Patch Adams: O Amor é Contagioso

Patch Adams: O Amor é Contagioso Patch Adams

Resenhas - Patch Adams: O Amor é Contagioso

Lu Reis 22/12/2020

Quando comprei esse livro, pensei que seria sobre a história do autor (que eu já conhecia pelo filme, de mesmo título), mas me surpreendi ao descobrir que eram dicas e sugestões de como conviver e alegrar pessoas que estejam passando por um momento de enfermidade em um hospital, em uma casa de repouso ou até mesmo no nosso convívio do dia a dia.
Um livro incrivelmente ilustrado que interpretei como um verdadeiro manual de alegria, pois é muito objetivo em nos mostrar como lidar com as pessoas que estão passando pelo difícil momento da doença, fazendo algo para tornar essa fase mais leve para eles através do amor.
Patch apresenta comportamentos que vão para além de uma visita a hospitais. Imagine se as pessoas se importassem em ajudar o próximo, como o mundo seria diferente... Ele fala sobre empatia de uma forma leve e as imagens complementam com um tom de humor que ele tanto gostaria de levar para vida das pessoas. É uma leitura agradável e rápida.
Para quem não conhece o autor, basta dizer que ele foi pioneiro na ideia, considerada radical na época, de que os médicos devem tratar as pessoas e não apenas as doenças. Compaixão, envolvimento e empatia deveria ter tanto valor para os médicos quanto os remédios e os avanços alcançados pela medicina. Ele utilizava métodos não convencionais e surpresas extravagantes para aplacar o sofrimento dos pacientes. Hoje, vemos a atuação de suas ideias pelo que conhecemos aqui no Brasil com os chamados “Doutores da Alegria”.
Com as fantásticas ilustrações de Jerry Van Amerongen, encontramos nesse livro as prescrições inspiradas no humor com o “simples” objetivo de conseguir um sorriso, um momento de prazer dos pacientes, e ele acredita muito no poder da cura do amor e do riso. O doutor Patch proclama: “Todos sabemos como o amor é importante e, mesmo assim, com que frequência nós o demonstramos? Muitas pessoas doentes neste mundo sofrem de solidão, tédio e medo, e isso não pode ser curado com uma simples pílula.”

Leituras e Reflexões 01/10/2022

Amar faz bem à saúde
Que livro gostoso e rapidinho de ler!
Quando ganhei, pensei que era a história do filme. Não li a sinopse nem nada. Só tracei a meta de não assistir o filme enquanto não lesse o livro.
Para minha surpresa, o livro não conta história nenhuma. O livro traz dicas de como viver a vida, sobre a relação médico/paciente etc.
Todos os conselhos, no entanto, são nos apresentados de uma forma tão leve, com ilustrações, que torna a leitura bem prazerosa.
Já o filme conta alguns detalhes da vida do Dr. Patch. Digo ?alguns? porque nem tudo retratado aconteceu de fato. Afinal Cinema, sabemos bem, é um outro ?universo?. Rsrs? Compreensível!
Gostei e recomendo!

Letícia Rinolfi 30/04/2022

Amor em dicas
O livro é todo ilustrado e apresenta dicas leves sobre como levar alegria e amor a pessoas doentes, estejam elas no hospital ou em casa. São dicas muito sensíveis, como conversar com as pessoas sobre o que elas mais gostam. Nada de chegar trazendo preocupações, medos e cara de pena.
Apesar de ser um livro com dicas práticas e sem aprofundamentos ou teorias, é muito gostoso e rápido de ler. Em cada página, é possível sentir o carinho pelo ser humano, com um propósito genuíno de espalhar o amor pelo mundo.

Inicialmente, achei que contaria a história do filme. Não foi isso, mas os momentos de leitura foram muito prazerosos. As ilustrações são incríveis e, muitas vezes, divertidas, tirando risadas nossas, o que é muito coerente com o propósito dele.

lililu 02/12/2023

Me encantei
Me surpreendeu positivamente a leitura desse livro.
Esperava um livro triste, mas recebi diversos conselhos que com certeza levarei para a vida.
Achei incrível a ideia desse livro e a mensagem que ele quis passar. Todos deveriam ler, foi uma experiência incrível ler essa narrativa.

Aline ig @escape.abacharel 07/04/2021

"A vida não deixa de ser engraçada quando as pessoas morrem, assim como não deixa de ser séria quando as pessoas riem." - George Bernard Shaw

Será que uma visita repleta de humor a um amigo ou parente hospitalizado ajuda esse paciente que está sofrendo? É sobre isso e outros assuntos que esse livro fala... O livro "O Amor é Contagioso", ao contrário dos que muitos pensam, não é uma biografia do médico Patch Adams, o pioneiro na ideia de que os médicos devem tratar as pessoas e não apenas as doenças. O livro foi escrito pelo próprio médico Patch Adams, considerado então "radical" por outros médicos, e apresenta vários conselhos e dicas de como abordar o sofrimento das pessoas no hospital.

