As Crônicas de Olam

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Leituras e Reflexões 02/03/2021

Um livro incrível!
O que é isso, genteee?
O livro é tão bom, mas tão bom, mas tão bom que estou me achando incapaz de fazer uma resenha à altura de tamanha genialidade. E ainda é o livro 1! Meus amigos leitores dizem que a cada volume a "saga" fica ainda melhor! Sinto que não tenho estrutura pra isso rsrsrs..
Eu iniciei a leitura das primeiras páginas e "pah" já estava tudo em ação, "o circo pegando fogo"... wow!! Mas não dava tempo nem de respirar, meu irmão! É ação do começo ao fim.
Eu me apaixonei demais!
E repito: TOLKIEN TERIA AMADO ESSE CONTO DE FADAS! Trata-se uma parábola muito bem criada! Me refiro a Tolkien porque desconheço outro que seja mais mestre nesse tipo narrativa.
NÁRNIA é um conto de fadas para crianças; SENHOR DOS ANÉIS, um conto de fadas para adultos; e as CRÔNICAS DE OLAM (por que não?), é um conto de fadas tanto para o público infanto-juvenil e adulto. E o melhor de tudo: é de um AUTOR NACIONAL.
VOCÊ PRECISA LER ESTE LIVRO!!!!
A.S. Silva 02/03/2021minha estante
Li ele recentemente, também me surpreendeu!

Leituras e Reflexões 02/03/2021minha estante
????? ...

Você já está lendo o segundo?

Samseipsp 03/03/2021minha estante
O meu favorito , gosto bastante do último livro

Davi Dias 03/03/2021minha estante
Eu não consegui fazer resenha do último livro... A trilogia não decai em nenhum momento... Mas realmente o livro com maior mensagem teológica é este mesmo... incrível...

Davi Dias 03/03/2021minha estante
Agora vc vai e ouve nosso podcast sobre este livro.. kkkkkk https://open.spotify.com/episode/2RZzZbaqW3Pr6ZxJbshPoB?si=dLC8t5M-SCaKWXLpd1hX5Q&utm_source=copy-link

Leituras e Reflexões 04/03/2021minha estante
Já na expectativa para ler o segundo. Mas tenho que orar e jejuar mais rsrs ... estou na metade do caminho pra convencer meu esposo pra comprar.

Leituras e Reflexões 04/03/2021minha estante
Genteeeeeee... meus amigos leitores, vocês só me enchem de mais curiosidade!!!!

Leituras e Reflexões 04/03/2021minha estante
Davi Dias, vou simmmmmm !!!!

A.S. Silva 07/03/2021minha estante
@Leituras e Reflexões, eu irei começar o segundo volume em breve. No momento estou lendo Perelandra, de C.S. Lewis

Uma leitora cansada 24/04/2021minha estante
Eu Simplesmente amei!

Uma leitora cansada 25/04/2021minha estante
O livro é perfeito!A cosntrução de mundo é ótima e a dinâmica dos personagens é ótima!A Leannah é de longe minha personagem preferida kkkkkk???Ainda não li o segundo,mas já estou apaixonada pela trilogia

Dudatc 14/07/2022minha estante
Estou lendo e amando!!

Leituras e Reflexões 14/07/2022minha estante
Vou reler ainda esse ano, @Dudatc ?? Sabe quando você não vê a hora de voltar àquele mundo? ?

Dudatc 15/07/2022minha estante
Sei bem como é isso ?

Roberth 17/12/2020

Literatura fantástica de altíssimo nível!
Rothfuss tinha sido o último a me causar tamanha alegria e arrebatamento na literatura fantástica desde Tolkien e Lewis... Wurlitzer entra fácil como nobre companheiro destes gigantes!

Referências a universos e personagens que já haviam me encantado tanto ganharam tons únicos, conquistando um espaço distinto nesta que já demonstra ser uma das melhores histórias que vou ler.

Soma-se a isto a incrível habilidade de fazer brilhar a riqueza da cultura hebraica e a sólida base teológica que o autor demonstra possuir.

