Noite sem Fim

Noite sem Fim Roberto Campos Pellanda

Resenhas - Noite sem Fim

Sheila 01/02/2012

Resenha: "Noite Sem Fim - O Além Mar" (Roberto Pellanda)
Segundo as sinopses do livro, "A Vila é um lugar onde é sempre noite". Somente isso já bastou para aguçar minha curiosidade em desvendar o por quê desta noite sem fim (com o perdão do trocadilho) na qual desenrola-se a trama do livro.

Já de início somos apresentados ao personagem principal, Martin, um adolescente de 14 anos que tem dificuldade em entender as normas que regem a pequena sociedade onde cresceu. Neste lugar, onde as únicas luzes são as proporcionadas pelos lampiões e "sol" não é um conceito estabelecido, imperam normas rígidas, ditadas pelos Anciãos, que desde tempos remotos repassam a poucos escolhidos - e futuros Anciãos - o que encontra-se escrito nos livros da Criação, vedado a todos os outros.

Uma dessas Leis inclui viagens semestrais de homens para o "Além-Mar" - de onde na maioria das vezes estes nunca voltam - para as quais não existe explicação e não se permite questionamentos. É algo que simplesmente é. Além disso, a Vila é limitada por uma cerca que nunca deve ser transposta, às custas de o transgressor ser punido de forma extremamente severa caso se aventure a tal.

Martin, com a partida recente do pai em um destas viagens sem volta, passa a morar com seu tio e primo, com quem possui uma convivência conflituosa, e acreditar que há na partida de seu pai - voluntária, e não imposta como à maioria - muito mais do que se imagina. Começa a questionar-se fortemente a respeito de algumas destas leis tão absolutas e certezas que regem esta pequena cidade com aspecto medieval.
"Na verdade, ninguém na Vila (com exceção daqueles que iam para Além-Mar) conhecia qualquer outro lugar. os Anciãos, aqueles que supostamente sabiam de tudo, afirmavam com veemência que a Vila era única no universo. Eles diziam que era por isso que os navios que se afastavam muito jamais retornavam: eram engolidos pelo vazio".

Mas ha outras coisas piores que o vazio para aqueles que partem: há os seres que não devem ser nomeados, que mantém a cidade em uma clima de alerta constante, além de uma misteriosa névoa que aparece na Vila de tempos em tempos e parece tragar consigo uma boa parte de seus cidadãos, de forma aparentemente aleatória - tendo a mãe de Martin desaparecido numa das vezes em que esta surgiu.

Junto com seus amigos Omar, que trabalha com o pai em uma padaria, e Maya, cuja família trabalha com livros, Martin embarca em uma busca pela verdadeira história de seu pai, intimamente relacionada à busca pelas origens dos costumes e Leis dos Anciãos, o que parece estar encerrado em livros proibidos há muito tempo pelo regime vigente.

"Os livros à venda eram todos aprovados pelos Anciãos, que antes os examinavam e diziam se eram seguros ou não para a população. Martin nunca compreendera aquela censura e sempre se perguntara de que forma um livro poderia ser 'não seguro' para alguém".

Bom, eu acabei batendo um recorde particular com esse livro - li todas as 300 páginas em menos de 1 dia - e quase gritei de frustração quando terminei. Afinal, ele é apenas o primeiro volume, e por mais que muitos dos mistérios que envolvem a Vila sejam decifrados, ficam ainda muitas perguntas e questões por esclarecer (e que eu não vou contar quais são, vocês terão que ler!).

Lendo o livro, não tive como não me remeter a Harry Potter, J. K. Rowling - os três amigos, órfão, nomes impronunciáveis e outras coisas que deixarei para vocês descobrirem. Além disso, para quem viu o filme A Vila (The Village) escrito e dirigido por M. Night Shyamalan, há muita semelhança na demarcação imaginária dos limites desta cidade, o protecionismo paterno representado pelos Anciãos, e a coerção da vontade pela junção da inocência/ignorância que produzem medo.

