As Crônicas de Olam

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Leituras e Reflexões 02/03/2021

Um livro incrível!
O que é isso, genteee?
O livro é tão bom, mas tão bom, mas tão bom que estou me achando incapaz de fazer uma resenha à altura de tamanha genialidade. E ainda é o livro 1! Meus amigos leitores dizem que a cada volume a "saga" fica ainda melhor! Sinto que não tenho estrutura pra isso rsrsrs..
Eu iniciei a leitura das primeiras páginas e "pah" já estava tudo em ação, "o circo pegando fogo"... wow!! Mas não dava tempo nem de respirar, meu irmão! É ação do começo ao fim.
Eu me apaixonei demais!
E repito: TOLKIEN TERIA AMADO ESSE CONTO DE FADAS! Trata-se uma parábola muito bem criada! Me refiro a Tolkien porque desconheço outro que seja mais mestre nesse tipo narrativa.
NÁRNIA é um conto de fadas para crianças; SENHOR DOS ANÉIS, um conto de fadas para adultos; e as CRÔNICAS DE OLAM (por que não?), é um conto de fadas tanto para o público infanto-juvenil e adulto. E o melhor de tudo: é de um AUTOR NACIONAL.
VOCÊ PRECISA LER ESTE LIVRO!!!!
A.S. Silva 02/03/2021minha estante
Li ele recentemente, também me surpreendeu!

Leituras e Reflexões 02/03/2021minha estante
????? ...

Você já está lendo o segundo?

Samseipsp 03/03/2021minha estante
O meu favorito , gosto bastante do último livro

Davi Dias 03/03/2021minha estante
Eu não consegui fazer resenha do último livro... A trilogia não decai em nenhum momento... Mas realmente o livro com maior mensagem teológica é este mesmo... incrível...

Davi Dias 03/03/2021minha estante
Agora vc vai e ouve nosso podcast sobre este livro.. kkkkkk https://open.spotify.com/episode/2RZzZbaqW3Pr6ZxJbshPoB?si=dLC8t5M-SCaKWXLpd1hX5Q&utm_source=copy-link

Leituras e Reflexões 04/03/2021minha estante
Já na expectativa para ler o segundo. Mas tenho que orar e jejuar mais rsrs ... estou na metade do caminho pra convencer meu esposo pra comprar.

Leituras e Reflexões 04/03/2021minha estante
Genteeeeeee... meus amigos leitores, vocês só me enchem de mais curiosidade!!!!

Leituras e Reflexões 04/03/2021minha estante
Davi Dias, vou simmmmmm !!!!

A.S. Silva 07/03/2021minha estante
@Leituras e Reflexões, eu irei começar o segundo volume em breve. No momento estou lendo Perelandra, de C.S. Lewis

Uma leitora cansada 24/04/2021minha estante
Eu Simplesmente amei!

Uma leitora cansada 25/04/2021minha estante
O livro é perfeito!A cosntrução de mundo é ótima e a dinâmica dos personagens é ótima!A Leannah é de longe minha personagem preferida kkkkkk???Ainda não li o segundo,mas já estou apaixonada pela trilogia

Dudatc 14/07/2022minha estante
Estou lendo e amando!!

Leituras e Reflexões 14/07/2022minha estante
Vou reler ainda esse ano, @Dudatc ?? Sabe quando você não vê a hora de voltar àquele mundo? ?

Dudatc 15/07/2022minha estante
Sei bem como é isso ?

melissa 02/02/2012

O melhor da Alta Fantasia brasileira...
Assim que fiquei sabendo do lançamento desse livro, me interessei bastante. Principalmente pelo lance da mitologia hebraica. Quer dizer, é comum que livros de fantasia tenham base em lendas celtas, nórdicas, orientais, até cristãs, mas hebraica, essa foi a primeira vez que vi. Entrou pra minha lista de interesses, mas confesso que me surpreendi muito com essa história.