Diálogos brilhantes, personagens bem construídos, batalhas épicas, enredo digno de estar entre os grandes...

Feliz de já estar com o livro 02 ainda em 2020 e poder seguir a imersão neste universo.
skuser02844 17/12/2020minha estante
Que massa, cara!!!!!! Realmente, é absurdamente incrível!!!!

Roberth 18/12/2020minha estante
Ouvi o episódio de vocês! Sensacional! Curti de verdade! Parabéns! Foi ótimo sentir que estava numa conversa com amigos assim que acabei de ler!

skuser02844 18/12/2020minha estante
É exatamente isso! Kkkkk uma roda entre amigos! Muito obrigado!
Vlw msm!!!

Davi Dias 18/12/2020minha estante
se acha q ta bom.. espera so pra ver o resto da historia.. kkkk... e vlw por ter acompanhado nosso podcast... espero q antes de vc terminar o Volume II a gnte ja tenha publicado o episódio do Volume II.. heheheeh

Roberth 18/12/2020minha estante
Que massa, Davi! Expectativa boa essa! Começo hoje o Volume II! Encontro vocês então na próxima prosa hehehe

Paulo 11/07/2021

Uma ótima ficção fantástica
As Crônicas de Olam é uma obra que tem todos os componentes para eu tê-la classificado como um livro cinco estrelas. Ela tem um enredo interessante, personagens bem construídos, tramas que envolvem e uma escrita cativante. Contudo não tive um experiência totalmente satisfatória com esse livro. O que mais me incomodou durante a sua leitura foram as descrições de alguns lugares dentro da história, a forma como o autor escreveu me pareceu muito confusa. Isso foi ruim para mim porque em vários momentos quebrava meu ritmo de leitura e tinha vezes até que eu passava vários dias sem ler por conta do cansaço que o seu texto me causava. Acredito que se o autor tivesse descrito ambientes mais simples e fosse mais objetivo em sua forma de escrever seu livro ganharia um novo ar.

Tirando esse ponto que eu citei, o livro é excelente! Em minha opinião o autor construiu um universo muito original a começa pela ideia central, que é baseada na mitologia Hebraica. A obra é recheada de referência e termos judaicos, onde ao final do livro o autor expõe um glossário explicando cada palavra que ele utilizou. Também achei bem interessante a ambientação da história, logo no começo do exemplar temos um mapa completo de Olam, onde o leitor pode acompanhar os protagonistas no enredo e não se perder durante a história. Todos os componentes da trama são bem amarrados e explicados e no final temos um desfecho inesperado, fiquei boquiaberto com a conclusão e ansioso para saber o que vai acontecer depois. A obra é uma trilogia então ainda tem muito caminho para percorrer, rs.

As crônicas de Olam é uma ficção fantástica de ótima qualidade, ela tem alguns problemas (qual livro não tem, né?) mas é um livro que vale a pena ser lido, principalmente se você é fã de fantasia. E ainda vou mais além a obra tem todo potencial para ser feita uma adaptação cinematográfica em formato de serie. Espero que algum dia essa ideia floresça e seja executada por algum estúdio. Esta é primeira ficção fantástica brasileira que leio, espero ler outros trabalhos tão bons como este em nosso país. Ao final dou um merecido quatro estrelas e com gosto de quero mais.
Resenhas Cristãs 11/07/2021minha estante
Poxa, merecia 5 estrelinhas, vai? :-P

Paulo 11/07/2021minha estante
Fala Bruno!
Tudo bom meu grande amigo...
Concordo contigo, é uma obra realmente digna desse mérito. Mas eu tinha que ser honesto comigo mesmo, se esses detalhes que citei não tivesse me incomodado tanto eu teria classificado como uma das melhores leituras desse ano. Mas a respeito disso tudo que eu disse fiquei facinado com a história do livro e quero saber como vai ser o final dessa série.