Em resumo: eu achei um livro maravilhoso, bem escrito, envolvente e cativante pela forma como pode ser usado, ao olhar mais atento, como uma metáfora para o verdadeiro sentido da palavra Política e Poder. Recomendadíssimo.

ThiHenrique 19/10/2022

Uma grata surpresa
A sinopse é interessante mas o livro é ainda mais.
Fui ler pensando que seria um pequeno livro de mistério apenas com algo inexplicado mas se tornou uma mini distopia com uma batalha contra um governo autoritário e corrupto.

O ponto mais positivo do livro foi que ele não enrola, poderia facilmente pegar apenas os dois últimos capítulos e extender por um novo livro inteiro mas não se prende nesse artifício, e apesar de deixar a saga como um todo ainda a ser completa ele fecha muito bem esse arco o que permite a um leitor que escolha se quer continuar com a série sem a sensação de ter sido manipulado por um gancho forçado.

Vale a leitura

Daiana Malabarba Wiedemann 15/08/2020

Pode virar filme
Leitura leve com um mistério no ar. É uma estória de aventura juvenil, com potencial para virar filme de sessão da tarde. Me remeteu as leituras de J. K. Rowling e de George Orwell.
Roberto 20/12/2020minha estante
Oi, Daiana.
Que bom que você curtiu o livro!
Grande abraço e feliz Natal,
Roberto

Priscilla 31/05/2012

Desde o primeiro contato com o livro, me interessei. Só a sinopse já me deixou curiosa. Posso dizer que o livro me surpreendeu. Foi melhor do que imaginava e com certeza um dos melhores lidos este ano.

No começo da leitura somos recheados com mistérios. Conhecemos Martin, um garoto de quatorze anos, morador da Vila. Na Vila sempre foi noite, sempre é noite. Ela é cheia de lampiões que brilham e iluminam as ruas constantemente. A Vila é subjugada pelos Anciãos. Eles que a governam e a Lei Anciã deve ser seguida à risca. Uma das leis é que a cada seis meses um navio deve partir para o além-mar. Ele nunca retorna. Martin agora é órfão porque seu pai partiu no último navio. Ele está cercado de dúvidas: por que um navio deve partir? Por que ele nunca retorna? O que há no Além-Mar?

Ele divide essas dúvidas com seu melhor amigo, Omar, um apaixonado pelos livros. Decidem perguntar com cuidado para alguém discreto sobre Cristóvão, o pai de Martin. Maya, amiga dos dois e a paixão de Martin, os ajuda a descobrir a pessoa correta. Martin então acaba descobrindo que seu pai teve grande importância na Vila, ele, juntamente com um amigo, montaram uma editora e publicavam livros dos moradores. Livros incríveis. Tanto que foram proibidos pelos Anciãos. Martin e seus amigos decidem então criar um clube de leitura, onde o tema dos livros são coisas que nem imaginavam.

Não só a história do livro é boa e nos prende a cada letra, os elementos nela são muito bem construídos. Um deles que gostei bastante foram as morfélias. Elas são uma espécie de serventes. Sempre mulheres rechonchudas, muito parecidas. Elas que ensinam as crianças a ler e escrever. Elas só respondem o necessário, o óbvio e ficam confusas quando algo não é feito na lógica comum. Há também o canhoneiro, sempre sentado em uma grande cadeira de madeira com um canhão voltado para o mar, os Capacetes Escuros, a polícia da Vila. Todos esses elementos deixam a leitura ainda mais gostosa e interessante.

Noite sem Fim é um livro escrito por alguém apaixonado por livros. Vemos isso conforme avançamos na história. Os livros proibidos, o clube da leitura secreto, tudo isso mostrando como a leitura pode (e é) importante para nós. Omar, amigo de Martin é apaixonado pelos livros, Maya, paixão de Martin, é filha do livreiro. Em cada parte vemos o amor pelos livros aparente e quem também sente o mesmo amor delicia-se com cada um desses aspectos.

Noite sem Fim é o primeiro livro de uma série. O final é surpreendente e me deixou muito curiosa e ansiosa para o próximo volume.