Olam se propõe a ser um livro grandioso sobre uma história grandiosa e cumpre muito bem essa premissa. A velha nova história do rapaz de origem humilde que se vê de repente no meio de uma guerra maior do que ele é um grande cliché da fantasia, mas é utilizado no livro de uma forma coerente e interessante. Ben é um bom protagonista que vai crescendo durante a obra à medida que o leitor tem um misto de reações perante a ele: pena, impaciência, admiração, identificação…

O mundo criado por Wurlitzer é muito completo, possuindo sua própria história, geografia e mitologia. O reino de Olam é descrito de uma forma muito precisa e sua história, desvendada aos poucos, sempre deixa o leitor naquele ansiedade de saber porque as coisas acabaram do jeito que estão. Além disso, há questionamentos muito interessantes a respeito de quem faz a história, o papel dos grandes líderes e até mesmo a validade de certas políticas que visam “proteger as pessoas” mas que na verdade estão “oprimindo as pessoas”.

Em Olam, uma técnica de lapidação de pedras, as chamadas shoham, consegue produzir energia. Dessa forma, as pessoas conseguem ter luz, calor e até mesmo imagens de vigilância através dessa tecnologia de lapidação. O problema é que poucos controlam a produção dessas pedras da qual a população depende. A cidade de Olamir, com seu conselho de legisladores e lapidadores, é quem delega que tipo de pedra deverá ser produzida e para quem será enviada. Mas alguns resistem a esse esquema: os latash, lapidadores ilegais que vivem na marginalidade.
(...)
Livro altamente recomendado, Olam vai agradar os fãs da Alta Fantasia nos apresentando a um mundo completo, com o diferencial de não vir de influências medievais mas sim da antiguidade. Direto ao ponto mas reflexivo, esse volume consegue nos transportar para um outro mundo.

Para ler a resenha completa, dê uma olhada em http://livrosdefantasia.wordpress.com/2012/02/01/cronicas-de-luz-e-sombras-vol-1-olam/.

@theodk 17/07/2023

Fantasia de auto nível
Por mais que não seja um livro cristão, o autor devido a sua influência e formação, coloca elementos da Bíblia hebraica em sua obra que dará aquele “arzinho” de cristianismo como Tolkien e C.S. Lewis em suas obras de fantasia.

Como se trata de uma trilogia, ainda tem muita coisa para ser relevada nos próximos livros, deixando o leitor empolgado para continuar.

Temos nosso protagonista que após alguns acontecimentos iniciais, sai com seus melhores amigos para entender o que aconteceu e acaba “caindo” no caminho da iluminação, e com Kenan e Tzizah o grupo se torna um quinteto.

Durante esse percurso a um grande crescimento, principalmente de Leannah e Ben. Acredito que Adin deve crescer mais durante os próximos livros.
Para quem procura uma boa fantasia e ainda mais sendo nacional eu recomendo!

Tony 27/02/2021

Épico
Que obra maravilhosa, a narrativa é envolvente, os personagens são muito bem construídos e cativantes. É uma história que nos prende do início ao fim!

Paulo 11/07/2021

Uma ótima ficção fantástica
As Crônicas de Olam é uma obra que tem todos os componentes para eu tê-la classificado como um livro cinco estrelas. Ela tem um enredo interessante, personagens bem construídos, tramas que envolvem e uma escrita cativante. Contudo não tive um experiência totalmente satisfatória com esse livro. O que mais me incomodou durante a sua leitura foram as descrições de alguns lugares dentro da história, a forma como o autor escreveu me pareceu muito confusa. Isso foi ruim para mim porque em vários momentos quebrava meu ritmo de leitura e tinha vezes até que eu passava vários dias sem ler por conta do cansaço que o seu texto me causava. Acredito que se o autor tivesse descrito ambientes mais simples e fosse mais objetivo em sua forma de escrever seu livro ganharia um novo ar.

Tirando esse ponto que eu citei, o livro é excelente! Em minha opinião o autor construiu um universo muito original a começa pela ideia central, que é baseada na mitologia Hebraica. A obra é recheada de referência e termos judaicos, onde ao final do livro o autor expõe um glossário explicando cada palavra que ele utilizou. Também achei bem interessante a ambientação da história, logo no começo do exemplar temos um mapa completo de Olam, onde o leitor pode acompanhar os protagonistas no enredo e não se perder durante a história. Todos os componentes da trama são bem amarrados e explicados e no final temos um desfecho inesperado, fiquei boquiaberto com a conclusão e ansioso para saber o que vai acontecer depois. A obra é uma trilogia então ainda tem muito caminho para percorrer, rs.

