O Verão e a Cidade

O Verão e a Cidade Candace Bushnell

Resenhas - O Verão e A Cidade

1 | 2 | 3 | 4

Jaqueline 17/06/2012

Você é fã da franquia “Sex and the City” e sempre teve curiosidade de descobrir como Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte se conheceram e tornaram-se melhores amigas na Grande Maçã? Pois então "O Verão e a Cidade", lançado pela editora Galera Record, é tudo o que você sempre desejou.

Neste segundo volume da série "Os Diários de Carrie", acompanhamos a jornada da jovem Carrie Bradshaw em seu primeiro verão em Nova York. Deixando para trás sua pequena cidade natal, seu pai avoado e suas irmãs, ela começa a frequentar um curso de escrita criativa e luta com unhas e dentes para conquistar seu lugar na metrópole suja e barulhenta que não perdoa ninguém. O melhor de tudo? Nesse meio tempo, ela cai no mundo da literatura escrevendo uma peça cômica, se apaixona por um dramaturgo mais velho e vive os maiores dramas adolescentes que se pode imaginar.

Quando li o primeiro livro desta série literária, fiquei encantada ao acompanhar os primeiros passos da personagem que ajudou a redefinir as questões femininas relacionadas ao amor e ao sexo no final do século XX na televisão. Neste segundo volume, consolidamos a imagem questionadora e destemida de uma Carrie ainda jovem, mas já disposta a compreender o mundo de “gente grande” em uma metrópole desenfreada e tomada por gente pirada. Detalhista, curiosa e impulsiva, nossa protagonista procura absorver cada pequeno fragmento de agitação da cidade grande – afinal de contas, é o seu sonho de vida que está em jogo, e o verão passa muito rápido quando você está se divertindo antes de entrar na faculdade.

O que torna tão deliciosa essa leitura é justamente a persistência de Carrie em se tornar uma escritora famosa apesar dos contratempos que enfrenta – e olha, eles não são poucos! Ainda em seu primeiro dia na cidade, ela tem sua bolsa roubada. Na semana seguinte, é expulsa da vaga que dividia com L’il, uma prodigiosa colega de curso, no apartamento alugado de uma aspirante a atriz maluca da cabeça e cheia de regras. Contando apenas com o número de telefone de Samantha Jones (a ousada prima de Donna La Donna, uma colega de escola) e sua própria coragem, ela começa a frequentar festas e a conhecer gente importante no meio cultural de Nova York, aproximando-se do sonho de se tornar uma escritora profissional.

Para mim, uma fã declarada das quatro amigas mais fabulosas dos Estados Unidos, foi maravilhoso acompanhar o surgimento daquela amizade que emplacou seis temporadas na televisão. Você consegue imaginar Samantha fazendo uma prova de vestido de noiva? No livro tem! Quer visualizar uma jovem Miranda Hobbes protestando contra a pornografia? Pois isso também tem! E a doce Charlotte York dando o ar de sua graça na reta final do livro? Sim, sim, sim, está tudo ali! Com um detalhismo para lá de irônico e regado a muito bom humor, "O Verão e a Cidade" é a típica leitura de férias que você sente vontade de sair comentando com as amigas: divertida, leve e tão suculenta quanto uma grande e doce maçã. Nhac!

>>Resenha também publicada no site www.up-brasil.com
Dri 30/05/2012minha estante
Já estava com medo da Charlotte não aparecer ela é minha favorita! E depois a Samantha! Então parece que o livro é bom, o primeiro eu não gostei muito mas a cena final me deixou louca para ler o segundo. Espero que eu goste tanto quanto você. Também sou muito fã das quatro e quero ver como a amizade delas começou. Adorei a resenha!

Jaqueline 31/08/2012minha estante
Muito obrigada pelo comentário, Dri! Eu adorei a forma como a Charlotte apareceu na história: fiquei loouca para ler uma continuação onde ela tenha bastante destaque!

Um beijo

Izaa 27/05/2021minha estante
O sebastian volta a aparecer nesse livro?

Lauraa Machado 14/05/2020

Precisava ter sido muito mais divertido!
Eu gosto do estilo da escrita da autora, gosto de ver que ela conseguiu usar este livro para conectar muito bem a história do livro anterior com a do livro de crônicas Sex and the City. Amei as conversas de Carrie, Miranda e Samantha, principalmente as sobre sexo, porque encaixam super bem nas experiências delas e de Nova York nos anos oitenta. Mas simplesmente detestei a Carrie aqui.

Não adianta dar desculpas de que ela tem personalidade forte ou dizer que é uma pessoa difícil mesmo. Eu amo pessoas difíceis. Carrie só é arrogante e prepotente. Continuei lendo o livro todo com a esperança de que ela fosse assim para que crescesse durante a história e melhorasse no final. Mas não. Essa daqui é um arco de personagem reverso, em que uma garota bacana, madura e feminista se perde completamente e fica egocêntrica, mesquinha e convencida.