Se você é apaixonado por livros, se eles fazem parte da sua vida e tem certeza de que são muito importantes nela, Noite sem Fim com certeza alimentará essa paixão. Super recomendado.
----------------------------------------
Policial da Biblioteca

RLeitora 22/03/2012

Resenha RLeitora - Noite Sem Fim
Este livro, eu recebi pelo booktour que estou participando junto com mais 4 blogs. Eu fui a primeira, e estou deixando meus pensamentos sobre a obra:

* Opinião sobre o estilo do autor
Roberto Pellanda tem uma escrita leve, com palavras simples e precisas. Ao que parece, o autor gosta muito do oceano, assim como o protagonista, pois em determinadas cenas é visto de longe o sentimento que o autor deixa em suas palavras - ou estaria eu muito errada?
Gosto muito da maneira como o autor escreve.

* Opinião sobre a história do livro
A história tem uma espacialização de 2 anos, e como um todo é muito inteligente e interessante. Martin, de início, é jovem e inconsequente, e com os tombos que vai levando, aprende a ser responsável. Seu romance com Maya é bonito e inocente - raridade hoje em dia! É uma obra sem vampiros, anjos, ou qualquer assunto bastante trabalhado pela literatura, porém há muito mistério e sobrenatural. Posso dizer que a história não é comum ou clichê.
Além do mais, é a primeira vez que leio um livro que fala sobre... livros! Na Vila só é permitido ler as obras permitidas pelas Anciãos - ou seja, quase nada. Como seria não poder ler o que desse vontade? Sinceramente, a angústia me tomou diversas vezes com este pensamento.
A Vila é uma cidade com características medievais, à beira do mar. É sempre noite na Vila. A cada seis meses sai um navio para o Além-Mar com recrutas que nunca retornam. Motivo? Leis dos Anciãos, que o leitor acaba descobrindo ser... algo surpreendente (não acharam que eu ia contar a surpresa, né?)
Gostei muito das passagens de Martin com seus amigos - não só Maya e Omar.
Interessantíssima a cena onde há a luta entre os moradores da vila e o Knucks - realmente é de perder o fôlego!

* Opinião sobre a forma, o modo como a história é contada
Não há floreios. Sua narrativa é muito interessante, em terceira pessoa, o que dá muito mais visualização do leitor sobre a obra.
A maior parte do livro está centrada em pensamentos e descrições. Poucos diálogos, e mesmo assim o texto não é cansativo.

* Aspectos positivos
O livro como um todo é muito interessante. O romance de Martin e Maya é bacana, assim como Omar - me diverti muito com ele!A questão tratada sobre os livros também é inovadora e fantástica. São detalhes que fazem toda a diferença!

* Aspectos negativos
Penso que foi avisado cedo demais que o pai de Martin era dono de editora. Assim o leitor já desconfiava porque ele foi para o Além-Mar - sendo que o legal é quando o leitor descobre junto com o personagem.

* Observações
O livro tem uma qualidade excelente e a diagramação é muito bem feita. A capa tem um desenho que representa a vila onde Martin mora, o que acaba deixando o leitor muito à vontade para imaginar as cenas desenrolando - já que o livro é bastante descritivo sobre o cenário.

* Correções ortográficas e/ou gramaticais
Não encontrados.

* Avaliações de conteúdo e coerência
O livro tem história e narrativa muito boas. Acredito que é uma das obras mais bem escritas da atualidade no Brasil. A história é concisa e interessantíssima. Já estou ansiosa pelo segundo volume!

Vale à pena ler, sim! Muito!

juliaememo 08/12/2022

Noite sem Fim - um lugar onde sempre é noite
Esse é um livro bem diferente, mas que vai te cativar do começo ao fim.

A gente tem vários mistérios no ar, várias coisas que só vão ser explicadas mais tarde ou no próximo livro da série. Alguns deles começam a ser contados para a gente aos pouquinhos, o que me deixou com ainda mais vontade de entender tudo aquilo! Foi um ótimo jeito de me fisgar e de me deixar curiosa.

Mesmo sendo um livro infantojuvenil, eu acho que essa história pode cativar leitores de todas as idades.