Pat 29/12/2021

As crônicas de Olam? ???
que livro incrível!! no comecinho não me acostumei com a escrita do autor e acabou atrapalhando um pouquinho minha leitura, mas depois começou a fluir de um jeito tão lindo ? eu amei simplesmente cada detalhe que o autor escolheu pra finalizar esse primeiro livro da trilogia e amei as lacunas que ficaram em branco também pros próximos livrosss ? foi uma leitura fantástica que já quero ler imediatamente o 2! todo mundo deveria dar uma chance pra essa trilogia porque além de serem livros nacionais você sente que foi tudo pensado com carinho em cada detalhezinho ? esse livritcho com certeza entrou pros meus melhores do ano ?
amei amei ameii ?
Bea ou Bia 22/04/2022minha estante
Amoooo!!!

Bea ou Bia 22/04/2022minha estante
Vai ler o dois!!!

AfrAnio.Brito 20/08/2016

Simplesmente o melhor....
Gostos e preferencias.....quem tem!?!?...tem!
Sem necessidade de descrição sobre o livro, dado a tantos comentários completos e diversos aqui postados, me atenho ao emocional em lê-lo.
Mas não só pelo apresso por tipo de literatura e também pela qualidade, profundidade e inovação contida em Olam, mas a leitura se desenrola de formas a nos revelar o muito de Ben e sua saga, mas sem deixar de lado a empolgação pela aventura que se desenrola....o livro é ótimo.........eu li os dois primeiros volumes em 2014 e os reli em 15 dias em agosto de 2016. Ansioso pelo ultimo volume Cronicas de Morte e Ressurreição.
AfrAnio.Brito 20/08/2016minha estante
*mundo de Ben

Resenhas Cristãs 23/10/2016minha estante
Olá, filhão! Sabe onde posso comprar o segundo volume?

Thalyta 29/10/2022

Favoritado!!
Amei tudo nesse livro: escrita, personagens, reflexões e o universo da história então nem se fala!! Até então eu só tinha lido livros de ficção cristã do Lewis(e querendo ler os do Tolkien),mas não esperava encontrar um tão bom quanto esse de um autor nacional. Estou encantada!

Alguns trechos que mais gostei no livro:
"Mas lealdade era um dom. Nem experiência nem conhecimento a produziam"

"O metal está aí, porém não tem utilidade em seu estado bruto. Não é fácil modelá-lo. Há grande desgaste para quem o modela e principalmente para ele próprio. Se tiver dó de bater, o modelador não conseguirá fazer uma boa espada. Por isso El é o melhor forjador de espadas que existe. Ele bate o tanto que é necessário."

" - Porque se preocupar com perguntas que ainda não podem ser respondidas?
- Não podem ser respondidas por que não há respostas, ou por que elas não devem ser dadas?
- Há respostas para tudo, mas agora não fariam sentido... Você ainda não está preparado para recebê-las."

"El quer usar essa guerra para seus propósitos incompreensíveis. Não nos cabe tentar entender ou adivinhar, mas apenas vivê-los da melhor maneira, pois não há outra realidade, nem como fugir disso."

Quem aparecer, vou recomendar haha
Ícaro 30/11/2022minha estante
Vai fundo em Tolkien

Di 08/10/2012

A busca pelo eu interior!
Ben um menino orfão, se vê envolvido em uma missão para salvar Olam, apos sair em uma busca para tentar localizar seu mestre Enosh. Junto com ele vai seus amigos Leannah e Adin, que esperam viver grandes aventuras pelos caminhos que irão percorrer. Apos serem atacados por shedins, e serem levados para Midebar Hakadar, eles são resgatados por Kenan, O Guerreiro giborim de Olamir.

Ben é um personagem inseguro que se apaixona no momento em que vê Tzizah (a filha do Melek). Ao longo do caminho ele se mostra sempre preocupados com seus amigos, e quando Tzizah passa a fazer parte da comitiva de salvamento, ele acaba se esquecendo do motivo que o levou a sair em uma busca.

Leannah é a melhor amiga de Ben e é apaixonada por ele. Ela acaba sendo a peça chave para resolução de alguns problemas. Porém ela é totalmente sem graça. Uma personagem sem sal, que assim como o Ben é muito insegura e indecisa. Nos momentos em que precisa tomar serias decisões, ela não tem coragem.