As crônicas de Olam é uma ficção fantástica de ótima qualidade, ela tem alguns problemas (qual livro não tem, né?) mas é um livro que vale a pena ser lido, principalmente se você é fã de fantasia. E ainda vou mais além a obra tem todo potencial para ser feita uma adaptação cinematográfica em formato de serie. Espero que algum dia essa ideia floresça e seja executada por algum estúdio. Esta é primeira ficção fantástica brasileira que leio, espero ler outros trabalhos tão bons como este em nosso país. Ao final dou um merecido quatro estrelas e com gosto de quero mais.
Resenhas Cristãs 11/07/2021minha estante
Poxa, merecia 5 estrelinhas, vai? :-P

Paulo 11/07/2021minha estante
Fala Bruno!
Tudo bom meu grande amigo...
Concordo contigo, é uma obra realmente digna desse mérito. Mas eu tinha que ser honesto comigo mesmo, se esses detalhes que citei não tivesse me incomodado tanto eu teria classificado como uma das melhores leituras desse ano. Mas a respeito disso tudo que eu disse fiquei facinado com a história do livro e quero saber como vai ser o final dessa série.

Roberth 17/12/2020

Literatura fantástica de altíssimo nível!
Rothfuss tinha sido o último a me causar tamanha alegria e arrebatamento na literatura fantástica desde Tolkien e Lewis... Wurlitzer entra fácil como nobre companheiro destes gigantes!

Referências a universos e personagens que já haviam me encantado tanto ganharam tons únicos, conquistando um espaço distinto nesta que já demonstra ser uma das melhores histórias que vou ler.

Soma-se a isto a incrível habilidade de fazer brilhar a riqueza da cultura hebraica e a sólida base teológica que o autor demonstra possuir.

Diálogos brilhantes, personagens bem construídos, batalhas épicas, enredo digno de estar entre os grandes...

Feliz de já estar com o livro 02 ainda em 2020 e poder seguir a imersão neste universo.
skuser02844 17/12/2020minha estante
Que massa, cara!!!!!! Realmente, é absurdamente incrível!!!!

Roberth 18/12/2020minha estante
Ouvi o episódio de vocês! Sensacional! Curti de verdade! Parabéns! Foi ótimo sentir que estava numa conversa com amigos assim que acabei de ler!

skuser02844 18/12/2020minha estante
É exatamente isso! Kkkkk uma roda entre amigos! Muito obrigado!
Vlw msm!!!

Davi Dias 18/12/2020minha estante
se acha q ta bom.. espera so pra ver o resto da historia.. kkkk... e vlw por ter acompanhado nosso podcast... espero q antes de vc terminar o Volume II a gnte ja tenha publicado o episódio do Volume II.. heheheeh

Roberth 18/12/2020minha estante
Que massa, Davi! Expectativa boa essa! Começo hoje o Volume II! Encontro vocês então na próxima prosa hehehe

Pat 29/12/2021

As crônicas de Olam? ???
que livro incrível!! no comecinho não me acostumei com a escrita do autor e acabou atrapalhando um pouquinho minha leitura, mas depois começou a fluir de um jeito tão lindo ? eu amei simplesmente cada detalhe que o autor escolheu pra finalizar esse primeiro livro da trilogia e amei as lacunas que ficaram em branco também pros próximos livrosss ? foi uma leitura fantástica que já quero ler imediatamente o 2! todo mundo deveria dar uma chance pra essa trilogia porque além de serem livros nacionais você sente que foi tudo pensado com carinho em cada detalhezinho ? esse livritcho com certeza entrou pros meus melhores do ano ?
amei amei ameii ?
Bea ou Bia 22/04/2022minha estante
Amoooo!!!

Bea ou Bia 22/04/2022minha estante
Vai ler o dois!!!

Gustavo616 17/04/2021

Universo bem construído
O Leandro conseguiu construir com maestria um universo com influência de cultura hebraica. Conseguiu captar até a mim, que torço um pouco o nariz pra literatura fantástica.
A minha única ressalva são as informações que são jogadas ao léu, em alguns trechos. Não que isso não possa acontecer, são recursos narrativos. Mas eu não sou fã quando esses recursos trazem conveniências.
No mais, excelente início.