Mas talvez o maior pecado do livro é simplesmente não ser nada divertido. Li para acabar, para ser bem honesta. A primeira metade foi bem interessante, a segunda foi previsível e parecia se encaminhar ao fracasso, infelizmente. Carrie não aprende nada, não merece nada de bom que acontece com ela e parece mais imatura do que no começo do livro anterior. Sim, encaixa com a personagem da série, mas isso afundou um pouco o livro, me fez ficar torcendo para tudo dar errado e querendo pular partes.

E, como disse, eu só queria terminar de ler logo para ir ler outra coisa. Ainda tem partes brilhantes aqui, principalmente das conversas das três, e é claro que é legal, para uma fã da série como eu, ver a Charlotte aparecer também. Mas ainda deixou demais a desejar. No mínimo, tinha que ter sido divertido. Melhor é eu ir assistir uns episódios e me livrar dessa sensação de decepção.

Ju 13/08/2022

Que livro chato, principalmente o final, fiquei esperando acontecer alguma coisa e ter um desfecho e isso simplesmente não aconteceu? ?

Francieli.Baldin 28/04/2021

Muito bacana
A história se passa em NY, Carrie vai para estudar e o objetivo é ser escritora. Gostei muito de suas amigas Miranda e Samantha, muito legal a amizades delas. Gostei de Carrie mas como tem 17 anos em alguns momento é bem infantil, liga sem parar para Bernard, achei meia grudenta nisso. No capítulo 32 ela foi convencida, achando que é o centro das atenções e um ego inflado. E meia desesperada pra perder a virgindade assim que Bernard a receita. Gostei muito do livro achei bem descontraído.

Edite2 24/04/2021

Você só precisa de um motivo pra ler esse livro, e ela se chama Carrie Bradshaw, uma leitura leve, super rápida, personagens divertidos, simplesmente amei.

Pam 19/09/2020

O verão e a cidade
Confesso que não curti muito o primeiro :/ e esse segundo, apesar de me fazer passar raiva em alguns momentos, foi bem melhor. Muito legal ver como a Carrie conheceu as meninas e como a amizades delas foi crescendo. Ainda é um livro bobinho mas da para tirar algo positivo disso. Enfim, recomendo para quem gosta desse universo de sex and the city.

Stefany* 16/04/2020

Carrie em NY
Gostei mais desse do que o primeiro.
Carrie agora está em Nova York com mais aventuras, mais situações divertidas e ela está quase a ponto de não ficar tão louca por conta de um cara, enquanto escreve sua primeira peça que vai torná-la tão famosa -assim esperaque ela não vai ter que voltar pra casa e entrar na Brown e ser uma cientista como seu pai tanto quer.
Nesse livro ela conhece suas melhores amiga de sex in the city. E é bem legal ver o comecinho dessa grande amizade com Samantha e Miranda.
É uma boa leitura, recomendo.

Pieri 23/06/2022

cade o volume 3?
Carrie enfim está em Nova Iorque. Após uma desventura ao final do primeiro livro, Carrie acaba conhecendo Samantha Jones.
Tentando conquistar o seu lugar como escritora em Nova Iorque, ela está participando de um programa para escritores e claro, fazendo novas amizades.
Enquanto faz novas amizades, participa de eventos e festas, tudo para se tornar mais conhecida em Nova Iorque.
No decorrer da história, ela finalmente conhece Miranda Hobbes, (que para quem acompanha o universo Sex And The City, como eu, sabe que é uma das amigas dela). Neste segundo livro, temos uma Carrie mais forte e madura.
O livro é recheado de aventura, romance, sonhos e lutas.

Dayane| @portas_de_papel 04/08/2021

O verão e a cidade
É um livro incrível que conta sobre a chegada de Carrie em New York !! É bem diferente do primeiro livro , neste ela vai conhecer personagens bem diferentes e a história ganha corpo e se transforma em um roteiro apaixonante , vamos acompanhando Os relacionamentos amorosos dela e a vida de suas amigas ! Gostaria muito de continuar a série porque o livro termina de uma maneira bem instigante , infelizmente não publicaram a sequência da série no Brasil o que é bem frustrante , também suspenderam a terceira temporada da série televisiva ! Achei incrível conhecer um pouco mais sobre esta personagem. Super recomendo ler os diários de Carrie antes do livro sexy and city , não só para não pegar spoiler mas para entender melhor a personagem !! A leitura é fluida e agradável , e traz questionamentos importantíssimos sobre maternidade e o assédio no trabalho dos homens para com as mulheres ! Super recomendo !