Adin é um personagem apagado. Ele não tem carisma, é pouco citado, é como se fosse apenas um personagem para oculpar espaço.

O livro gira quase todo em torno do Ben. Chegou um ponto em que as indecisões dele chega a dar nos nervos. Ele ta sempre em cima do muro, e apesar de querer sempre bem seus amigos, ele pensa muito em poder.

A ideia da estoria do livro é muito legal, porem é bem cansativa a leitura. O momento em que ben esta preso na floresta é o mais arrastado. O ultimo capitulo me surpreendeu bastante, pois não esperava tomar o rumo que tomou.
3 estrelas pq a estoria apesar de cansativa, conseguiu me deixar curiosa para desvendar os misterios em relação ao caminho da iluminação.
Ander 12/10/2012minha estante
Isso ae! Muito bem! haha

ellenkchaves 10/01/2023

Por que demorei TANTO pra ler?
Eu devo ter comprado esse livro lá em meados de 2015, até comecei ele mas acabava sempre trocando por outras leituras que eu tava mais na "vibe" de ler, e depois de terminar TOG eu resovi dar uma nova chance. Li ainda alguns capítulos, gostei bastante, mas quem leu TOG sabe o quão cansativo é em termos de world building e guerras, e apesar de ter gostado MUITO dele eu resolvi dar uma pausa em livros com universos bem construídos. Por isso, acabei novamente largando a leitura, mas não definitivamente, óbvio! No meu aniversário do ano retrasado resolvi comprar o v.2 pra me motivar a voltar pra essa leitura, mas só vim realmente me dedicar ele ano passado no segundo semestre. Demorei bastante pra terminar por ressaca mesmo, tava uma leitora bem medíocre mesmo mas agora que entrei de férias aproveitei pra terminar e NOSSA, valeu DEMAIS a pena! Completamente obcecada por essa trilogia de agora em diante kkkkkk
Josue.Sousa 28/03/2023minha estante
O que é TOG ?

JonLiberato 19/08/2019

Este livro me fez pensar por dias! Estou comovido com os ensinamento que vão além das páginas.
Eu não esperava aquelas coisas deste livro, achei que fosse mais uma fantasia de magia e guerra, porém, fiquei comovido e ainda estou depois que encerrei a última página deste livro! Vou precisar de alguns dias para processar o impacto que este livro fez em mim. O que posso dizer é que vai além de uma estória, ele ensina, ele te faz pensar sobre a sua vida e sobre o universo em volta, sobre Deus de uma forma que supera um culto de uma igreja. Eu marquei o capítulo ?Os Irins de Ganeden? para ler e reler as passagens do personagem Geve. Eu estou ansioso para continuar os próximos livros, mas ainda não estou em condições. O que me deixa mais feliz é que o autor é brasileiro. Tentarei entrar em contato com ele para agradecer por esta riqueza em formato de papel que ele nos deixou. Para mim, isso não foi apenas um livro qualquer. Torço muito para que seja relançado com capa dura e que a arte seja a mesmo (pq eu amei essa edição). Aos que estão lendo esta minha breve opinião (que não trás muita informação sobre a estória e o enredo, mas somente emoções... das poucas que estou tentando descrever) fica a dica, leiam!!!! Vale cada minuto! E comprem a versão física para quem tem condições, o autor brasileiro merece este apoio pelo seu trabalho e dedicação por cada palavra escrita nesta série.
Elisama.Godinho 18/10/2019minha estante
Que legal ler isso aqui. Terminei o volume um e agora ja estou no dois. Realmente é uma obra de arte.
Uma grande obra de arte BRASILEIRA !!!
Simplesmente incrível

Resenhas Cristãs 05/04/2019

El sempre cumpre seus propósitos!
Que livroooooooooooo!

Tudo bem. Quem me acompanha regularmente sabe o quanto eu sou fã de ficção e fantasia cristãs. Porém esse livro realmente se superou em todas os elementos necessários para compor uma obra épica digna de ficar na memória para sempre!

