Tudo é óbvio: desde que você saiba a resposta

Tudo é óbvio: desde que você saiba a resposta Duncan J. Watts

Resenhas - Tudo É Óbvio: Desde que Você Saiba a Resposta

Tati 31/03/2022

Leitura para nos tirar do automático e julgar os acontecimentos à nossa volta. Ao estudar um problema, primeiramente devemos desaprender todo ele. Após a limpeza mental, poderemos prosseguir na resolução do mesmo. Antes de aprender é preciso desaprender.

Josi 22/02/2022

Faz refletir
O livro está desatualizado é cansativo pois trás informações um tanto redundantes... Mas a ideia central eu bem interessante e faz vc refletir algo muito fundamental: a forma como pensamos é influenciada por fatos ou apenas colocamos a carga do vivemos e sabemos? Pq pensamos como pensamos... Que bases levamos em consideração e até que ponto isso se aproxima da verdade.

Lud 28/06/2021

Esperava mais. A premissa do livro me chamou muito a atenção e até tem algumas discussões bem interessantes, como a questão das razões para toda a fama da Monalisa, or exemplo. Mas no geral, achei uma leitura bem cansativa e bem confusa, nem sempre é fácil de entender as reflexões propostas pelo autor e chegou um ponto em que eu já nem me importava muito com elas.

Sandro B 12/10/2020

Depois do óbvio já não se pode desfazer o conhecimento.
O autor mostra como a ideia de acreditarmos que somos totalmente autônomo nas nossas tomadas de decisões as vezes nos é enganada por um simples facto que aquele é o óbvio da nossa realidade...

Ele mostra que o senso comum dita regras que nós não paramos para analisar por termos uma falsa noção do óbvio, mas depois de tu mesmo encontrares o verdadeiro óbvio é um caminho sem volta para alcançares a maestria das melhores opções a tomar. RECOMENDO

Aleilton 18/08/2020

Esse com certeza é um livro que você deveria ler... ou talvez não devesse, fica sob sua conta e risco kk. Boa leitura!
 O livro começa bem interessante, apresentados conceitos e exemplos que você vê claramente refletidos na sociedade brasileira; ao falar, especialmente, o quanto as ciências sociais são desvalorizadas pelas pessoas em decorrência do senso comum. Há alguns meses, por exemplo, tentaram retirar da grade do ensino médio matérias de cunho obrigatório como sociologia, filosofia e artes, pois, tais matérias só formam, de acordo com o senso comum, “maconheiros socialistas”. Obviamente ele não trouxe no livro o cenário brasileiro, mas são situações tão universais e enraizadas em diversas culturas, que você cria conexões e consegue ver uma certa semelhança entre o que ele apresenta e o que acontece no nosso dia a dia. Diferente dos estereótipos que alguns (eu) podiam ter ao iniciar a leitura sobre o senso comum ser algo ruim, crente de que você tem que ter um senso crítico e questionar tudo a sua volta, ele demonstra que tal conceito é de suma importância para uma harmônica vivência em sociedade. Logo, o simples fato de você saber qual roupa deve usar em certas ocasiões, o por quê se deve virar para frente no elevador e não ficam encarando os outros, são regras impostas pela comunidade que você não questiona os motivos de fazer aquilo, você apenas faz.
 Por fim, NA MINHA OPINIÃO, Duncan J. Watts apresenta bem os conceitos que ele se propõe, apresentando exemplos na economia, artes, política, cotidiano... com uma linguagem simples, então, a princípio, torna-se uma leitura bem agradável. Entretanto, conforme eu fui lendo, achei que se tornava bem maçante; o autor ficava retomando conceitos que já haviam ficado claros e utilizando-se de outros que você, pelo menos de imediato, não vê a importância daquilo, o famoso “enchimento de linguiça”. Dessa forma, a leitura que deveria ser algo agradável e espontânea, perdeu toda a fluidez e eu me pegava constantemente olhando quantas páginas faltavam pra acabar o livro.