O título desse livro, Noite sem Fim, já mostra uma das características do lugar onde a história acontece. Nessa vila, sempre é noite. Isso é comum para quem nasceu e viveu lá, mas para nós leitores não é fácil de imaginar.

Essa foi uma ótima leitura. Mal posso esperar para ler o próximo volume!

Classificação indicativa: +12

site: https://youtu.be/ocP4wL-A8Ck

naniedias 03/02/2012

Noite Sem Fim, de Roberto Campos Pellanda
Quem mora na Vila está acostumado ao lugar. Mas para nós é algo realmente assustador. É sempre noite na Vila e as pessoas são obrigadas a viver segundo a Lei Anciã - um conjunto de leis que imperam há séculos e que não podem ser contestadas por nenhum cidadão.
"Na verdade, ninguém na Vila [...] conhecia qualquer outro lugar."
Como se isso tudo não bastasse, a Vila ainda é um lugar isolado. Delimitada pelo mar e por Cercas (as quais a ninguém é permitido ultrapassar), ninguém sai e ninguém entra. Aliás, existem duas exceções. A primeira são os Knucks - monstros terríveis que aparecem do Além-Mar, matam e sequestram pessoas. A segunda é pela embarcação semestral - a cada seis meses, alguns cidadãos são obrigados a partir e nunca mais voltar.
Martin é apenas um garoto, mas depois que perdeu o pai para um desses navios, ele não consegue mais ficar simplesmente na escuridão. Ele precisa saber mais - mesmo que, para isso, tenha que recorrer aos perigosos livros proibidos.

O que eu achei do livro:
Eu não sabia muito bem o que esperar quando recebi esse livro do autor. Eu já havia lido outra história dele, mas era um policial - então, não fazia ideia de como ele poderia escrever algo tão diferente.
Em Noite Sem Fim, Roberto Campos Pellanda não deixa o mistério totalmente de fora. E pode-se dizer que Martin é praticamente um detetive - um personagem forte, decidido e que corre atrás para descobrir tudo o que pode (e até mesmo o que não pode) sobre a sua vida e os acontecimentos que o cercam. Com uma narrativa simples e fluidia, o autor conta em terceira pessoa a história de uma sociedade completamente diferente. Seria possível dizer que esse livro é uma distopia infanto-juvenil? Acho que poderíamos chamá-lo assim. A Vila é uma sociedade fechada e não sabemos se a história se passa no futuro, no passado ou mesmo em um mundo distinto. Os Anciões estariam apenas ludibriando os moradores? Já adianto que não é nada tão simples assim e alguns elementos fantásticos são inseridos pelo autor - que recheia a sua história de mistérios.
Aliás, quem acompanha o blog sabe o quanto mistérios me deixam nervosa - ainda mais quando somente novos mistérios são inseridos na trama. Isso não totalmente verdade nesse livro - já que o autor revela algumas coisas no decorrer da história. Mas mesmo entendendo que as demais eram importantes para a continuação da trama no segundo volume da série, eu ainda fiquei um tanto frustrada pelo pouco que foi revelado ao final da trama. Entretanto, é importante destacar que o livro tem um final bem traçado (apesar das pontas soltas); não poderia se manter como volume único, mas fecha a história de maneira satisfatória.
Eu adorei o enredo criado pelo autor e a originalidade que permeia a obra! Os personagens são bem construídos e bastante encantadores, embora eu tenha ficado com um gostinho de quero mais em relação a Omar e Maya que não aparecem tanto quanto eu gostaria. Martin, entretanto, é um personagem maravilhoso!
Ressalto ainda que o livro traz algumas reflexões, justamente por tratar de uma sociedade super controladora onde a liberdade individual praticamente não existe. O assunto não é diretamente ligado à nossa realidade, porém o leitor atento irá conseguir fazer algumas conexões que o levarão a pensar bastante na sociedade em que vivemos (o que sempre é muito importante).
Agora eu mal posso esperar pela continuação desse livro, pois quero muito descobrir tudo o que há para ser descoberto!