Amanda Tadeu 07/05/2022

Como assim eu não conhecia essa obra de arte?
O Sr. Leandro Lima foi professor do meu pai, e um dia meu pai falou um pouco sobre essa sua trilogia, uma ficção cristã e nacional. Eu amo ficção, mas quando meu pai começou a falar sobre o livro, admito que fiquei com um pé atrás, esperava uma coisa meio mal escrita e uma história entediante.

Quando meu pai me deu o livro, enrolei um tanto para realmente me empenhar na leitura. Só que quando comecei a levar o livro a sério, não conseguia mais parar de ler.

A história é maravilhosa, o universo criado pelo autor é incrível, sua escrita é linda e as reflexões que o livro trás são ótimas. Esse trabalho cheio de mistérios, mas em nenhum momento sem sentido deixa no chinelo várias sagas famosas que já li.

Meu único questionamento é como esse livro não recebe o reconhecimento que merece? Enfim, me apaixonei pelos personagens e pela história. Sai panfletando o livro para todos os meus amigos KKKK recomendo a leitura a todos os seres viventes, pq isso é uma obra de arte.

El seja louvado por colocar pessoas no mundo com tanto talento.

Davi Dias 13/08/2020

Senhor dos Anéis escrito por um teólogo
Gente, que livro sensacional... L. L Wurlitzer, escreve incrivelmente bem. Descrevendo muito bem os ambiente, sem ser cansativo... Ambientado em um universo muito extenso, cheio de referencias ao Hebraico, como criaturas e itens... a moral da história é construída durante todo o livro, fazendo com que tudo se junte no final, formando um desfecho puramente teológico e profundo... Ainda bem que é uma trilogia.. yyeaaahhhh

Geolê 30/08/2013

- Filosófico.
- Romântico.
- Imprevisível.

patyalgayer 23/02/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-cronicas-de-luz-e-sombras-vol-1-olam-de-l-l-wurlitzer/

Como a maioria de vocês deve saber, sou absolutamente fascinada por literatura fantástica. Então, quando fiquei sabendo do futuro lançamento de OLAM, primeiro livro de uma série nacional baseada em mitologia hebraica, fiquei super ansiosa pra ler! E, depois de lê-lo, só posso dizer que, com certeza, vai para meu rol de favoritos!!
Em OLAM, conhecemos a trajetória de Ben, um jovem guardião de livros que, ao buscar respostas com relação ao incêndio do lugar onde vivia e ao desaparecimento de seu mestre, acaba descobrindo que terá grande importância em uma importante guerra que se aproxima. Afinal, o Olho de Olam – uma pedra de poderes “mágicos” que protege o reino contra as trevas – está se apagando, e Ben – juntamente com seus amigos – pode ser o único capaz de trilhar o caminho para reativá-lo. Em sua jornada, Ben enfrentará muitos perigos, criaturas horrendas que nunca imaginara encontrar, além de correr contra o tempo para conseguir realizar sua importante tarefa antes do estourar da guerra, que poderá tomar rumos desastrosos sem a força do Olho…
O primeiro livro da série “Crônicas de Luz e Sombras” foi escrito com primazia, e prende o leitor do início ao fim. Leandro L. Wurlitzer consegue, em seu livro de estreia, criar um mundo fantástico repleto de detalhes, com uma história rica e densa a desenrolar-se em seus domínios. Em suas 454 páginas, encontramos personagens únicos, dotados de uma humanidade impressionante, e que desempenham bem seu papel; paisagens incríveis e super detalhadas, que fazem com que praticamente nos sintamos parte da história; uma trama bem desenvolvida e repleta de desafios, cuja superação pode alterar o rumo de toda uma era… além do mais, a presença de diversos itens da mitologia hebraica adicionam ainda mais à história, com seus mitos, objetos e vocábulos próprios. O glossário ao fim do livro completa a obra, nos mostrando o significado das palavras usadas no texto e deixando perceber que cada nome, seja de pessoa, de criatura ou de lugar, tem um significado específico.
O livro também foi muito bem feito, com folhas amareladas de boa qualidade, uma capa belíssima, fosca com detalhes brilhantes, além de uma bela diagramação. O mapa, apresentado no início do livro, é um espetáculo a parte: é simplesmente maravilhoso, com a localização precisa dos lugares apresentados no livro, e em folhas mais grossas que dão vontade de alisar o tempo todo! *-* Enfim, nada a reclamar! Nota 10 pra este livro, uma fantasia épica de tirar o chapéu!