Já havia feito uma resenha desse livro há 2 anos quando li essa obra pela primeira vez, mas senti que após a inauguração do meu blog uma nova resenha mais detalhada se fazia necessária. Sem mais delongas, vamos à resenha.

Kenan é um guerreiro Giborim atormentado por sede de vingança. O passado imposto à sua família lhe corrói desde o dia que ela a vira pela última. Instigado pelo ódio contra o demônio que o impôs tamanho sofrimento, o guerreiro decide quebrar o tratado firmado em Olamir, sua terra natal, e Hoshek, a terra dos demônios. A quebra do tratado já é exposta no primeiro capítulo do livro com cenas épicas dignas de um filme de cinema de tirar o fôlego! Kenan rouba uma poderosa espada, chamada Herevel, do templo de Olamir e ruma com destino à Hoshek com o objetivo de enviar uma criatura horripilante para o Abadom, também chamado de Inferno.

Após completar seu intento, Kenan retorna à Olamir parcialmente satisfeito com seu plano. A guerra estava firmada. Era tudo de que os Shedins precisavam para dar início à maior guerra de todos os tempos contra Olamir.

É então que começamos a descobrir mais sobre esse mundo mágico de Olam. Conhecemos quatro jovens incríveis chamados Ben, Adin, Leanah e Tzizah. Todos eles possuem papéis importantes a serem desempenhados nessa aventura.

Quebrado o tratado, Ben e seus amigos, junto com Kenan, precisam completar o que eles chamam de Derek-Or, ou seja, o Caminho da Iluminação. Se conseguirem encontrar os 4 pontos do Derek-Or, talvez consigam reativar o Olho de Olam que começou a se apagar no momento em que Kenan quebrou o tratado no começo do livro, enfraquecendo o Olho, a única proteção eficaz de Olamir contra uma possível guerra contra os Shedins.

Tudo bem, deve estar razoavelmente difícil de entender toda a trama. Não me culpe. Tentei resumir 541 páginas de aventura em 4 parágrafos. Quem conseguiria fazer melhor?

Mas os Shedins sabem que não possuem capacidade plena para atacar Olamir. Por isso eles precisam da ajuda dos Gigantes, os famosos Anaquins, de um pequeno favor manipulado contra o grande Dragão-Rei, o eterno Leviathan, e de um traidor dentro do reino de Olamir. Essa é a única maneira de conseguir ter chances de vencer essa guerra.

O livro é repleto de batalhas, guerras e momentos épicos. Você deita no sofá para ler um capítulo e facilmente se perde no tempo. Duas horas de leitura se passam e você está lá, imerso naquela mundo mágico rodeado de Tannimins, Leviathans, Shedins, Kedoshins, Pedras Shoham e Espadas encantadas.

Recomendo a obra? Sem dúvida alguma! Posso dizer que em breve se tornará um clássico da literatura brasileira. Espero que nosso povo seja estimulado a ler mais ficção e fantasia através desse livro, porquanto tenho percebido o valor que a ficção tem gerado na minha vida e na minha compreensão dos misteriosos desígnios de "El". Esse termo só entende quem leu a obra. :)

site: https://resenhascristas.blogspot.com/
Lucas 07/04/2019minha estante
Livraço! A medida que vai lendo cada vez fica melhor.

patyalgayer 23/02/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-cronicas-de-luz-e-sombras-vol-1-olam-de-l-l-wurlitzer/

