Tudo é óbvio: desde que você saiba a resposta

Tudo é óbvio: desde que você saiba a resposta Duncan J. Watts

Resenhas - Tudo É Óbvio: Desde que Você Saiba a Resposta

akio 18/09/2012

Vale a pena.
Sim, o autor tem formação na área de sociologia. Sim, é possível chegar à mesma conclusão - de que o senso comum é traiçoeiro - sem ler esse livro. Então, qual é a graça de ler esse livro?

É que o autor mostra, com exemplos muitíssimo interessantes, que usar o senso comum para pequenas decisões do dia-a-dia (sem grandes consequências) é justificável, no entanto se basear nele para definir políticas públicas ou gerenciar uma empresa pode ser fatal.

Não vou dizer que mudou minha vida, que, graças a Deus, é mais povoada por esse primeiro tipo de decisões... Mas sem dúvida me fez perceber o motivo de tantas decisões idiotas por parte de chefes, gerentes e políticos atuais.

E não, não é uma leitura difícil, nem de longe!

Josi 22/02/2022

Faz refletir
O livro está desatualizado é cansativo pois trás informações um tanto redundantes... Mas a ideia central eu bem interessante e faz vc refletir algo muito fundamental: a forma como pensamos é influenciada por fatos ou apenas colocamos a carga do vivemos e sabemos? Pq pensamos como pensamos... Que bases levamos em consideração e até que ponto isso se aproxima da verdade.

Ivan. 01/07/2020

Um livro cheio de fatos, experiências e referências. Vou passar algum tempo ainda investigando a grande quantidade de textos citados e aprofundando.
Porém mesmo sem ler mais nada já deu pra aprender bastante sobre como é fácil se enganar com o senso comum em determinadas situações.
Gostei de algumas das formas de tentar evitar cair nessas armadilhas, e da honestidade com que o autor mostra suas limitações e admite não ter um método mais seguro para oferecer.
Um excelente livro pra quem quer pensar sobre formas racionais de tomar decisões.

Rui Alencar 05/05/2012

Livro pra se ler com muita calma.. achei complicado e cansativo...Porém dá pra captar a mensagem
Paulo.Tadeu 05/02/2017minha estante
undefined

Raíssa 10/07/2013

Sobre senso comum e previsões
Acho a leitura deste livro muito válida, principalmente para quem nunca estudou Publicidade, Marketing, Administração e outros cursos/assuntos similares. O livro é mais estimulante para leigos nestes assuntos, pois traz novas informações, mas não quer dizer que também não o seja para quem já estudou tais assuntos. Apenas não haverá tantas novidades e aprendizados quanto para os leigos.

O autor é inteligente e sabe explicar de forma que qualquer pessoa consiga entender o que ele quis passar. Há passagens interessantes, indagações pertinentes, explicações que são, de fato, óbvias, como já sugere o título do livro, mas que nunca havíamos parado para pensar nisso antes de lê-las. Eu recomendo.

Para ler a resenha inteira, é só entrar no link abaixo:

site: http://pensamentos-aereos.blogspot.com.br/2013/06/resenha-tudo-e-obvio-desde-que-voce.html

miguel 12/01/2015

Merece ser lido
A única face negativa desse livro é que poderia ser resumido em menos páginas, para tornar a leitura de alguns longos trechos menos arrastada e maçante.
O autor explora a sociologia, a física, a tecnologia e a evolução científica para determinar porque decisões grandes - essas que envolvem muita gente - não podem ser tomadas com base no senso comum. O motivo? Leia e descubra. Para gestores, profissionais de marketing, sociólogos, especialistas em redes sociais e curiosos do comportamento, é imperdível.

site: http://www.record.com.br/livro_sinopse.asp?id_livro=27678

André 03/10/2016

Ideias muito boas, porém mal expressas
O livro nos traz excelentes reflexões sobre como pensamos, sobre previsões, sobre o fato de algumas coisas parecerem óbvias ou não, etc.