Resenhas Cristãs 05/04/2019

El sempre cumpre seus propósitos!
Que livroooooooooooo!

Tudo bem. Quem me acompanha regularmente sabe o quanto eu sou fã de ficção e fantasia cristãs. Porém esse livro realmente se superou em todas os elementos necessários para compor uma obra épica digna de ficar na memória para sempre!

Já havia feito uma resenha desse livro há 2 anos quando li essa obra pela primeira vez, mas senti que após a inauguração do meu blog uma nova resenha mais detalhada se fazia necessária. Sem mais delongas, vamos à resenha.

Kenan é um guerreiro Giborim atormentado por sede de vingança. O passado imposto à sua família lhe corrói desde o dia que ela a vira pela última. Instigado pelo ódio contra o demônio que o impôs tamanho sofrimento, o guerreiro decide quebrar o tratado firmado em Olamir, sua terra natal, e Hoshek, a terra dos demônios. A quebra do tratado já é exposta no primeiro capítulo do livro com cenas épicas dignas de um filme de cinema de tirar o fôlego! Kenan rouba uma poderosa espada, chamada Herevel, do templo de Olamir e ruma com destino à Hoshek com o objetivo de enviar uma criatura horripilante para o Abadom, também chamado de Inferno.

Após completar seu intento, Kenan retorna à Olamir parcialmente satisfeito com seu plano. A guerra estava firmada. Era tudo de que os Shedins precisavam para dar início à maior guerra de todos os tempos contra Olamir.

É então que começamos a descobrir mais sobre esse mundo mágico de Olam. Conhecemos quatro jovens incríveis chamados Ben, Adin, Leanah e Tzizah. Todos eles possuem papéis importantes a serem desempenhados nessa aventura.

Quebrado o tratado, Ben e seus amigos, junto com Kenan, precisam completar o que eles chamam de Derek-Or, ou seja, o Caminho da Iluminação. Se conseguirem encontrar os 4 pontos do Derek-Or, talvez consigam reativar o Olho de Olam que começou a se apagar no momento em que Kenan quebrou o tratado no começo do livro, enfraquecendo o Olho, a única proteção eficaz de Olamir contra uma possível guerra contra os Shedins.

Tudo bem, deve estar razoavelmente difícil de entender toda a trama. Não me culpe. Tentei resumir 541 páginas de aventura em 4 parágrafos. Quem conseguiria fazer melhor?

Mas os Shedins sabem que não possuem capacidade plena para atacar Olamir. Por isso eles precisam da ajuda dos Gigantes, os famosos Anaquins, de um pequeno favor manipulado contra o grande Dragão-Rei, o eterno Leviathan, e de um traidor dentro do reino de Olamir. Essa é a única maneira de conseguir ter chances de vencer essa guerra.

O livro é repleto de batalhas, guerras e momentos épicos. Você deita no sofá para ler um capítulo e facilmente se perde no tempo. Duas horas de leitura se passam e você está lá, imerso naquela mundo mágico rodeado de Tannimins, Leviathans, Shedins, Kedoshins, Pedras Shoham e Espadas encantadas.

Recomendo a obra? Sem dúvida alguma! Posso dizer que em breve se tornará um clássico da literatura brasileira. Espero que nosso povo seja estimulado a ler mais ficção e fantasia através desse livro, porquanto tenho percebido o valor que a ficção tem gerado na minha vida e na minha compreensão dos misteriosos desígnios de "El". Esse termo só entende quem leu a obra. :)

site: https://resenhascristas.blogspot.com/
Lucas 07/04/2019minha estante
Livraço! A medida que vai lendo cada vez fica melhor.

Sakurazuka 04/09/2022

Fiquei muito empolgado com o começo do livro, pois traz um sistema de magia muito interessante e com N referências bíblicas e tal. Porém com o passar do livro a história fica muito previsível, tudo é fácil demais, você não sente medo nenhum pelos personagens e os acontecimentos são simples e facilmente solucionaveis. Um mundo muito bom, mas com saídas simples para os problemas.
É um bom livro para quem quer entrar para o mundo da fantasia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6