Como a maioria de vocês deve saber, sou absolutamente fascinada por literatura fantástica. Então, quando fiquei sabendo do futuro lançamento de OLAM, primeiro livro de uma série nacional baseada em mitologia hebraica, fiquei super ansiosa pra ler! E, depois de lê-lo, só posso dizer que, com certeza, vai para meu rol de favoritos!!
Em OLAM, conhecemos a trajetória de Ben, um jovem guardião de livros que, ao buscar respostas com relação ao incêndio do lugar onde vivia e ao desaparecimento de seu mestre, acaba descobrindo que terá grande importância em uma importante guerra que se aproxima. Afinal, o Olho de Olam – uma pedra de poderes “mágicos” que protege o reino contra as trevas – está se apagando, e Ben – juntamente com seus amigos – pode ser o único capaz de trilhar o caminho para reativá-lo. Em sua jornada, Ben enfrentará muitos perigos, criaturas horrendas que nunca imaginara encontrar, além de correr contra o tempo para conseguir realizar sua importante tarefa antes do estourar da guerra, que poderá tomar rumos desastrosos sem a força do Olho…
O primeiro livro da série “Crônicas de Luz e Sombras” foi escrito com primazia, e prende o leitor do início ao fim. Leandro L. Wurlitzer consegue, em seu livro de estreia, criar um mundo fantástico repleto de detalhes, com uma história rica e densa a desenrolar-se em seus domínios. Em suas 454 páginas, encontramos personagens únicos, dotados de uma humanidade impressionante, e que desempenham bem seu papel; paisagens incríveis e super detalhadas, que fazem com que praticamente nos sintamos parte da história; uma trama bem desenvolvida e repleta de desafios, cuja superação pode alterar o rumo de toda uma era… além do mais, a presença de diversos itens da mitologia hebraica adicionam ainda mais à história, com seus mitos, objetos e vocábulos próprios. O glossário ao fim do livro completa a obra, nos mostrando o significado das palavras usadas no texto e deixando perceber que cada nome, seja de pessoa, de criatura ou de lugar, tem um significado específico.
O livro também foi muito bem feito, com folhas amareladas de boa qualidade, uma capa belíssima, fosca com detalhes brilhantes, além de uma bela diagramação. O mapa, apresentado no início do livro, é um espetáculo a parte: é simplesmente maravilhoso, com a localização precisa dos lugares apresentados no livro, e em folhas mais grossas que dão vontade de alisar o tempo todo! *-* Enfim, nada a reclamar! Nota 10 pra este livro, uma fantasia épica de tirar o chapéu!

@APassional 08/09/2012

OLAM * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Quando vamos ler ou adquirir um livro, principalmente quando trata-se de um autor desconhecido, fazemos uma breve leitura da sinopse e contracapa. Contudo, o que irá determinar se o levamos ou não para nossa estante, sem dúvida, são as duas primeiras páginas, ou seja, o prólogo. É nele que iremos sentir e decidir se nos atrai o enredo, ritmo e estilo do autor, e se o conteúdo se adequa ao marketing da sinopse.

No caso de Olam, o prólogo arrastado, pesado, é a própria cortina das trevas que não deixa entrever a fantástica aventura que se desdobrará diante de nossos olhos, nos vinte e um capítulos seguintes.

A jornada do herói, cantada em todas as mitologias, é descrita com maestria por L.L.Wurlitzer, através do jovem Ben, “O guardião de livros”. De aprendiz de lapidador, a guerreiro da luz, Ben e seus amigos Leannah e Adin percorrem o caminho da iluminação, na tentativa de salvar a terra de Olam da destruição pelas forças das trevas.

“Quatro etapas a seguir é o caminho da iluminação.
Para o poder redescobrir, é preciso guardar o coração.
Uma só verdade a luzir, por um caminho sublime.
A tarefa não irá se cumprir, até que a alma se ilumine.”

A princípio, aparentemente, é o ato de vingança de um guerreiro da luz – Kenan – que irá colocar a terra de Olam em perigo, no entanto forças anteriores já estavam em movimento. Como observa-se no prólogo, o destino de Ben, há muito tempo já estava traçado, para participar de uma guerra mais antiga do que ele ou Kenan poderiam ter dado causa:

“...Olhou para o chão do deserto aos pés da grande muralha com um sentimento de ansiedade que não escondia certo remorso. Sabia que logo estaria cheio de carros, cavaleiros, aríetes, torres e todo tipo de soldados sombrios.”

