O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

Clio0 26/05/2022

O Seminarista é uma história singela, não de amor apesar de ser relacionado a ele. Essa obra, como outras pelas quais o autor é lembrado, retrata como a brutalidade, a estupidez das instituições pode destruir a vida das pessoas.

Normalmente, qualquer obra que busque criticar a Igreja Católica ou o Patriarcado termina sendo rica em concupiscência e deboche, a História fornece relatos reais que influenciam os escritos. Contudo, Margarida não é uma Maria Madalena ou uma Jezabel, Eugênio não é um Padre Amaro; o amor deles é romântico, tímido, algo que lembra em muito a corte entre Bentinho e Capitu em seu início.

E se a pressão e manipulação paterna e eclesiástica motivam a separação, a retidão moral dos protagonistas a prolonga. Há, obviamente, uma possibilidade de questionamento sobre essa posição, mas vale lembrar que a obra foi escrita em 1872 - se hoje a cultura luso-brasileira ainda foca na obediência familiar, quase um século e meio antes algo assim era praticamente impensável.

A minha edição apresentou alguns problemas com a lombada e o papel branco brilhante é pouco desconfortável. Não há outros problemas no volume.

Recomendo.

Victor Rafael 12/01/2009

Me surpreendeu...
Esperava um livro bem chato... Aquele romance água com açúcar enfadonho.

Mas, apesar do vocabulário "de época", a trama é bem conduzida e traça uma boa oposição entre um amor infantil e o celibato, fio condutor da narrativa.

É fininho... Vale a pena!
Felipe 11/12/2011minha estante
VERDADE! um livro que nos surpreende, excelente leitura.

Leinha 09/04/2014minha estante
NO início pensei também assim, mas achei maravilhoso o livro, além de me fazer chorar rios de lágrimas.

michelly.sano 21/10/2023

Nosso pequeno padre
Foi a primeira literatura brasileira que li.
(Tinha 12 anos), e hoje aos 24, continuo tendo o mesmo sentimento, achando um romance regional simples, mas, fantástico.
SIMPLESMENTE ME DEU UMA NOSTALGIA

Instagram: @leitor_eduardo 22/10/2022

O Seminarista
Título: #OSeminarista

Autor: #BernardoGuimarães

Ano: 1872

Nota: ?????

O Seminarista (de 1872) é um dos romances mais conhecidos de Bernardo Guimarães. Nele, o autor de A Escrava Isaura retrata e critica a vida do clero e a falta de vocação dos sacerdotes; além disso, nota-se a condenação do celibato por ser algo contra a natureza.

O estilo romântico de Bernardo Guimarães caracteriza-se pela preocupação com o detalhe na descrição dos costumes da natureza e dos estados emocionais. Tanto as forças da natureza quanto os sentimentos são retratados como indomáveis: diante das regras sociais prevalece a espontaneidade individual dos protagonistas.

Como autor romântico, Bernardo Guimarães concebia o amor como algo natural, que independe das convenções sociais e religiosas.

Eugênio, ainda que se submetendo aos pais que desejam vê-lo padre, não consegue esquecer seu amor da adolescência.

No ambiente opressivo do internato, o sofrimento dos jovens evidencia a hipocrisia do clero e também o autoritarismo dos pais, insensíveis e até malvados porque enganam o filho, dizendo que Margarida se casara.

Em O seminarista, podem-se destacar dois temas: o amor romântico e o celibato dos padres católicos.

Recomendo a leitura desse clássico maravilhoso que retrata, prematuramente, um viés da sociedade hipócrita cristã brasileira da época.

Daisy Jones 25/07/2021

#DesafioSkoob Recomendo!
"Amor e devoção se confundiam na alma ingênua e cândida do educando, que ainda não compreendia a incompatibilidade que os homens têm pretendido esta belecer entre o amor do Criador e o amor de uma de suas mais belas e perfeitas criaturas, a mulher; a mulher, que Deus criou para amar e ser amada, a mulher, que sem o amor é como a caçoula de perfumes, a que o ministro do templo esqueceu-se de comunicar o fogo santo, que os faz arder e subir em nuvens rescen dentes a beijar os pés de Deus."

