Dom Casmurro de Machado de Assis

José Aguiar

Resenhas - Dom Casmurro     [em quadrinhos]

Stefany* 28/09/2021

Olhos de ressaca
Um clássico, agora em quadrinhos.
A leitura é rápida, instigante e com uma bela ilustração.
O primeiro amor da infância, um ciúmes excessivo. Como o autor construiu toda a personalidade da Capitu para que no desfecho pudessem os leitores condená-la, ou não, tal como Bentinho. No entanto, a personalidade do próprio Bentinho nos faz duvidar da possível traição cometida.
O fato é que ninguém tem cem por cento de certeza se houve ou não adultério. No quadrinho, de qualquer forma, a 'loucura' de Bentinho é mais evidênciada.

"...que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me... A terra lhes seja leve!"

psraissafreire 25/12/2021minha estante
Bentinho era doido #digomesmo

maduxz 25/12/2021minha estante
ele precisa de terapia!!! #faleitôleve

Valdez.Lima 21/05/2022

Com o término desse livro cheguei as seguintes conclusões: Bentinho é um gay incubado e Capitu não traiu, mas deveria

amErica 02/06/2022

Li a HQ e não pretendo ler o livro bjs
Se traiu, nunca saberemos, mas espero que sim pq oh homem chato viu KK o cara chegou a ficar com ciúmes pq ela tava olhando demais pro mar ?? Capitu guerreira pq eu não teria paciência rs

lililu 05/04/2023

Dom Casmurro em HQ
Eu gostei bastante dessa HQ, bem explicativa e legal.
Ela ?come? várias partes do livro original, mas acho que esse é o intuito.
Gostei muito de como foi narrado

Robin 06/11/2021

"[...] Talvez abuso um pouco das reminiscências osculares; mas a saudade é isto mesmo; é o passar e repassar das memórias antigas."

não quero e nem devo confiar na narração do Bentinho. achei ele meio paranóico acima de tudo, todavia tenho minhas desconfianças ?
ademais, as ilustrações do livro são lindas e acho ele ótimo para quem tem dificuldades em ler os clássicos! a linguagem não foi alterada, achei bem fiel ao livro original, mas por ser quadrinhos fica de rápida leitura e de fácil entendimento!

Francisco240 12/10/2021

Complemento da leitura
Bem a história é interessante, e com certeza precisarei reler pra tentar me ater mais a história!
É um bom livro, mas não fui ofuscado por ele?

T_S_ 30/06/2022

Traiu ou não traiu?
Já tinha lido este livro antes e reler foi como reviver todas as emoções!
Gosto muito de Dom Casmurro e recomendo muito.
Na minha humilde opinião, Capitu o traiu. A genética não falha!

Pati 16/02/2022

Smplesmente Machado de Assis
Já li duas vezes o livro e quando descobri essa Graphic novel não hesitei em ler.
Eu particularmente tenho um amor muito grande aos clássicos, mesmo que para lê-los algumas vezes tenha que usar o dicionário. Considero primoroso o modo que alguns autores, dentre eles Machado de Assis, usa a escrita.

Quanto a graphic novel, achei muito linda, bem desenhada e embora tenha sido reduzida achei-a bem fiel a original. Senti falta somente de ser colorida pois assim ficaria ainda mais bela. Como porta de entrada para leitores mais novos também é uma boa pedida pois assim da para ter uma boa ideia se irá gostar ou não da obra.

Finalizo com essa frase de Clarice Linspector que diz muito sobre mim quando falo sobre os clássicos:
"Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante"

Isa 16/03/2021

Dom Casmurro
Eu não sei descrever como Dom Casmurro pode mudar nossas vidas, mas gente eu estou chocada, a minha primeira experiência com esse livro foi em HQ mais eu acredito que Capitu não traiu Bentinho e você?
Juliana 23/03/2021minha estante
Eu tbm acredito que não traiu, o Bentinho que era um ciumento alucinado. E vamos combinar? Chato pra caramba!!! Capitu era só uma mulher livre e a frente do seu tempo ele não entendi isso.

YasCiri 21/04/2021

Razoável
Não sei se fui com muita sede ao pote, mas não gostei muito da história, nem do personagem Bentinho. Acho que minha expectativa por se tratar de uma HQ estava muito alta, pois peguei a HQ para ler pensando que seria uma leitura mais fluída, mais fácil de realizar, no entanto quando me dei conta de que não era muito bem isso que iria encontrar, acabei ficando muito decepcionada. Outro ponto que me incomodou um pouco foi o fato de achar que os desenhos seriam coloridos, e na verdade me deparar com uma HQ preta e branca, pois ao meu ver, claro que podem existir HQs em preto e branco de boa qualidade, mas infelizmente esse não foi o caso de "Dom Casmurro". Agora a respeito do bendito dilema "traiu ou não traiu" eu não faço ideia, mas acho que era tudo fruto da imaginação de Bentinho, e sinceramente ele precisava de umas sessões de terapia.

Patricia 15/08/2021

Traiu ou não traiu?
Li a primeira vez na escola (assim como 99,9% da população brasileira), e como fazia bastante tempo eu quis fazer essa releitura. Como eu queria apenas relembrar um pouco a história (já esquecida), escolhi o formato HQ. Achei as ilustrações bem feitas, e para quem quer começar a ler clássicos, principalmente os nacionais, recomendo muito esse formato. Tem uma linguagem mais acessível, e apesar de ser um resumo não alterou a história. E sobre a famigerada questão, traiu ou não traiu? Pode até ser que ela tenha traído (não boto minha mão no fogo por ninguém), mas eu opto pelo não. Apesar do menino parecer ser uma cópia fiel do amigo, isso é o que o Bento diz, e não acho ele uma pessoa/narrador confiável, acho ele muito paranóico e necessitado de terapia.

Mariinorberto 18/04/2021

Primeiramente, o que dizer dessa ilustração? Que coisa mais linda! Todos os detalhes, tudo impecável.
Eu ameii ler essa versão de um clássico tão icônico em HQ! Maravilhoso. Recomendo para quem leu e não entendeu direito a história e para vestibulandos, ou para quem ama a literatura brasileira. Incríveeeeel!