PS: Uma das coisas que mais gostei no livro foi da criação das Morfélias! Elas são uma espécie de ser especial, embora sejam quase humanas. Com aparência humana, todas elas simplesmente aparecem na Vila e sempre ficam por conta das crianças e de alguns afazeres domésticos. Nunca questionam e são capazes apenas de respostas monosilábicas e que sigam uma lógica linear. Somente lendo o livro para entender o quanto essas personagens são estranhas e interessantes ao mesmo tempo. Espero que o próximo livro explore um pouco mais as Morfélias e revele um pouco mais sobre elas.
"Estavam em toda parte, invariavelmente tinham algo lógico para dizer e nunca eram imprevisíveis, como as pessoas muitas vezes são."

PS2: Sempre me chama a atenção quando alguma história menciona livros proibidos! Fiz um post há pouco tempo sobre a censura de livros - http://naniedias.blogspot.com/2012/01/censura.html - e não é à toa que ela acontece! Os livros são uma arma muito importante para a população: uma arma de desalienação.
"Os livros à venda eram todos aprovados pelos Anciãos, que antes os examinavam e diziam se eram seguros ou não para a população. Martin nunca compreendera aquela censura e sempre se perguntara de que forma um livro poderia 'não ser seguro' para alguém."

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Adriana 13/05/2012

Noite Sem Fim chegou até mim através da Book Tour mega concorrida que o autor organizou e da qual tive a sorte de participar. Antes de mais nada, preciso elogiar enormemente a organização e rapidez no BT. Não querendo desmerecer o trabalho de outros autores, mas podendo comparar, fiquei com a impressão de que vale mais a pena organizar melhor o projeto e enviar o livro para menos gente do que se estressar e ainda correr o risco de perder o livro, como já houveram casos. Para vocês terem uma ideia, entrei no BT de Guardians em outubro do ano passado e era a quinta do grupo a receber o livro. Recebi o livro na mesma semana que Noite Sem Fim, cujo BT começou no início de março e minha posição era a número quatro o.O Sem contar a comunicação clara… Guardians eu recebi de surpresa, enquanto Noite Sem Fim recebi o código de rastreamento antecipadamente e pude acompanhar a entrega. Em grande parte as dificuldades nos outros BT’s se deveram à falta de noção de alguns participantes sério, teve gente que ficou mais de dois meses com o livro, outros que sumiram com o mesmo, mas mesmo assim, valeu a pena poder ter duas experiências tão distintas.

O livro em duas palavras: leitura obrigatória! Este é mais um livro nacional que eu tenho o prazer de recomendar aos quatro ventos. Uma obra que tem tudo para agradar aos jovens leitores e aos nem tão jovens assim. Distopia, romance, ação, aventura e muito mistério são os ingredientes usados por Roberto Campos Pellanda para criar esta obra magnífica.

A história é tão fantástica que eu gostaria de compartilhar com o mundo. E começo com vocês, meus leitores. A narrativa gira em volta de Martin, uma garoto cujo pai partiu para o Além-Mar. Ele e seus amigos se veem as voltas com os mistérios que rondam a Vila e viverão altas aventuras para chegar ao fundo da questão.

Se a história já tinha tudo para me conquistar com estes ingredientes, o fato de ser uma declaração mágica de amor aos livros só serviu para confirmar minhas altas expectativas. Com citações tão belas e tão verdadeiras para mim logo no início da obra, como não amá-la?

“Há algo mágico: continuo comprando livros. Não posso ler todos, mas sua presença me ajuda… Essa gravitação silenciosa, sentir que estão ali…”

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria.”

Jorge Luís Borges (citações de abertura)

A narrativa é rápida, fluída e daquele tipo que prende o leitor sem dar chance ao sono, aos estudos ou qualquer outra tarefa que se interponha entre você e o final da história. Estou em polvorosa pela sequência, que segundo o autor poderá ser publicada ainda este ano e tem o título de O Primeiro Amanhecer.

Não posso deixar de reafirmar o quanto esta é uma leitura obrigatória. Os fãs de livros, num contexto geral, vão amar uma obra onde eles são basicamente o foco de tudo, pois como disse, há inúmeras declarações de amor a eles. Sem contar que é uma distopia, gente: gênero literário que está em alta por um bom motivo, né =P. E Roberto adaptou muito bem este estilo a um cenário sombrio e misterioso, uma Vila onde sempre é noite.