Ao visitar um amigo ou familiar hospitalizado, por exemplo, porque não deixamos nossas preocupações e problemas do lado de fora, levando todo amor, empatia e compaixão para esse ser humano que está precisando? Ou porque não tentamos fazer com que ele se distraia com os nossos hobbies e nossas paixões? Ou com os próprios hobbies, interesses e passatempos dele?

Alguns conselhos do Patch Adams, eu confesso que não faria, por exemplo usar fantasias que ele próprio considera ridículas. Haha Não sou muito de me expor para fazer isso, mas algumas dessas dicas irão me ajudar na próxima vez que passar por isso. Por exemplo, sendo uma das minhas paixões a leitura, por que não levar um livro para a pessoa ou mesmo ler em voz alta para ela?

O livro tem dicas que servem não somente para essa situação da vida, passada em um ambiente hospitalar, mas que você pode levar para outras áreas e outras situações... Isso porque o livro acaba abordando assuntos que nos fazem melhorar em um âmbito geral, como a prática de exercícios físicos, as amizades da vida, a fé, humor, surpresa, curiosidade, relaxamento...

x Dida 12/02/2011

Quando eu pedi emprestado esse livro, não pensava que era sobre dicas e sujestões, mas um romance que tratasse da relação de um médico com um ou mais pacientes. Eu gostei bastante, as dicas são muito boas, mas resumindo todas elas, leve felicidade às pessoas. Adorei as ilustrações e a capa também, sendo esse um dos fatores pelo qual eu quis ler o livro. Pra quem tem uma parente ou amigo doente, é uma boa ideia ler o livro, e também para quem quer saber como alegrar pessoas em hospitais, casas de repouso ou mesmo no convivio do dia-a-dia.

Laris.Wayne 08/12/2023

Inspirador
Se não me engano, li por volta de 1999/2000. Simplesmente mudou a minha vida, sempre tive o viés de ajudar os outros, mas Patch Adams virou minha inspiração para tais feitos, cada instituição e pessoa que ajudo, me lembro dele. Sou praticamente devota de Patch ?

Carlinha 31/01/2009

De grande importância!
Como se diz: Um livro de tirar o chapéu! Com certeza, esse é o depoimento perfeito para esse livro. Traz consigo, um incrível "Manual da Alegria". Mostra de uma forma muito clara, como você pode lidar com as pessoas que estão à sua volta e principalmente, àquelas que precisam de ajuda.

Luiza.Sousa 16/06/2022

Sem palavras para esse livro!!!????
Recomendo para quem não ver sentido na vida, ele me ajudou muito a ser grata por está lutando contra a depressão, além disso ele me fez relembrar de momentos muito importantes na minha vida...????

Rafa Centeno 26/02/2020

Eu não gosto de livros de auto ajuda, não é o tipo de leitura que me prende a atenção ou me faz refletir sobre a vida. Eu achei que esse era um livro contando sobre a vida dele, mas logo percebi que era mais sobre como devemos agir para curar através do amor. Apesar do gênero literário ser o contrário de meu favorito, gostei desse livro. Patch apresenta comportamentos que vão pra além de uma visita a hospitais, são coisas que seriam boas no convívio de uma maneira geral. Imagine se as pessoas se importassem em ajudar o próximo, como o mundo seria diferente... Patch fala sobre empatia de uma forma leve e as imagens complementam um tom de humor que ele tanto gostaria de levar pra vida das pessoas. Uma boa e rápida leitura.

iris.gomess 13/07/2020

O amor da minha vida
Esse livro simplesmente me prende, me faz querer viver diferente, mudar meu estilo, me vestir de palhaço, de ir em hospitais, de viver assim, passar a não ligar para ninguém.
Quando li a primeira vez quis tudo isso e muito mais, tentei mudar e viver intensivamente, queria viver cada dia como se fosse o último. Prometi a mim mesma que quando crescesse seria total a favor da felicidade, da sociedade e da humildade, que estaria fazendo o que poucos fariam.
Contudo, apenas lendo agora pela segunda vez, percebi que não mudei nada, passou anos e continuo igual. Foram tantos momentos em minha vida que eu poderia ter feito diferente, ter feito como eu queria e tudo deixei passar. Essa leitura me levou a uma profunda reflexão da minha vida, de como levo os acontecimentos. Nada mudou e sou igual quem eu era, e qual eu sou não é realmente quem eu gostaria de ser, nada de diferente em minha vida, apenas sobrevivo e não vivo. Quero mudar, quero aproveitar, mas quando que se consegue viver com o que gosto se meus caminhos são limitados?
Quando leres este livro se prenda profundamente, anote e viva aquilo que leres, não deixe que nada abale sua vida. Apenas use o amor como ingrediente para qualquer momento da sua vida. Tone esse livro seu livro de cabeceira, leia todos os dias alguma página e viva aquilo que leres.

