O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães




Resenhas - O Seminarista


187 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Felipe1503 03/04/2024

Adaptação
Mais uma daquelas histórias que seriam boas de se fazer uma minissérie.

Enfim, leria novamente! Gostei!
comentários(0)comente



Sofidajaca 01/04/2024

Dom Casmurro, és tu?
O livro conta a história de Eugênio e Margarida que desde criança possuíam uma relação muito simbólica. Mas o destino traçado de Eugenio, pelo pai, em ser seminarista, vai deslocar o amor dos dois (por isso a comparação com a obra de Machado).
Mesmo distantes e com tantas tentativas de afastamento, o amor do jovens ainda reflete aceso.
O livro acaba sem um final definitivo, mas deixa a entender. Eu particularmente gostei bastante e nn tive dificuldade na leitura.
comentários(0)comente



blucye 31/03/2024

O amor não vence tudo mas a loucura sim
Li pela escola, mas gostei! A história é simples mas o enredo tem umas partes q vc lembra do nada e para pra analisar e te confunde horrores. É um clássico por causa da linguagem e apenas. Mas eu real recomendo, vão gostar dele mas não saberão pq, só vão ter um afeto ao lembrar.
comentários(0)comente



isiss0 03/03/2024

O Seminarista ?
Precisei ler esse livro por conta da escola, o livro tem umas palavras super difíceis de ler e entender, além de ser uma história bem antiga, o livro é muito arrastado, pulei muitas partes, pq sempre fala da mesma coisa. É um romance entre crianças mais depois cresce e se torna algo difícil de se ter, e ao mesmo tempo crítica a igreja católica. E o final (?) dava pra entender nada, aí do nada ela morre, odiei.
comentários(0)comente



Thiggas 09/02/2024

é impossível negar que nesses livros que a gente convencionou chamar de "clássicos" a questão da linguagem é a principal barreira pra realmente de cabeça no livro, mas no caso de O Seminarista eu não achei isso um problema; obviamente existe uma forma de escrever a uma linguagem que não é a que a gente tá acostumado hj em dia, mas achei as descrições a analogias muito boas e interessante, trazendo os elementos da história mas misturando também com referências culturais e com a natureza. a história do livro não fica pra traz, gostei muito da forma que foi expressa essa dualidade que o Eugênio viveu e de como isso se desenvolveu no decorrer do livro
comentários(0)comente



rihanne 30/01/2024

Li pra escola e adorei
Não pensei que fosse colocar literatura antiga aqui mas eu realmente gostei dele e recomendo pra quem tiver paciência com português mais antigo porque realmente se requer um esforço maior!
comentários(0)comente



Leonardo1077 31/12/2023

Personages:
- Eugênio
- Margarida
- Sr. E Sra. Antunes
- Umbelina


O conto escrito por Bernardo Guimarães me lembrou bastante da história desenvolvida por Machado de Assis, em seu livro ?Dom Casmurro?. Os persongens principais são Eugênio e Margarida, ambos cresceram juntos na propriedade dos pais daquele, Sr. e Sra. Antunes. Seguindo as mesmas fórmulas do romances de época, os personagens principais ficam muito afeiçoados um pelo outro, pois viram o seu laço familiar de infância se tornar em um amor fervente de um pelo outro. De acordo com o que falei no início, por lembrar o conto de Machado de Assis, os ligeiros amantes devem se separar por uma causa altruístas dos pais de Eugênio, pois o sonho daqueles é ver o seu filho se tornar padre. Nesse diapasão, torna-se inevitável o afastamentos dos amantes, visto que a vida de um eclesiasta não abre espaço para uma vida matrimonial. O desenvolvimento da história se da com o crescimento da paixão de Eugênio e Margarida, e o contra ponto é o choque das ideias dos padres cardeais e da família de Eugênio com essa ligeira paixão. Assim, esses fazem de tudo para o rapaz se afaste dos prazeres mundanos e siga o caminho do celibato, pois um padre não pode dividir atenções. O final da história é um ponto chave, tendo em vista que o desenrolar da trama demonstra que a vida de Eugênio foi manipulado pelos pais para que o desejo deles se tornem reais. Portanto, esse livro traz uma boa história com um final surpreendente, pois foge dos finais clichês.
comentários(0)comente