O único problema que encontrei, e esse atrapalha bastante a leitura do livro, é que ele não flui tranquilamente. Isso acontece por causa do uso excessivo de apostos, obrigando a ler uma frase 5 vezes pra compreender. Por exemplo:

"Muitas vezes, por exemplo, em uma frase de, mais ou menos, cinco linhas, que é considerado grande, existem vários, digamos, textos entre vírgulas, tipo esse, com explicações, que chamamos de aposto, da frase que estamos, obviamente, lendo; porém as mesmas, sem querer, acabam por criar empecilhos, por menores que sejam, na leitura."

Sendo que uma forma mais suave de escrever seria:

"Muitas vezes em uma frase de cinco linhas existem vários textos entre vírgulas com explicações da frase que estamos lendo; porém as mesmas acabam por criar empecilhos na leitura."

Obs.: a resenha acima foi de quando li o livro em 2016. Abaixo um acréscimo após reler em 2019:

O livro a todo momento usa fortes argumentos para "destruir" coisas você acredita. Então seguidamente você fica "sem chão". É difícil seguir em frente na leitura, mas importante para questionar aquilo que você considera uma certeza.

Os principais pontos que fiquei refletindo:

- A diferença entre correlação e causalidade
- O efeito halo (quando nos concentramos apenas no resultado para definir a eficácia de uma estratégia, ignorando os fatores aleatórios e de sorte)
- A viralização das coisas estar mais ligado a um ambiente de conexões que facilite essa viralização, do que ao fato de a mensagem inicial ter sido enviada por algum grande influenciador
(quando lembrar, completo aqui)
Smart 17/01/2019minha estante
KKKKKKKKKKKK rachei com o seu exemplo.

André 01/02/2019minha estante
Hahahaah :D

Bernardo 17/06/2014

Não é muito coerente, mas valeu a pena.
Sabe quando um livro é uma coletânea de contos e o título do livro é o título de um dos contos? É o que acontece com este livro. O tema que o livro oferece é abordado apenas no começo e no fim. O resto parece mais uma bricolagem de idéias do autor. No entanto, para mim a leitura valeu a pena, pois deixou mais claro as possibilidades de produção de conhecimento com rigor nas Ciências Sociais.

Tatiana455 31/03/2022

Leitura para nos tirar do automático e julgar os acontecimentos à nossa volta. Ao estudar um problema, primeiramente devemos desaprender todo ele. Após a limpeza mental, poderemos prosseguir na resolução do mesmo. Antes de aprender é preciso desaprender.

Sandro B 12/10/2020

Depois do óbvio já não se pode desfazer o conhecimento.
O autor mostra como a ideia de acreditarmos que somos totalmente autônomo nas nossas tomadas de decisões as vezes nos é enganada por um simples facto que aquele é o óbvio da nossa realidade...

Ele mostra que o senso comum dita regras que nós não paramos para analisar por termos uma falsa noção do óbvio, mas depois de tu mesmo encontrares o verdadeiro óbvio é um caminho sem volta para alcançares a maestria das melhores opções a tomar. RECOMENDO

celotanaka 05/04/2012

Uma mistura de sociologia com tecnologia.

Rodrigo Chaves 18/08/2013

Conhecimento ao alcance da razão pura, mas que a gente não alcançaria sozinho

Rodrigo Chaves 18/08/2013

Conhecimento ao alcance da razão pura, mas que a gente não alcançaria sozinho.

Sandro 13/07/2016

Interessante, muito mais mercadológico que científico
O autor é famoso por muitos trabalhos na área de redes complexas, talvez por isso a expectativa de um livro com tom mais científico. A obra é interessante e começa fazendo um papel de divulgação científica com alguns experimentos realizados, mas depois envereda para uma discussão do senso comum no aspecto de planejamento e mercado, parte que acaba sendo bem enfadonha. A tradução é lastimável, mecanizada e preguiçosa, dando a impressão de ter sido feita num tradutor automático, muitas frases perdem totalmente o sentido, principalmente quando fazem referência à linha de pesquisa do autor. Se puder, leia no idioma original. Apesar disso a leitura vale a pena, algumas discussões são bem interessantes e úteis pra quem ainda não tem um espírito questionador.