A educação segundo o Espiritismo

A educação segundo o Espiritismo Dora Incontri

Resenhas - A Educação Segundo o Espiritismo

jumorgensten 21/03/2023

Https://img.skoob.com.br/6Yf8sb6wl8EkHq8HBp65dYxVWJQ=/130x190/center/top/smart/filters:format(jpeg)/https://skoob.s3.amazonaws.com/livros/20454/A_EDUCACAO_SEGUNDO_O_ESPIRITISMO_1237687219B.jpg
O livro, ao todo, possui 4 grandes partes com vários subtópicos dentro e mais um capítulo de mensagens no final e a bibliografia comentada, além de no começo contar com as informações da reescrita da obra, ideário do educador, prece do educador e depois a introdução.

Sendo assim inicia com A Filosofia da Educação e discorre sobre a natureza humana como individualidade e liberdade, fundamentos de Psicologia, a criança com a psicologia do desenvolvimento, o futuro da infância e crianças especiais e os fundamentos da educação e a finalidade, o poder e a educação integral.

Já a segunda parte fala sobre O Educador, onde é abordado sobre os requisitos do educador com a autoeducação, o amor às crianças e aos jovens, preparação dos pais, qualidades do educador, o professor com a formação pedagógica e o professor espírita, os grandes educadores, o Pedagogo da Humanidade com as virtudes de Jesus e a didática do Mestre.

Indo para o terceiro capítulo se tem O Educando com ele na infância, adolescência com sua personalidade emergente e doenças atuais, na juventude, na maturidade com os maduros imaturos, os falsos maduros e autoritarismo e conservadorismo e a velhice.

Na quarta grande parte é falado sobre A Prática da Educação e também a educação moral, métodos e a educação sexual, a educação intelectual e estética, os cenários da educação com a família, escola e a universidade e a educação espírita. Por fim, são colocadas mensagens de diversos espíritos amigos sobre os temas abordados na obra.

Durante a narrativa, a autora vai discorrendo sobre o assunto misturando Esspiritualidade, cotidiano e outros exemplos de leituras e temas mais normais. Inclusive e em alguns momentos, Dora vai desmembrando e elucidando alguns tópicos como as diferenças da educação pela liberdade, ação e amor.

O capítulo que mais gostei e me surpreendi de ter aparecido foi a educação estética e seus conceitos de arte e artista, os problemas da arte atual com a exploração comercial e o consumo massificado e interliga passado e presente. Todo mundo realmente se liga mais nas educações morais, intelectuais, espirituais e até sexuais e esquece totalmente dessa área que faz totalmente parte da vida dos indivíduos e nos pequenos detalhes.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é densa, truncada e é necessário ir lendo aos poucos para absorver o conteúdo e isso independente da sua intenção inicial com o livro. Ou seja: É impossível ir rápido porque a autora disponibilizou um material riquíssimo em conteúdo sobre o tema. Você começando achando ótimo ter menos de 400 páginas e termina com a certeza de ter mais de 800. Incrível.

A Educação Segundo O Espiritismo é um ótimo complemento para algum estudo sobre educação de forma geral ou até mesmo sobre as leis morais e também para quem busca um aprofundamento melhor do tema, pois esse livro é um prato cheio para muitos entendimentos.

site: http://hidratarvicia.com.br/2023/03/21/a-educacao-segundo-o-espiritismo-dora-incontri/