Bruna 30/01/2021

A Carrie se tornou uma pessoa insuportável, mesquinha e prepotente, odiei.

Breno 10/06/2012

Continue escrevendo Candance
Ah, o verão em Nova York.. é realmente fantástico. Mas não, eu nunca fui à Nova York. Pelo menos não tecnicamente. Mas eu acabei de voltar de uma viagem realmente fantástica a essa cidade fantástica, deliciosamente acompanhado dessa personagem ainda mais fantástica: Srta. Bradshaw. Se ainda não entendeu, o livro é muito bom. E grande parte disso se deve ao fato de Candance ser uma nova-yorkina até a alma. Esse livro não daria certo se fosse o contrário. Existem certas partes do texto em que realmente se pode respirar o CO2 dessa cidade, realmente ver as luzes da Times Square zunindo na sua frente. E, recheando tudo isso, temos a linda da Carrie Bradshaw, ainda um "passarinho", como diz Samantha, mas não menos fabulosa. Pode ser visto como fútil, se olhado rapidamente, devido a todas as festas e reuniões sociais incríveis ao qual Carrie dá a sorte de tropeçar, mas não é bem assim. Quem aspira a ser um escritor, assim como eu e como Carrie, sabe que todos os problemas e inseguranças pelo qual ela passa são totalmente realistas e válidos. Foi bom ler que todo mundo passa pelas mesmas coisas. E acreditando que 80% das pessoas que vão ler esse livro já assistiram a série, simplesmente é divertido ver como tudo começou para Carrie, Samantha, Miranda e depois, Charlotte. E ainda mais, como um dos maiores ícones da cidade de Nova York - no mundo real E ficcional - se tornou quem é. O Verão e a Cidade é um livro imperdível e precisa ter uma sequência LOGO.

Luany Hinkel 18/05/2021

Tão bom ver como essa amizade começou, adorei ver elas juntas. Carrie nem devia ter corrido atrás daquele homem, tantos outros lindos e queria a companhia de um que claramente só estava brincando com ela, tsc tsc.

Fe Sartori 25/02/2013

Melhor que o primeiro!
Confesso que não gostei muito do primeiro livro da série, Os diários de Carrie,achei que muitos outros livros do gênero tem leituras bem mais gostosas e bem desenvolvidas.
Já nesse segundo,achei Carrie bem mais madura e consequentemente todo o desenvolvimento do livro. Legal mesmo foi o início da amizade entre Carrie, Miranda, Samantha e Charlotte.
Ainda sim, Candance Bushnnel está longe de ser a rainha dos Chick-Lit.
Na minha humilde opinião, claro!
Fortescue 17/05/2021minha estante
Estou lendo o livro O Verão e a Cidade e estou revoltada com o quanto é péssimo. Eu sabia que não iria ser uma grande leitura porquê não li o primeiro livro que é Os Diários de Carrie. Mas pensei mesmo assim deve valer a pena porquê parece ser um livro muito divertido. Mas me enganei porquê não passa de um livro adolescente muito ruim e de péssimo gosto. Eu realmente aprendi a nunca julgar um livro pela capa da pior maneira possivel que foi acreditando que esse era um livro Chick-Lit como a capa sugere mas na verdade é um livro muito medíocre que só lendo para ver a quantidade de coisas ruins.

Cleuminha 28/10/2020

Carrie já estou com saudades, apesar das raivas que me fez
O Verão e a Cidade é a continuação do livro ?Diarios da Carrie?, já no final do primeiro livro vemos que a Carrie chega à Nova York e acaba sendo assaltada em plena estação de trem. Como levaram a sua bolsa ela fica desesperada, já que nela continha seu dinheiro, o endereço de onde deveria ir e sua agenda de telefones. Mas quando olha a mala e vê seu diário lembra-se do telefone que Donna LaDonna havia lhe dado, de sua prima Samantha Jones e percebe que nem tudo está perdido. Logo no inicio de sua estadia nessa maravilhosa cidade, ela vai a uma festa que tem várias pessoas importantes e entre elas o escritor Bernard Singer, por quem ela logo se interessa. Apesar de todos pensarmos que a vida de Carrie na cidade que nunca dorme é só feita de glamour ficamos surpresos ao saber que estamos muito enganados. Vemos nossa querida Carrie quebrar a cara, se meter em confusões, fazer muitos amigos, alguns nem tantos assim e acima de tudo curtir todas as oportunidades que a vida lhe oferece.

Será que ela irá conseguir se tornar a grande escritora que tanto sonha?

Gostei bem mais deste segundo livro, embora a Carrie tenha me feito muita raiva rs e confesso que espero por uma continuação.

1 | 2 | 3 | 4