Durante a leitura fiquei me perguntando inúmeras vezes como seria a experiência de viver num lugar onde sempre é noite o.O Se formos parar para nos colocar no lugar da população da Vila, veremos o quanto isso é assustador… Claro que para eles não existe outra forma de ver o mundo, mas mesmo assim, noite é uma coisa tão desagradável que a usamos para dormir, hehehe! Brincadeirinha, eu até gosto da noite, mas acho que definitivamente não conseguiria viver nela eternamente, não!

Vocês podem conferir maiores informações sobre o livro na fanpage, no Skoob, no site do autor ou no Twitter. De qualquer forma, deixo aqui a minha recomendação de um dos melhores YA books eu já li. É uma felicidade ser nacional ainda por cima, mercadoria totalmente brazuca!!! Dúvidas de que recomendo?!

Resenha em: http://mundodaleitura.net/?p=3547

catolvz 23/12/2021

Cumpre o que promete
O livro é excelente. Tem ótimos personagens, um ótimo cenário, que cria vida em nossa mente, e tem um roteiro é muito bem elaborado. Toda a história é misteriosa, e nos deixa famintos de entender tudo, nós fazendo devorar o livro.
Vale muito a pena ler. A Vila tem uma magia que nos cativa, a história gira toda ao redor de livros e seus mistérios, o que nos faz sentir como personagem da história, lendo os livros secretos durante a madrugada.

Lívia 29/07/2012

Vale a leitura!
O livro de Roberto Pellanda, Noite sem Fim, eu peguei sem pretensão alguma, confesso. O livro, sim, me chamou a atenção pela capa e sinopse (que vocês podem conferir neste LINK), afinal, como assim alguns livros são proibidos nessa vila que nunca viu o sol nascer?

O personagem principal, Martin Durão, é encantador. Com seus 14 anos, é um jovenzinho determinado, adorador da leitura por influência de seu melhor amigo Omar e apaixonado pela linda Maya. A Vila, entretanto, tem segredos que esses três não entendem. Segredos perigosos que, se desvendados, podem mudar tudo o que eles conhecem.

O que tornou Martin encantador para mim é justamente sua personalidade. Ele quis seguir os passos do pai, entender por que algumas pessoas somem sem explicação na Vila, por que os Anciãos apenas dizem que tal coisa é certa ou não, por que não pode ultrapassar a fronteira da Vila e, ainda, o que há de tão perigoso no Além-Mar?

Há, sim (e confesso que remeti bem ao início), algumas similaridades com Harry Potter, pois Martin é órfão, vive com um tio mal-amado e um primo mimado, tem dois amigos, o garoto Omar e a menina Maya, e uma cicatriz a princípio sem explicação em seu peito. Mas tudo para por aí!

Contudo, buscar explicações, desvendar segredos, nem sempre é uma coisa boa. E as consequências podem ser desastrosas. E é tudo isso que torna a noite da Vila a noite mais escura de todas.

Depois dessa mostra surpreendente em Noite sem Fim, anseio pelo lançamento de O Primeiro Amanhecer, segundo livro da série O Além-Mar, cujo prólogo pode ser lido ao fim de Noite sem Fim para nos atiçar ainda mais!

Respondo, então, à dedicatória da Roberto C. Pellanda que há em meu livro, e que ele tão carinhosamente a escreveu na I Odisseia de Literatura Fantástica, em Porto Alegre:

"Lívia,
Espero que você encontre muitas alegrias nas ruas da Vila!"

Pois eu encontrei, Roberto! Muitas! E anseio pelo segundo volume dessa série deliciosa.

Fabio Brust 23/03/2022

Uma ótima fantasia nacional!
"Noite sem fim" é uma história cativante e muito bem escrita que captura o leitor aos poucos, envolvendo-o em seus mistérios e nos fazendo ficar mais curiosos conforme ela avança.