Ivan. 01/07/2020

Um livro cheio de fatos, experiências e referências. Vou passar algum tempo ainda investigando a grande quantidade de textos citados e aprofundando.
Porém mesmo sem ler mais nada já deu pra aprender bastante sobre como é fácil se enganar com o senso comum em determinadas situações.
Gostei de algumas das formas de tentar evitar cair nessas armadilhas, e da honestidade com que o autor mostra suas limitações e admite não ter um método mais seguro para oferecer.
Um excelente livro pra quem quer pensar sobre formas racionais de tomar decisões.

Su 20/11/2018

Esse livro me deixou curiosa, principalmente, pelo seu título: Tudo é óbvio, desde que você saiba a resposta. Já repararam como tudo parece provável de ser previsto quando sabemos o resultado? Pois bem, depois que o resultado final nos é apresentado, fica fácil utilizar as variáveis para prever o que já foi comprovado.
No prefácio, O pedido de desculpas de um sociólogo, o autor nos conta que, no ano seguinte a conclusão da sua pós-graduação, um amigo lhe deu o exemplar da revista New Cientist, que continha a resenha do livro Tricks of the Trade escrita por John Gribbin, físico e escritor. Em sua resenha, Gribbin aborda como pesquisas acadêmicas no âmbito das ciências sociais se resumem a textos rebuscados e pouco claros. Além disso, John afirma que qualquer físico conseguiria resolver, rapidamente, os problemas tratados pelas ciências sociais.
De acordo com Duncan, os problemas tratados pelas ciências sociais são difíceis de serem compreendidos tanto pelos pesquisadores dessa área quanto pelos físicos. Muitas vezes, pessoas comuns ao terem acesso a estudos científicos voltados para as ciências sociais acreditam que as conclusões da pesquisa são óbvias e que, por tanto, não seria necessário um estudo cientifico para concluir o que o simples senso comum seria capaz de comprovar.
No entanto, isso não é a verdade. Na maioria das vezes, usamos nossas experiências e crenças para reforçar o que foi concluído em um estudo cientifico, porém fazemos isso de forma indeterminada para qualquer conclusão. Mas, o senso comum que, ás vezes, é útil em nossa vidas privadas, não é apropriado para tirar conclusões sobre sistemas complexos, como: empresas, culturas, instituições globais, países, dentre outros.
Com a leitura desse livro, vemos que por se tratar de um estudo onde o elemento principal é o ser humano, a ciência social acaba por se tornar um campo muito complexo. Dessa forma, o senso comum não é capaz de abarcar todas as possibilidades de um evento ocorrer de determinada forma. O mais interessante desse livro, é que o autor traz diversas pesquisas no âmbito da ciência social, cada qual com seus métodos e formas de comprovação.

“Na verdade, o que a história das crises financeiras, seja antes ou depois do advento das transações altamente informatizadas, deveria nos ensinar é que — como a verdade na guerra — é o senso comum, e não modelos de computador, a primeira vítima de um afobamento financeiro. O mesmo acontece com as falhas na política, nos negócios e no marketing. As coisas ruins não acontecem porque esquecemos de recorrer ao senso comum, mas porque a sua incrível eficácia na resolução dos problemas da vida cotidiana nos leva a colocar mais fé nele do que ele pode suportar.”

André 03/10/2016

Ideias muito boas, porém mal expressas
O livro nos traz excelentes reflexões sobre como pensamos, sobre previsões, sobre o fato de algumas coisas parecerem óbvias ou não, etc.

O único problema que encontrei, e esse atrapalha bastante a leitura do livro, é que ele não flui tranquilamente. Isso acontece por causa do uso excessivo de apostos, obrigando a ler uma frase 5 vezes pra compreender. Por exemplo:

"Muitas vezes, por exemplo, em uma frase de, mais ou menos, cinco linhas, que é considerado grande, existem vários, digamos, textos entre vírgulas, tipo esse, com explicações, que chamamos de aposto, da frase que estamos, obviamente, lendo; porém as mesmas, sem querer, acabam por criar empecilhos, por menores que sejam, na leitura."