Espadas e cristais mágicos, a magia do primeiro amor, conhecimentos arcanos são desvendados com ênfase na cultura hebraica:

“...Cheiros se associavam com acontecimentos na memória, tornando a lembrança de alguma coisa mais intuitiva.”

Emboscadas, armadilhas, batalhas com reviravoltas sensacionais nos esperam a cada capítulo, em um ritmo de tirar o fôlego!

“Então o piado de Evrá soou terrível sobre a floresta. As imagens do sonho voltaram vivas à mente de Ben. Ele olhou para a curva do caminho e enxergou a emboscada. Cavaleiros-cadáveres. Vários deles. Num instante Ben soube tudo que ia acontecer.”

Mas Olam também é poesia, a sensibilidade do autor na descrição dos lugares nos transporta para um território de sonho:

“O solo mesclado com luz e sombras tinha vida própria, se mexia com a brisa suave que carregava as folhas de bétulas. A luz do sol dançava como um grande mosaico em movimento sobre a terra, e o chão parecia uma tapeçaria do criador onde cada pequena parte tinha importância e beleza.”

E claro que também há romance :

“Desde a primeira vez que o encontrara no templo, carregando desajeitadamente os pergaminhos de Enosh, Leannah soube que o amaria por toda a vida.”

As personagens evoluem em todos os sentidos conforme aumentam os obstáculos que enfrentam, quer seja nas batalhas que travam com monstros e demônios, ou nas intempéries do território desconhecido que desbravam, elas se questionam, duvidam, acreditam, desistem, se descobrem, se revelam mutáveis, se emocionam e nos emocionam, são extremamente reais, pois para alcançar o objetivo, também precisam conhecer seu lado sombrio.

Enfim, o maravilhoso Olam, romance de estreia de L.L. Wurlitzer, é uma daquelas jóias raras, que uma vez visto, jamais é esquecido.

Fiquei absolutamente fascinada por Olam, no inicio não conseguia entender, a estória me pegou pelos arquétipos – pensei – são muito fortes; mas não era só isso – refleti – havia um algo a mais que eu queria decifrar. Talvez o mapa do início e o conteúdo de tradução dos termos em hebraico no glossário tenham me remetido a Tolkien, que foi meu autor de cabeceira na adolescência, mas ainda não era isso, o ritmo de Olam é outro, mergulhei mais fundo, e descobri o motivo do fascínio que me envolveu, meu aporte foi para a infância, Olam me levou de volta aos contos árabes, para as cidades mágicas do oriente, a rota da seda de Marco Polo, Simbad, um mundo de monstros, gigantes, de magia, a “verdadeira magia”, que há muito eu não tocava.

“O mundo é um lugar mágico.” Essa é a primeira frase do 1º volume de Olam – Crônicas de Luz e Sombras, que El ilumine seu criador para que a aventura de Ben continue nos próximos três volumes da série, e que L.L.Wurlitzer possa criar muitos outros heróis para nos encantar.
Embarquem também nesta aventura, para a inesquecível Terra de Olam, leitura recomendadíssima!

Beijim, Rosem da Casa de Ferr.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 12/08/2012:

Rosem Ferr 29/09/2012

O Genial Olam -cronicas de luz e de sombras
Quando vamos ler ou adquirir um livro, principalmente quando trata-se de um autor desconhecido, fazemos uma breve leitura da sinopse e contra capa, contudo, o que ira determinar se o levamos ou não para nossa estante, sem duvida, são as duas primeiras paginas, ou seja, o prologo, é nele que iremos sentir e decidir, se nos atrai : o enredo , ritmo e estilo do autor e, se o conteúdo se adequa ao marketing da sinopse.

No caso de Olam, o prologo arrastado, pesado, é a própria cortina das trevas que não deixa entrever a fantástica aventura que se desdobrara diante de nossos olhos, nos vinte e um capítulos seguintes.

A jornada do herói, cantada em todas as mitologias, é descrita com maestria por L.L. Wurlitzer, através do jovem Ben “ O guardião de livros”.

