Manias, Pânicos e Crises

Manias, Pânicos e Crises Charles P. Kindleberger...

Resenhas - Manias, Pânico e Crises

Paulo Henrique 16/10/2017

No final é tudo um problema de liquidez
Quando penso em meus próximos livros procuro sempre indicações de especialistas e até mesmo nas redes sociais. Esse livro é uma indicação do Ricardo Amorim e por isso optei por ler o mesmo, até porque gosto de entender os motivos que levam as economias a entrarem em crises. Confesso que é um livro que começa bem, mas vai ficante cansativo ao longo do tempo, e o motivo é simples, você descobre que o problema que leva uma economia para o buraco é o excesso de liquidez.
O livro é atualizado mesmo com o morte de seu autor principal, e isso faz com que ele não mantenha o mesmo tipo de capricho do começo ao fim, mas permite que se tenha uma visão geral dos mercados e de como as manias, geram pânicos logo em seguida e então vem a crise. Hoje sabemos que isso tudo é gerado por uma irracionalidade do ser humano quando lida com o dinheiro, e principalmente o de que nenhum governo quer trazer sua população para a irracionalidade, ou seja acordar uma economia em plena expansão para a realidade de que é preciso frear para evitar a próxima crise.
O livro cansa porque os exemplos vão e voltam, portanto uma história contada no início é contada no fim novamente para confirmar o que se está dizendo. De qualque maneira é um livro que vale a leitura, mas que exige preparo.