A mais belas das histórias, cada detalhe é muito importante para o fim. Os sofrimentos que Eugênio e Margarida passam para conseguir ficarem juntos é tão bem explicado que consigo acreditar que realmente aconteceu.
Eugênio é um garoto cheio de boas qualidades que tinha uma grande dúvida na vida, sendo ela escolher casar-se com a bela Margarida ou virar Padre e assim realizar o desejo de seus pais.
Margarida também é uma garota muito boa, com muitas qualidades a se contar. Com uma vida muito sofrida, principalmente depois de criar certa idade.
A história é contagiante, para todas as idades. Emocionante e encantadora.

Data de término: 24/07/2021
Lú Ribeiro 25/07/2021minha estante
Eu tb.amei. Me surpreendi.
Maravilhoso, não é?

Daisy Jones 25/07/2021minha estante
Muito! Não imaginava que iria se tão bom quanto é!

Matheus656 20/08/2023

O seminarista
Um livro clássico brasileiro que eu particularmente não vejo tanta gente comentar. A respeito do autor, conheço só de nome o livro "A Escrava Isaura" por conta da novela da Record, mas tenho vontade de ler. "O Seminarista" trata de um romance proibido, Eugênio filho de um fazendeiro é prometido para ser um padre. Ele cresceu junto de Margarida, uma afilhada de seus pais, que mora de "favor" em uma das casas da região de seu pai. Óbvio que se tratando de um romance clássico, logo de cara o livro soa como clichê, esses dois que se conhecem desde criança, acabam que se apaixonando. Depois que Eugênio é enviado para o seminário, a gente começa a acompanhar o romance proibido, perguntando se ele o casal vai ficar junto ou não. Bernardo Guimarães fez uma crítica forte no livro, usando sua tese de que mesmo que seja pra fé, alguém ser forçado a isso, pode levar a pessoa a não ter uma vida feliz. Apesar de ser um romance clássico, acho que serve muito para os dias de hoje. É claro que para a época, isso era tão mais forte, mas fico pensando, se esse livro fosse escrito hoje em dia, cairia tantas críticas para ele. É um romance curtinho para se ler, dá pra ser lido em uma tarde.

Afranio.Cunha 23/12/2020

Uma leitura muito boa
O Seminarista de Bernardo Guimarães me foi uma grata surpresa. Um livro pequeno, mas com todos os elementos de uma história que contada de forma magistral. Não ficam pontos soltos e mesmo tendo acontecido a mais de um século o livro continua atual, discutindo um tema sempre recorrente que é o celibato.

Luciana 29/08/2020

Romantismo brasileiro
Livro curto e agradável de ler.

Conta a história de Eugênio e Margarida, que cresceram juntos no interior de Minas Gerais, mas que, por imposição da família, tiveram que se separar.

Apesar de gostar de autores clássicos, achei a escrita de Bernardo Guimarães diferente. Não é um livro difícil de ler, mas também não é fácil (rs). Suas descrições das paisagens do campo e do sertanejo são cheias de detalhes. E o leitor consegue, realmente, imaginar todo o cenário.

Tinha começado a ler esse livro no início da minha adolescência, porém não fui até o final e não me lembrava do título, nem do autor. Depois de muita busca, descobri qual era o livro e fiquei muito feliz de finalizá-lo.

Paulo.Diniz 19/02/2022

Gostei bastante
A história é bem interessante e o livro não é muito grande de se ler, além de mostrar personagens que descreviam a ideologia da época.

Clara3223 21/07/2022

emocionante e verdadeiro
demorei pra terminar mas gostei bastante do livro. ele vai além do romance entre duas crianças, mostra como as instituições sociais agem e como fazem nós agirmos. a crítica ao fanatismo religioso, a questão da mulher ser considerada diabólica, tudo isso, e mais, é bem desenvolvido. você fica angustiado com o Eugênio, com seus dias no seminário, a luta entre ficar na igreja ou amar Margarida, como ele vai ficando cada vez pior. fica tocado com o amor entre eles, que desde a infância estavam juntos. você quer que isso de certo para eles serem felizes mas nem sempre isso acontece. os acontecimentos finais me surpreenderam muito, não esperava por aquele fim e gostei bastante do desfecho. é um ótimo livro

isiss0 03/03/2024

O Seminarista ?
Precisei ler esse livro por conta da escola, o livro tem umas palavras super difíceis de ler e entender, além de ser uma história bem antiga, o livro é muito arrastado, pulei muitas partes, pq sempre fala da mesma coisa. É um romance entre crianças mais depois cresce e se torna algo difícil de se ter, e ao mesmo tempo crítica a igreja católica. E o final (?) dava pra entender nada, aí do nada ela morre, odiei.

Thatyane Jardim 16/04/2009

No inicio não dava nada pelo livro, so estava lendo por causa que era para a prova de literatura do colégio, mas ao continuar amei a historia.
O Final me deixou meia chocada, mas ainda sim o livro é bom. (odiei o final, vou adimitir)

Isabela Raíssa 31/03/2021

"O sopro da brisa matinal pode varrer a névoa ligeira [...], mas não o vulcão carregado que traz no seio a tempestade."
Publicado em 1872, "O Seminarista" narra o drama de Eugênio e Margarida, amigos de infância que cresceram nas terras do capitão Antunes, pai do menino, na vila de Tamanduá (MG), e que se separaram quando Eugênio, ainda adolescente, foi enviado pelos pais a um seminário. Contudo a falta de vocação do rapaz ao sacerdócio e seu amor por Margarida transformaram a estadia no lugar um verdadeiro inferno para para os dois.

Na obra, Bernardo Guimarães faz várias citações e referências a autores e estórias clássicas - Ovídio, Virgílio, a túnica de Nesso, etc. - e até mesmo do folclore, como a mula-sem-cabeça. No que tange à narrativa, por pertencer à escola literária do Romantismo, a linguagem é bastante poética e apaixonada, com raras pitadas de sarcasmo. Os protagonistas, por sua vez, evocam muita simpatia e empatia - além do amor que sentem um pelo outro, Eugênio e Margarida têm uma relação de muito companheirismo e lealdade, tornando impossível, apesar das circunstâncias, não torcer por eles.

Kami 19/05/2021

O típico livro que necessita saber do contexto histórico para entender. Ele é bom mas não é maravilhoso. Percebe-se muito a crítica a igreja e a criação de Eugênio, além de passar aquele sensação ruim do preconceito que acontecia com Margarida e seus costumes.

Eloisa 03/04/2022

Razoável
Li esse livro para um trabalho de escola, e não achava que ele seria bom. Mas pelo tempo que é escrito, a leitura foi bem fluída.

Se baseia muito na questão de "Razão vs Amor". Eugênio era um rapaz doce, e puro, e que tinha um carinho grande por Margarida, que mais tarde se tornou numa grande paixão, mas ele não podia se entregar a esse pecado de toca-lá. Afinal, ele era um padre, esse era o seu sonho de criança, mas que mais tarde se tornou um inferno.

O livro toca, e muito na questão do fanatismo religioso, e como isso pode destruir a vida de alguém. Os mosterios, eram como se fossem prisões. Apenas as escritas sagradas podiam entrar naquele lugar, outros assuntos eram proibidos.

Cita também a questão da bruxaria. E que as mulheres eram seres diabólicos, que venho pra destruir os homens de bem.

Apesar de não ter gostado do final, foi uma experiência literária boa, pois não tenho costume de lê livros clássicos/época.