“Quatro etapas a seguir é o caminho da iluminação.
Para o poder redescobrir, é preciso guardar o coração.
Uma só verdade a luzir, por um caminho sublime.
A tarefa não ira se cumprir, ate que a alma se ilumine.”

A principio, aparentemente, é o ato de vingança de um guerreiro da luz – Kenan – que ira colocar a terra de Olam em perigo, no entanto forças anteriores já estavam em movimento, como observa-se no prologo, o destino de Ben, há muito tempo, já estava traçado para participar de uma guerra mais antiga do que ele ou Kenan poderiam ter dado causa:

“...Olhou para o chão do deserto aos pés da grande muralha com um sentimento de ansiedade que não escondia certo remorso. Sabia que logo estaria cheio de carros, cavaleiros , aríetes, torres e todo tipo de soldados sombrios.”

Espadas e cristais mágicos, a magia do primeiro amor, conhecimentos arcanos são desvendados com enfase na cultura hebraica:

“...Cheiros se associavam com acontecimentos na memoria, tornando a lembrança de alguma coisa mais intuitiva.”

Emboscadas, armadilhas, batalhas com reviravoltas sensacionais nos esperam a cada capitulo, em um ritmo de tirar o folego.

“ Então o piado de Evrá soou terrível sobre a floresta. As imagens do sonho voltaram vivas à mente de Ben. Ele olhou para a curva do caminho e enxergou a emboscada. Cavaleiros-cadáveres. Vários deles. Num instante Ben soube tudo que ia acontecer.”

Mas, Olam também é poesia, a sensibilidade do autor na descrição dos lugares nos transporta para um território de sonho:

E claro que também há romance :

Enfim, o maravilhoso Olam, romance de estreia de L.L. Wurlitzer, é uma daquelas joias raras, que uma vez visto, jamais é esquecido.

Fiquei absolutamente fascinada por Olam, no inicio não conseguia entender, a estoria me pegou pelos arquétipos – pensei - são muito fortes; mas não era só isso – refleti – havia um algo a mais que eu queria decifrar. Talvez o mapa do inicio e o conteúdo de tradução dos termos em hebraico no glossário tenham me remetido a Tolkien, que foi meu autor de cabeceira na adolescência, mas ainda não era isso, o ritmo de Olam é outro, mergulhei mais fundo e, descobri o motivo do fascínio que me envolveu, meu aporte foi para a infância, Olam me levou de volta aos contos árabes, para as cidades mágicas do oriente, a rota da seda de Marco Polo, Simbad, um mundo de monstros, gigantes, de magia, a “verdadeira magia”, que a muito eu não tocava.

“ O mundo é um lugar mágico.” Essa é a primeira frase do 1º volume de Olam – Cronicas de Luz e Sombras, que El ilumine seu criador para que a aventura de Ben continue nos próximos tres volumes da serie, e que L.L. Wurlitzer possa criar muitos outros heróis para nos encantar.

Embarquem também nesta aventura, para a inesquecível Terra de Olam, leitura recomendadíssima.

Beijim,

Rosem da Casa de Ferr.

Reuel 25/05/2015

O caminho da iluminação
Quem gosta de literatura fantástica estilo Tolkien provavelmente vai curtir o OLAM. Uma jornada do herói cheia de dilemas e questões filosóficas que aprofunda a obra.

A forma com que as coisas acontecem prende o leitor, principalmente nos últimos capítulos, a ação é tão frenética com as reviravoltas bombásticas que você não quer parar de ler.

As pedras shoham se assemelham com nosso conhecimento e tecnologia de hoje. Impressionante como evoluímos em conhecimento e tecnologia, mas não nos fartamos, estamos consumindo o planeta e o mesmo conhecimento que poderia melhorar tudo nos cega e nos distrai dos verdadeiros problemas da vida.

Erlan 09/12/2015

Que mão
Mas que mão tem o rev. Leandro Lima!
Não deve nada a Cornwell, Tolkien ou Lewis na construção de seus personagens e na ambientação da história.

O terceiro ato é muito empolgante e encerra a história com uma ponta excelente. Aguardo o próximo livro da saga.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6