Sendo que uma forma mais suave de escrever seria:

"Muitas vezes em uma frase de cinco linhas existem vários textos entre vírgulas com explicações da frase que estamos lendo; porém as mesmas acabam por criar empecilhos na leitura."

Obs.: a resenha acima foi de quando li o livro em 2016. Abaixo um acréscimo após reler em 2019:

O livro a todo momento usa fortes argumentos para "destruir" coisas você acredita. Então seguidamente você fica "sem chão". É difícil seguir em frente na leitura, mas importante para questionar aquilo que você considera uma certeza.

Os principais pontos que fiquei refletindo:

- A diferença entre correlação e causalidade
- O efeito halo (quando nos concentramos apenas no resultado para definir a eficácia de uma estratégia, ignorando os fatores aleatórios e de sorte)
- A viralização das coisas estar mais ligado a um ambiente de conexões que facilite essa viralização, do que ao fato de a mensagem inicial ter sido enviada por algum grande influenciador
(quando lembrar, completo aqui)
Smart 17/01/2019minha estante
KKKKKKKKKKKK rachei com o seu exemplo.

André 01/02/2019minha estante
Hahahaah :D

Sandro 13/07/2016

Interessante, muito mais mercadológico que científico
O autor é famoso por muitos trabalhos na área de redes complexas, talvez por isso a expectativa de um livro com tom mais científico. A obra é interessante e começa fazendo um papel de divulgação científica com alguns experimentos realizados, mas depois envereda para uma discussão do senso comum no aspecto de planejamento e mercado, parte que acaba sendo bem enfadonha. A tradução é lastimável, mecanizada e preguiçosa, dando a impressão de ter sido feita num tradutor automático, muitas frases perdem totalmente o sentido, principalmente quando fazem referência à linha de pesquisa do autor. Se puder, leia no idioma original. Apesar disso a leitura vale a pena, algumas discussões são bem interessantes e úteis pra quem ainda não tem um espírito questionador.

Sandro 13/07/2016

Interessante, muito mais mercadológico que científico

Bruno 25/02/2016

Investigar mais a Fundo
Incrível como a sabedoria popular às vezes pode nos enganar. Esse livro nos revela que, mesmo quando na cultura popular alguma opinião ou resposta sobre alguma questão é dada como certa, se investigarmos a fundo e de maneira mais ampla podemos encontrar soluções para problemas e enigmas do cotidiano completamente opostos aos que estamos acostumados.

miguel 12/01/2015

Merece ser lido
A única face negativa desse livro é que poderia ser resumido em menos páginas, para tornar a leitura de alguns longos trechos menos arrastada e maçante.
O autor explora a sociologia, a física, a tecnologia e a evolução científica para determinar porque decisões grandes - essas que envolvem muita gente - não podem ser tomadas com base no senso comum. O motivo? Leia e descubra. Para gestores, profissionais de marketing, sociólogos, especialistas em redes sociais e curiosos do comportamento, é imperdível.

site: http://www.record.com.br/livro_sinopse.asp?id_livro=27678

Bernardo 17/06/2014

Não é muito coerente, mas valeu a pena.
Sabe quando um livro é uma coletânea de contos e o título do livro é o título de um dos contos? É o que acontece com este livro. O tema que o livro oferece é abordado apenas no começo e no fim. O resto parece mais uma bricolagem de idéias do autor. No entanto, para mim a leitura valeu a pena, pois deixou mais claro as possibilidades de produção de conhecimento com rigor nas Ciências Sociais.

Rodrigo Chaves 18/08/2013

Conhecimento ao alcance da razão pura, mas que a gente não alcançaria sozinho.

Rodrigo Chaves 18/08/2013

Conhecimento ao alcance da razão pura, mas que a gente não alcançaria sozinho