Henrique972 07/12/2023

Simplesmente horroroso
Eu odiei, eu li em um dia pois eu estava no carro indo para o Rio de Janeiro assistir o show da Taylor Swift e o livro é pequeno, eu era obrigado a ler por causa da escola, pois esse livro ia cair na prova.
Agora falando do livro, a escrita é muito difícil, a história é ruim, o livro é perturbado, como vc vai lá e descreve tão detalhadamente e fala que uma menina de 14 anos é uma deusa com curvas perfeitas e bla bla bla, odiei, achei tudo ruim, não dei 0 estrelas pois é antigo, e não estou acostumado com esse tipo de livro
comentários(0)comente



Ravena 28/11/2023

Margarida correu para que Fleabag pudesse andar, rapaziada.

O livro é bem interessante, mas não achei que teve nenhum fator que me fizesse dar uma nota além de 3 estrelas.

Apesar de ser uma história que de fato envolve críticas escancaradas à sociedade e a alguns aspectos da igreja católica (ponto bem positivo, na verdade), não considero o livro como favorito, é bom e ponto, nada mais a acrescentar.
comentários(0)comente



-M 17/11/2023

"Estou inteiramente convencido que toda e qualquer tentativa que eu faça para banir de meu coração esta paixão, será sem resultado. Não está em mim, nem há poder nenhum sobre a terra que me possa tirar do sentido aquela mulher."

Igreja e família sendo tóxicos e controladores com o protagonista. Quem esperaria algo do tipo dessas instituições, hein?
Senti pena do Eugênio e da Margarida, só queriam ficar juntos, os coitados.
comentários(0)comente



Isabela.Felizardo 04/11/2023

O seminarista
QUE FIM FOI ESSE KKKKKKK
o livro em si é bem bom, tirando a parte que eu tinha que reler algumas frases por ter viajado e não prestado atenção. a história é legal também. mas o final??????
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Miresenhs 21/10/2023

Nosso pequeno padre
Foi a primeira literatura brasileira que li.
(Tinha 12 anos), e hoje aos 24, continuo tendo o mesmo sentimento, achando um romance regional simples, mas, fantástico.
SIMPLESMENTE ME DEU UMA NOSTALGIA
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Matheus656 20/08/2023

O seminarista
Um livro clássico brasileiro que eu particularmente não vejo tanta gente comentar. A respeito do autor, conheço só de nome o livro "A Escrava Isaura" por conta da novela da Record, mas tenho vontade de ler. "O Seminarista" trata de um romance proibido, Eugênio filho de um fazendeiro é prometido para ser um padre. Ele cresceu junto de Margarida, uma afilhada de seus pais, que mora de "favor" em uma das casas da região de seu pai. Óbvio que se tratando de um romance clássico, logo de cara o livro soa como clichê, esses dois que se conhecem desde criança, acabam que se apaixonando. Depois que Eugênio é enviado para o seminário, a gente começa a acompanhar o romance proibido, perguntando se ele o casal vai ficar junto ou não. Bernardo Guimarães fez uma crítica forte no livro, usando sua tese de que mesmo que seja pra fé, alguém ser forçado a isso, pode levar a pessoa a não ter uma vida feliz. Apesar de ser um romance clássico, acho que serve muito para os dias de hoje. É claro que para a época, isso era tão mais forte, mas fico pensando, se esse livro fosse escrito hoje em dia, cairia tantas críticas para ele. É um romance curtinho para se ler, dá pra ser lido em uma tarde.
comentários(0)comente



187 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR