois a argumentação desenvolvida pelo autor é rigorosa e bastante consistente, baseada no desenvolvimento histórico da filosofia.

O objetivo do livro, como é óbvio pelo título, é explicar o que é filosofia. Para tanto, o autor estabelece a diferença entre a filosofia e as demais formas de conhecimento, em especial a ciência. Para Caio Prado Jr. o que diferencia a filosofia das demais formas de conhecimento é o seu objeto de investigação. O objeto da ciência, e do conhecimento em geral, seria a realidade universal. Por sua vez, o objeto da filosofia seria o próprio conhecimento, ou, como diz o autor, "o conhecimento do conhecimento". Assim, a filosofia seria teoria do conhecimento. Para chegar a essa conclusão, o autor faz um apanhado crítico da história da filosofia desde os pré-socráticos até Karl Marx. E é justamente essa historiação argumentativa que vale a leitura do livro: ela fornece um novo olhar sobre o desenvolvimento histórico da filosofia.

Sob o meu ponto de vista, o que o autor entende por teoria do conhecimento, ou seja, o que ele entende por filosofia, englobaria também a ética:
"Daí, a consideração e exame do fato do conhecimento se estenderia para a função dele, seu objetivo e papel que desempenha na existência humana, e que vem a ser a sua utilização, ou seja, a determinação e orientação da ação."

Basicamente é isso.

Interessante notar que nos livros da "Coleção Primeiros Passos" sempre há uma chamada no final para que o leitor, caso discorde do autor, escreva uma segunda visão do tema abordado. Neste livro, pelo menos no meu exemplar, não havia. Será que a editora entende que essa é a visão definitiva de filosofia?

lore 09/01/2023

Precisei ler esse livro para produzir uma resenha em filosofia, e odiei. A verdade é que não tinha conhecimento para ler e entender, é algo profundo e reflexivo demais, leitura exaustiva e sonolenta.

Rhodolfo.Vale 31/10/2016

pessimo !
ja que é um livro para iniciantes , a linguagem deveria ser de facil compreensao mas é extremamente dificil pois as frases sao enormes e sem sentido , sempre repetindo e nao fala nada de util ... poderia ser resumido tudo em uma unica pagina .

Karina599 05/01/2019

Basicamente, o livro trata sobre as bases da Filosofia. Mais especificamente, o autor faz uma abordagem bastante interessante sobre o objeto de estudo da Filosofia e o que o diferencia do objeto da Ciência.
Além disso, ele faz uma trajetória de alguns filósofos importantes, com um breve e superficial panorama desses intelectuais sobre a teoria do Conhecimento.
O livro é curto, porém sua linguagem é bastante densa. Quem está iniciando as leituras sobre Filosofia, eu não recomendo que comece por essa obra pois pode gerar frustrações por causa da linguagem rebuscada e conceitos abstratos.
Por ser leiga no assunto, meu entendimento geral da obra pairou sobre o objeto da Filosofia e suas mudanças de acordo com os pensadores e seus contextos.
Nesse sentido achei a obra muito completa e esclarecedora. No entanto, não consegui absorver tudo que foi explicado individualmente sobre os filósofos mencionados.
É uma obra introdutória muito interessante para se ter uma visão geral dessa área de estudo. Mas recomendo vivamente que o leitor interessado tenha uma base prévia sobre o tema, para aproveitar melhor seu conteúdo.
Phelipe Guilherme Maciel 24/10/2019minha estante
Interessante um livro que deveria ser de introdução ao tema tratar do assunto de forma tão rebuscada, mas creio que seja por que essa edição da Editora Brasiliense seja bastante antiga, talvez os livros mais atuais de "manuais" sejam menos complexos.

artvgogh 28/03/2021

a escrita é ótima e a ideia do livro também. porém não é um livro para a introdução da filosofia, mas sim para alguém que já tem um certo conhecimento do assunto.

Thiago/yyxy 24/10/2021

Me senti burro
Tive que ler esse livro para faculdade e saí com depressão.
O livro tem como objetivo e foco explanar a filosofia, diferença entre ela e a ciência. Legal, mas me senti burro. Talvez porque não estava acostumado com livros desse tipo, mas para tudo tem uma primeira vez.

Julia Soares Araújo 27/02/2021

É uma boa leitura, no entanto, não é um "primeiro passo" na filosofia. Recomendaria para aqueles que já têm pelo menos uma base das principais discussões filosóficas ao longo do tempo.

LucasFaeru 30/01/2024

Interessante, mas não sei se faz jus à coleção
Caio Prado Jr., um historiador de carreira, mas profundamente conhecedor da filosofia, escreve esta obra que se pretende explicar o que é filosofia. Mas, tal qual o texto de Heidegger sobre o que é a filosofia, é excessivamente confuso e inacessível a quem vem de fora. Partindo de uma contradição entre filosofia e ciência, ele monta seu argumento baseando-se na história da filosofia e no desenvolvimento de conceitos e categorias ao longo do tempo. Porém, acredito que para quem não conheça nada de filosofia, o texto tenha pouca capacidade de apresentar a filosofia além deste deste debate, como algo relacionado à vida em si e ao conhecimento. Ele até expõe Parmênides e sua questão sobre o ser de forma interessante, mas não se detém muito e logo corre para chegar a Marx, uma coisa meio hegeliana. Talvez não seja ele o autor para realizar uma introdução a um tema tão amplo.

Gustavo195 11/03/2024

A filosofia seria isso mesmo: uma especulação infinita e desregrada em torno de qualquer assunto ou questão, ao sabor de cada autor, de suas preferências e mesmo de seus humores. Há
até quem afirme não caber à filosofia "resolver", e sim sugerir questões e propor problemas, fazer perguntas cujas respostas não têm maior interesse, e com o fim único de estimular a reflexão, e aguçar a curiosidade. E já se afirmou até a filosofia não passava de uma "ginástica" do pensamento.