Habitante de uma vila tomada por uma noite eterna, Martin Durão é o nosso protagonista e, logo de cara já podemos ver, um tipo meio rebelde e que não aceita muito facilmente as leis impostas pelos Anciãos - um grupo de pessoas que dita como a Vila deve funcionar e como as pessoas devem se comportar. Ninguém sabe exatamente o porquê, mas a cada seis meses um navio deve partir da Vila na direção do além-mar com uma tripulação que jamais será vista de novo.

Conhecemos o personagem principal justamente com a partida de um navio, que ele observa avançar pelo mar enquanto pensa no pai, que partiu em um navio exatamente como aquele. A partir daí, vamos conhecendo aos poucos quem é o Martin, seus amigos Omar e Maya e, principalmente, quem era seu pai e qual era o papel de sua família nessa cidade.

A Vila é um lugar muito interessante, que com certeza deveria estar na "bucket list" de qualquer viajante literário, se existisse de verdade! Uma cidadezinha à beira-mar com uma Cerca que a divide do continente e que parece um ponto de luz no meio da escuridão - e provavelmente o é. Há essa aura de solidão coletiva, de que todos que moram na Vila estão às escuras em mais de um sentido, principalmente na alienação política. Livros são censurados, pessoas são presas por motivos fúteis e a cidade parece tomada por um véu de ignorância que aos poucos se mostra mais e mais real e impenetrável.

A atmosfera do livro é muito bem construída, com uma certa opressão aconchegante que é difícil de explicar, mas é facilmente sentida pelo leitor - pelo menos eu a senti muito! É sempre gostoso visitar a Vila, mas, ao mesmo tempo, sabemos que há perigos a cada esquina e, de vez em quando, monstros... porque os monstros existem e fazem incursões à cidade para sequestrar seus habitantes, de vez em quando!

O livro tem bastante ação, mas é narrado de uma forma constante e com um ritmo lento que, surpreendentemente, cativa bastante. Algo que poderia ser positivo, entretanto, seria mais quebras dentro dos capítulos - principalmente quando os personagens vão dormir e acordam no outro dia. Assim seria mais fácil de assimilar o avanço no tempo.

Entretanto, a história é tão bem trabalhada que esse tipo de coisa nem incomoda. Os personagens são críveis e fáceis de se identificar; as situações, revoltantes e capazes de nos fazer querer acompanhá-los em suas incursões.

Caso ainda não tenha ficado claro, recomendo muito a leitura de "Noite sem fim"! Esse livro é mais um exemplo do quão forte é a literatura brasileira e de como um escritor é capaz de fazer uma história fantasiosa e grandiosa em um espaço tão pequeno - e mágico - quanto uma vila à beira-mar.

Michelle 03/11/2021

Temos aqui uma obra simplesmente fantástica e arrebatadora!
Conhecemos uma vila onde sempre é noite e que vive sob a égide da Lei dos Anciãos, que determina que a cada seis meses um navio parte para o Além-Mar e, de regra, não retorna.
Martin, nosso protagonista, ficou órfão após a partida de seu pai em um desses navios e hoje tem de viver com seu tio e primo que têm posturas um tanto quanto duvidosas.
Conhecemos também Omar, filho do dono da padaria e Maya, filha do livreiro da vila, grandes amigos de Martin. Os três nutrem uma lealdade ímpar e admirável. Acompanhamos o amadurecimento e as aventuras do trio em busca dos segredos obscuros que a localidade possui.
Além disso, a narrativa prende e ganha força a cada página, envolvendo o leitor e despertando-lhe curiosidade sobre o que vem pela frente.
Outro ponto que merece destaque é a ambientação e a atmosfera construídas pelo autor. A vila é um verdadeiro personagem da trama.
Noite Sem Fim é fantasia incrível e de tirar o fôlego, que conta com mistérios e reviravoltas espetaculares. Definitivamente, superou todas as minhas expectativas.
Não poderia deixar de falar da edição. Conseguimos sentir o capricho em cada detalhe. Das ilustrações à diagramação: Tudo lindíssimo.
Vale a pena ter a versão física na estante!