Fabi* 26/01/2009

M A R A V I L H O S O!
Simplesmente fantástico!!! Li esse livro como base para o que escrevi de TCC. A história realmente anima! Acompanhei o trabalho da Ong Canto Cidadão que faz um trabalho em hospitais parecido com o de Patch para escrever meu livro e com toda certeza posso dizer que o AMOR realmente é contagiante. Vale muito ler esse livro!

Danni 07/08/2011

Simplesmente....o amor é contagioso....sorria para vida!
O Amor É Contagioso possui um pequeno segmento sobre ser um paciente no hospital.Uma porção saborosa deste livro trata das várias e diferentes oportunidades que temos para melhorar nossa saúde e bem-estar dentro doo modelo corpo-mente.
Não fique esperando: saia e ajude a curar, contagiando aqueles que encontrar com o amor dentro de si.E Descubra a imensa alegria dessa experiência.

Alguns trechos:
"Não são as emoções em sim que causam problemas.Os problemas são causados quando reprimimos as emoções durante horas,dias e até mesmo anos.Expresse cada emoção assim que ela surgir.Entretanto,procure não alimentar ou prolongar as emoções que podem machucá-lo." pág14

"Sinta-se grato por estar vivo e demostre isso através de seus atos." pág 22

"O propósito do médico é divertir o paciente enquanto a doença segue seu caminho." pág 30

"A vida não deixa de ser engraçada quando as pessoas morrem, assim como não deixa de ser séria quando as pessoas riem." pág 30

"O segredo da vida é ter uma tarefa.Algo a que você devota toda a sua vida, algo ao qual você dá tudo, todos os minutos de sua vida, durante toda a vida." pág 62

" A morte não é uma falha da ciência médica, mas o último ato da vida." pág 140

Patch Adams recomenda que você ajude a manter sua saúde através da alegria, do riso da gentileza. Patch tbm sugere que, as vezes, o tratamento mais eficaz é a esperança, o amor, o relaxamento e a simples alegria de viver...

naniedias 11/12/2010

Patch Adams: O Amor é Contagioso, de Patch Adams
O que você pode fazer por uma pessoa que está doente em um hospital? Patch Adams fala nesse livro da importância das visitas para os pacientes! E ainda traz um "manual" de como se portar nessas visitas!
"Quero que pacientes em todos os lugares onde estão se beneficiem com as visitas que receberem. Não fique esperando: saia e ajude a curar, contagiando aqueles que encontrar com o amor que traz dentro de si. E descubra a imensa alegria dessa experiência."

O que eu achei do livro:
A primeira coisa que vemos, ao abrir o livro é a introdução feita por ninguém menos do que Robin Willians, o magnífico ator e humorista (ao menos para mim é magnífica, eu adoro esse cara)!
"Ajudar os enfermos significa mais do que apenas tratar de suas doenças. Significa oferecer-lhes humor, compaixão e amizade. Tudo o que está aqui é resultado de anos de experiência. O que Patch escreve vem do coração. Ele realmente se preocupa."
E depois das lindas palavras de Robin Willians, encontramos as deliciosas ilustrações de Jerry Van Amerongen! O cara é ótimo! Tem um desenho muito engraçado (em um estilo Reader's Diggest anos 70) e um humor na medida certa! As figuras desse cartunista super talentoso permeiam todo o livro, tornando a leitura ainda mais agradável.
E nos deparamos também, é claro, com a experiência de Patch, que é um médico muito competente e com ideias simples, porém revolucionárias!
"Eu defino 'saúde' como uma vida vibrante e feliz, na qual você utiliza ao máximo o que possui, com enorme prazer. Usando este critério, encontrei pessoas saudáveis em todas as camadas sociais e nas mais diversas situações."
O livro é super divertido e o autor trata com bom humor as situações que você, como visitante ou paciente, pode criar para amenizar o ambiente de um hospital.
Agora, cuidado, se você pensa que vai encontrar aqui uma versão do filme "Patch Adams: O Amor é Contagioso", engana-se (aliás, como eu me enganei). O livro tem um estilo mais de auto-ajuda e não tem nada de romance. O filme foi baseado na vida do autor e não nesse livro.
Apesar de não ser nem um pouco fã de livros do estilo auto-ajuda, me diverti muito com esse! Ele é inspirador e terminei a leitura com vontade de sair pela rua vestida de palhaço abraçando estranhos enquanto dançava ao som de uma música idiota cantada por mim mesma! Sério... é realmente inspirador!
O livro é muito interessante, mas não tem muito a ver com o filme, por isso veja o filme e leia o livro!

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 4

Leia mais em: http://naniedias.blogspot.com

Samu 29/04/2016

Lindo!
Belo, emocionante, empolgante... tudo de bom! Não é apenas um livro sobre o filme, ele vai além mostrando realmente a importancia da humanização em hospitais. Perfeito e indispensável para quem trabalha em saúde.